Light Style© by Fisana

Ir para

Foto

Para refletir...

• Por favor, faça o login para responder
23 respostas neste tópico

#1 Fábio

Fábio
  • AMIGO
  • 7.097 Posts:

Postou 16 dezembro 2005 - 02:45

É, sempre que alguém aqui abre um tópico sobre assuntos polêmicos, como política, religião, cultura e futebol, rola tudo quanto é tipo de comentários, desde os mais singelos até os mais radicais, mas recebi um e-mail contendo um texto do João Ubaldo Ribeiro que retrata com exatidão o que eu penso e sinto de vez em quando... então decidi dividir com vocês.

Fiquem à vontade para me linchar se acharem que devem :P , aí vai, doa a quem doer...

“Precisa-se de Matéria Prima para construir um País"

João Ubaldo Ribeiro

A crença geral anterior era que Collor não servia, bem como Itamar e
Fernando Henrique. Agora dizemos que Lula não serve. E o que vier depois de Lula também não servirá para nada. Por isso estou começando a suspeitar que o problema não está no ladrão corrupto que foi Collor, ou na farsa que é o Lula. O problema está em nós. Nós como POVO. Nós como matéria prima de um país. Porque pertenço a um país onde a "ESPERTEZA" é a moeda que sempre é valorizada, tanto ou mais do que o dólar. Um país onde ficar rico da noite para o dia é uma virtude mais apreciada do que formar uma família, baseada em valores e respeito aos demais. Pertenço a um país onde, lamentavelmente, os jornais jamais poderão ser vendidos como em outros países, isto é, pondo umas caixas nas calçadas onde se paga por um só jornal E SE TIRA UM SÓ JORNAL, DEIXANDO OS DEMAIS ONDE ESTÃO.

Pertenço ao país onde as "EMPRESAS PRIVADAS" são papelarias particulares de seus empregados desonestos, que levam para casa, como se fosse correto, folhas de papel, lápis, canetas, clipes e tudo o que possa ser útil para o trabalho dos filhos ...e para eles mesmos. Pertenço a um país onde a gente se sente o máximo porque conseguiu "puxar" a tevê a cabo do vizinho, onde a gente frauda a declaração de imposto de renda para não pagar ou pagar menos impostos. Pertenço a um país onde a impontualidade é um hábito. Onde os diretores das empresas não valorizam o capital humano. Onde há pouco interesse pela ecologia, onde as pessoas atiram lixo nas ruas e depois reclamam do governo por não limpar os esgotos. Onde pessoas fazem "gatos" para roubar luz e água e nos queixamos de como esses serviços estão caros. Onde não existe a cultura pela leitura (exemplo maior nosso atual Presidente, que recentemente falou que é "muito chato ter que ler") e não há consciência nem memória política, histórica nem econômica. Onde nossos congressistas trabalham dois dias por semana para aprovar projetos e leis que só servem para afundar ao que não tem, encher o saco ao que tem pouco e beneficiar só a alguns.

Pertenço a um país onde as carteiras de motorista e os certificados médicos podem ser "comprados", sem fazer nenhum exame. Um país onde uma pessoa de idade avançada, ou uma mulher com uma criança nos braços, ou um inválido, fica em pé no ônibus, enquanto a pessoa que está sentada finge que dorme para não dar o lugar. Um país no qual a prioridade de passagem é para o carro e não para o pedestre. Um país onde fazemos um monte de coisa errada, mas nos esbaldamos em criticar nossos governantes. Quanto mais analiso os
defeitos do Fernando Henrique e do Lula, melhor me sinto como pessoa, apesar de que ainda ontem "molhei" a mão de um guarda de trânsito para não ser multado. Quanto mais digo o quanto o Dirceu é culpado, melhor sou eu como brasileiro, apesar de ainda hoje de manhã passei para trás um cliente através de uma fraude, o que me ajudou a pagar algumas dívidas. Não. Não. Não. Já basta.

