Light Style© by Fisana

Ir para


Foto

Modificando Um Vectra Para Maior Economia De Combustível


  • Por favor, faça o login para responder
54 respostas neste tópico

#1 GuilhermeBuonfiglio

GuilhermeBuonfiglio
  • ADMINISTRADOR
  • 2.426 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 08 maio 2013 - 16:32

Pessoal,

 

Meu Vectra 2.0 8V roda 153km por dia, tudo em estrada, a 100km/h (Rodoanel).

Motor está cansado (158psi), mas o consumo de gasolina ainda está razoável (12km/L). Custo de combustível na faixa de R$900,00/mês. Lembro dele fazer 14km/L há muitos anos atrás...

Vou fazer o motor, e penso em instalar uma VEMS e fazer um mapa pobre para o dia-a-dia. Acredito que a Wideband traria um enorme benefício neste sentido.

 

Mas gostaria de ir além... O que vocês acham de:

  • Substituir os atuais pneus 205/60R15 por 175/75R14 (nem sei se acha. O original era 185/70R14. Talvez apenas voltar para esta medida)
  • Alongar o câmbio (sugestões de coroa e pinhão?)

 

Quanto ao motor, alguém tem referência do consumo do 2.0 álcool MPFi que equipou as Supremas? Será que com uma taxa de 12:1, cabeçote bem polido e um escape menos restritivo seria possível um consumo com uma diferença menor que 30% em relação ao original a gasolina?

 

[]s,

Guilherme

 


  • 0

#2 Rex Calix

Rex Calix
  • AMIGO
  • 1.159 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Campo Largo - PR

Postou 08 maio 2013 - 17:28

Cuidado com "cabeçote bem polido" Guilherme. Polimento na admissão visando consumo...NEVER !! Câmara de Explosão e escape ainda vai.

Se preocupe mais com o casamento dos dutos e coletores, e a equalização dos dutos tbem. Não sei onde vc costuma fazer seus cabeçotes  ;)

O pneu original tbem é uma boa pedida!

QUanto a relação...não tenho a mínima idéia rsrsrs


  • 0

#3 Led Zeppelin

Led Zeppelin
  • MODERADOR
  • 8.016 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Osasco - SP

Postou 09 maio 2013 - 08:17

nao concordo com o alongar o cambio...

 

a maior eficiencia energetica do motor é em seu RPM de maior torque usando a menor carga...

 

Falow


  • 0

#4 VooDooMan

VooDooMan
  • AMIGO
  • 598 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Porto Alegre - RS

Postou 09 maio 2013 - 11:52

Eficiencia energética não é menor consumo, é menor consumo por potência gerada. Porém, se o cambio está curto para a velocidade, sobrando potência, você tem menor eficiência geral, pois o motor gera mais potência do que a necessária para mover o veículo.

 

Consumo baixo em estrada = baixa rotação.

 

Qual carro moderno tem a última marcha apelidada de overdrive, apesar de ser outra função, extremamente longa.

 

Os omegas 3.6 (2005 em diante) a 5a daria quase 400 se o motor fosse até o corte, a 150 está a 2500rpm, pico de torque é 34kg @ 3200rpm, dificilmente chega nessa rotação na estrada em uso normal.


  • 0

#5 VooDooMan

VooDooMan
  • AMIGO
  • 598 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Porto Alegre - RS

Postou 09 maio 2013 - 11:56

Em relação ao vectra, eu analisaria, antes de tudo, qual a diferença de gasto se ele migrar de 12 para 15, numeros acima de 15 num carro com essa area frontal, eu não sei se é fácil de conseguir.

 

A partir daí, estipula qual teu orçamento disponível.

 

Daí tu define aonde foca, diminuir perdas ou aumentar rendimento.

 

Aumentar rendimento:

 

Aumentar taxa, melhorar acerto do motor (ignição e combustível).

