Light Style© by Fisana

Ir para

Foto

Projeto de som pra Calibra... SPQL.

• Por favor, faça o login para responder
20 respostas neste tópico

#1 Rodrigo

Rodrigo
  • AMIGO
  • 10 Posts:
  • Localidade:Rio de Janeiro / RJ

Postou 08 dezembro 2007 - 00:03

tava sem fazer nada na inet, resolvi postar um projetinho pra quem gosta de qualidade mas tb de pressão e potência, em um custo-benefício bom graças ao dólar... não é um projeto básico, é pra quem GOSTA de som.

Imagem
Nas portas dianteiras:
MTX Kit 2 vias TX 6001 90W RMS
R$530.00

Imagem
Na porta traseira e na coluna abaixo do cinto de segurança traseiro:
MTX Kit 2 vias TX 6001 90W RMS
R$530.00

ImagemImagem
Na mala:
MTX Audio Subwoofer 9512 1000W RMS 4+4 ohms
R$1,390.00

Imagem
Amplificador mono:
Banda Amp VX ICE 1800W RMS Digital Performance com ganho no MINIMO
R$1,130.00

Imagem
Amplificador stereo:
Banda Amp 9.8 Performance 1200w - 4 canais (4 x 300W RMS 1 ohm)
R$1,299.00

Imagem
Bateria:
MXR Impact SPL 700 90A
R$269.00

Imagem
MCapacitor:
Blitz Megacapacitor BZCAP250 25 Farad (somente pro banda ice)
R$489.00

CUSTO BASE: R$ 5637,00

O resto é fiação, porta-fusíveis, e uma caixa bem planejada... mais caixa, acabamentos, mdo... temos por volta de R$ 6500,00 de preço final.

[]s
Rodrigo
  • 0

#2 Roberto Junior

Roberto Junior
  • AMIGO
  • 1.258 Posts:

Postou 08 dezembro 2007 - 01:38

Kit 2 vias da MTX e modulo da Banda estão longe pra quem procura som de qualidade!

Kit 2 vias qualquer modelo de entrada da Mb quart toca infinitamente melhor e o preço nao é tão diferente!

Modulos tem varias opções, mas Banda eu descartaria!
  • 0

#3 Rodrigo

Rodrigo
  • AMIGO
  • 10 Posts:

Postou 08 dezembro 2007 - 02:01

é um sPql, nao um sql... foi visando custo-beneficio, qualidade e potencia... o mbquartz vai te dar mais qualidade porém vai te pedir fiação melhor pra ter um resultado decente e no limite da potencia ou quando aumentar o volume talvez te de um som até pior q um mtx, que aguenta altos volumes com som legal.

modulo da banda é custo beneficio nacional padrão... quando as outras empresas tiverem consciencia de mercado q a banda tem de em caso de problema com o modulo, independente de estar na garantia ou nao, enviar pra ela e ter o modulo devolvido sem custos e ainda por sedex, ai ate dou credito pras outras. E tem qualidade pra manter um som alto por bastante tempo com qualidade e sem dar problemas por vários anos, nao tem problemas de superaquecimento apesar de consumir um pouco mais de bateria que as outras opçoes. Eu particularmente não escolho outro nacional... pra pular ja iria de kicker ou rf, talvez fujitsu dependendo do valor/potencia.

entretanto som é gosto pessoal... faz um projeto tb e posta aqui, explicando a idéia geral a q se propõe, pq dependendo do fim varia muito e do bolso tb. ;)

se fosse pensar em qualidade ja pularia pra um focal da vida, mas quem pode bancar um som assim? e principalmente, quem se preocupa em ter um som tão puro gastando um carro popular pra montar e balancear tudo em um carro que nao tem uma vedação/acustica perfeita? :) eu acho desperdício a partir de certo nível de material. Meu limite se daria em JL audio, mas vou pelo que ouço montado em outros carros, e não pelo preço.

Mais que isso só vai notar diferença se revestir o carro todo e ouvir o som (com O player e A fiação) além do o motor desligado.

[]s
Rodrigo
  • 0

#4 Roberto Junior

Roberto Junior
  • AMIGO
  • 1.258 Posts:

Postou 08 dezembro 2007 - 02:24

Eu já tive 2 MTX 9512 igual esses! são um tanto fortes!

MTX são muito bons pra subs e pra modulo! Infelizmente pra kit 2 vias não são bons!

