Light Style© by Fisana

Ir para


Foto

Motor VW 2.0 20v- Qual turbina escolher?


  • Por favor, faça o login para responder
37 respostas neste tópico

#1 Number41

Number41
  • AMIGO
  • 9 Posts:

Postou 20 dezembro 2005 - 16:51

Bom, eu acabei passando um certo tempo longe do fórum, inclusive por que me enfiei na literatura gringa sobre o conhecido... Ap, que lá fora tem bem mais nomes do que apenas ap 1.6 e etc... Pra se ter idéia, nem na concessionária VW sabem os códigos de motor de lá fora...!

Bom, não quero revelar muito do projeto por enquanto, mas gostaria de pedir assistência no seguinte... Meu carro será com certeza um 2.0 bloco longo 20 válvulas...!!! Pra quem achar que é loucura, por incrível que pareça, é bem simples... Acho que é um medo bobo, mas eu estou com um certo receio de entregar a receita e de repente o preço das peças aumentar pelas paredes... Alguém sabe se isso acontece mesmo...? Se não, estou mais que disposto a entregar o projeto... Inclusive ao caríssimo Murilo Alanis, que gostará de saber que os cabeçotes 20v são melhores que os de 16v, pelo menos em termos de cfm.

A receita por sinal é boa, barata, e o pessoal lá de fora faz em casa... Revoltante gente daqui fazer tanta coisa no mecânico, a impressão que tem me dado é que o motor pra um mecânico ruim é mais um Lego do que uma máquina complexa e difícil de se lidar..!

Bom, a pergunta seria a seguinte... Definido uma vez o cabeçote, a injeção e o bloco, a pergunta agora seria... Qual turbina? Dizem que a K04 já estrangula em alta o carro 1.8 e pega em baixa, num 2.0 deve dar pressão em marcha lenta...! Além de não subir muito o giro...

Eu gostaria que se mantivesse a características dos Turbos VW, que é de entrar cedo, e dar torque máximo por volta de 2.000 giros, e manter esse torque por uma certa faixa, e depois dar a potência máxima por volta de 5.500... O ideal seria conseguir mais em cima, tipo em 6.000, e se fosse preciso usar uma turbina salada de frutas, eu gostaria de saber quais os prós e os contras... Alguém conhece uma marca chamada Holset? É de diesel, mas é bem-vista pra Gol 1.0 16v Turbo por aguentar bastante pressão... Será que funciona bem? E eu poderia usar os coletores do próprio cabeçote do A3 ou teria que se usar um coletor específico pra turbina que me for indicada? Se alguém também puder me passar material pra ler e entender como funciona a turbina, como se lê o mapa, e como escolher a turbina ideal, eu agradeço. :D


Ah sim, alguém poderia me dizer algum lugar, seja em qualquer lugar do Brasil, que eu consiga um comprar esse cabeçote 20v...? Tá difícil aqui em Bsb. :/

Bom, espero não estar sendo abusado de perguntar aqui...
E respondendo à pergunta do último tópico, a Miura tem o bendito computador de bordo, mas está com defeito e precisará ser mandado para a Bahia. :/ Ou então fazer um novo com alguém que entenda do assunto...

Ps.: Alguém sabe quanto pesa um carburador e uma turbina...? Quero depois fazer uma montagem de meu carro injetado com alguma tecnologia dando bucha em um gol quadrado da vida, só que meu carro estará com 20kg de Turbo e umas 10 webers deitadas, se é que alguém entendeu a idéia da piada.. heuahieuhaiuehihaeihaei

Este post foi editado por Number41: 20 dezembro 2005 - 16:53

  • 0

#2 Paulo Caramico

Paulo Caramico
  • AMIGO
  • 6.410 Posts:

Postou 20 dezembro 2005 - 18:24

continuo não entendendo o pq nego pergunta de marea, de VW e outros carros num forum de calibra...