Deslocar faixa de rotação de uso com cambio mais longo compativel (não adianta alongar demais e ter que pisar fundo)

 

Diminuir perda:

 

diminuir altura do solo para diminuir área frontal

diminuir pneus em largura e composto com menor atrito

 

 

Tem que contabilizar outros possíveis gastos e até dias de carro parado e problemas com mecanico se a conta é para diminuir a conta.


  • 0

#6 fernando junior

fernando junior
  • ASSOCIADO
  • 1.743 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 09 maio 2013 - 12:42

Componentes roletados no motor (por exemplo, o cabeçote moderno 8V GM) podem ajudar a reduzir atrito e melhorar consumo e performance ao mesmo tempo.


  • 0

#7 Led Zeppelin

Led Zeppelin
  • MODERADOR
  • 8.016 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Osasco - SP

Postou 09 maio 2013 - 15:28

é o que eu disse...

se quer melhor consumo, tera que usar o motor na regiao de maior torque, que nessa caso esta em 2600 RPM ... isso em WOT ...

quando se aumenta o vacuo na admissa, a curva de torque tende a baixar o RPM, mas nao chega a 500 RPM

 

Para ter o melhor consumo, tera que casar Carga, RPM e curva de torque com a velocidade de cruzeiro ...

baixo RPM por si só nao quer dizer melhor consumo...

isso é facil de se ver na pritica em um carro que mostra consumo instantaneo...

em uma longa subida de estrada, coloque 80/h em quinta marcha e veja o consumo instantaneo (mais carga e menos RPM)...  depois coloque quarta marcha e tente manter os mesmo 80/h (menos Carga mais RPM)!!!

 

E o vectra tem .28 de CX, logo tem potencial para ser um carro economico na estrada...

 

Falow


  • 0

#8 VooDooMan

VooDooMan
  • AMIGO
  • 598 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Porto Alegre - RS

Postou 09 maio 2013 - 15:28

boa !


  • 0

#9 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9.141 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Cotia - SP

Postou 09 maio 2013 - 18:21

O segredo da economia é taxa e manter o uso proximo do torque máximo.

Eu recomendo fortemente o Alcool, pois em SP economiza mais que a gasolina.

 

Meu Astra 2011 faz 9 no alcool com AC ligado 100% do tempo, percurso 80-90% estrada.


  • 0

#10 carica

carica
  • AMIGO
  • 667 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:S.Paulo / SP
  • Interesses:Calibra 16V

Postou 09 maio 2013 - 19:10

Tive um Omega GLS 2.0 Alcool. Comportamento do carro sensacional, ja que tinha uma taxa alta de fabrica e fazia entre 8,5 e 9,5 km/l na estrada e 6,5 a 7,5km/l na cidade. Bem diferente dos 2.0 gasolina nos omega que era fraco e beberrão.


  • 0

#11 MURILLOALANIS

MURILLOALANIS
  • AMIGO
  • 5.859 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Piracicaba - SP

Postou 09 maio 2013 - 19:44

pneu 175 75 14 acho que deve achar, mas tem tb 175 65 15, nem precisa mudar a roda. ai tem que ver qual tb é mais pesada..

acho interessante além dos pontos citados como taxa, cambio e etc, algumas peças que foram desenvolvidas para essa ultima linha de motores GM familia 2

algumas coisas que ajudaram a subir a ultima potencia de 128 pra 140 cv e diminuindo o consumo que era muito criticado na ultima serie do vectra foram.
cabeçote roletado
coletor de admissao de plastico
coletor de escapamento com um novo dimensionamento e uso de aço inox (nao sei se o material da confecçao mudou algo, creio que nao, que as diferenças tenham vindo da nova geometria apenas)
claro que junto a isso teve um novo acerto de injeçao, que eu nao sei se mudou de modelo tb..


