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Nova Obra de Carrol Shelby


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17 respostas neste tópico

#1 fabrizio95

fabrizio95
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Postou 20 dezembro 2005 - 11:02

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SSC Ultimate Aero
19/12/2005
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Kyr Ostergrenn - Ag. NMA

A última versão do superesportivo com a assinatura Shelby, um dos mais velozes do mundo, exibe uma valiosa relação custo-prazer... Ou seria custo-benefício?

Desenvolvido à semelhança do Lamborghini Diablo, inclusive com detalhes estéticos que beiram a cópia carbono, como se o projeto original partisse do modelo italiano. A linha de caráter ou o traço que determina a silhueta lateral do carro, pelo menos até a metade do entre eixos, é puro Lambo. E a traseira longa, um artifício aerodinâmico confirmado em Le Mans ainda nos anos 1970, compõem bem o visual e contribui com a aerodinâmica.

Desde o princípio, o carro trajava chassis tubular com o motor disposto longitudinalmente sobre a parte central traseira da estrutura. A suspensão, independente nas quatro extremidades, promete mínimas variações e freqüências perfeitas, se valendo da rigidez do chassis. A promessa de um comportamento dinâmico equilibrado, dessa forma, não é difícil de ser aceita. Mas, o V8 Chevrolet que move o superesportivo, agora deslocando 6.3 litros, e com mais de 1000 cavalos de potência e 110 kgfm de torque, torna o equilíbrio dinâmico um desafio.

Os freios, com diâmetro quase interplanetário (355,6 mm nas quatro rodas) ventilados e perfurados para melhor dissipar o calor são acionados por pinças de seis pistões e a área de contato é avantajada. Nem precisaríamos dizer, mas os materiais empregados na construção do sistema de freio são altamente resistentes ao calor e, por conseqüência, às deformações. O estresse a que esse conjunto deverá ser submetido é enorme, mas o peso reduzido do automóvel (1300 kg – razoável quando comparado aos 1750 kg de Ferraris, 1600 kg de Porsches) cria condições menos severas. Será?

A promessa é de uma disposição avassaladora. A velocidade máxima supera os 350 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h, segundo o fabricante, acontece antes dos 3 segundos (2,94s) qualificando o SSC Ultimate Aero para fazer parte do clube dos 3... Segundos.

O canhão que atende ao pedal do acelerador, originalmente, equipava as Corvettes C5R – versão de competição endurance do propulsor. E, entre outros artifícios, o bloco pequeno mais famoso do mundo, nesta versão completamente feito em alumínio, traja compressor com duplo sistema de pós-arrefecimento – um para cada banco de cilindros. A potência específica é mais que razoável: 168,38 cv/litro, mas é a relação peso/potência a que mais entusiasmará os adeptos da esportividade com meros 1,142 kg/cv. O câmbio possui seis marchas e a relação final é curta (3.44:1).

Os sapatos são de grosso calibre (245/45/18 e 345/30/19, respectivamente na frente e atrás) e vestem rodas de composto de alumínio com 18 e 19 polegadas de diâmetro.

Para que o ambiente interno se torne mais agradável, os fabricantes não dispensaram comodidades como travas e vidros elétricos, ar condicionado, sistema de áudio com dez auto-falantes e, para ampliar o entretenimento dos que não se satisfazem com toda a diversão embutida no trem de força, há um monitor de cristal líquido de 7.5 pol. para o DVD.

O preço? Uma ninharia ou uma bagatela, como preferirem. Se comparado ao preço de outros superesportivos o SSC Ultimate Aero, ainda sem data oficial para chegar ao consumidor, que deve ser oferecido por uns 240 mil dólares (nos Estados Unidos), pode ser considerado uma compra de excelente relação custo/benefício.

A SSC (Shelby Super Cars) tem sede na Flórida, U.S..