Este post foi editado por Paulo Caramico: 20 dezembro 2005 - 18:24

  • 0

#3 Number41

Number41
  • AMIGO
  • 9 Posts:

Postou 20 dezembro 2005 - 18:54

Deixa eu te explicar pelo menos no lado de quem tá montando um VW...
Por que aparentemente o pessoal daqui entende alguma coisa que não seja falar "Esquece isso, turbina e forja"... Eu não gosto de apzeiro, muito menos me considero um.No último fórum VW que eu fui, quase me lincharam quando eu disse que queria montar um carro com injeção... Eu não aguento o estereótipo do Apzeiro. Por isso.
Eu não tenho nenhuma predileção pela Volks, não acho a melhor marca do mundo, e acho um porre gente que idolatra AP.
Aqui pela minha experiência tem gente que até mesmo tem um carro VW, e as respostas costumam envolver cérebro. Em fórum da volks só tem papagaio que fala a mesma coisa e nem sabe do que tá falando, só insiste num fenômeno estúpido de projeção de dizer o que acha melhor como sendo o que é melhor para o outro baseado no preço x performance ignorando consumo, ao invés de descrever o que cada alternativa faz.
E eu simpatizo com o Calibra como carro, sempre me impressionei com a questão de cx dele... É até hoje meu parâmetro pra ver se um carro realmente é bem projetado ou não, em termos de peso e cx. E eu gostei das respostas que o pessoal colocou pra quem postou sobre VW, que foram inclusive muito bem recebidos.
Então eu tenho postado aqui... Também por que eu pretendo dividir as notas e conclusões de projeto com o Murilo Alanis. E é isso.
  • 0

#4 Erick Nagy

Erick Nagy
  • AMIGO
  • 5.640 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Guarulhos/SP

Postou 20 dezembro 2005 - 20:21

Dados importantes:
Fluxo do cabeçote de AP = 1/(fluxo do C20XE)^5
Ou seja, morrer em certa RPM e não desenvolve mais.

Bom, se vc quer trocar idéias com o Murilo, manda email para ele.

Poucos aqui conheçem de AP para te ajudar, talvez o Matheus, etc...

Abrax,
  • 0

#5 Number41

Number41
  • AMIGO
  • 9 Posts:

Postou 20 dezembro 2005 - 22:31

Só por curiosidade... Quanto é o fluxo do cabeçote do C20Xe em cfm...?

Bom, eu perguntei de uma turbina... Não de um processo mecânico, então imaginei que não teria problema.

Ah gente, relaxa... Bom, se for do desejo do pessoal, eu me abstenho de postar perguntas do gênero aqui no fórum, é mais do que justo...

Este post foi editado por Number41: 20 dezembro 2005 - 22:36

  • 0

#6 Paulo Henrique

Paulo Henrique
  • AMIGO
  • 6.318 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Connecticut - USA

Postou 20 dezembro 2005 - 22:53

É um tópico em Diversos, e não vejo problemas.

Antes um tópico com discussão técnica de motores que pode contribuir para o conhecimento da galera do que 10 abertos em zoeiras.

É o que eu acho.

PL

Este post foi editado por Paulo Henrique: 20 dezembro 2005 - 22:55

  • 0

#7 AlvaroCastroJr

AlvaroCastroJr
  • AMIGO
  • 3.392 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Rio de Janeiro - RJ

Postou 20 dezembro 2005 - 23:25

Agreed!
  • 0

#8 Vinicius

Vinicius
  • AMIGO
  • 1.783 Posts:

Postou 20 dezembro 2005 - 23:44

É verdade. Acho que no fórum QUALQUER pergunta e QUALQUER tópico é bem vindo, afinal, aqui fala-se até de futebol. Eu não posso ajudar muito pois não sei muito. Mas, alguns aqui poderão, principalmente o Matheus.
  • 0

#9 lucaskj

lucaskj
  • AMIGO
  • 3.029 Posts:
  • Sexo:Male
  • Interesses:XXXXXXXXXXXXXXX

Postou 21 dezembro 2005 - 00:40

pessoal esquece isso a pergunta do nosso amigo é qual turbina usar ;)
tem um preparador de ap´s (esqueci o nome agora) o matheus eu acho q conheçe, o cara conheçe pracas deste motor e tem até um video aki no forum de um fusca preparado por ele e o fusquinha anda q só o cão
o matheus uma vez elogiou ele.... alguem lembra???(é isso q posso ajudar)
  • 0

#10 Slimer

Slimer
  • AMIGO
  • 4.938 Posts:
  • Localidade:Uberaba - Minas Gerais
  • Interesses:Carros<br>Mulheres<br>Jogos<br>Calibra<br>Quake

Postou 21 dezembro 2005 - 00:44

Como já disseram, pelo menos não é mais um tópico de futebol, se outros vem aqui perguntar é porquê demonstramos saber e quem puder ajudar, ajude.