Este post foi editado por MURILLOALANIS: 09 maio 2013 - 19:45

  • 0

#12 Adriano SJC

Adriano SJC
  • AMIGO
  • 1.223 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 09 maio 2013 - 19:47

Tenho bastante desconfianca que alterando a largura dos pneus por mais estreitos, talvez ganhara em consumo. No meu ex Kadett Gls 98, motor 2.0 MPFI, tinha cambio muito curto, acho que era o mesmo do GSI (120km/h a quase 3.800rpm) e o. Consumo tb era elevado. Um belo dia resolvi trocar a caixa de cambio por uma de kadett 1.8 ano 95, nao percebi alteracao significativa nas marchas menores e ganhei uma 5a. Marcha bem mais longa, rotacao a 120 km/h caiu pra 3000 rpm. Ele tb era alcool, tinha trocado pistao, bicos, etc. Consumo na estrada dava quase 11,5 km/l no alcool e cerca de 9 na cidade, bem melhor que aqueles kits com chip flex.
  • 0

#13 luiz k1

luiz k1
  • AMIGO
  • 71 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 10 maio 2013 - 14:10

boa tarde galera;

 

estou começando a andar com meu calibra 2.4 e estou impressionado com o baixo consumo, de boa 100/120 com o pé bem leve observando o consumo instantaneo estou fazendo 7lt/100km;8lt/100km, é impressionante o resultado desta injeção, muito boa por ser 95, penso ser o sensor maf responsável por esse feito, pensaria 2 duas vezes antes de trocar a injeção, estou de olho em uma injepro, mas não sei não penso ser impossível programar um sensor map/tps para economia.

 

abraço amigos

 

 

luiz k1


Este post foi editado por luiz k1: 10 maio 2013 - 14:11

  • 0

#14 VooDooMan

VooDooMan
  • AMIGO
  • 598 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Porto Alegre - RS

Postou 10 maio 2013 - 15:15

Tu tá usando o mesmo bico no 2.4 sem nem mudar pressão ou programação da central ??

 

A curva de enchimento do motor (torque) é completamente diferente com o miolo 2.4, e o aprendizado do termo longo e curto dessas motronics não vai muito longe a ponto de corrigir essa diferença toda.

 

SE tu mudou alguma coisa, o valor do C/B acaba não sendo mais realistico, apesar de que esse numero de consumo instantaneo é totalmente plausível e até melhorável.


  • 0

#15 RSR

RSR
  • AMIGO
  • 2.149 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Iacanga - SP

Postou 10 maio 2013 - 15:21

Realmente, a bosch motronic é uma das virtudes do C20XE... alia baixo consumo com desempenho... para um motor não muito alterado, acho bobeira trocar de injeção... principalmente pelo fato de ser um produto original amplamente testado pela montadora e voltado para alta durabilidade.


  • 0

#16 MURILLOALANIS

MURILLOALANIS
  • AMIGO
  • 5.859 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Piracicaba - SP

Postou 10 maio 2013 - 18:05

nao sugeri a troca da injeçao.. so comentei que houve uma mudança nos vectras de 2006/09 para os vectras 09/.. e nessas mudanças que a gm fez houve reduçao de consumo com aumento de potencia, tecnicamente, aumento de eficiencia.

entao citei as trocas mecanicas que adotaram (coletores e cabeçote) e citei a injeçao pq nao sei dizer se houve  alteraçao da injeçao e se a melhora no consumo foi proveniente de hardware(inj) ou se foi pelas peças mecanicas..


outra coisa.. o vectra acho q nao usa a motronic né?


  • 0

#17 luiz k1

luiz k1
  • AMIGO
  • 71 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 11 maio 2013 - 10:52

Tu tá usando o mesmo bico no 2.4 sem nem mudar pressão ou programação da central ??

 

A curva de enchimento do motor (torque) é completamente diferente com o miolo 2.4, e o aprendizado do termo longo e curto dessas motronics não vai muito longe a ponto de corrigir essa diferença toda.

