Light Style© by Fisana

Jump to content


Photo

CALIBRA NA CAPA DA SUPERSPEED


  • Please log in to reply
176 replies to this topic

#31 deadtrash

deadtrash
  • AMIGO
  • 728 posts

Posted 20 March 2008 - 16:16

diz a lenda...
que o orige so nao mato o tempo do caca na top ainda, pq nao tem um eskema de booster q funcione pra usar sua cavalaria a mais.. coisa q diz a lenda... o caca demoro mt pra fazer funcionar!

A revista não menciona HP´s, são estimados uns 600cv, tem um módulo que eu achei interessante que é o Booster Control, com formas de alterar a pressão do turbo em 3 estágios, quase como o que da pra fazer com o módulo do Led.


  • 0

#32 W

W
  • AMIGO
  • 5,410 posts
  • Sexo:Male

Posted 20 March 2008 - 16:46

caca.jpg
Cacá em 2006

Hoje já deve ter pelo menos 15% a mais de potência


O feito aconteceu no dia 3 de abril de 2006 , e a potência registrada deu novamente a Caca Daud o posto de dono do motor 4 cilindros mais forte do Brasil. Foram registrados nada menos que 684cv nas rodas, utilizando 2.2kg de pressão. Se a potência fosse medida diretamente no virabrequim do motor, encontraríamos um número próximo a 820hp! Cacá afirma que colocando mais pressão, o motor GM passaria dos 750hp nas rodas e se arrepende de não ter tentado. O recorde anterior, de 652.8hp nas rodas, pertencia ao piloto Everson de Camargo. Cacá testou 2 motores diferentes, um de 2000 cilindradas e outro de 2200 cilindradas. O motor que rendeu mais foi o de 2000 cilindradas. Com uma relação melhor entre comprimento de biela e curso do virabrequim (Índice R/L), este motor mostrou ser bem mais elástico do que o 2.2. O torque alcançado também é impressionante: 75 kgf. Cacá adotou uma nova turbina da Turbo Anhanguera, já que com a Garret GT42R os ganhos não foram os esperados

Edited by W, 20 March 2008 - 16:47.

  • 0

#33 Puppets

Puppets
  • ADMINISTRADOR
  • 14,353 posts
  • Sexo:Male
  • Interesses:Mulheres!!!!

Posted 20 March 2008 - 17:52

Alguém mostra este tópico pro Bruno. Ele está teimando em querer turbinar o 2.2, ao invés do 2.0 hehehe

[]s
  • 0

#34 Alexandre

Alexandre
  • AMIGO
  • 204 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Itatiba - SP
  • Interesses:Tudo que tem motor.

Posted 20 March 2008 - 19:27

Rodrigo, já achou a revista??

Aqui onde comprei tem mais umas cinco.

Dê um toque.
  • 0

#35 Alexandre

Alexandre
  • AMIGO
  • 204 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Itatiba - SP
  • Interesses:Tudo que tem motor.

Posted 20 March 2008 - 19:31

O carro está show mesmo.

Mereceu a capa.

Bom gosto, técnica apurada.

Quanto a cavalaria, qualquer que seja, deve ser uma beleza pra andar.

[]"s
  • 0

#36 anderson

anderson
  • AMIGO
  • 32 posts
  • Localidade:Porto Alegre - RS

Posted 20 March 2008 - 19:40

e ae pessoal, eu sou o dono desse calibra, sou membro já faz alguns anos do clube, tambem sou um apaixonado por Calibra!

sobre a velocidade, o Rodrigo da Superspeed andou comigo e filmou ano passado uma acelerada de 0 a 240km/h, nao fui mais porque nao tinha espaço, e naquela epoca meu motor era bem mais simples tinha uns 380cv no máximo, eu tambem nao sabia que ele iria colocar uma velocidade na capa, esses 240 a maioria dos originais dão, o meu quando comprei velho e fumando dava pelo menos! hehe

tenho uma quinta marcha 0,678, já acelerei a 7200rpm de quinta, nao fui mais porque precisa alguns upgrades na suspensao, mas esses carros nem precisam muito de motor para ir bem longe, se levar ao corte nos 8500rpm vai bem rapido...

sobre a potencia, nao medi ainda no dinamometro, mais algumas semanas devo fazer isso e passo para voces.

sobre o Cacá Daud, agora ele tá usando uma turbina BorgWarner BullsEye S372, deu 18% a mais de potencia em cima da GT4094R que ele tava usando!

e por ultimo, valeu pelos elogios, sou fã de carteirinha deste esportivo que deixou saudades! abraçao a todos!
  • 0

#37 Puppets

Puppets
  • ADMINISTRADOR
  • 14,353 posts
  • Sexo:Male
  • Interesses:Mulheres!!!!

