
Som, Aterramento Do Modulo
#1
Posted 21 February 2006 - 15:15
Nas duas saidas dianteiras eu coloquei um mid bass NAR de 4 Ohm e o Twiter Original de 8 ohm em cada saida, cortando abaixo de 150hz
Nas saidas traseiras 1 woofer de 6" de 2 Ohm em cada saida, Contando acima de 300hz ..
A alimentacao vem direto da bateria, ligado la nos bornes, 2 cabos de 6mm, positivo e negativo... Tem um fusivel de 30 amp no positivo..
...
No ultimo FDS o Modulo passou a apresentar o seguinte defeito ...
Apos um tempo ligado, o som passa a ficar igual de telefone, depois faz ruido como se estivesse esfregando o fio no borne do autofalante até que fica mudo e so volta de eu desligar e ligar novamente ....
...
Liguei para a Harricane e falei com um tecnico la ...
Ele disse que o problema é o meu aterramento, pois, o aterramento tem que ser na massa e nao na bateria para evitar ruido e queda de tencao ... disse que o terra nao pode ter mais que 30 cm
Eu descordo, pois, nao existe melhor aterramento doque direto no borne, e ruido tb nao é pois tb acontece com o motor desligado ...
O que vcs acham ..
falow
#2
Posted 21 February 2006 - 15:29
#3
Posted 21 February 2006 - 15:42
Mas de aterramento tenho certa experiência, após sofrimentos na hora de reformar carros..remover motores e etc...hehehe.... Passamos a descobrir a importância do bom aterramento, que pode aftetar toda a parte elétrica do carro(incluso eletro-mecânica).
O aterramento direto na bateria é muito mais seguro que na massa do veículo ao meu ver, e sempre foi melhor assim.
A massa do carro é aterrada apenas por uma malha(ou chicote espesso) metálica, ou seja, todos terras fixados na carroceria, dependem somente dessa malha.. portanto, não é muito difícil vc fixar o terra em um ponto "sobrecarregado" da carroceria, isso é, com aterramento deficiente, já que pode estar ocorrendo de terem muitos terras já fixados naquele ponto, e o cabo que aterra a massa do veículo pelo negativo da bateria, não deu conta. E isso já aconteceu comigo(principalmente quando se instala muitos instrumentos ou então vai instalar injeção eletrônica em carros que eram originalmente carburados.. eu sempre aterro a ECU direto na bateria).
Depois vou dar um close no tamanho do aterramento que fiz na bateria do Monza para a massa.
Mas Led, para resumir essa ladainha, pq vc não conecta na massa, a 30cm do local, como descrito pelo técnico, e testa? Se não funfar, vc já poderá ligar novamente e descer a piaba no infeliz que falou a shit.
Abraços,
Matheus S. Almeida
#4
Posted 21 February 2006 - 16:38
#5
Posted 21 February 2006 - 16:58
Falow
#6
Posted 21 February 2006 - 17:02
Eu aterrei o modulo na bateria pelas mesmas razoes que o matheus citou ...
Tive muitos problemas de aterramento quando desenvolvendo o MGB-T
Por isso digo que aterrar direto na bateria 'e melhor ...
(alias ... matheus .. eu ainda nao consegui nada com as NF)
Falow
#7
Posted 21 February 2006 - 17:04
Eu boto uma fe que o prob vai continuar ..
Falow
#8
Posted 21 February 2006 - 17:20
O que vcs dizem sobre eu ter usado um mid de 4ohm com um twiter de 8ohm no mesmo canal (interrogacao)
Falow
#9
Posted 21 February 2006 - 17:25
Como existe um cabo que liga o negativo da bateria a carcaça do carro e nesse cabo circula corrente e obviamente esse cabo tem uma impedancia, entao relembrando as aulinhas do colegial V=R*I, ou seja aparece uma tensão no negativo da bateria diferente de )V.
Na pratica com os farois ligados esse potencial é de 150mV
Mas nao acredito que o problema do LED seja isso. Eu nao uso modulo nacional, so gringo, mesmo que seja usado. prefiro.
