Eu tbm sou fã de aquários.. pena que tive de parar com esse meu hobbye devido a falta de tempo para cuidar.
Vejam meu antigo plantado de 200 litros:

Todas plantas naturais. O aquário era biologicamente equilibrado.. nada de amônia.. nitritos ou nitratos.
O único trabalho mesmo era podar as plantas, elas cresciam muito rápido.. dava um trabalhão.. Mas eu já sinto muita saudade.
E Solon, vc esta misturando peixes de habitat´s diferentes.
O peixe que foi comido é um Poecilídeo(vulgarmente chamado de Platy), e o peixe que o devorou é um Kinguio.
Kinguios e Carpas são peixes de água doce e fria(temperatura inferior a 20 graus), e Poecilídeos são peixes de água salobra e tropical(temperatura superior a 25 graus).
Então, além da incompatibilidade de tamanho, são peixes de origem totalmente diferente.. A maioria dos aquaristas erram nisso. E por isso a maioria dos peixes morrem na mão dos aquaristas, mesmo sendo peixes resistentes, pois quando um peixe está em um ambiente desfavorável, ele fica com o sistema imunológico fraco e adquire doenças oportunistas com facilidade, e então, falece.
O Neon que vc citou, é um Tetra extremamente sensível e que exige parâmetros bem específicos.. São oriundos do Rio Negro na Amazônia, onde o PH chega ser 4,5(extremamente ácido) e a temperatura da água chega nos 30 graus.
No meu plantado eu tinha PH de 5,5 pois era um aquário amazônico..eu só tinha Tetras oriundos do Rio Negro e da Bacia Amazônica. O equilíbrio era perfeito.
Abraços,
P.S: Kinguios adultos chegam a medir 30cm, portanto, não são peixes indicados para aquários e sim tanques e lagos..
Matheus S. Almeida