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Cambio Easytronic... ja imaginaram um Calibra com ele?


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39 respostas neste tópico

#31 Rodrigo

Rodrigo
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Postou 29 janeiro 2008 - 22:00

Parece que o sistema não é tao ruim assim não...

review de um user que tem um stylo normal 04 completo e fez TD patrocinado pela fiat em autodromo com o novo cambio...

Antes de mais nada, gostaria de dizer uma coisa:

VENDO STILO 1.8 16v SP 04 C/ SKY, DUAL TEMP, 17", XENON E MOLAS EIBACH. Tratar com Zippo
Sim, eu PRECISO ter um Stilo Sporting Dualogic!!!
Meus amigos, o que foi aquela tarde de Test Drive no autódromo de Interlagos? Eu poderia passar dias sem sair do carro apenas parando para abastecer icon_biggrin.gif

É um tanto quanto óbvio que vocês terão a possibilidade de ler inúmeros artigos sobre o carro, dos mais positivos aos mais negativos, mas a verdade é que o novo cambio DUALOGIC é um investimento que vale cada centavo!!!

Conduzindo no modo automatico, automatico esportivo (ligando o botão "S"), manual ou manual esportivo o carro surpreende muito pelas trocas sutis e rápidas também, graças ao sistema hidráulico de acionamento de embreagem, superior ao elétrico que equipa a Meriva. Em tempo, conversando com um editor de uma revista de carros tive um feedback bem positivo, pois ele havia testado a Meriva e após testar o Stilo ele comentou: "é outro câmbio, comportamento totalmente diferente. Agora sim acertaram!". Quer dizer, esta é uma das trocentas opiniões que aparecerão, mas bateu com as informações que eu já tinha lido: o sistema DUALOGIC do Stilo coloca no bolso o Easytronic da GM, FATO!

A Magneti conseguiu baixar bastante o tempo de troca, comparado com as versões anteriores desse cambio, que equipou diversos carros da FIAT, FERRARI e MASSERATI. Aliás, ganhei da Magneti um DVD muito legal sobre detalhes do cambio, historio, caracteristicas técnicas e a evolução. Criaremos uma imagem dele e disponibilizaremos para download em breve icon_wink.gif

Conversando com um amigo meu, jornalista da revista HOT, ele me passou a seguinte informação:
A caixa de câmbio é a mesma adotada nos modelos manuais, mas com leves mudanças nas relações de 1ª e 5ª marchas, que estão mais 9 e 4% curtas, respectivamente. A primeira mais curta foi adotada para evitar gasto excessivo de embreagem nas arrancadas, enquanto a última marcha foi reduzida para evitar que, em estradas, o carro ficasse alternando entre a 4ª e 5ª caso enfrentasse trechos mais íngremes.

Bem, voltando ao assunto Test Drive, acredito que todos exigiram muito do carro no autódromo, e comigo não foi diferente icon_smile.gif
As retomadas e a estabilidade do carro me surpreenderam MUITO! E digo muito mesmo, pois depois das primeiras 2-3 voltas de reconhecimento da pista e do carro comecei a leva-lo no limite, abusando do kick down e pé cheio nas curvas e o carro respondia com perfeição, retomadas rápidas e uma ótima estabilidade para um "carro de rua".

Obviamente o sistema é inteligente e não permite abusos irresponsavéis, quando algum comando não permitido é "solicitado" ao câmbio. Nesta hora soa um aviso sonoro e msg no CPU de bordo avisando que aquilo não é correto e seguro. Convenhamos, não é prudente, quanto mais seguro, vir a 140 km/h, montar no freio e querer de imediato uma 2a marcha para entrar rasgando em uma curva insana , mas tudo bem, estava em um autódromo e precisa testar estas possibilidades icon_lol.gif

Claro, em um percurso como o do autódromo de Interlagos é impossível dirigir no limite fazendo uso das borboletas, pois as mesmas são acopladas no volante e vocês podem imaginar que dirigindo forte, e girando trocentas vezes o volante para a esquerda e direita é impossível acionar as borboletas, situação totalmente diferente do uso "civíl" onde as borboletas são um recurso incrível.

Assim como paguei a mais pelo teto Sky Window, pagerei feliz da vida pelo câmbio DUALOGIC e pelas borboletas. Na minha opinião, vale cada centavo e só reforça mais a posição do Stilo como um produto premium dentro de sua categoria, sem esquecer do excelente custo benefício que o mesmo apresenta.