Como "Matéria Prima" de um país, temos muitas coisas boas, mas nos falta muito para sermos os homens e mulheres que nosso país precisa. Esses defeitos, essa "ESPERTEZA BRASILEIRA" congênita, essa desonestidade em pequena escala, que depois cresce e evolui até converter-se em casos de escândalo, essa falta de qualidade humana, mais do que Collor, Itamar, Fernando Henrique ou Lula, é que é real e honestamente ruim, porque todos eles são brasileiros como nós, ELEITOS POR NÓS. Nascidos aqui, não em outra parte... Me entristeço. Porque, ainda que Lula renunciasse hoje mesmo, o próximo presidente que o suceder terá que continuar trabalhando com a mesma matéria prima defeituosa que, como povo, somos nós mesmos. E não poderá fazer nada... Não tenho nenhuma garantia de que alguém o possa fazer melhor, mas enquanto alguém não sinalizar um caminho destinado a erradicar primeiro os vícios que temos como povo, ninguém servirá. Nem serviu Collor, nem serviu Itamar, não serviu Fernando Henrique, e nem serve Lula, nem servirá o que vier. Qual é a alternativa? Precisamos de mais um ditador, para que nos faça cumprir a lei com a força e por meio do terror? Aqui faz falta outra coisa. E enquanto essa "outra coisa" não comece a surgir de baixo para cima, ou de cima para baixo, ou do centro para os lados, ou como queiram, seguiremos igualmente condenados, igualmente estancados....igualmente sacaneados!!! É muito gostoso ser brasileiro. Mas quando essa brasilinidade autóctone começa a ser um empecilho às nossas possibilidades de desenvolvimento como Nação, aí a coisa muda... Não esperemos acender uma vela a todos os Santos, a ver se nos mandam um Messias.

Nós temos que mudar, um novo governador com os mesmos brasileiros não poderá fazer nada. Está muito claro...... Somos nós os que temos que mudar. Sim, creio que isto encaixa muito bem em tudo o que anda nos acontecendo: desculpamos a mediocridade mediante programas de televisão nefastos e francamente tolerantes com o fracasso. É a indústria da desculpa e da estupidez. Agora, depois desta mensagem, francamente decidi procurar o responsável, não para castigá-lo, senão para exigir-lhe (sim, exigir-lhe) que melhore seu comportamento e que não se faça de surdo, de desentendido.

Sim, decidi procurar o responsável e ESTOU SEGURO QUE O ENCONTRAREI QUANDO ME OLHAR NO ESPELHO. AÍ ESTÁ. NÃO PRECISO PROCURÁ-LO EM OUTRO LADO.

E você, o que pensa?.... MEDITE!!!!!"
  • 0

#2 Vinicius

Vinicius
  • AMIGO
  • 1.783 Posts:

Postou 16 dezembro 2005 - 03:51

Sim. Fico feliz em ser o primeiro a postar.

Primeiramente, quero dizer que concordo em gênero, número e grau. TODOS (eu, inclusive) já fizemos algo do tipo descrito no referido texto, aliás, texto não, desabafo. Meu pai vive criticando o "jeitinho brasileiro" e tem razão. Porém, apenas uma ressalva: Esta onde de pequenos delitos, pequenas desonestidades não vem de hoje. É mais antiga, mais remota... Poderia ainda dizer que viajou milhas e milhas. É proveniente de outro mundo, um mundo mais antigo chamado Europa, chamado Portugal. A forma como fomos colonizados justifica em partes a atual conjuntura. Só não justifica a permanência, a insistência no erro.

Todos sabem (ou pelo menos deveriam saber) a forma e o processo pelo qual fomos colonizados. Munidos de descaso e desrespeito para com o próximo e, principalmente para com o futuro desta nação, portugueses e outros povos da Europa em conjunto com alguns nascidos aqui fizeram desta terra literalmente uma mina de ouro, de onde se iria extrair até total estagnação. E depois? O que sobraria?