 

SE tu mudou alguma coisa, o valor do C/B acaba não sendo mais realistico, apesar de que esse numero de consumo instantaneo é totalmente plausível e até melhorável.

AMIGO VOODOOMAN,

 

EVIDENTE QUE TROQUEI OS BICOS INJETORES, ESTOU USANDO OS BICOS DO ASTRA A ALCCOL BOSCH, PRESSÃO DE 3,2 BAR, E REPROGRAMAÇÃO DA CENTRAL NO PRADO POWERSHIPS, O PROBLEMA DE USAR UMA INJEÇÃO REPROGRAMÁVEL É QUE PRECISAMOS DE TEMPO PARA ACERTAR O CARRO, POIS TEM MUITAS VARIÁVEIS, COMO AR CONDICIONADO, FARÓIS, DIREÇÃO HIDRÁULICA, TROCA DE BAIXA P/ MÉDIA ROTAÇÃO COMO PASSAR UM QUEBRA-MOLA, EM FIM SÃO MUITOS ACERTOS E ACHO QUE O GANHO DE POTENCIA É MUITO BAIXO NÃO COMPENSA A TROCA, EVIDENTEMENTE QUE USANDO UMA PROGRAMÁVEL APRENDE-SE A FAZER(KNOW HOW).

 

ABRAÇO

 

LUIZ K1


  • 0

#18 GuilhermeBuonfiglio

GuilhermeBuonfiglio
  • ADMINISTRADOR
  • 2.426 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 13 maio 2013 - 17:59

O pneu mais fino faz mais diferença sim! Além do atrito, tem a redução da área frontal.

O câmbio longo é com certeza pré-requisito... Sem apelar para "custom", quais seriam as opções disponíveis? Um 4+E seria interessante, mas não vejo problema em alongar tudo...

 

Interessante esta informação do cabeçote mais moderno, vou pesquisa mais a respeito.

 

Por enquanto estou com este setup na cabeça:

  • Motor refeito, taxa 12:1,  balanceado e cabeçote estágio 1 bem equalizado, inclusive quanto à coletores de admissão e escape. (falta ver o cabeçote 8V mais moderno)
  • Câmbio alongado para algo em torno de 2.500RPM ou um pouco menos, a 100km/h
  • Pneus 185/70R14 (pela disponibilidade. Ainda vou pesquisar mais o 175/75).
  • Injeção VEMS com controle por Wideband e manter um objetivo "magro".

 

Alguns dados:

 

Cilindrada: 1998 cm³

Potência: 110 cv a 5200 rpm
Torque: 17,7 kgfm a 2600 rpm

 

Comparando ao motor do Omega álcool, que é o mesmo motor com 12:1 de taxa:

Potência: 130 cv a 5400 rpm
Torque: 18,6 kgfm a 4000 rpm (obviamente que não significa que tem menos que 17,7 kgfm à 2600rpm)

 

[]s!


  • 0

#19 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9.141 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Cotia - SP

Postou 13 maio 2013 - 19:17

O pneu mais fino faz mais diferença sim! Além do atrito, tem a redução da área frontal.

O câmbio longo é com certeza pré-requisito... Sem apelar para "custom", quais seriam as opções disponíveis? Um 4+E seria interessante, mas não vejo problema em alongar tudo...

 

Interessante esta informação do cabeçote mais moderno, vou pesquisa mais a respeito.

 

Por enquanto estou com este setup na cabeça:

  • Motor refeito, taxa 12:1,  balanceado e cabeçote estágio 1 bem equalizado, inclusive quanto à coletores de admissão e escape. (falta ver o cabeçote 8V mais moderno)
  • Câmbio alongado para algo em torno de 2.500RPM ou um pouco menos, a 100km/h
  • Pneus 185/70R14 (pela disponibilidade. Ainda vou pesquisar mais o 175/75).
  • Injeção VEMS com controle por Wideband e manter um objetivo "magro".