Este post foi editado por Slimer: 21 dezembro 2005 - 00:44

  • 0

#11 MURILLOALANIS

MURILLOALANIS
  • AMIGO
  • 5.859 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Piracicaba - SP

Postou 21 dezembro 2005 - 02:05

bom cara, eu tb reprovo o pessoal que condena este tópico, faz tempo que isso aqui ta mal de tópicos onde se pode falar em algo realmente relacionado com, principalmente performance, só salva os tópicos dos projetos do matheus..


sobre o seu projeto, bem, vc tb deve levar em consideração a diferença de preço e principalmente manutenção de um cabeçote 16v e um 20v, que com certeza, até mesmo pelos carros que os empregam gol vs golf, audi e passat pode te dar pouca diferença de performance e muita de custo..


bom...
eu participo de um forum de golfs, lá alguma coisa vc pode obter de ajuda tb, nada como a ajuda do matheus, mas se quiser será bem vindo, é um forum fechado mas se tiver problemas pra se cadastrar é só falar comigo...

o forum é www.vwgolfclub.com/forum

se quiser me adicione no seu msn, o meu é murilloalanis@hotmail.com

aos associados, se quiserem sumir com o tópico eu posso ajudar o cara...

editado por motivos de assassinado da lingua portuguesa, ainda não sei se ta perfeito, efeitos do alcool

Este post foi editado por MURILLOALANIS: 21 dezembro 2005 - 02:08

  • 0

#12 Wolfsama

Wolfsama
  • AMIGO
  • 223 Posts:

Postou 21 dezembro 2005 - 07:13

Gente qualé de alguns?? Poxa o pessoal ASSOCIADO (pagantes) ja se isolaram nos fatos das áreas pra pagantes e agora nós reles mortais que trazemos para um lugar que consideramos nossas casas assuntos referentes a motivos que todos gostamos ficam ae querendo impor barreiras??? gente é simples é só não ler o tópico.. por que isso incomoda tanto voês posso saber... já não basta seus segredos super protegidos dos todos poderosos pagantes?? por que incomodar nos meros mortais com nosso bate bola que fala sobre o principal assunto do forum CARROS.... aaa não aqui só pode falar do negão que esmurra o outro negão do filho da puta q quebra um pt... do são paulo que ganhou num sei o que poxa galera adoro todos aqui mas porra... isso as vezes me estressa.. não quer ler não quer ajudar simplesmente não escreva nada...
  • 0

#13 [SoloN]

[SoloN]
  • AMIGO
  • 4.034 Posts:

Postou 21 dezembro 2005 - 08:55

Só por curiosidade... Quanto é o fluxo do cabeçote do C20Xe em cfm...?

<{POST_SNAPBACK}>


Creio que seja de 132.0cfm@1.50inHg

Gente qualé de alguns??  Poxa o pessoal ASSOCIADO (pagantes)  ja se isolaram nos fatos das áreas pra pagantes   e agora nós reles mortais que trazemos para um lugar que consideramos nossas casas assuntos referentes a motivos que todos gostamos ficam ae querendo impor barreiras???  gente é simples é só não ler o tópico..  por que isso incomoda tanto voês posso saber...  já não basta seus segredos super protegidos dos todos poderosos pagantes??  por que incomodar nos meros mortais com nosso bate bola que fala sobre o principal assunto do forum CARROS....    aaa não  aqui só pode falar do negão que esmurra o outro negão do filho da puta q quebra um pt...   do são paulo que ganhou num sei o que   poxa galera adoro todos aqui mas porra... isso as vezes me estressa..   não quer ler não quer ajudar simplesmente não escreva nada...

<{POST_SNAPBACK}>


100% de apoio! Tbm acho isso uma mediocridade tamanha...

=================================

Number41. Tenho um telefone aqui de Brasília que pode te ajudar. O cara é um preparador nota 10, o Kandé (Carlos André). Poucos conhecem o trabalho dele. O cara é super inteligente, formado em engenharia mecânica na UnB, desenvolveu até um projeto de susp hidráulica para o chevette, preparou meu cabeçote tbm. O cara é super preocupado com cálculos e detalhes, de modo que o carro fique perfeito e não volte para lá nunca mais. Nada do que ele faz é feio no chutômetro, mas sim tudo meticulosamente calculado.

COZAC Motorsports, fale com o Kandé ou Marcos, avise que eu te indikei (o Solon mesmo), o telefone de lá é: 3367-0818, geralmente não funciona pela manhã.

