Light Style© by Fisana

Ir para

Foto

Contran Proíbe Instalação De Farol Xênon Em Veículo Após Fabricação

• Por favor, faça o login para responder
8 respostas neste tópico

#1 Lambertuccho

Lambertuccho
  • AMIGO
  • 1.407 Posts:
  • Interesses:Amigos
    Carros Turbo
    Arrancadas
    Track Days

Postou 09 junho 2011 - 08:49

Será realmente a "morte" dos faróis de Xenon e dos carros "baixinhos" ?! :unsure:

Contran proíbe instalação de farol xênon em veículo após fabricação

Modificação era permitida mediante autorização prévia do Detran.
Agora, só os que saem da fábrica com o dispositivo poderão usá-lo.

Do G1, em São Paulo

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proibiu a instalação de faróis de gás xenônio em veículos que não saírem de fábrica com esse dispositivo. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (7).

Até então essa alteração era permitida mediante autorização prévia do Departamento de Trânsito nos estados e deveria constar no documento do veículo (CSV).

O Contran diz que veículos que tiveram instalados esse tipo de farol com a devida alteração do Detran, "com CSV emitido até a data da entrada em vigor desta resolução" poderão circular "até a data de seu sucateamento, desde que o equipamento esteja em conformidade com a resolução 227/2007", que dispõe sobre o sistema de iluminação dos veículos. Por sucateamento, explica a assessoria do órgão, entende-se o quanto o veículo durar. Em caso de necessidade, esses também poderão substituir o equipamento por outro similar.

Lista de proibições
A nova resolução do Contran (384/2011), emitida no último dia 2, inclui a instalação do farol xênon em uma lista de outras alterações em veículos vetadas pelo órgão, dispostas no artigo 8º da resolução 292, de 2008 (veja abaixo). Agora, entre as proibições, figura o item "instalação de fonte luminosa de descarga de gás em veículos automotores, excetuada a substituição em veículo originalmente dotado deste dispositivo".

A assessoria de imprensa do órgão confima que o veto vale apenas para instalação do farol de xênon após a fabricação dos veículos -os que já saem da linha de montagem com o dispositivo poderão continuar circulando com ele e substituí-lo por equipamento similar quando necessário.

Segundo o Código Nacional de Trânsito, o desrespeito à regra pode resultar em multa de R$ 127,69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

VEJA OUTRAS MODIFICAÇÕES PROIBIDAS PELO CONTRAN

Segundo a Resolução 292/2008

- Utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do
veículo;

- Aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;

- Substituição do chassi ou monobloco de veículo por outro chassi ou monobloco,
nos casos de modificação, furto/roubo ou sinistro de veículos, com exceção de sinistros em
motocicletas e assemelhados;.

- Alteração das características originais das molas do veículo, inclusão, exclusão ou
modificação de dispositivos da suspensão;

- Instalação de fonte luminosa de descarga de gás em veículos automotores,
excetuada a substituição em veículo originalmente dotado deste dispositivo
  • 0

#2 Luiz Marchauek

Luiz Marchauek
  • AMIGO
  • 102 Posts:
  • Localidade:Curitiba - PR

Postou 09 junho 2011 - 09:12

Acho isso uma baita de uma sacanagem...
Aqui em Curitiba, Cansei de ver carro passando em blitz com lâmpada de farol e de lanterna queimada sem ser parado.
Mas, se passava um carro super bem cuidado, e principalmente com xenon, era mandado encostar na hora.
Isso pra mim cheira Lobby de alguma(s) empresa(s) que não querem parar de vender essas lampadas vagabundas que não duram um ano e já queimam.

Abraços
  • 0

#3 Mr. Calibra

Mr. Calibra
  • AMIGO
  • 3.164 Posts:

Postou 09 junho 2011 - 11:16

Ae, finalmente! Espero que parem todas essas caminhonetes, gols caixa, celtas, corsas e outras bizarrices com xenon.
  • 0

#4 Lambertuccho

Lambertuccho
  • AMIGO
  • 1.407 Posts:
    Carros Turbo
    Arrancadas
    Track Days

Postou 09 junho 2011 - 11:30

Ae, finalmente! Espero que parem todas essas caminhonetes, gols caixa, celtas, corsas e outras bizarrices com xenon.