#10
Posted 22 February 2006 - 00:32
O que vcs dizem sobre eu ter usado um mid de 4ohm com um twiter de 8ohm no mesmo canal (interrogacao)
Falow
nenhum problema pq a corrente sempre vai para o de menos impedancia , ou seja quem estaria sobrecarregando é o mid , e o mais sensivel é o tweter , nenhum problema nesta ligação.
oque pode estar ocorrendo é que o cabo que voce usou estar pegando interferencias eletromagneticas e por isso o terra não pode ter mais de 30 cm da chapa.
outro problema ao meu ver é os transistor mosfet aquecendo ja que som metalico é tipico de amplificador classe d com erros de pico. verifique tambem seu cd player quanto ao conversor dac
#11
Posted 22 February 2006 - 00:34
Ue, fez uma coisa errada, mas nao me pergunte os efeitos desse descasamento de impedância. Eu so sei que o tweeter ta sendo forçado + que o necessário.
ao contrario o tweeter tem 8 oms , e o mid 4 , ou seja o mais forçado é o mid
#12
Posted 22 February 2006 - 01:09

#13
Posted 22 February 2006 - 01:41
#14
Posted 22 February 2006 - 03:42
Deve ser mal contact, quero comprar fiação toda nova e refazer tudo de novo, já mexi nas emendas na saída do CD player, deixei tudo bem preso e isolado, mas o problema continua.
#15
Posted 22 February 2006 - 09:18
1
Vou aterrar na carcaca e provar que o prob nao é o modo que liguei o terra .. hehehe
Quanto a ruido eu até concordo que pode acontecer, mas so com o motor ligado.
Queda de tencao nao tem nem fudendo, pois estou usando um cabo de 6mm. Quando acabei de instalar o modulo, eu coloquei um amperimetro para ver quando o modulo estava consumindo, e deu quase 8amp no volume maximo. 6mm de cabo e fusivel de 30amp, estao super dimencionados..
2
Eu estou usando as saidas amplificadas do meu som, o ampli tem entra para baixa e alta impedancia, e ambas tem controle de guanho.
Vou pegar um auto falante e colocar em paralelo com a entrada do modulo, ligar o som e esperar dar o defeito.
Assim eu sei se os ruidos e o silencio vem do modulo ou do som.
3
Vou tirar o modulo do carro e ligado na bancada com uma fonte de 10amp, vou usar outro toca fitas para gerar som para ele.
Assim vou verificar se o prob tb acontece fora do carro.
Falow
#16
Posted 22 February 2006 - 09:52
Enfim quanto a historia de colocar um fio para o negativo da bateria exclusivo pelo que sei o que voce pode fazer é aterrar ele novamente proximo ao modulo, menos de 30 cm como descrito pelo fabricante, mas eu não faria isso.
Por que não faria isso? Bom se ocorrer como o matheus falou que seu carro pode ter algum ponto deficitario de terra a corrente começara a passar por este novo fio, o resultado pode ser desastroso, uma vez que o fio foi dimensionado para uma aplicação, o modulo de potencia e nada mais e derrepente voce pode ter toda parte em volta do modulo sendo alimentada por este fio que com certeza vai esquentar, derreter e pegar fogo.
Se fosse no carro faria como o fabricante recomendou e se não funciona-se cairia de pau no fabricante.
Por vezes pecamos por excesso de zelo e isso pode não ter sido previsto pelo fabricante, que visa alem de facilitar a instalação mas se precaver de erros de instalação que possam provocar um RMA (Retorno a Manufatura).
Bom espero que meu livro tenha ajudado...

#17
Posted 22 February 2006 - 09:53
Eu comprei um kit 2 vias da NAR para por na frente ..
Assim que eu montei no carro, achei o som do tweeter NAR muito estridente.
Ae eu voltei o tweeter original e ficou mais agradavel.
Vai ver que é por causa da impedancia dele. Como o Delrey disse, assim o mid esta sendo mais forcado que o tweeter.
Eu nao sei a potencia do tweeter original. nele so esta escrito que sao de 8ohm.