Mb quart são otimos em qualidades e nem por isso são ruins em alto volume, consegue reuni os 2 mto bem! Dos kits 2 vias que eu já ouvi nessa faixa de preço de uns 600 reais, um modelo de entrada da MB quart é a melhor opção sem duvidas!

Projeto de SQ já é bem mais complexo, ai sim envolve um projeto mais detalhado em fiação, casamento de player com módulo e todo um conjunto de fatores bem complicados!

SQPL já não é preciso se preocupar tanto pois é um projeto que visa bastante grave mas sem abrir mão do estereo! Mas nunca se consegue ter um som totalmente voltado a qualidade com bastante pressão sonora!

Modulo pra SPL e SQPL pra empurrar subs desse nivel de potencia tem muitos nacionais baratos, Banda eu descartaria de primeira! são um tanto ruins em termos de distorçao harmonica (THD) além de não serem tão eficientes pela potencia declarada pelo fabricante!

Eu já tive Hurricane 1800.1, Soundigital 2300, MTX 1501D... já ouvi mtos Banda ice tbm...

Em relaçao a custo beneficio eu iria do Soundigital 2300! eu usava ele pra tocar os dois 9512! Esse sub é muito forte! Aguentam bem mais de 1.000W rms sussegado! os meus com 2.300W rms ainda pediam mais potencia!

Agora em relação a modulos pra estéro dos nacionais os Audiobanks tem um otimo custo beneficio e não são caros, Wharf Audio são otimos tbm e dependendo do modelo tbm não são tão caros!

Ai vai um video dos meus 9512 empurrado pelo Soundigital 2300 + 1 Megacapacitor de 6 Farad + 2 Bateria auxiliar + Modulo JVC 7700 empurrando os falantes do estereo (por incrivel que pareça eram os falantes originais do astra) e um player Alpine 7892!

Abraços!!

Roberto
  • 0

#5 Rodrigo

Rodrigo
  • AMIGO
  • 10 Posts:

Postou 08 dezembro 2007 - 02:32

Opa, rox!! algum modelo de mbq em especial? é tanta coisa variavel que influi no resultado dos falantes q é fodz aeuheuh mas algum modelo em especial dos mbq q vc achou melhor em volumes mais elevados q os mtx?

ps: com pezinho ou sem pezinho? :P

nacional pra mim nem os de kevlar se equipararam ao 2 vias, talvez só no tweeter q o da selenium chegue perto. mas é bom ouvir vc falar visto q vc já teve :) e eu só ouvi algumas vezes aeuhaeu nao pude ficar testando com varios tipos de som e tals.

videozin show :) mas na mala do calibra, se botar 2 desses já era inteira, é rasa, tem que compensar pra ficar com a litragem correta. Com um só dá pra limitar pela borda do estepe ou ate o banco traseiro ou ate a lateral do lado do carona.

[]s
Rodrigo

Este post foi editado por Rodrigo: 08 dezembro 2007 - 02:40

• 0

#6 Roberto Junior

Roberto Junior
  • AMIGO
  • 1.258 Posts:

Postou 08 dezembro 2007 - 02:43

Opa, rox!! algum modelo de mbq em especial? é tanta coisa variavel que influi no resultado dos falantes q é fodz aeuheuh mas algum modelo em especial dos mbq q vc achou melhor em volumes mais elevados q os mtx?

ps: com pezinho ou sem pezinho? :P

nacional pra mim nem os de kevlar se equipararam ao 2 vias, talvez só no tweeter q o da selenium chegue perto. mas é bom ouvir vc falar visto q vc já teve :) e eu só ouvi algumas vezes aeuhaeu nao pude ficar testando com varios tipos de som e tals.

[]s
Rodrigo

Oq eu ouvi estava na porta de um astra, se eu nao me engane era um Reference! gostei bastante! mto bom o kit!

Eu ja tive bastante kit 2 vias legais, mas por incrivel que pareça nunca instalei no carro! huahuahua

Oq eu ja tive no astra foi um Visteon de 6" e nao gostei, excesso de medios , falta de graves e agudos estridentes!

Até os falantes originais eram melhores, tirando os tweeters originais q eram horriveis!

Kit 2 vias nacionais que tocam legalzinho é os NAR de kevlar! realmente twt da selenium é bom, mas é um modelo em especifico que eu esqueci agora!