Creio que a semente do fracasso fora plantada aí! Nesta época, no subliminar de cada um, não existia o desejo de progresso mútuo e duradouro. Não havia o pensamento de cultivar e evoluir a terra para aqueles que viriam depois. No Estados Unidos por exemplo, fizeram do novo mundo sua nova morada e desejaram que aquilo perdurasse por longos séculos. Trabalham não só por eles, mas pelos seus filhos, netos e outras gerações vindouras. Infelizmente, encontraram na calçada do desenvolvimento um degrau no qual até hoje fazem questão de pisar: O Brasil. Este não teve a mesma sorte: Fora colonizado de forma totalmente despreocupada e irrsponsável e feliz ou infelizmente virou um país. Cá estamos, tentando sobreviver.

Enquanto cada brasileiro não parar para refletir, para pensar, para MEDITAR, continuaremos a nos degladiar e a enfrentar a falta de honestidade e pior, a falta de COMPROMETIMENTO com o próximo e com as novas gerações.

Vamos tentar então fazer desta nação um exemplo. Não para os outros, mas para nós e para nossos filhos.

Minha singela opinião. Estou fazendo minha parte, devagar e sempre. O importante é não parar. Não deixar que a centelha se apague e que tudo fique como está.
  • 0

#3 Paulo Henrique

Paulo Henrique
  • AMIGO
  • 6.318 Posts:
  • Localidade:Connecticut - USA

Postou 16 dezembro 2005 - 09:16

Há um ano tento minha transferência para o exterior.

Isso aqui não evolui, é muita ignorância acumulada e país está fadado a se enterrar na própria merda.

Uma pena, um belo país coberto de merda.

PL
  • 0

#4 Guest_Alemão - SP_*

Guest_Alemão - SP_*
  • Guests

Postou 16 dezembro 2005 - 09:22

É o que eu sempre falo, nego reclama dos políticos como se os políticos não fizessem parte do próprio povo.

Eles são os melhores representantes do povo,são eleitos por voto direto, e enquanto brasileiro votar em ACM, Maluf etc, é porque o sonho maior do povo é ser como eles... um completo filho da puta.
  • 0

#5 Vinicius

Vinicius
  • AMIGO
  • 1.783 Posts:

Postou 16 dezembro 2005 - 09:22

É o que eu sempre falo, nego reclama dos políticos como se os políticos não fizessem parte do próprio povo.

Eles são os melhores representantes do povo,são eleitos por voto direto, e enquanto brasileiro votar em ACM, Maluf etc, é porque o sonho maior do povo é ser como eles... um completo filho da puta.

<{POST_SNAPBACK}>

Em termos, eu "agreedo". :)
  • 0

#6 W

W
  • AMIGO
  • 5.410 Posts:

Postou 16 dezembro 2005 - 09:32

Brasileiro é muito acomodado, em qualquer país o povo vai pra rua protestar contra um aumento de tarifas ou escandalo de corrupção, faz quebradeira, faz o inferno, aqui nego vai pro bar tomar cerveja e se conformar.
  • 0

#7 Mortari

Mortari
  • MODERADOR
  • 4.320 Posts:
  • Localidade:Campinas - SP

Postou 16 dezembro 2005 - 13:43

Sim. Fico feliz em ser o primeiro a postar.

Primeiramente, quero dizer que concordo em gênero, número e grau. TODOS (eu, inclusive) já fizemos algo do tipo descrito no referido texto, aliás, texto não, desabafo. Meu pai vive criticando o "jeitinho brasileiro" e tem razão. Porém, apenas uma ressalva: Esta onde de pequenos delitos, pequenas desonestidades não vem de hoje. É mais antiga, mais remota... Poderia ainda dizer que viajou milhas e milhas. É proveniente de outro mundo, um mundo mais antigo chamado Europa, chamado Portugal. A forma como fomos colonizados justifica em partes a atual conjuntura. Só não justifica a permanência, a insistência no erro.