O mid é de 50RMS @ 4ohm
O tweeter NAR nao esta escrito a potencia so a impedancia que tb é 4ohm
O tweeter original tem um ima muito maior que o NAR, so o ima do original é quase do tamanho de todo o tweeter NAR com acabamento e tudo.
O Tweeter NAR esquenta depois de um tempo ligado com volume alto
Entao..
Mesmo com impedancias diferentes e potencia desconhecia no tweeter o tweeter original nao saturou e nao distorceu antes do mid ..
O som ficou balanceado e claro em toda faixa de volume...
Alguem sabe a potencia destes tweeters ?
É normal o tweeter esquentar um pouco ??
Alguem mais perferiu usar o tweeter original envez de um novo ??
....
Fucanto nas minhas coisas reencontrei um par de divisores de frequencia que tenho a mo cara. eu os usava em uma par de caixas de som no meu quarto.
Sao divisores de 3 vias 100rms e 4ohm.
As saidas dele tem as seguintes faixas
mais de 5khz para tweeter
entre 600hz e 5khz para mid range
entre 150hz a 600hz para woofer
estou pensando em usar esse baguio no vectrozo ...
A duvida é o seguinte
Abri o divisor e vi que ele é compostou por 3 bobinas e 5 capacitores.
Esses componentes sao ligos em serie e em paralelo com os autofalantes
E no geral os 3 falantes sao ligados em paralelo...
Pq nesse caso 3 falantes de 4ohm ligados em paralelo ainda tenho 4 ohm na entrada deste divisor ??
Nao consegui medir, mas é o que esta ilustrado no divisor ...
Falow
#18
Posted 22 February 2006 - 09:59
Master e Led: essa ligação com impedancias diferentes pode queimar o amplificador se a impedancia final for inferior a admitida pelo ampl., ja cometi esse erro e paguei por ele.
Ha não é a forma correta de se medir a impedancia, mas normalmente se voce pegar um multimetro na escala de ohms e medir os 2 polos do AF voce conseguira verificar a resistencia dele que se parece muito com a impedancia do proprio.
Edited by Fabio Melo, 22 February 2006 - 10:01.
#19
Posted 22 February 2006 - 12:35
1a mid e tw de 4ohms cada
2a mid e tw de 8ohms cada
3a mid 4 ohms e tw de 8ohms.
Eletricamente nas 3 situaçoes a corrente que passa pelo mid e tw é identica, portanto não força nenhum dos dois. O que muda é a corrente drenada no amplificador.
nenhum problema pq a corrente sempre vai para o de menos impedancia , ou seja quem estaria sobrecarregando é o mid , e o mais sensivel é o tweter , nenhum problema nesta ligação.
#20
Posted 22 February 2006 - 13:02
http://www.autosom.n.../associacao.htm
http://www.autosom.n.../crossovers.htm
Falow
Edited by Led Zeppelin, 22 February 2006 - 16:18.
#21
Posted 22 February 2006 - 20:30
simulei os 3 casos:
1a mid e tw de 4ohms cada
2a mid e tw de 8ohms cada
3a mid 4 ohms e tw de 8ohms.
Eletricamente nas 3 situaçoes a corrente que passa pelo mid e tw é identica, portanto não força nenhum dos dois. O que muda é a corrente drenada no amplificador.
negativo cada resistencia consome uma corrente diferente. vc mesmo citou v=r.i
Simulei no multisim pra ilustrar.

4 ohms de mid + 8 de tweeter em paralelo = 4.8/4+8 = 32/12 = 2.67 ohms
se seu modulo suportar até 2 ohms ele vai funcionar perfeito .
quanto ao tweeter , ele não pode esquentar de geito nenhum , isto significa que ele não esta aguentando a potencia
Edited by MasterRey, 22 February 2006 - 20:41.
#22
Posted 23 February 2006 - 01:56
Eu quis dizer que em todos os circuitos simulados a corrente que passa pelo tw 8ohm é sempre contante, e tambem para o MD de 4 ohm. O que muda é a soma de ambas.
Simule os 3 circuitos que eu sugeri. Em nenhum dos caso a Itw e Imd irá se alterar, somente a soma de ambas.