Pra fechar esta análise, gostaria de lembra-los que o motor é o mesmo, então, não esperem uma performance diferente do que nós já conhecemos. Com certeza muita revista/site fará análise negativa entre desempenho esportivo e o conceito "SPORTING" que acompanha o nome do modelo testado.
Para mim, e acredito que para a maioria de vocês, um verdadeiro desempenho esportivo é entregue pelo Stilo Abarth - 2.4 20v 5 cilindros - e não pelos motores POWERTRAIN 1.8 litro, sejam eles 8 ou 16 válvulas.
Agora vamos ao que interessa, fotos e vídeos icon_smile.gif

Abraços!
Zippo


Videos do stand do testdrive...







creditos: clube do stilo

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Rodrigo
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#32 Rodrigo

Rodrigo
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Postou 23 março 2008 - 16:07

retirado de: clube do stilo

postado pelo user: Mauricio Alencar

Saudações Dualogicanas...hehe!

Bom, pessoal ! O Consultor Lourenço da FIAT me reforçou algumas dicas acerca do câmbio dualogic, que também podem ser encontradas no livreto vermelho que acompanha o veículo, com o nome de "Suplemento do Câmbio ".

Pra ligar o carro, procedimento padrão, pisar no freio e colocar em "N" - Neutro.
Pra desligar, colocar sempre em 1a. e aí desliga a chave.

Ao contrário do que muitos pensam, a embreagem do dualogic funciona de maneira semelhante à embreagem convencional, ou seja, se você parar o carro e ficar com o pé na embreagem, você nada mais nada menos está "queimando a embreagem". O Câmbio Dualogic funciona da mesma forma, sendo que nós não acionamos a embreagem manualmente, mas a central do dualogic, sim.

1) Então, quando paramos em semáforos demorados, estando no modo automático, estamos, na verdade, queimando a embreagem. O Suplemento nos adverte, então, que posicionemos a alavanca de câmbio em "N" - Neutro e continuemos com o pé no freio; somente quando o semáforo abrir é que botamos no automático ou manual, conforme o caso.

2) Em caso de parada do veículo em aclives (subidas), para preservar a integridade da embreagem, não se deve "segurar" o veículo por meio da aceleração do motor, mas sim utilizar o freio e só acelerar no momento de arrancar.

Se os itens 1 e 2 acima não forem seguidos, poderá acontecer aquecimento da embreagem e será mostrado no painel.

3) já nos semáforos em descidas, embora seja desaconselhável pois o carro fica "solto", pode-se colocar em "N" - Neutro (pisando no freio, senão o carro desce e bate no da frente), aí quando o semáforo abrir e acionarmos o automático, o sistema automaticamente selecionará a marcha adequada. Eu passei por um problema desse aqui em Manaus. Parei o carro numa descida e deixei no automatico. Quando o semaforo abriu e eu acelerei, o sistema engatou uma primeira. Aí , imaginei a vergonha que eu passei. Por isso, que é melhor deixar no Neutro, pois quando acionarmos o automático, aí sim o sistema calcula a melhor marcha. Esquisito isso, né...

4) O Fato de não podermos desligar o veículo em "N", é simplesmente por questões de segurança, pois aí as rodas ficarão destravadas, ficando somente sob a ação do freio de mão. Por isso que o sistema emite vários bips e mostra a letra N no painel. Mas nada que vá prejudicar o sistema. Mas, por via das dúvidas, vamos fazer o que o fabricante pede, né?

5) Se você estava acostumado como eu, a ultrapassar outro veículo, em circunstâncias meio perigosas, a melhor coisa é reduzir uma marcha no manual, dando um leve toque pra cima, e fazer a ultrapassagem,pois caso contrário, se deixar no automático e acelerar pra obter o melhor desempenho do motor, os sistema faz uma redução de marcha brusca. No meu caso, quando tentava ultrapassar um cara que ia desfilando na minha frente, dei uma pisada funda. Adivinha o que aconteceu ? o carro tava numa 4a e reduziu pra uma 2a... quase que eu morro com medo que a minha caixa ficasse no meio da rua..hehe.

6) Outra coisa, caso o carro "morra" por questões adversas, ou sei lá, de repente a bateria descarregou. Nunca tente funcionar empurrando o carro, aproveitando ladeiras etc. Pode prejudicar o sistema.

7) Se alguém já percebeu, ao abrir a porta do motorista do stilo dualogic, vai ouvir um som meio robótico. Não se espante. É Apenas a central dualogic, preparando o sistema pra uma eventual partida.

icon_cool.gif Por motivos de segurança, se esquecermos o carro em 1a marcha, pra por exemplo, fechar a garagem (tanto no automatico, como no manual) e abrirmos a porta do motorista, a central dualogic automaticamente seleciona "N". Isso é bem legal, pois suponhamos que você saísse do carro e seu filho largasse o pé no acelerador.. Adeus Stilo... e seu filho também.

icon_cool.gif Caso você pare o carro num local escorregadio, para evitar que o carro derrape, o dualogic permite que a gente saia de 2a marcha sem deixar morrer o carro. Bacana isso !!!!

