
[relato] Voltas Em Nurburgring
#1
Posted 11 May 2006 - 09:25
Cheguei a menos de duas semanas no Brasil
Saí de Berlin de trem rumo a Colônia.... chegando a lá peguei um outro trem rumo ao aeroporto de Colônia/Bonn para alugar o carro.
Antes de chegar à locadora, comprei um mapa rodoviário da Alemanha. Descobri onde era a pista, quais as autobahns poderiam me levar até chegar lá... Encontrei uma cidade que ficava a uns 30 km do aeroporto, mas que seguindo a estrada ia acabar na pista.
Na locadora, fiz apenas 3 exigências, tinha que ser uma BMW serie 3, manual e a gasolina (eles tem muito carro diesel por lá). Eles me deram uma BMW 320 Touring 2006 manual e gasolina, com apenas 2500 km rodados... navegacao por satelite (alem do peso, tudo em alemão, 40 minutos até fazer aquela merda calar a boca), teto solar gigante (peso), luzinha que acende na maçaneta da porta (peso) e mais um monte de sacanagem... Rodas 16 de ferro, com pneus continental 205/55/16.... e calotas...
Carro na mão, abri o mapa e perguntei pra menina da locadora... Como faço pra ir pra essa cidade aqui? (aquela que eu já tinha separado, acho que chama Artweiller) estou indo visitar uns amigos lá... Me deu as dicas e caí na autobahn.
O carro não é bobo não, pra um 4 cilindros é bem interessante... o problema é que o carro é pesado... Anda mais ou menos que nem o meu Focus... só que com direção de BMW. O que faz toda a diferença.
Peguei autobahn com limite de velocidade de 130 km/h... Todo mundo anda a 160 (já viajei um bocado, pra lugares bem diferentes e sempre procurei dirigir alguma coisa nesses lugares... os alemães são de longe o povo que dirige melhor... Os caras tem a manha). Em coisa de meia hora quarenta minutos já tava chegando em Nurburg e Adenau (as duas cidades que a pista passa)
Cheguei em Nurburg por volta das 3 e meia da tarde, terça feira antes da páscoa. Nurburg é uma cidade muito pequena... Deve ter umas 6, 7 ruas.... Vive em função do autódromo, Tudo tem relação a carro. A BMW tem um centro de testes na cidade. Outras fabricas mantém centros mais discretos na região...
Voltando... Cheguei umas 3 e meia, achei um hotel rapidamente e fui me informar... Vários carros andando em Nordschleife e eu não entendia que carros eram aqueles... Fiquei sabendo que as 5:30 a pista ia abrir pra turistas... Volto pro hotel... Deixo a bagagem, tomo um banho e vou pra entrada da pista....
Aí a primeira surpresa... Todas as fabricas estavam testando... Várias Mercedes totalmente cobertas, Porsche Cayenne, a nova X5, o novo Mini (todo adesivado pra gente nao ver o facelift) a nova M3 V8!!!!!!! um novo audi que deve ser feito em cima do gallardo (le mans?) todo pintado de preto fosco, sem nenhuma identificação, aston martin, jaguar, ifiniti, varias BMWs, varias Mercedes... todas camufladas. Caralho!!!!! Eu preciso de um emprego desses... eu pensei....
Pra eles a reta é aberta (depois eu explico).... Os caras vem de pe colado e comecam a pendular o carro! Andam muito forte.
O tempo vai passando e começa a chegar os turistas, de cara conheci um inglês que fala igual ao Brad Pitt em Snatch. O cara tava numa e30 M3 vermelha... Veio andando da ingleterra... um grupo de suecos donos de GT3... que estavam lah pra passar uma semana. Mercedes 190 EVO (RARO) e mais uma porrada de coisa, lotus exige, Clio 187 (que eles nao dao a minima). Um americano que alugou uma Alfa 147 diesel e eh piloto de testes da Chrysler nos EUA (bela merda, devo dizer.. o cara nao andava). Um VIPER de corrida, que a Zaakspeed (ex-equipe de .F1 na era turbo) alugava por 250 euros a volta.