Só que o caso é muito mais complexo que o que eu e vc estamos discutindo, pois a impedancia nesses casos é variável com a frenquencia que cada elemento recebe, por esse motivo associar um tw e um mid com um crossover nao altera impedancia final do sistema. Isso é um assunto que snme é "resposta em frequancia de ciscuitos eletricos"
Master na boa, eu odiava circuitos eletricos na faculdade, vamos encerrar esse assunto pois me trás pesadelos.
#23
Posted 23 February 2006 - 09:19
nao é que parou de dar pau ...
era a entrada para os canais trazeiros que estava mal encaixada ...
Falow
#24
Posted 23 February 2006 - 09:22
da hora
usando divisor de frequencia da para usar varios autofalantes e ainda nao ter problema com impedancia ..
Falow
Edited by Led Zeppelin, 23 February 2006 - 09:23.
#25
Posted 23 February 2006 - 15:44
#26
Posted 24 February 2006 - 01:01
Aliás, procurando uns brinquedinhos pela net a fora, encontrei posts seus num famoso fórum sobre som automotivo e vi que tinha dado tudo certo por causa do Malcom.
Uma pergunta, o CD ou o rádio da GM que tem no seu carro, qualquer um deles tem entradas auxiliares RCA? Quero me desfazer do meu CD-PLAYER-CHAMARIZ-DE-MALANDRO-QUEBRADOR-DE-VIDRO-CARO-MALDITO, e usar um toca-fitas qualquer que tenha entradas RCA auxiliares para num futuro muitíssimo próximo meter um DVD player para tocar de tudo, escondido em algum canto. E de preferência um toca-fitas que eu possa trocar a cor dos leds, como esses originais GM. Alguma sugestão?
Abrax.
#27
Posted 24 February 2006 - 03:18
não tive paciencia pra ler o tópico todo..
mas já vi alguns pontos..
o cabo de 6mm..
ta sub dimensionado..
snme seu ampl não é um classe D, e sim um classe AB..
verifique se a carcaça do amplificador não está tocando a lata do carro..
a resistencia total não é abaixo de 4ohms, pois cada driver trabalha numa frequancia diferente...
mas os drivers traseiros são 2 ohms..
verifique se seu amplificador é estavel a 2 ohms...
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mudando de assunto, led...
parece que vc tem um ouvido exigente e curte um som com qualidade..
se quiser umas dicas como melhorar seu sistema me procure no msn..
#28
Posted 24 February 2006 - 08:28
Por acaso 'e o CarAudioBrasil???
Malcom ???
Nao... meu aparelho nao tem RCA ...
o Toca fica e o CdPlayer se comunicam por entradas e saidas digitais
As vezes aparece uns capados vendendo um som igual ao meu no ML ..
Eu acho ele perfeito, ele 'e bom em tudo e tem perfeita armonia com o painel do carro ...
Falow
#29
Posted 24 February 2006 - 09:09
o cabo de 6mm..
ta sub dimensionado..
snme seu ampl não é um classe D, e sim um classe AB..
verifique se a carcaça do amplificador não está tocando a lata do carro..
a resistencia total não é abaixo de 4ohms, pois cada driver trabalha numa frequancia diferente...
mas os drivers traseiros são 2 ohms..
verifique se seu amplificador é estavel a 2 ohms...
parece que vc tem um ouvido exigente e curte um som com qualidade..
caralho ... 6mm 'e pouco ???
mesmo pensando que esta sobrando amplificador pois eu tenho
50 W de Mid + tweeter de uns 35W nos canais dianteiros
Woofer de 65W @ 2Ohm nos canais trazeiros
no manual do modulo diz que:
4 x 75W @ 4 Ohm
ou
4 x 120W @ 2 Ohm
O que 'e esse esquema de classe ??