Posted 20 March 2008 - 19:44

Estava hoje mesmo pensando: engraçado este Anderson nunca ter procurado o clube para mostrar o projeto, ou mesmo fazer propaganda de seu Calibra e da FT.

Bem Vindo Anderson, parabéns pelo carro!

[]s
  • 0

#38 erlon

erlon
  • AMIGO
  • 436 posts
  • Localidade:Bauru - SP

Posted 21 March 2008 - 02:47

:sm41: :sm41: :sm41: :sm41: :sm41:
  • 0

#39 Rodrigo

Rodrigo
  • AMIGO
  • 10 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Rio de Janeiro / RJ

Posted 21 March 2008 - 09:36

Bom, pelo menos ja tem no site... nas bancas ainda nao achei.

Imagem

ImagemImagem

[]s
Rodrigo
  • 0

#40 Sérgio

Sérgio
  • ASSOCIADO
  • 7,223 posts
  • Sexo:Male

Posted 21 March 2008 - 09:47

Lindo o cofre do bólido, parabéns e seja bem vindo!
  • 0

#41 Warcelo

Warcelo
  • AMIGO
  • 2,318 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Belo Horizonte - MG

Posted 21 March 2008 - 11:05

Comprei a resvista!
Tirando a parte do Calibra o resto dela pode jogar fora...

Anderson, bem vindo ao clube! Apareca mais por aqui, aposto que muitos aqui sao fans de vc!
Seria bem legal trocar ideias com vc!

Parabens pelo belo e bem preparado carro!

Abraco!
  • 0

#42 anderson

anderson
  • AMIGO
  • 32 posts
  • Localidade:Porto Alegre - RS

Posted 21 March 2008 - 11:18

beleza, vou sempre dar uma passada por aqui, mas se alguem quiser tirar alguma duvida sobre fueltech, ou se eu puder ajudar em algo, tambem pode me mandar um email direto para anderson@fueltech.com.br, no email to sempre online!

teve uma prova que eu andei com ele no inicio de março, não deu pra ganhar, mas fiz um burnout de 3ª marcha no corte, foda que quebrou o semi eixo na largada a seguir com um amigao meu, o Mateus que tem uma Marea turbo muito forte!

ai tem os videos:





abs!
  • 0

#43 sniper.arnaud

sniper.arnaud
  • AMIGO
  • 3,237 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Rio de Janeiro - RJ

Posted 23 March 2008 - 13:55

Anderson, na revista diz que você usa o carro diariamente, claro que sem utilizar toda a potência, mas qual a média de km/l que ele tá fazendo? rs
  • 0

#44 Rodrigo

Rodrigo
  • AMIGO
  • 10 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Rio de Janeiro / RJ

Posted 23 March 2008 - 13:59

sniper, onde vc achou a revista?? aeuhuae to querendo pra escanear!!!
  • 0

#45 Anderson_BH

Anderson_BH
  • AMIGO
  • 596 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Belo Horizonte - MG

Posted 23 March 2008 - 16:43

e ae pessoal, eu sou o dono desse calibra, sou membro já faz alguns anos do clube, tambem sou um apaixonado por Calibra!
e por ultimo, valeu pelos elogios, sou fã de carteirinha deste esportivo que deixou saudades! abraçao a todos!




Até que enfim conseguimos chamar a atenção do meu xará.
Eu achava que que ele não fazia parte do CCB e que não era um apaixonado por calibra.
O que me motivou a criar este tópico foi em saber que o dono desta linda máquina é meu xará. :D
Seja bem vindo ao CCB.:CaliPixVm: :sm9:
  • 0

#46 sniper.arnaud

sniper.arnaud
  • AMIGO
  • 3,237 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Rio de Janeiro - RJ

Posted 23 March 2008 - 18:27

Comprei no Iguatemi, 3ª feira voltarei do plantão e escaneio.
  • 0

#47 David

David
  • AMIGO
  • 1,757 posts
  • Sexo:Male

Posted 24 March 2008 - 00:58

Tem mais esse vídeo bem interessante do Calibra do nosso colega.