 

Alguns dados:

 

Cilindrada: 1998 cm³

Potência: 110 cv a 5200 rpm
Torque: 17,7 kgfm a 2600 rpm

 

Comparando ao motor do Omega álcool, que é o mesmo motor com 12:1 de taxa:

Potência: 130 cv a 5400 rpm
Torque: 18,6 kgfm a 4000 rpm (obviamente que não significa que tem menos que 17,7 kgfm à 2600rpm)

 

[]s!

Cambio do meu Astra 2011/2012 já é 2500 a 100km/h.

Pneu fino ajuda sim, mas acho que não vale a pena exagerar pois envolve segurança.

O motor mais econominco da familia dos 8V de 133/140cv, ultima geração. Faz 10 por litro na estrada sem AC no Alcool, considerando a diferença de preço do alcool/gasolina em são paulo, representa 14-15km/l na gasolina (mas se abastecer na gasolina não faz nem perto disso)

Uma coisa que se tem que ter em mente é que o peso sempre será algo que prejudica o consumo, mesmo que seja estrada.

 

O Astra é 200kg mais leve que o Vectra, portanto um Astra novo talvez resolva seu problema. Dizem que se ligar o piloto automatico ele fica de 10 a 20% mais economico.


  • 0

#20 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9.141 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Cotia - SP

Postou 13 maio 2013 - 19:40

Motor 2.0 8v roletado dos ultimos Vectra/Astra

 

 

MOTOR



Modelo:                                                                                       N20XF

Disposição:                                                                               Transversal

Número de cilindros:                                                               4
Cilindrada (cm3):                                                                     1.998

Diâmetro e Curso (mm):                                                  86,0 x 86,0

Válvulas                                                                                  SOHC,duas válvulas por cilindro

Injeção eletrônica de combustível:                          Bosch,S.F.I. (Sequential Multi Injection)

Taxa de compressão:                                                         11,5:1

 

Potência máxima líquida


 

(ABNT NBR 5484– ISO 1585):                                   Gasolina:133 cv a 5.600 rpm          
                                                                                           Álcool:140 cv a 5.600 rpm 
  


 

Torque máximo líquido


 

(ABNT NBR 5484 – ISO 1585):                                   Gasolina: 18,9 kgfm (185 Nm) a 2.600 rpm     

                                                                                     Álcool:19,7 kgfm (193 Nm) a 2.600 rpm

 

Combustível
recomendado:                                          Álcool hidratado e/ou gasolina comum

 

Rotação

máxima do motor (rpm):                            6.400


 

Consumo NBR 7024 (km/l)


 

(Cidade/Estrada/Média):                                         

Transmissão manual:                     Gasolina: 11,1/ 16,4 / 13,0

                                                                 Álcool: 7,5 / 11,0 / 8,8


 

TRANSMISSÃO



Modelo manual:                                                                     F17-5 Plus WR

 

Relação de

marchas:


 

Primeira:                                                                          3,73:1

Segunda:                                                                         1,96:1

Terceira:                                                                          1,32:1

Quarta:                                                                             0,95:1

Quinta:                                                                             0,76:1

Ré:                                                                                      3,31:1

 

Diferencial:                                                                        3,94:1


  • 0

#21 Fritz

Fritz
  • AMIGO
  • 2.505 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Belo Horizonte - MG

Postou 20 maio 2013 - 15:50

Motor 2.0 8v roletado dos ultimos Vectra/Astra

 

 

MOTOR



Modelo:                                                                                       N20XF

Disposição:                                                                               Transversal

Número de cilindros:                                                               4
Cilindrada (cm3):                                                                     1.998

Diâmetro e Curso (mm):                                                  86,0 x 86,0

Válvulas                                                                                  SOHC,duas válvulas por cilindro

Injeção eletrônica de combustível:                          Bosch,S.F.I. (Sequential Multi Injection)