Também concordo.. em partes..

Voce pega um Calibra, por exemplo, que tem faróis PÉSSIMOS. Experimenta viajar com eles, sem precisar ligar TODOS os faróis para TENTAR iluminar alguma coisa na rodovia! <_<

Deveria ser liberado Xenon para carros com faróis com projetores :rolleyes:
  • 0

#5 Mr. Calibra

Mr. Calibra
  • AMIGO
  • 3.164 Posts:

Postou 09 junho 2011 - 13:26

Também concordo.. em partes..

Voce pega um Calibra, por exemplo, que tem faróis PÉSSIMOS. Experimenta viajar com eles, sem precisar ligar TODOS os faróis para TENTAR iluminar alguma coisa na rodovia! <_<

Deveria ser liberado Xenon para carros com faróis com projetores :rolleyes:

Também concordo... em partes.

O calibra não tem um péssimo farol. Ele tem um farol velho, queimado, etc. Quem teve a oportunidade de acompanhar o Fernando no OF 2005 viu o que dois faróis novos podem fazer. Ok, não estou falando para ninguém comprar um par novo... hehehehe.

O Calibra tem vantagem de poder usar xenon no baixo e comum no neblina. Na noite ande de xenon e chegando nos pontos pré-determinados mude para o neblina. Na cidade com iluminação artificial dá para usar os de neblina.

Os faróis com projetores foram criados justamente para se usar fontes mais inteligentes de luminosidade diminuindo o risco de ofuscar quem vem em sentido contrário, mas nossos governantes/regulamentadores acéfalos não tem capacidade pra tanto, né? Seria exigir demais dos coitadinhos.
  • 0

#6 fininho

fininho
  • BANIDO
  • 1.899 Posts:

Postou 09 junho 2011 - 13:51

Eu instalei xênon no neblina apenas e de 3000K (cor amarelo ouro, para se confundir com as demais lâmpadas ou mesmo por estética tudo na mesma cor). Tem a vantagem de poder usar quando quer pois o neblina no calibra, sendo um farol auxiliar, pode ser acionado e desligado por um simples botão. No caso de uma fiscalização, eu aperto o botão do neblina e desligo o xênon, ficando só com a luz do farol baixo que é normal halôgena (claro, que só funciona sem abrir o capô pra procurar os reatores de xênon).

Certamente, xênon no baixo vai iluminar mais que xênon no neblina. Apesar disso, já viajei de noite com farol baixo normal e neblina com xênon(com reatores de 55 Watts e 3000K intensidade adequada para o neblina) e iluminou de forma satisfatória.

Se for, válida, fica aí a dica. Vantagens de xênon no neblina e 3000K: pode te salvar numa fiscalização pois pode ser desligado a qualquer momento (deixando o baixo acionado, e o 3000K tem cor amarela e se confunde com as demais lâmpadas do farol (até certo ponto, verdade), com isso você pode não ser parado. Não perde-se a função de regulagem do faixo de luz que o farol baixo tem e fica inoperante com xênon (não funciona com o kit xênom, pelo que sei).
  • 0

#7 Lambertuccho

Lambertuccho
  • AMIGO
  • 1.407 Posts:
    Carros Turbo
    Arrancadas
    Track Days

Postou 09 junho 2011 - 14:26

Hmmn,

Não sei não heim. Os "Stevens" não são tão burros quanto parecem!

É muito fácil identificar uma lâmpada comum de um xenôn 3000k. A intensidade de iluminação muda absurdo! :puliça
  • 0

#8 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9.141 Posts:
  • Localidade:Cotia - SP

Postou 07 janeiro 2012 - 23:02

Eu tenho um carro com o Xenon legalizado no documento antes dessa nova regra. Eu entendo que estou regular.
  • 0

#9 Lambertuccho

Lambertuccho
  • AMIGO
  • 1.407 Posts:
    Carros Turbo
    Arrancadas
    Track Days

Postou 09 janeiro 2012 - 12:37

Sim, quem realizou a "legalização" antes da nova lei, não tem porque se preocupar. Com certeza, irá ser parado na estrada, mas depois que verem no docto. (alteração de iluminação por componente a base de gás e blá blá blá) não tem erros! ;)
  • 0