  • 0

#48 DenisMelo

DenisMelo
  • ASSOCIADO
  • 1,619 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Guarulhos - SP
  • Interesses:Calibra, Turbo, Mecanica, Eletrica de automoveis, Rodas, Acessorios, Amizades, Familia, Encontros, Eventos, etc

Posted 24 March 2008 - 08:27

Anderson,
Você trabalha na empresa que faz fueltech (pergunto por causa do dominio do email)

Como funciona esse boost controler. Pode dar mais detalhes ? interessou bastante.

abs
Denis
  • 0

#49 Guilherme RS

Guilherme RS
  • AMIGO
  • 370 posts
  • Localidade:Santa Cruz do Sul - RS

Posted 24 March 2008 - 08:29

Anderson,
Você trabalha na empresa que faz fueltech (pergunto por causa do dominio do email)

Como funciona esse boost controler. Pode dar mais detalhes ? interessou bastante.

abs
Denis


O Anderson é o proprietário da empresa. Acessa o site deles que tem todas informações sobre os produtos (vc pode até comprar diretamente pelo site).

www.fueltech.com.br
  • 0

#50 anderson

anderson
  • AMIGO
  • 32 posts
  • Localidade:Porto Alegre - RS

Posted 24 March 2008 - 09:11

esse carro é um segundo carro meu, só ando com ele para passear, mas nos finais de semana normalmente uso só ele, viajo de Porto Alegre para Santa Cruz do Sul, que fica a 150km e ando o final de semana todo com ele.

por dois lados, ele tem o sistema completo FuelTech, nao usa mais ie original, com isso eu consigo deixar o mapa em meia carga realmente bem economico, mas por outro lado, é dificil andar na boa fazendo média e tambem a preparacao de cabeçote e comando que eu tenho deixam o carro mais gastao, mas na estrada, andando a 120km/h, amaciando o motor (gasta mais assim) fez 9km/l a alcool, na estrada.



O BoostController é um equipamento que controla a pressao de turbo do motor ativamente, podendo ser um estagio por marcha, sendo que ainda dentro de cada marcha pode fazer dar mais pressao e baixar depois, uma especie de um overboost como nos audi originais, ou o contrario, começar mais manso e ir subindo a pressao em alta rotação, melhor para tração.
  • 0

#51 Warcelo

Warcelo
  • AMIGO
  • 2,318 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Belo Horizonte - MG

Posted 24 March 2008 - 09:15

Dr. Fueltech :P Tenho uma pergunta.
É possivel, substituindo a IE original pela Fueltech, fazer um mapa no qual o carro com motorização original fique mais economico na cidade?
Abraco!
  • 0

#52 RSR

RSR
  • AMIGO
  • 2,149 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Iacanga - SP

Posted 24 March 2008 - 10:01

Tb tenho uma pergunta:
- Como a Fueltech controla a proporção da mistura tanto em wot como em meia carga de acelerador? Qual o parâmetro usado: sonda, MAF, MAP, rotação, outros? (informar em preparação aspro e turbo).


Ah, parabéns pela máquina!


RSR
  • 0

#53 brunocar

brunocar
  • AMIGO
  • 2,420 posts
  • Sexo:Male

Posted 24 March 2008 - 11:20

O carro é bonito, e está preparado com muito bom gosto. Mas o motor está realmente perfeito! Que trabalho nota 10!!! Nem parece que estamos falando de um carro com quase 20 anos de projeto! Parabéns!!!

[]s

Brunocar
  • 0

#54 RenatoMacoris

RenatoMacoris
  • AMIGO
  • 559 posts
  • Sexo:Male

Posted 24 March 2008 - 13:17

Ae galera, primeiramente quero dar os meus parabéns ao Anderson pelo carro, está demais.

Eu estava viajando desde terça-feira, e sem PC, acabei encontrando a revista numa banca de Cambouriu, e voltei hoje pra casa sabendo que ia ter um tópico do carro por aqui!!!

Coincidência maior foi que alguns dias antes de viajar, tinha lido um tópico aqui no qual falava sobre esse Calibra.

Assim como todos, tenho uma pergunta também, na revista diz que você utilizou a bomba de óleo do Vectra 2.4 para melhorar a lubrificação... essa bomba casa direitinho com o nosso motor? Obrigado e mais uma vez parabens!
  • 0

#55 anderson

anderson
  • AMIGO
  • 32 posts
  • Localidade:Porto Alegre - RS

Posted 24 March 2008 - 13:54

A RacePRO-1Fi usa os seguintes sensores: MAP (a IE original do Calibra usa o MAF e não MAP, mas a FuelTech já vem com um MAP integrado), posição de borboleta, rotação (roda fonica e fase), temperatura do ar, temperatura da água, tensão da bateria, e outras duas leituras informativas, de pressao de oleo e pressao de combustivel.