Todos sabem (ou pelo menos deveriam saber) a forma e o processo pelo qual fomos colonizados. Munidos de descaso e desrespeito para com o próximo e, principalmente para com o futuro desta nação, portugueses e outros povos da Europa em conjunto com alguns nascidos aqui fizeram desta terra literalmente uma mina de ouro, de onde se iria extrair até total estagnação. E depois? O que sobraria?

Creio que a semente do fracasso fora plantada aí! Nesta época, no subliminar de cada um, não existia o desejo de progresso mútuo e duradouro. Não havia o pensamento de cultivar e evoluir a terra para aqueles que viriam depois. No Estados Unidos por exemplo, fizeram do novo mundo sua nova morada e desejaram que aquilo perdurasse por longos séculos. Trabalham não só por eles, mas pelos seus filhos, netos e outras gerações vindouras. Infelizmente, encontraram na calçada do desenvolvimento um degrau no qual até hoje fazem questão de pisar: O Brasil. Este não teve a mesma sorte: Fora colonizado de forma totalmente despreocupada e irrsponsável e feliz ou infelizmente virou um país. Cá estamos, tentando sobreviver.

Enquanto cada brasileiro não parar para refletir, para pensar, para MEDITAR, continuaremos a nos degladiar e a enfrentar a falta de honestidade e pior, a falta de COMPROMETIMENTO com o próximo e com as novas gerações.

Vamos tentar então fazer desta nação um exemplo. Não para os outros, mas para nós e para nossos filhos.

Minha singela opinião. Estou fazendo minha parte, devagar e sempre. O importante é não parar. Não deixar que a centelha se apague e que tudo fique como está.

<{POST_SNAPBACK}>

Vini para Presidente!!! :D :P
  • 0

#8 Vinicius

Vinicius
  • AMIGO
  • 1.783 Posts:

Postou 16 dezembro 2005 - 14:48

Hahua não acredito que você tenha lido tudo!

A gente tenta, né?

Como presidente garanto que na primeira semana seria honesto. Na segunda também. Na terceira já receberia uma proposta... Recusaria. Na quarta, outra. Recusaria. Na quinta e sexta uma proposta irrecusável com ameaça de morte. Na sétima Cali Turbo forjadus com tudo do mais caro e do melhor.

Hahahah e viva o Brasil!
  • 0

#9 João Cesar

João Cesar
  • AMIGO
  • 3.678 Posts:

Postou 16 dezembro 2005 - 15:52

bah outra hora eu leio , tou na maior preguiça :D

" Mó textão "

falows
  • 0

#10 Slimer

Slimer
  • AMIGO
  • 4.938 Posts:
  • Localidade:Uberaba - Minas Gerais
  • Interesses:Carros&lt;br&gt;Mulheres&lt;br&gt;Jogos&lt;br&gt;Calibra&lt;br&gt;Quake

Postou 16 dezembro 2005 - 17:14

O texto do Fábio e também o do vinicius são ótimos, retrata bem a realidade.
  • 0

#11 Fábio

Fábio
  • AMIGO
  • 7.097 Posts:

Postou 16 dezembro 2005 - 18:39

bah outra hora eu leio , tou na maior preguiça  :D

" Mó textão "

falows

<{POST_SNAPBACK}>

Aeuhaeuhauehau... essa foi boa JC! Eu só consegui colocar tudo aquilo ali porque foi na base do ctrl+c e ctrl+v, e ainda assim não cheguei nem perto dos seus posts, aeuheauhea... :rindo

Quando tiver tempo acho que vale a pena ler, tem um conteúdo bacana, o texto não é meu mas concordo com o que está ali.

Pois é povo, eu não só fiz como ainda hoje, de vez em quando, faço coisas da melhor maneira brasileira de ser. Tem tanta coisa errada aqui que algumas delas já passam desapercebidas há algum tempo, e tem muita gente que nem acha errado, já faz parte dos nossos hábitos. O simples fato de jogar a bituca de cigarro na rua já me faz culpado, ponto. Isso é mesmo uma merda, se estamos visitando um país de 1º mundo agimos como eles, mas aqui... dane-se! todo mundo faz! É isso que tem que mudar.

