review de um user que tem um stylo normal 04 completo e fez TD patrocinado pela fiat em autodromo com o novo cambio...
Antes de mais nada, gostaria de dizer uma coisa:
VENDO STILO 1.8 16v SP 04 C/ SKY, DUAL TEMP, 17", XENON E MOLAS EIBACH. Tratar com Zippo
Sim, eu PRECISO ter um Stilo Sporting Dualogic!!!
Meus amigos, o que foi aquela tarde de Test Drive no autódromo de Interlagos? Eu poderia passar dias sem sair do carro apenas parando para abastecer icon_biggrin.gif
É um tanto quanto óbvio que vocês terão a possibilidade de ler inúmeros artigos sobre o carro, dos mais positivos aos mais negativos, mas a verdade é que o novo cambio DUALOGIC é um investimento que vale cada centavo!!!
Conduzindo no modo automatico, automatico esportivo (ligando o botão "S"), manual ou manual esportivo o carro surpreende muito pelas trocas sutis e rápidas também, graças ao sistema hidráulico de acionamento de embreagem, superior ao elétrico que equipa a Meriva. Em tempo, conversando com um editor de uma revista de carros tive um feedback bem positivo, pois ele havia testado a Meriva e após testar o Stilo ele comentou: "é outro câmbio, comportamento totalmente diferente. Agora sim acertaram!". Quer dizer, esta é uma das trocentas opiniões que aparecerão, mas bateu com as informações que eu já tinha lido: o sistema DUALOGIC do Stilo coloca no bolso o Easytronic da GM, FATO!
A Magneti conseguiu baixar bastante o tempo de troca, comparado com as versões anteriores desse cambio, que equipou diversos carros da FIAT, FERRARI e MASSERATI. Aliás, ganhei da Magneti um DVD muito legal sobre detalhes do cambio, historio, caracteristicas técnicas e a evolução. Criaremos uma imagem dele e disponibilizaremos para download em breve icon_wink.gif
Conversando com um amigo meu, jornalista da revista HOT, ele me passou a seguinte informação:
A caixa de câmbio é a mesma adotada nos modelos manuais, mas com leves mudanças nas relações de 1ª e 5ª marchas, que estão mais 9 e 4% curtas, respectivamente. A primeira mais curta foi adotada para evitar gasto excessivo de embreagem nas arrancadas, enquanto a última marcha foi reduzida para evitar que, em estradas, o carro ficasse alternando entre a 4ª e 5ª caso enfrentasse trechos mais íngremes.
Bem, voltando ao assunto Test Drive, acredito que todos exigiram muito do carro no autódromo, e comigo não foi diferente icon_smile.gif
As retomadas e a estabilidade do carro me surpreenderam MUITO! E digo muito mesmo, pois depois das primeiras 2-3 voltas de reconhecimento da pista e do carro comecei a leva-lo no limite, abusando do kick down e pé cheio nas curvas e o carro respondia com perfeição, retomadas rápidas e uma ótima estabilidade para um "carro de rua".
Obviamente o sistema é inteligente e não permite abusos irresponsavéis, quando algum comando não permitido é "solicitado" ao câmbio. Nesta hora soa um aviso sonoro e msg no CPU de bordo avisando que aquilo não é correto e seguro. Convenhamos, não é prudente, quanto mais seguro, vir a 140 km/h, montar no freio e querer de imediato uma 2a marcha para entrar rasgando em uma curva insana , mas tudo bem, estava em um autódromo e precisa testar estas possibilidades icon_lol.gif
Claro, em um percurso como o do autódromo de Interlagos é impossível dirigir no limite fazendo uso das borboletas, pois as mesmas são acopladas no volante e vocês podem imaginar que dirigindo forte, e girando trocentas vezes o volante para a esquerda e direita é impossível acionar as borboletas, situação totalmente diferente do uso "civíl" onde as borboletas são um recurso incrível.
Assim como paguei a mais pelo teto Sky Window, pagerei feliz da vida pelo câmbio DUALOGIC e pelas borboletas. Na minha opinião, vale cada centavo e só reforça mais a posição do Stilo como um produto premium dentro de sua categoria, sem esquecer do excelente custo benefício que o mesmo apresenta.
Pra fechar esta análise, gostaria de lembra-los que o motor é o mesmo, então, não esperem uma performance diferente do que nós já conhecemos. Com certeza muita revista/site fará análise negativa entre desempenho esportivo e o conceito "SPORTING" que acompanha o nome do modelo testado.
Para mim, e acredito que para a maioria de vocês, um verdadeiro desempenho esportivo é entregue pelo Stilo Abarth - 2.4 20v 5 cilindros - e não pelos motores POWERTRAIN 1.8 litro, sejam eles 8 ou 16 válvulas.
Agora vamos ao que interessa, fotos e vídeos icon_smile.gif
Abraços!
Zippo
Videos do stand do testdrive...
creditos: clube do stilo
[]s
Rodrigo