é possivel melhorar a economia do motor original, porém isso vai depender do comprometimento de atender as leis de emissoes (que do calibra já faz 10 anos que nao atende alias) e de perda de desempenho nas faixas de baixa carga, mas de plena carga, pode-se utilizar inclusive um mapa que extraia mais potencia do que o original, que é sempre um tanto conservador, porém é importante lembrar que nao existe milagres, ou seja, o carro nao vai ganhar 50cv só assim e nem fazer 50% a mais de economia só com isso, sao melhoras, não milagres.

meu carro quando original por exemplo, dava 230km/h no painel de final, só trocando a injecao por uma fueltech e mapeando consegui chegar nos 245km/h no painel.

a bomba de oleo do calibra original tem a entrada do pescador redonda, e as bombas de oleo dos motores ecotec 16v possuem a entrada oval, a unica adaptação que precisa fazer é cortar ao meio um pescador do calibra/kadett e outro do ecotec 16v e soldar os dois, pois o pescador dos ecotec é no outro lado do carter em comparacao ao do calibra.

o volume de oleo dessa bomba moderna é incomparável com a original do calibra, é um sistema muito mais moderno, possibilita usar folgas maiores e manter a pressao, mas a do 2.4 16v (vectra elite 2006-->) é melhor ainda, tem engrenagens mais largas e toca mais volume.

com isso dá pra usar mais folga de biela e mancal do virabrequim (eu uso 5 de biela e 5 de vira) e giro 8500rpm, nunca arranhou uma bronzina sequer no meu motor.

e o melhor de tudo é que custa R$ 220,00 essa bomba nova na revenda chevrolet.
  • 0

#56 Warcelo

Warcelo
  • AMIGO
  • 2,318 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Belo Horizonte - MG

Posted 24 March 2008 - 16:15

a bomba de oleo do calibra original tem a entrada do pescador redonda, e as bombas de oleo dos motores ecotec 16v possuem a entrada oval, a unica adaptação que precisa fazer é cortar ao meio um pescador do calibra/kadett e outro do ecotec 16v e soldar os dois, pois o pescador dos ecotec é no outro lado do carter em comparacao ao do calibra.

o volume de oleo dessa bomba moderna é incomparável com a original do calibra, é um sistema muito mais moderno, possibilita usar folgas maiores e manter a pressao, mas a do 2.4 16v (vectra elite 2006-->) é melhor ainda, tem engrenagens mais largas e toca mais volume.

com isso dá pra usar mais folga de biela e mancal do virabrequim (eu uso 5 de biela e 5 de vira) e giro 8500rpm, nunca arranhou uma bronzina sequer no meu motor.

e o melhor de tudo é que custa R$ 220,00 essa bomba nova na revenda chevrolet.

Anderson essa dica eu acho que ningeum do clube sabia, com certeza essa vale OURO!
  • 0

#57 W

W
  • AMIGO
  • 5,410 posts
  • Sexo:Male

Posted 24 March 2008 - 16:36

O meu chegou hoje, F1, Peak Hold e Fire Pro, hehehe, nesse ritmo meu Cali vai andar antes de outubro huahua
  • 0

#58 West

West
  • AMIGO
  • 13,879 posts
  • Sexo:Male

Posted 24 March 2008 - 16:38

O meu chegou hoje, F1, Peak Hold e Fire Pro, hehehe, nesse ritmo meu Cali vai andar antes de outubro huahua

Nossa! Que coincidência! :o

O meu F1, Peak n´Hold e Fire Pro também chegaram hoje! :ph34r:


:rolleyes:
  • 0

#59 Vinighetto

Vinighetto
  • AMIGO
  • 206 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Penha - SC

Posted 24 March 2008 - 16:56

comprei a revista tem uns 20 minutos

se alguém quiser eu posso scanear agora a noite no serviço e postar aki pro pessoal ;)
  • 0

#60 Marcin

Marcin
  • AMIGO
  • 4,407 posts
  • Sexo:Male

Posted 24 March 2008 - 17:06

comprei a revista tem uns 20 minutos

se alguém quiser eu posso scanear agora a noite no serviço e postar aki pro pessoal ;)


Por favor!!! :D
  • 0