Light Style© by Fisana

Jump to content

Photo

Dúvida Catalisador Oco Vs Sensor Maf - Influêcia

• Please log in to reply
7 replies to this topic

#1 David

David
  • AMIGO
  • 1,757 posts

Posted 17 April 2012 - 22:17

A dúvida não é do Calibra é do meu Passat 1.8T 2001. Sem me banirem! :blink: O assunto é interessante...

Meu Passat desde quando comprei amarra em alta rotação. Está reprogramado e tem muita saúde, mas lá pelos 4 mil rpm´s começa a amarrar, muito notável na estrada, na cidade em menor proporção pela potência que sobra. Até em certas situações fica com um pouco de cheiro de gasosa na cabine. Talvez por não queimar bem a mistura...

Hoje com mais tempo e paciência comecei a fuçar o carro com o mecânico. Papo vai, papo vem. Chegamos a conclusão que pode ser o Catalisador desmiolado que causa instabilidade para o MAF (que se conecta no final deste). O problema pode ser este? Pelo fato do catalisador oco criar uma certa turbulência, ocasionando erro de leitura no MAF que salvo engano é o 2.º, tem outro talvez na admissão.

Alguém já teve experiência parecida? Caso seja isso, a solução é comprar um catalisador novo? Ou existe plano B?

Vlw pela força :)
  • 0

#2 David

David
  • AMIGO
  • 1,757 posts

Posted 17 April 2012 - 22:26

Aqui a foto do local onde o Maf encaixa no catalisador.

Ps: Não fui eu que desmiolei. Já comprei o carro assim. Não faria essa gambiarra.

Attached Images

• s_MLB_v_O_f_193465995_9416.jpg

• 0

#3 Fritz

Fritz
  • AMIGO
  • 2,505 posts
  • Localidade:Belo Horizonte - MG

Posted 18 April 2012 - 08:21

Davi,

Pode ser este o problema sim, mas não devido à turbulencia...
Em varios carros atualmente (dependendo da quantidade de cilindros, existem 2 ou 4 sondas, sendo que elas ficam localizadas antes e depois do catalisador.
Um dos principais objetivos dela é a comparação entre os gases antes e depois do catalisador, para garantir a eficacia do mesmo diante das normas de emissão de poluentes.
Obviamente a leitura de ambas é bastante diferente, devido ao catalisador e quando o mesmo não tem mais eficiencia, a lçeitura TENDE a ficar igual.
Com isso em alguns veiculos é acionado o modulo de emergencia da central que programa a curva padrão (avanço, misturas por rotação, depressão etc...)diminuindo sensivelmente a potencia do carro e isto é notavel principalmente em altas rotações. Este incomodo obriga o proprietario a levar o carro a concessionaria e o mesmo acaba trocando o catalisador.

Como cada caso é um caso, existe a possibilidade de "desorientar a segunda sonda", ou seja, fazer com que ela leia uma mistura "correta". Mas isso voce deve procurar pessoas especializadas e geralmente são os mesmos que preparam os chips de potencia para carros, pois passam por isso constantemente em suas preparações.

Não sei se este é o problema que ocorre no seu veiculo, mas é algo que ocorre normalmente no mercado quando se retira o catalisador hoje em dia.

Grande abraço.
  • 0

#4 Roberto Junior

Roberto Junior
  • AMIGO
  • 1,258 posts

Posted 18 April 2012 - 08:49

Acho q vc confundiu Maf com sonda lambda.

É isso mesmo q o fritz disse, a segunda sonda lê os gases depois do catalisador só para fins de emissão de poluentes. Como você esta com o miolo oco provavelmente a injeção esta interpretando algum erro.

Ou desativa a segunda sonda, ou põem um catalisador novo. rs
  • 0

#5 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9,141 posts
  • Localidade:Cotia - SP

Posted 18 April 2012 - 10:51

Os melhores motores para preparar são os que tem a injeção mais burra..... duas sondas, MAF+MAP, borboleta eletronica.......arghhhhhhh
  • 0

#6 David

David
  • AMIGO
  • 1,757 posts

Posted 18 April 2012 - 14:26

Valeu turma pela ajuda técnica. Em breve vou trocar o catalisador e posto os resultados, pois sempre é um parâmetro técnico para servir de experiência.

Márcio, meu Passat ainda tem borboleta mecânica - Uma treta a menos, até a reprogramação do Funari Loki, ficou mais barata.

Um dado técnico interessante, é que o Passat original tem 150 cv e 21,4 Kg de torque , depois que reprograma vai para 195 cv e 33 Kg de torque

Ganho superior a 50%

Abraço.
  • 0

#7 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9,141 posts
  • Localidade:Cotia - SP

Posted 18 April 2012 - 15:20

Valeu turma pela ajuda técnica. Em breve vou trocar o catalisador e posto os resultados, pois sempre é um parâmetro técnico para servir de experiência.

Márcio, meu Passat ainda tem borboleta mecânica - Uma treta a menos, até a reprogramação do Funari Loki, ficou mais barata.

Um dado técnico interessante, é que o Passat original tem 150 cv e 21,4 Kg de torque , depois que reprograma vai para 195 cv e 33 Kg de torque

Ganho superior a 50%

Abraço.

Muito torque e pouca potencia, parece mesmo que seu carro é otimo em médios regimes e perde folego de alta. Mas sinceramente se a turbina é do 150cv, 195 cv ta mais que bom.

• 0

#8 David

David
  • AMIGO
  • 1,757 posts

Posted 22 June 2012 - 20:14

Notícias. Troquei o catalisador e o carro melhorou 100% em alta.

As 20V estão respirando com saúde.

Experiência positiva.

Abs.
  • 0