9) Quando desligamos o carro, a central dualogic automaticamente memoriza a ultima marcha antes do carro ser desligada. Portanto, se você desligar o carro em 1a, e depois que desligou, colocar em N, quando for tentar ligar o carro, o sistema vai mostrar 1a. Então é melhor não mexer, mano !!!!

Bom, galera ! Então é isso. Espero que seja de alguma serventia pra vocês... Um abraço a todos !

Ah... cuidado quando forem reduzir no manual, pois a redução ocorre sempre pra cima, e isso às vezes confunde, por exemplo, quando estamos numa 3a. e desejamos reduzir pra uma 2a. A reação imediata é jogar a alavanca pra baixo (como de costume), mas as reduções ocorrem sempre jogando a alavanca pra cima... logo, logo, a gente se acostuma ! icon_smile.gif


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#33 GREEN-MONSTER

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Postou 24 março 2008 - 08:43

PERGUNTA PRA MATAR!!!

COMO O SISTEMA DA FIAT É MELHOR QUE O DA GM SE OS DOIS SÃO A MESMA MERDA?!?!?! OU SEJA MARELLI!!!

O SISTEMA INCLUSIVE FOI TESTADO PELA 4 RODAS E FOI MAIS LENTO QUE O CONVENCIONAL!!! QUE MAIS HÁ PARA DIZER?!?!?!

Este post foi editado por GREEN-MONSTER: 24 março 2008 - 08:46

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#34 brunocar

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Postou 24 março 2008 - 11:17

Acho que a proposta deste sistema é pra condução estritamente familiar, do dia-a-dia, sem maiores apelos. Fiz o test-drive nessa Meriva, e ela é muito agradável de conduzir, parece até de brinquedo! Mas realmente as respostas são lentas e se voce forçar, o bicho não vai!!! Porém, pela proposta do carro acho que atende bem! Só não podemos misturar as coisas e querer esse cambio no pseudo-esportivo Vectra GTX.
Easytronic = ir ao supermercado fazer compras!!! ;)

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Brunocar
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#35 Rodrigo

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Postou 24 março 2008 - 11:33

Pelo que entendi, o sistema é apenas relativo a embreagem e troca, mas o escalonamento continua o original. Entao se o escalonamento para a potencia/torque for melhor no Stilo, será melhor de dirigir do queo da meriva. Acho que é por ai aeuhaeuh

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Rodrigo
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#36 GREEN-MONSTER

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Postou 24 março 2008 - 12:56

Pelo que entendi, o sistema é apenas relativo a embreagem e troca, mas o escalonamento continua o original. Entao se o escalonamento para a potencia/torque for melhor no Stilo, será melhor de dirigir do queo da meriva. Acho que é por ai aeuhaeuh

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Rodrigo


Esse assunto tá parecendo religião, tudo que é comprovado é justamente o contrário, porém as pessoas querem simplesmente acreditar.

A 4 Rodas aferiu e o sistema já é conhecido por sua letargia, pois os acionamentos não são tão rápidos quanto a troca manual, não tem nada haver com escalonamento, a relação não interfere na velocidade do sistema de troca de marchas!!!
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#37 Mr. Calibra

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Postou 24 março 2008 - 13:12

pelo que entendi o sistema da meriva é elétrico, e do stilo é hidráulico, então deve ter alguma diferençazinha mesmo. Mas de qq jeito se fosse cambio esportivo, viria no vectra e stilo abarth, e não em carros mais mansos...
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#38 Mortari

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Postou 24 março 2008 - 13:55

Se o apelo desses câmbios fosse esportivo, os comerciais não seriam como são: um é feito por uma mulher comparando a versatilidade do câmbio a um casaco (!?!?!) e outro é basicamente um moleque pagando de playboy pq o carre dele tem "borboletinhas" pra trocar de marcha, enfatizando muito mais a imagem e status de trocar as marchas no volante que a eficiência de desempenho do sistema.
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#39 GREEN-MONSTER

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Postou 25 março 2008 - 09:09

pelo que entendi o sistema da meriva é elétrico, e do stilo é hidráulico, então deve ter alguma diferençazinha mesmo. Mas de qq jeito se fosse cambio esportivo, viria no vectra e stilo abarth, e não em carros mais mansos...


O sistema é eletrohidráulico.
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#40 GREEN-MONSTER

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Postou 02 abril 2008 - 13:56

Saiu uma matéria na $patas sobre este tipo de câmbio, comparando Stilo x Meriva. Aconselho!!!

E estava errado a Marelli faz o câmbio da Fiat e a LUK da GM.

Para minha supresa eu descobri que manual a Meriva era melhor e agora é melhor aqinda, mais rápida que o Stilo... huahauhauhauahu
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