Conversa com ele, com certeza ele irá te ajudar muito! Sem dúvida alguma! O cara é mto gente boa e trankilo!
  • 0

#14 Guest_Alemão - SP_*

Guest_Alemão - SP_*
  • Guests

Postou 21 dezembro 2005 - 09:13

Ué, mas tinha um tópico sobre esse motor com várias explicações do Matheus e de quem já preparou AP, onde foi parar?
  • 0

#15 MasterRey

MasterRey
  • AMIGO
  • 4.071 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 21 dezembro 2005 - 09:17

ja pensou em biturbo?
  • 0

#16 Number41

Number41
  • AMIGO
  • 9 Posts:

Postou 21 dezembro 2005 - 15:35

Ao pessoal que se mostrou receptivo, gostaria apenas de salientar que o fórum de vocês sempre me impressionou por responderem diversas perguntas técnicas e receberem bem pessoas que tem outros carros...
Vou continuar postando por aqui tudo que for de conhecimento geral quanto a automóveis, o conhecimento técnico de várias pessoas aqui impressiona ou no mínimo aumentou o meu, e vários tópicos já contribuiram pro meu próprio conhecimento. É sempre bom conversar com quem pensa... Bom, vamos lá:

Assim, eu não cheguei a considerar a diferença de preços entre os dois... Eu tenho esperanças que o cabeçote não dê problemas, até por que imagino eu que componentes do motor não o façam muito... Ainda que qualquer peça possa ser caixinha de surpresas, ou melhor né, caixinha de pandora... ¬¬
O que originalmente me levou a pensar no cabeçote 20v é a disponibilidade do mesmo. Lá fora os 1.8t já sairam de produção em automóveis, se não me engano, mas aqui ainda continuam firmes e fortes, e devem ficar assim por algum tempo. Se bem que o cabeçote que eu procuro saiu há algum tempo... O dos primeiros 150cv. Mas ainda assim a disponibilidade dele é maior, e acredito que isso deva compensar o problema de preço... A manutenção do 16v deve ser mais caro por escassez de peças... Procede?

Eu vou depois entrar em contato contigo online, Murilo... Dai a gente conversa melhor sobre o projeto e eu te passo as especificações gerais. No final das contas, eu acho que tem mais peça barata do que cara... Mas dái já se conversa depois.
Eu tenho um cadastro com o pessoal do vwgolf, mas eles ainda tão querendo cobrar pelo acesso... o.O ... Acho bom aproveitar, né? hehehehe

Eu não conheço bem a medida depois da arroba, então talvez tenha discrepância... Mas os cabeçotes 16v/20v tão nessa faixa de fluxo, então não esganaria o motor, isso pelo que eu li.

Solon, eu vou falar com esse rapaz, até por que eu tô precisando conversar com alguém sobre o projeto inteiro. Valeu pelo toque...!!
Em especial, vai ser bom conversar com alguém com cérebro... Depois das incríveis bielas de 290mm de Kombi Diesel, putz, ninguém merece... ¬¬

O lance de biturbo até seria legal, ainda que caro, mas bom, o projeto todo vai ser caro mesmo... Mas a idéia é ter um motor QUASE original... Só a turbina e os pistões que não vão ser equipamentos de carro original. Já revelei bastante da idéia aqui, mas deixa assim, hehehe. :) Alguém aqui no Brasil ou no clube já fez algum biturbo? Muita gente diz que não dá certo e etc, mas muita gente fala absurdos piores então talvez seja mais fácil do que parece...

Bom, mas e as turbinas, gente...? Alguma idéia ai...? Lá fora parecem que hibridam a k04 com a k15... Achei isso bem esquisito, mas bem, né...

Se o tópico der pra abordar outras questões, vamos conversando sobre... Bom, eu fico por aqui.

Meus cumprimentos!
  • 0

#17 Erick Nagy

Erick Nagy
  • AMIGO
  • 5.640 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Guarulhos/SP

Postou 21 dezembro 2005 - 15:54

Nossa... O cara e' um JC que gosta de AP! ;)
  • 0

#18 Guest_Alemão - SP_*

Guest_Alemão - SP_*
  • Guests

Postou 21 dezembro 2005 - 16:00

Com certeza o cabeçote do GTi 16V vai sair mais caro do que os do Audi 20V. Esses você já acha até em desmanche, já os do GTi são mais do que mosca branca, são praticamente inexistentes.