.....
depois de ler sobre cross passivo:
como tinha dito, eu nao usei o tweeter do kit NAR pois acei ele nuito estridentes em medios, acabei usando o Tweeter original
mas os tweeters originais deixa um pouco a desejar assim dos 12khz e o Tweeter NAR 'e bem legau assim dos 10Khz
Andei fazendo uns testes la em casa e estou pensando em:
Usar os 2 pares de tweeters
o tweeter NAR somente com frequencias maiores de 10 ou 12khz
E o tweeter original com frequencias de 4 a 12khz
No Vectra o tweeter nao fica na porta e sim no canto entre parabriza, coluna e painel. (que 'e o m elhor lugar para ele estar)
Estou afim de colocar esse outro tweeter NAR do lado do tweeter original com esses cortes ...
....
Outra coisa que eu andei pencando
Os woofer de 6" la traz ficaram bem legais, mesmo ainda sem ter montado eles na caixa que eu quero (vou montar duas caixas igual de home theater "esse woofer 'e feito para isso", essa caixa vai ficar pendurada no tampao "que 'e de aco, faz parte da carroceria") com os dultos virados para cima nos buracos para os falantes do tampao.
Senti um pouco de falta de pressao sonora
Tenho um par de sub woofer de 8" 400 PMPO @ 4Ohm, comprei eles mais ou menos em 97 sao da marca Arlen. Mesmo sendo velhos foram pouco usado, eu os usava em uma caixa de som ligada no micro com um modulo aquarius ST 7070, o unico defeito que ele tem 'e que meu primo apertou aquela esfera de papel do centro do cone dele.
Estou pensando em mandar reformalos e montar as caixas trazeiras com eles em vez dos 6"
Qui se acha ???
Ae viajando mais um pouco
ja que os woofers 6" sobraram estou pensando em adcionar mais um modulo e montar esse woofers la na frente em pezinhos, respondendo a frequencias de 150 a 600hz
Entao
nas saidas dianteiras
tweeter NAR > 10 ou 12khz
tweeter original entre 4 e 12khz
mid bass > 300 ou 450hz
Nas saidas trazeiras
Subwoofer < 300 Hz
ae no segundo modulo
woofer entre 150 e 600hz ...
...
e ai .. qui seis acham??
Falow
#30
Posted 24 February 2006 - 15:26
não use 2 pares de TW..
se vc achou o tweeter da nar muito estridente, tente fazer o seguinte..
desmonte o tweeter e tire a telinha e a carcaça plástica que protege o driver..
geralmente isso acaba com a sibilancia e o carater estridente do tweeter..
ai faça uma nova audição e ve se gosta..
caso continue estridente tem alguns bons tweeters que vc tb pode ouvir pra ver se gosta, e são de 4ohms..
o 1TW1 é uma boa pedida..
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sobre os mids e woofers...
já que vc está disposto a fazer pezinho, nem perca tempo colocando os NAR na porta, já coloca eles direto no pezinho pq vc vai ter muito mais SPL, e o médio vai descer bem melhor, creio que com um bom pezinho de pra responder bem até os 80HZ..
descarte usar mais do que 2 vias, vi que vc pensou em até 4 vias..
acertar posicionamento e cortes de isso tudo levaria meses, e com alguém que realmente saiba o que está fazendo..
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se vc não gosta de muuito grave, recomendo um driver de 8" para o grave, mas ele tem que ter uma boa qualidade e estar em uma caixa ideal... (um phanter seria ideal)
outra boa pedida para subwoofer é um 10NAR1, 10" 125w rms..
toca muuito, ótimo timbre, resposta bem plana...
porém...
necessita de uma caixa um pouco grande, pelo menos uns 60 litros...
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voce precisa de uma HU que dê para acertar bem seu sistema, com pelo menos controle de sub..
já que vc não está disposto a trocar sua HU, voce consegue desligar a amplificação interna do seu som e trazer pra fora saidas pré amplificadas (RCA)?
se conseguir, ótimo..
depois é só conseguir um bom processador de audio que seu som vai ficar show..
tem um ótimo e muito barato da clarion..
na autoz snme ta 415, mas um conhecido consegue poir 350...
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ahh...
quase esqueci..
qual modelo de mid da nar é o seu..
se for o KR65 (de kevlar) ótimo, vai ficar animal..