O complicado em fazer pezinhos descentes pra kit 2 vias é a litragem, a maioria dos kits pedem uma litragem razoavel em pezinhos, e os pezinhos acabam virando pezoes! huauhauha

Mas se for comprar algum kit 2 vias da mb quart o mais barato não faz feio, são todos bons! claro que os modelos mais tops são melhores a ponto de competir com focal, alias, o modelo mais top da Mb quart (QSD) ta de igual pra melhor que muito modelo da Focal! Porem o preço começa a ficar alto! hehehehe

É isso ai, esse negocio de som é coisa de doido! eu já fui viciado, mas é um vicio meio loco! um som top mesmo é muito complexo e caro! tem que gostar muito!

Prefiro ficar no mediano, num bom custo beneficio que já ta bom! hahahaha

Abração!

Roberto
  • 0

#7 Rodrigo

Rodrigo
  • AMIGO
  • 10 Posts:

Postou 08 dezembro 2007 - 02:45

1tw1 só mesmo e olhe lá :)

[]s
Rodrigo
  • 0

#8 Roberto Junior

Roberto Junior
  • AMIGO
  • 1.258 Posts:

Postou 08 dezembro 2007 - 02:55

1tw1 só mesmo e olhe lá :)

[]s
Rodrigo

Exatamente esse :D

Abraços

Roberto
  • 0

#9 Erick Nagy

Erick Nagy
  • AMIGO
  • 5.640 Posts:
  • Localidade:Guarulhos/SP

Postou 08 dezembro 2007 - 11:11

[MATHEUS CRAZY LIFE MODE = ON]

6K5 dá um kit turbo bacana, que por sua vez resulta numa sinfornia bem melhor que qquer sub batendo... haehaeuhauheae
De quebra, pode aproveirar e tirar todo o som, peso morto do carro! ;-)

[MATHEUS CRAZY LIFE MODE = OFF]
  • 0

#10 MasterRey

MasterRey
  • AMIGO
  • 4.071 Posts:

Postou 08 dezembro 2007 - 13:42

pra mim eu quero este esquema basico kit clarion
cdplayer
http://www.clarion.c.../10/large,1.jpg
altofalantes frontais
http://www.clarion.c...929/SRS1685.jpg
sub
http://www.clarion.c...9239337608.html
modulo
http://www.clarion.c...9239335830.html
  • 0

#11 Rodrigo

Rodrigo
  • AMIGO
  • 10 Posts:

Postou 08 dezembro 2007 - 13:51

show master... ainda bem que a clarion parou de sofrer do mal de nakamichi e resolveu fazer players mais bonitos além da tradiçao de qualidade sonora.

[]s
Rodrigo
  • 0

#12 Roberto Junior

Roberto Junior
  • AMIGO
  • 1.258 Posts:

Postou 08 dezembro 2007 - 14:01

Esse player 955MC eh bom mesmo!

Comprei um la nos EUA assim que saiu! mto bacana!

Mas já vendi! hahaha
  • 0

#13 Warcelo

Warcelo
  • AMIGO
  • 2.318 Posts:
  • Localidade:Belo Horizonte - MG

Postou 08 dezembro 2007 - 15:11

Se quiserem uma dica de CABo para ligar o som, nao gastem seu dinheiro ATOA com cabos caros!!!

Comprem cabos de IDE de computador ( loja de eletronica vende o metro ) quando mais fios paralelos melhor. Vcs peam o cabo de um lado e comecam a juntar todos os fiozinhos, intercalendo 1 positivo e 1 negativo. O resultado e o melhor possivel estudado pelos melhores engenheiros de audio do Brasil.

Posso ficar aqui horas explicando o pq a qualidade do cabo e boa e pq da certo, mas ia escrever 1 pagina inteira. Saiba apenas que o laboratorio de audio do departamento de engenharia eletronica da UFMG tem TODOS os cabos sao ligados assim.

OBS ( Nao da pra ligar sub woofer de muita potencia nesse cabo pois ai dependando da potencia ele nao aguenta )

o cabo eh esse aqui:

Imagem

Como eu disse em jojas de eletronica vendem o metro dele.

Falow!
  • 0

#14 Rodrigo

Rodrigo
  • AMIGO
  • 10 Posts:

Postou 08 dezembro 2007 - 15:38

vc só eskeceu de um detalhe aeuhaeuh

INTERFERENCIA. Pra um laboratório, perfect. Pra carro, se o cabo nao for mto bom (e nesses caso leia-se qualidade do cabo e igualmente qualidade da proteção/blindagem), no way. O ambiente não é controlado...

E cabo de qualidade média tb nao ta taaaao caro assim. Só o ultra-top q tem preços extorsivos... ja gastou 6.5k com som + o player, nao da pra economizar 300 R$ em cabeamento.