Dados Técnicos:

Motor: V8 bloco e cabeçotes de alumínio
Capacidade cúbica: 6344 cc
Taxa de compressão: 8.975:1
Potência: 1061 cv @ 6950 rpm
Torque: 113,5 @ 6200 rpm
Combustível: 104 Octanas
Freios: Discos ventilados com 355,6 mm e pinças com seis pistões
Rodas: 19x9 (F), 20x12.5 (T)
Direção: Pinhão e cremalheira, assistida, com 3.5 voltas de batente a batente
Cd: 0.357
Entre eixos: 2672 mm
Comprimento: 4475 mm
Largura: 2100 mm
Altura: 1092 mm
Vão livre do solo: 88,9 mm
Peso: 1300 kg

Imagem(ns) anexa(s)

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#2 Ives

Ives
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Postou 20 dezembro 2005 - 11:21

De fato, parece cópia do Lambo... Muito legal. 1000 cv!!

Mas o mais incrível de tudo é o Shelby usar um motor GM!!...
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#3 MasterRey

MasterRey
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Postou 20 dezembro 2005 - 11:53

ele cansou de fazer manutanção em cobra.
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#4 EwertonGSI

EwertonGSI
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Postou 20 dezembro 2005 - 12:26

Bye bye veyron, 1000cv num aspro! ehhehehe
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#5 West

West
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Postou 20 dezembro 2005 - 12:31

Cópia de Lamborghini, com farol de PUG 206, e lanternas traseiras de Pagani Zonda.

:sm50
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#6 [SoloN]

[SoloN]
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Postou 20 dezembro 2005 - 12:44

Feio pra carai...
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#7 Marcio Leal

Marcio Leal
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Postou 20 dezembro 2005 - 12:44

Aspro uma ova, é compressor. Não existe como tirar 170cv/l para aplicações de rua sem comprimir. Para potencia desse nivel teria que girar +- 12k rpm

Bye bye veyron, 1000cv num aspro! ehhehehe

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#8 W

W
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Postou 20 dezembro 2005 - 12:58

Tb acho que tem compressor ai, pela baixa taxa de compressão evidencia um turbo ou compressor.

A frente é feia pra garay, ,o interior horrível , mas é canhão
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#9 EwertonGSI

EwertonGSI
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Postou 20 dezembro 2005 - 13:00

O coletor de admissão tali a vista, kd o compressor? Das aplicações q eu conheço, o compressor fica acima do coletor (q não é desse modelo). Ou com 1 compressor (tipo dakeles usados nos rx7) lá do outro lado ligado no virabrequim soprando pro coletor.
Se bem q os canos estão indo pra lado direito da traseira, e tem 2 saidas de cada lado, meio esquisito...
Só se a turbina ou as, estiveram ali embaixo da suspensão... ta confuso de entender esse sistema ae...
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#10 Marcio Leal

Marcio Leal
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Postou 20 dezembro 2005 - 13:30

Não confundir compressor com blower. não precisa ficar torcendo os olhos nas fotos para saber que tem compressor, apesar da potencia específica já deixar isso bem claro, basta ler a reportagem :)

"E, entre outros artifícios, o bloco pequeno mais famoso do mundo, nesta versão completamente feito em alumínio, traja compressor com duplo sistema de pós-arrefecimento – um para cada banco de cilindros"
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#11 Gudi

Gudi
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Postou 20 dezembro 2005 - 13:47

Agora o curioso ao meu ver...

O Cd de todos esses supercarros quase nunca baixa de 0,30... e o Calibra com aquele assoalho escancarado tem 0,26.

Com mais potência e muito menos peso que o Bugatti, ele leva dois décimos a mais para acelerar no 0-100 km/h.
350 km/h velocidade máxima (longe dos 400 km/h, novamente ponto do Bugatti). Velocidade não muito longe da atingida por míseros 408cv de potência que equipavam o Isdera Commendatore (que também possui uns 150kg a mais que o Shelby).