Abraços, Fábio.
  • 0

#12 Fábio

Fábio
  • AMIGO
  • 7.097 Posts:

Postou 16 dezembro 2005 - 18:41

O texto do Fábio e também o do vinicius são ótimos, retrata bem a realidade.

<{POST_SNAPBACK}>

Que bom que gostou Slimer. Já que vai votar no Vina para presidente, me candidato a vice. :) ... já dá para ganhar uma boa grana, vide José Dirceu... :P :rindo ... VAMOS FICAR RICOS!!! :P :puppets
  • 0

#13 Vinicius

Vinicius
  • AMIGO
  • 1.783 Posts:

Postou 17 dezembro 2005 - 05:36

Que bom que gostou Slimer. Já que vai votar no Vina para presidente, me candidato a vice. :) ... já dá para ganhar uma boa grana, vide José Dirceu... :P  :rindo ... VAMOS FICAR RICOS!!! :P  :puppets

<{POST_SNAPBACK}>

Votem em Vinicius e Fábio para mudar o país.

PS: Alguns meses após as eleições, esperem os dois melhores Calis do Clube. Turbo+nitro+tudu forjadus+Rodas 18 Konig+tudo do bom e do melhor.

Hahahhaha
  • 0

#14 Slimer

Slimer
  • AMIGO
  • 4.938 Posts:
  • Interesses:Carros&lt;br&gt;Mulheres&lt;br&gt;Jogos&lt;br&gt;Calibra&lt;br&gt;Quake

Postou 17 dezembro 2005 - 15:37

Eu vou votar é nulo, como diz o texto:
"Agora dizemos que Lula não serve. E o que vier depois de Lula também não servirá para nada."
  • 0

#15 Eugenio Resende

Eugenio Resende
  • AMIGO
  • 4.463 Posts:
  • Localidade:Brasilia - DF

Postou 18 dezembro 2005 - 16:21

Eu vou votar é nulo, como diz o texto:
"Agora dizemos que Lula não serve. E o que vier depois de Lula também não servirá para nada."

Voto nulo não adianta nada, é simplesmente omissão. Voto nulo não invalida eleição alguma, nenhum político deixa de dormir por causa dele.

Nunca gostei do Lula (só votei nele uma vez, em 89, contra o Collor), sempre achei que um governo do PT seria uma incomPeTência só. Muitas coisas me faziam pensar assim, inclusive o período em que o PT governou o DF. Mas nunca imaginei que poderiam roubar tanto e tão descaradamente... :(

O que fazer então, em 2006? Votarei no que achar menos ruim, mas não deixarei que outros escolham por mim.
  • 0

#16 Eugenio Resende

Eugenio Resende
  • AMIGO
  • 4.463 Posts:

Postou 18 dezembro 2005 - 16:29

Há um ano tento minha transferência para o exterior.

Isso aqui não evolui, é muita ignorância acumulada e país está fadado a se enterrar na própria merda.

Uma pena, um belo país coberto de merda.

PL

Vou para os Estados Unidos daqui a duas semanas. Ficarei um mês por lá, com minhas duas filhas. Aluguei uma casa, um carro e vou poder curtir as férias sem preocupação com estradas esburacadas (viajaremos por lá) e extorsão de flanelinhas. É muito bom, quem conhece sabe como é. Claro que não é privilégio dos EUA, muitos outros países também oferecem condições semelhantes.

E mais: gastarei menos do que se fôsse para alguma praia do nordeste, com casa e carro alugados também.

Por isso, e outras coisas mais, entendo a intenção do PL em sair daqui.

[]s
Eugenio
  • 0

#17 Eugenio Resende

Eugenio Resende
  • AMIGO
  • 4.463 Posts:

Postou 18 dezembro 2005 - 16:34

Quando o brasileiro entender que ele é responsável por colocar no congresso Valdemares, Jeffersons, Malufs, Janenes, Dirceus e muitos outros o Brasil, certamente, dará um salto em qualidade.