Mesmo que você atropele 20 válvulas do que 16, ainda vai valer a pena você correr pro cabeçote do 1.8. Agora, quanto ao fluxo, não posso dizer com muita autoridade, mas acho que o do 16V é melhor, afinal de contas conseguir a mesma potência com um 2.0 aspirado que um 1.8 Turbo não é tarefa fácil, você precisa de um cabeçote mais bem elaborado.
  • 0

#19 [SoloN]

[SoloN]
  • AMIGO
  • 4.034 Posts:

Postou 21 dezembro 2005 - 16:02

Cara, em Brasília mesmo é fácil ver Bi-turbo.

Um deles é aquela suprema de manobras do autódromo.

Já vi tbm um Mustang feito pela Motortecnik, mas lá os caras são farofeiros! Passe longe!

Já vi tbm um Marea?!?!!! Mas Marea num é 5 cilindros? Não entendi... Ainda por cima qnd vi que uma turbina era menor que a outra... Me passou a louca idéia de uma turbina empurrar ar pra outra,,, aff... forget ir!

Bom, bi-turbo é realmente bem complicadinho de se acertar, e se feito por pessoas incapacitadas então... só é merda! É mais fácil ficar com o mono-turbo mesmo...
  • 0

#20 W

W
  • AMIGO
  • 5.410 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 21 dezembro 2005 - 16:55

Eu recomendaria um cabeçote 16V, excelente para Ap com os comandos originais, a Holset é grande e normalmente usada em carros forjados com pressão alta, se for forjar usa uma HX40, se não for forjar uma KKK16 dá conta perfeitamente até uns 320cv, que pra AP é de bom tamanho, mais que isso frita cambio.
  • 0

#21 João Cesar

João Cesar
  • AMIGO
  • 3.678 Posts:

Postou 21 dezembro 2005 - 16:56

Nossa... O cara e' um JC que gosta de AP! ;)

<{POST_SNAPBACK}>



ahuhua esse JC é famoso hein :D
oloco :D
  • 0

#22 MURILLOALANIS

MURILLOALANIS
  • AMIGO
  • 5.859 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Piracicaba - SP

Postou 22 dezembro 2005 - 01:20

eu também acho que o cabeçote 16v é superior ao 20v, basta ver o exemplo do alemão, 150 cv num aspro original vs 150 cv de um 20V T


sobre a dificuldade de achar, já passou pelas minhas mão 3 oportunidades de comprar um cabeçote 16v por 500, 500 e 600 reais..

já os 20v nunca vi por menos de 1000
  • 0

#23 Number41

Number41
  • AMIGO
  • 9 Posts:

Postou 22 dezembro 2005 - 15:42

Eu vi uns números de Cfm... Os gringos dizem 200 e alguma coisa pro cabeçote com "Head Port" ( Alguém sabe o que é isso...? ) grande... Tem umas diferenças de motor pra motor... Mas acho que o cabeçote é optimizado pra Turbo, mesmo... Ou talvez seja só inferior. :)
Lá fora falam que um cabeçote stock de com "head port" grande consegue fazer mais bonito que um 16v mexido... Mas não tenho base pra afirmar...
O ideal seria pegar um Gol GTI e colocar o cabeçote nele pra testar, mas tái uma brincadeira meio difícil, ainda que não impossível, por que tem que adaptar algumas peças...
Bom, agora comentando: Putz, Murillo, você tem sorte :blink: Nunca vi esse cabeçote por menos de 2000 conto, mas também só vi no mercado livre... Aqui em Bsb, nem sonhando... É mais fácil achar a mecânica inteira...
Não sei se quem é daqui concorda, mas eu acho Bsb uma roça, sinceramente... Difícil de achar tudo, tudo mais caro, e por ai vai...
Já o cabeçote 20v, eu já achei com até facilidade, e até mais barato que o 16v... Pode ter sido sorte sua, ou pode ser a localização, sei lá...

Por sinal, se alguém ai fosse me indicar onde comprar essa peça em SP ou em algum outro estado, eu ficaria extremamente agradecido... Talvez dê aqui, mas acho que em Bsb tudo sai mais caro...

O lance dos bi-turbos é mais comum em 6 cilindros... A regra parece que é pra cada grupo de 3/4 cilindros, uma turbina... Marea sei lá como se encaixa nisso...! hehehehe
O único carro bi-turbo de fábrica que eu conheço 4 cilindros é o impreza wrx... Falam que complica bastante pra 4 cilindros, mas em tese ficaria quase perfeito, com pegada em baixa e em alta... Mas o preço disso tudo, hehehehe...