Tudo bem que os americanos estão se esforçando pra fazer algo além de jacuzzis, mas carro americano tem muito nome pra pouca performance. Assim como o McDonalds.
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#12 EwertonGSI

EwertonGSI
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Postou 20 dezembro 2005 - 13:48

AEIhIAHEA, qi burro eu, nem li... comedia...

Vo ver se arrumo outras fotos desse carro... Bem se é 2 compressores, imagino e estão jogados la embaixo do carro, um de cada lado e 2 intercoolers de kra pras entradas de ar... agora ta mais facil de imaginar. Só falta saber pra onde estão indo esse coletor de escape da bancada esquerda se tem 2 saidas no lado esquerdo...
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#13 W

W
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Postou 20 dezembro 2005 - 13:49

ele cansou de fazer manutanção em cobra.

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Olha ai West, siga o exemplo e pare de dar manutenção em Cobra :P
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#14 Slimer

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Postou 20 dezembro 2005 - 13:50

Copião da lamborghini, que falta de vergonha!
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#15 cleyton

cleyton
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Postou 20 dezembro 2005 - 16:10

Agora o curioso ao meu ver...

O Cd de todos esses supercarros quase nunca baixa de 0,30... e o Calibra com aquele assoalho escancarado tem 0,26.

Com mais potência e muito menos peso que o Bugatti, ele leva dois décimos a mais para acelerar no 0-100 km/h.
350 km/h velocidade máxima (longe dos 400 km/h, novamente ponto do Bugatti). Velocidade não muito longe da atingida por míseros 408cv de potência que equipavam o Isdera Commendatore (que também possui uns 150kg a mais que o Shelby).

Tudo bem que os americanos estão se esforçando pra fazer algo além de jacuzzis, mas carro americano tem muito nome pra pouca performance. Assim como o McDonalds.

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qual o CX do Isdera Commendatore?
desconfio ser muito baixo
reparem que ele possui um unico retrovisor para melhorar a aerodinamica
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e se colocar um assoalho plano no calibra, igual ao da ferrari 355
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sera que melhora muito o CX do calibra?

Este post foi editado por cleyton: 20 dezembro 2005 - 16:20

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#16 Mr. Calibra

Mr. Calibra
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Postou 20 dezembro 2005 - 16:49

carro feio, painel feio, farol de taurus, cópia piorada de lamborguini e ainda enclina mais que o meu nas curvas :P
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#17 Gudi

Gudi
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Postou 20 dezembro 2005 - 20:15

Não me recordo do Cd do Commendatore de cabeça, mas a aerodinâmica foi um dos principais cuidados do projeto. Creio que esteja muito perto de 0,30.

E quanto ao assoalho, reduz muito o Cd do Calibra. Em ensaios dentro de tunel de vento, com o assoalho plano, caixa de rodas coberta e mais alguns contornos no assoalho (não sei discriminar), houve uma redução do coeficiente aerodinâmico em 0,100... aproximando o resultado final dos ideais 0,15 de uma gota d'água. Mas o carro assim não rodaria na rua.
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#18 Gudi

Gudi
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Postou 21 dezembro 2005 - 09:01

Não me recordo do Cd do Commendatore de cabeça, mas a aerodinâmica foi um dos principais cuidados do projeto. Creio que esteja muito perto de 0,30.

E quanto ao assoalho, reduz muito o Cd do Calibra. Em ensaios dentro de tunel de vento, com o assoalho plano, caixa de rodas coberta e mais alguns contornos no assoalho (não sei discriminar), houve uma redução do coeficiente aerodinâmico em 0,100... aproximando o resultado final dos ideais 0,15 de uma gota d'água. Mas o carro assim não rodaria na rua.

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Correção: o Cd de uma gota d'água é 0,05 e não 0,15... pisei fio na bola entrando de carrinho por trás do joelho do goleiro na pequena área.
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