Taxa de compressão:                                                         11,5:1

 

Potência máxima líquida


 

(ABNT NBR 5484– ISO 1585):                                   Gasolina:133 cv a 5.600 rpm          
                                                                                           Álcool:140 cv a 5.600 rpm 
  


 

Torque máximo líquido


 

(ABNT NBR 5484 – ISO 1585):                                   Gasolina: 18,9 kgfm (185 Nm) a 2.600 rpm     

                                                                                     Álcool:19,7 kgfm (193 Nm) a 2.600 rpm

 

Combustível
recomendado:                                          Álcool hidratado e/ou gasolina comum

 

Rotação

máxima do motor (rpm):                            6.400


 

Consumo NBR 7024 (km/l)


 

(Cidade/Estrada/Média):                                         

Transmissão manual:                     Gasolina: 11,1/ 16,4 / 13,0

                                                                 Álcool: 7,5 / 11,0 / 8,8


 

TRANSMISSÃO



Modelo manual:                                                                     F17-5 Plus WR

 

Relação de

marchas:


 

Primeira:                                                                          3,73:1

Segunda:                                                                         1,96:1

Terceira:                                                                          1,32:1

Quarta:                                                                             0,95:1

Quinta:                                                                             0,76:1

Ré:                                                                                      3,31:1

 

Diferencial:                                                                        3,94:1

 

Ótimas informações....

 

Bem interessante também o resultado alcançado neste 8V atual...


  • 0

#22 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9.141 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Cotia - SP

Postou 20 maio 2013 - 16:53

Um GM 2.0 perfeito seria o motor desse Astra até 3500 rpm e um c20xe apartir disso.

Em cidade é muito gostoso tem 19,7kgf/m a 2600 rpm......Principal ponto fraco do c20xe.


  • 0

#23 VooDooMan

VooDooMan
  • AMIGO
  • 598 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Porto Alegre - RS

Postou 21 maio 2013 - 11:53

Ma tche, esse motor roda no alcool e com 11,5 de taxa !

 

Presumindo que o 20SEH passou de 17,7kgfm para 19,7kgfm nessa ultima atualização nessa faixa, X20NF, o C20XE que tem cerca de 16,5kgfm a 2600 viria pruns 18,5kgfm ou mais.

 

é só questão de atualização técnica. Mete pistão de monza a alcool, roda no alcool e tá resolvido !



20ne20seh1wy.jpg

C20xe_gr.gif


  • 0

#24 Roberto Junior

Roberto Junior
  • AMIGO
  • 1.258 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 21 maio 2013 - 14:38

Ma tche, esse motor roda no alcool e com 11,5 de taxa !

 

Presumindo que o 20SEH passou de 17,7kgfm para 19,7kgfm nessa ultima atualização nessa faixa, X20NF, o C20XE que tem cerca de 16,5kgfm a 2600 viria pruns 18,5kgfm ou mais.

 

é só questão de atualização técnica. Mete pistão de monza a alcool, roda no alcool e tá resolvido !



20ne20seh1wy.jpg

C20xe_gr.gif

 

Mesmo assim..

 

Meu XE tem quase 13 de taxa no alcool, cambio dos kadetts gsi (com diferencial curto), e ainda dei uma adiantada no comando de admissao

 

E mesmo assim meu ex astra flex, ate mesmo meu atual focus duratec tem um torque em baixa muito maior..


  • 0

#25 VooDooMan

VooDooMan
  • AMIGO
  • 598 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Porto Alegre - RS

Postou 21 maio 2013 - 17:31

Pode ser acerto isso.

 

Meu XE com 4 bocas tinha 17kgfm na roda a 2500rpm e 20kgfm na roda a 5500rpm. E eu não tinha 13 de taxa.