Ah, gente... Eu não vou fazer um monstrengo não... Em tese vai ser apenas um 20vT quase igual ao da própria Audi, só que com 20cv/30cv a mais por ser 2.0 ... A pegada vai ser em baixa, isso com certeza, então nem tô esperando uma potência muito alta... A escolha da turbina será por uma pequena... Uma kkk16 ficaria pequena nesse caso? Quando entraria...?

Bom, é isso...
  • 0

#24 lukguns

lukguns
  • AMIGO
  • 2.696 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Caconde - SP / Campinas - SP

Postou 22 dezembro 2005 - 15:52

eu também acho que o cabeçote 16v é superior ao 20v, basta ver o exemplo do alemão, 150 cv num aspro original vs 150 cv de um 20V T

<{POST_SNAPBACK}>


O motor 1.8 20v aspirado tem 125cv, se ganho de potência for diretamente proporcional ao aumento de cilindrada, ele teria 150cv (contral 142cv do GTI) se fosse 2.0.
O cabeçote do GTI foi feito pela AUDI, que o substituiu pelo 20v, alguma vantagem ele tem.
  • 0

#25 Guest_Alemão - SP_*

Guest_Alemão - SP_*
  • Guests

Postou 23 dezembro 2005 - 09:29

Cuidado que tem 2 versões de GTi 16V, um com 142 cavalos e os últimos com 145,5 cavalos.
  • 0

#26 sniper.arnaud

sniper.arnaud
  • AMIGO
  • 3.237 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Rio de Janeiro - RJ

Postou 23 dezembro 2005 - 11:48

Eu tinha pensado em algo do tipo bi-turbo, a caixa quente da turbina pequena ligada no escape, a caixa fria ligada a caixa quente da turbina grande e a caixa fria da grande indo pro intercooler... diminuindo o lag, mas pra isso tem que forjar tudo pra não correr o risco de quebrar. Quem sabe um dia consigo fazer isso e colocar meu calibra pra 4x4 hehe, ainda bem que pensar é de graça.
  • 0

#27 MURILLOALANIS

MURILLOALANIS
  • AMIGO
  • 5.859 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Piracicaba - SP

Postou 29 dezembro 2005 - 02:21

pois é...
porém no golf 20th edition que é exatamente o mesmo cabeçote rende 150 cv

eu sei um cara que snme ainda tem um cabeçote 16v, é um cara que eu conversei uma vez lá em santos, trabalha na loja tremendão, ele disse que queria 500, mas já tava mexido, snme tava polido e rebaixado..
  • 0

#28 MURILLOALANIS

MURILLOALANIS
  • AMIGO
  • 5.859 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Piracicaba - SP

Postou 29 dezembro 2005 - 02:23

já vi bi turbo em golf 2.0 do antigo, coisa insana, ta em um dos tópicos perdidos na zona que é o forum da vw golf, e tb já vi um turbo empurrando o outro, mas não achei nada, só bizarro..
  • 0

#29 West

West
  • AMIGO
  • 13.879 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 29 dezembro 2005 - 11:45

Alguém aqui no Brasil ou no clube já fez algum biturbo? Muita gente diz  que não dá certo e etc, mas muita gente fala absurdos piores então talvez seja mais fácil do que parece...

<{POST_SNAPBACK}>

Opa,

Projetos bi-turbo no Brasil existem alguns: um GOLF VR6 preto dos antigos, no RJ, um Marea Weekend azul que aparece nos evento tuning...
Mas nenhum bem sucedido em termos de performance, que se tem notícia. Ambos projetos parecem muito mais uma declaração de "eu fiz" do que uma busca por performance.
Aliás, para high-performance mesmo, até os bi-turbo originais de fábrica, como o Supra, são transformados em TURBO apenas, na hora de separar os homens dos meninos.

Eu, particularmente, só sou adepto dos BI-turbos para carros com mais de 6 cilindros e, OBRIGATORIAMENTE, em "V" ou boxer, por uma questão de simetria. Caso contrário (L4, L5, VR6, L6), minha opção sempre recai sobre 1 turbina apenas.

[]'s
  • 0

#30 Erick Nagy

Erick Nagy
  • AMIGO
  • 5.640 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Guarulhos/SP

Postou 29 dezembro 2005 - 16:22

Existem varios mustangs biturbos fortes por ai'! ;)
  • 0