E pregar o voto nulo é deixar que os oportunistas ponham os maiores FDPs para nos governar.

Reclamar apenas, não adianta. E o que podemos fazer é tentar, a cada eleição, errar menos no voto. E cobrar, cobrar, cobrar.

[]s
Eugenio
  • 0

#18 Slimer

Slimer
  • AMIGO
  • 4.938 Posts:

Postou 18 dezembro 2005 - 21:00

Ok, me convençeu, na proxima eleição vou votar nas putas, já que nos filhos delas não está dando certo.
  • 0

#19 Vinicius

Vinicius
  • AMIGO
  • 1.783 Posts:

Postou 18 dezembro 2005 - 23:42

Ok, me convençeu, na proxima eleição vou votar nas putas, já que nos filhos delas não está dando certo.

<{POST_SNAPBACK}>

Poxa Slimer! Vote em gente boa, em gente honesta! Vinicius e Fábio para comandar o Brasil!

Imaginem só! CCB no planalto! Haha
  • 0

#20 Eugenio Resende

Eugenio Resende
  • AMIGO
  • 4.463 Posts:

Postou 19 dezembro 2005 - 20:40

Já é alguma coisa. Melhor do que nada... :D

Quanto ao voto nulo, basta que vejamos o que aconteceu na Venezuela, há pouco mais de uma semana: a oposição pregou a anulação do voto ou a abstenção (o voto não é obrigatório) e 75% da população não votaram! Resultado: os que votaram colocaram os partidários do Hugo Chavez no Congresso e agora ele tem apenas 100% do Congresso apoiando o governo. A oposição se deu conta da burrice e partiu para tentar anular as eleições. Agora não dá mais, Inês é morta e os venezuelanos terão de se contentar com a própria estupidez... :(
  • 0

#21 Guest_Alemão - SP_*

Guest_Alemão - SP_*
  • Guests

Postou 20 dezembro 2005 - 14:48

Voto nulo é um protesto sem sentido. O Eugênio tem toda razão.

Tentando optar por gente menos ruim, vc já está fazendo algo de bom.

Mas pelo amor de vosso Deus, N U N C A votem em ninguém da família Garotinho.

Se esse país for governado pela IURD eu viajo no dia seguinte pra Áustria, hospedagem lá já tenho, emprego eu me viro, qualquer coisa é melhor do que a família Garotinho.
  • 0

#22 Mortari

Mortari
  • MODERADOR
  • 4.320 Posts:
  • Localidade:Campinas - SP

Postou 20 dezembro 2005 - 16:02

Voto nulo é um protesto sem sentido. O Eugênio tem toda razão.

Tentando optar por gente menos ruim, vc já está fazendo algo de bom.

Se esse país for governado pela IURD eu viajo no dia seguinte pra Áustria, hospedagem lá já tenho, emprego eu me viro, qualquer coisa é melhor do que a família Garotinho.

<{POST_SNAPBACK}>

huahauhauhauhauha vagabundo
  • 0

#23 Eugenio Resende

Eugenio Resende
  • AMIGO
  • 4.463 Posts:

Postou 20 dezembro 2005 - 20:48

Me dá nojo ouvir o Anthony "Molequinho". A digníssima esposa dele também já provou o mico que é - os cariocas que o digam.
  • 0

#24 Fabio barreto

Fabio barreto
  • AMIGO
  • 2.163 Posts:
  • Localidade:Rio de Janeiro - RJ

Postou 20 dezembro 2005 - 21:09

<{POST_SNAPBACK}>

Me dá nojo ouvir o Anthony "Molequinho". A digníssima esposa dele também já provou o mico que é - os cariocas que o digam.

<{POST_SNAPBACK}>

Graaças a Deus ; .....

Tem um outro tópico do Alemão, rolando este assunto.

Se não quiser, não vote no Lula, mas PELAMORDIDEUS, não vote no Garotinho ou Serra. :(

Fábio.
  • 0