Esses cabos flat eu ja li sobre isso mas ha MTO tempo atras uaehae snme numa car&stereo. Depois nunca mais vi nada eauhaeu

[]s
Rodrigo
  • 0

#15 Roberto Junior

Roberto Junior
  • AMIGO
  • 1.258 Posts:

Postou 08 dezembro 2007 - 19:45

Mas fiaçao pra ligar altofalante não pega interferencia!

Oq pega interferencia e precisa ser blindados alem de passarem bem longe dos fios de energia são os RCA!
  • 0

#16 MasterRey

MasterRey
  • AMIGO
  • 4.071 Posts:

Postou 10 dezembro 2007 - 13:18

fio ide não é recomendado ele é muito fino e curto tem q fazer emendas q acabam por estragar o audio . que é justamente o oposto da função do cabo

se não puderem comprar santo angelo pirelli ou outro cabo bom , pegue um cabo de rede cat-5 ou cat-6 . e ligue o mantendo a sua trançarem original , usando os pares brancos como negativo e os fios coloridos como positivo.
(não destrance o cabo)
  • 0

#17 Roberto Junior

Roberto Junior
  • AMIGO
  • 1.258 Posts:

Postou 10 dezembro 2007 - 22:39

Cabos de rede como fiaçao para falantes realmente é uma otima opção!
  • 0

#18 Warcelo

Warcelo
  • AMIGO
  • 2.318 Posts:
  • Localidade:Belo Horizonte - MG

Postou 11 dezembro 2007 - 07:47

Em loja de eletronica vende o ide a metro, nao precisa fazer sequer uma emenda. Eu garanto que a diferenca de qualidade eh notavel dele para um cabo comum!

Abraco!
  • 0

#19 MURILLOALANIS

MURILLOALANIS
  • AMIGO
  • 5.859 Posts:
  • Localidade:Piracicaba - SP

Postou 19 dezembro 2007 - 12:17

é bom lembrar que cat5 e cat 6 tem um ganho e agudos, porém tem atenuação em médio-graves

sobre os MTX, pra sub e módulos, exelente opção, pra kit, se objetivo for spl passa
mas ele não é dos mais equilibrados..

bom, deixa eu postar meu sisteminha atual aqui

player Alpine7893
mod pro kit alpine MRV F400 (v12)
kit NAR kevlar (tw de titanio)
mod pros subs corzus 4002 (temporario)
subs JL audio 10W6 (2)

em breve a corzus sai e entra uma wharf audio SPX 666

e um outro carro que eu acabei de ontar esses dias

player - alpine IVA W205
processador - alpine PXA H701
kits
1 3 vias bravox (pezinho e peitinho)
2 2 vias bravox cs60CF (portas)
1 2 vias bravox cd50CF ("peitinhos traseiros para surround")
1 coaxial cx40S (canal central)

módulos
1 alpine V12 antiguinha de 2 canais pro central
1 fosgate P4004 (3 vias e porta diant)
1 blaupunkt GTA480 ((porta tras e surround)
1 audiobahn 2400HC (sub)

sub
audiobahn immortal 15"

tb tem 2 capacitores db link, uma banda vx energia, telas 7" visteon nos encostos traseiros, tela 5" no encosto do meio do banco de trás, tela 17" no porta malas motorizada.

quase tudo fica escondido, o unico módulo a vista é a audiobahn

depois eu posto fotos.

qualidade ecaaaa

mas era a vontade do cara, uma pena desperdiçar o W205 e o PXA naquele carro
  • 0

#20 MasterRey

MasterRey
  • AMIGO
  • 4.071 Posts:

Postou 19 dezembro 2007 - 12:57

oq o murilo falou é verdade os cabos de rede para som dão uma enforcada nos graves. mas pra isso usem um sub woofer com amplificador proximo ao falante com um par grosso de cobre ligando-os e usem um coaxial de otima qualidade ligando o modulo no radio de preferencia com crossativo
  • 0

#21 MURILLOALANIS

MURILLOALANIS
  • AMIGO
  • 5.859 Posts:
  • Localidade:Piracicaba - SP

Postou 19 dezembro 2007 - 18:21

olha, os cabos de rede eu ja fiz teste tanto pra RCA qto pra cabo de falante, e achei vantagem o RCA quando for usar kit bi amplificado, usando o cat só pra tweeter, ais nada.
ja para os médios, o que eu mais gostei foi o RGC59 da kmp, da um ganho em baixas freq, e encorpa os medio-graves, por um acaso é o que eu to usando no meu carro.
  • 0