 

Mas aí estamos comparando a 2500, talvez a 1500 a diferença exista e seja absurda mesmo, mas aí entra o ponto que sem variador de fase e coletor variavel, não tem como fazer um motor que renda a 1500 e a 7500, sempre é escolhida uma região a ser beneficiada.

 

Se quiser um XE que renda em baixo sem morrer em alta como um 8v comum, tem que botar cilindrada para aumentar a VMP em baixas rotações.


  • 0

#26 GuilhermeBuonfiglio

GuilhermeBuonfiglio
  • ADMINISTRADOR
  • 2.426 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 22 maio 2013 - 14:02

Sobre o motor roletado (N20XF?), as diferenças são só "na parte de cima"?


  • 0

#27 GuilhermeBuonfiglio

GuilhermeBuonfiglio
  • ADMINISTRADOR
  • 2.426 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 22 maio 2013 - 14:35

Sobre o motor roletado (N20XF?), as diferenças são só "na parte de cima"?

 

Achei isto:

http://forum.monzeir...19636&start=300

 

O que muda:

* Duto Admissão

O que não muda
* Gaiola / Tampa
* Duto Escape
* Layout's (bloco,coletores escape,admissao)
* Juntas

 

Em resumo, o cabeçote é praticamente Plug-and-Play, apenas tenho que usar a admissão dos Astra Flex também.

O cabeçote está na faixa de 700 cruzeiros, usado no Mercado Livre, e na faixa de 2.000 cruzeiros novo. O coletor de plástico por 250, mas não sei o nível de adaptação do resto (borboleta por exemplo).

 

Mas se ficar na faixa de 1.500 cruzeiros extras no orçamento original e me der 1km/L a mais, se paga em 2 anos...

 

[]s!


  • 0

#28 RSR

RSR
  • AMIGO
  • 2.149 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Iacanga - SP

Postou 22 maio 2013 - 15:30

Além do hardware, acredito que a programação moderna da central, juntamente com a TBi eletronica tambem sejam responsáveis pelo aumento da eficiencia nos GM atuais.


Este post foi editado por RSR: 22 maio 2013 - 15:34

  • 0

#29 Roberto Junior

Roberto Junior
  • AMIGO
  • 1.258 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 22 maio 2013 - 15:31

Pode ser acerto isso.

 

Meu XE com 4 bocas tinha 17kgfm na roda a 2500rpm e 20kgfm na roda a 5500rpm. E eu não tinha 13 de taxa.

 

Mas aí estamos comparando a 2500, talvez a 1500 a diferença exista e seja absurda mesmo, mas aí entra o ponto que sem variador de fase e coletor variavel, não tem como fazer um motor que renda a 1500 e a 7500, sempre é escolhida uma região a ser beneficiada.

 

Se quiser um XE que renda em baixo sem morrer em alta como um 8v comum, tem que botar cilindrada para aumentar a VMP em baixas rotações.

Pode ser o acerto tbm, porque nao consigo achar uma alma que faça um acerto descente na motronic.

 

Mas de fato melhorou bem o torque do carro, mas continua longe de ser um carro torcudo.

 

A ideia do 2.4 no cabeçote do XE é exatamente essa que voce disse, aumentar a VMP e consequentemente o torque em baixa. Porem limita bem em ter um motor girador.

 

Mas acho que a combinaçao deve ficar boa para andar com o carro no dia-a-dia.

 

Se eu fosse fazer o motor do meu calibra denovo com certeza partiria para essa receita.


  • 0

#30 VooDooMan

VooDooMan
  • AMIGO
  • 598 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Porto Alegre - RS

Postou 22 maio 2013 - 16:40

Mas cara, XE é cabeçote que tem fluxo a 10mil rpm quando 2.0 !

 

Se montar 2.4, rende até 7500/8000 tranquilo !

 

Alguém aqui USSSAAAA mais que isso ? Só em carro de pista de ponta, tem que usar titanio, berilio, um monte de manteria caro pra girar bastante.


  • 0