O Ingles da M3 E30 em fala pra tomar cuidado com os alemaes, que era pra eu ficar de olho no retrovisor. Those German guys are pretty quicky mam!!!!
Alem disso... tudo que ele me falava era... This track is scarry mam!!! (eh assustador!)
Tem uma cabine onde vc entra, fala quantas voltas quer dar, paga em cartao e o cara te dah um ticket de pedagio pra carro ou uma pulseira magnetica pra moto. Alem disso, tem um vending machine que vende voltas em nurburgring!!!!!! Surreal!!!!
Decidi que ia comprar tickets de 4 voltas de cada vez. Cada volta são 22kms e os turistas não passam pela parte nova da pista.
A reta de nurburgring é famosa pela extensão... só que como turista, o pedágio, onde vc insere o ticket pra próxima volta é no meio da reta, ela é uma grande descida, no meio, onde é o pedágio, é plano e depois do pedágio começa a subida, subida forte. . Minha velocidade final, sozinho na BMW foi 200... Achei bom, na E30 M3 era de 220.. (e eu não tinha ido lá pra andar rápido em retas) aí tem que frear e seguir caminho de cones que te levava a cancela do pedágio ou estacionamento.
O tempo lá, pelo menos nessa época do ano muda muito. tava cinco graus, eu peguei um pouco de neve e depois céu aberto... então a pista tava quase seca...
Primeira volta. Ansioso, todo arrepiado, tava realizando um sonho de crianca, desde que eu via as fotos de Jack Stewart tirando as 4 rodas do chão, ou as BMWs Batmovel e as Alfas Giulia fazendo curva sem duas e as vezes 3 rodas do chão (sim, curvas tirando 3 rodas do chão).... eu gritava sozinho dentro do carro... lá fora um frio da porra... dentro do carro eu tava pegando fogo.... vamos nessa... devagar e sempre... começo a andar...
Bom, primeira coisa... Todos aqueles 400 vídeos onboard de neguinho andando em nurburgring, todas as horas na frente do PS2, nao adiantam de nada. Eles não te dão a noção de quão íngreme são as subidas, as decidas e as lombadas... é tudo muito íngreme. é tudo muito tenso. não tem área de escape... e vc tá de quarta tem uma lombada onde vc quase sai do chão... E depois? Vem o que? Vc não sabe.... vc não sabe se ta com o carro no lugar certo.
então a primeira lição.... não é como andar em Jacarepaguá ou Interlagos... Vc não alicata os freios, vc não brinca o tempo todo com o equilíbrio do carro. não tem como... só os caras que andam lá todo dia conseguem fazer isso... Dos turistas... Bom... Ninguém fazendo....
O que dá pra dizer da primeira volta é que beleza... Vai dar pra acelerar mais daqui pra frente... Paro e começo a conversar com as pessoas... Dou outra volta sozinho, mais outra e de fato já estou andando bem mais forte... Na ultima... Chamo o Americano piloto de provas que falei lá em cima.... o cara amarelou... "thanks anyway"... hahahahaha... não desejem nunca ser piloto de provas de carro americano...
Nisso chegou o inglês da M3 e30. Outro papo... Vamos comigo? Vamos nessa! Beleza!... As primeiras fotos onboard.
Vamos andando... já tinha dado 3 voltas na pista... já tava andando rapido, sabendo alguns traçados... Deixando o carro escorregar mais (não estava completamente seco).... já começo a frear mais forte (desde a segunda volta na verdade). faço o controle de tração e o ABS trabalhar.... you are pretty quick man.... o ego vai na lua... Mas volta rapidinho pq aqui não é lugar pra distrações... Pergunto pra ele se posso colar o pé em determinado lugar.... Ele me responde... eu nao posso falar pra vc acelerar cara... vai aih fazendo o que vc acha que deve... e o puto nao me deu dicas... pelo menos foi honesto. È bem perigoso falar pra alguém acelerar em nurburgring....
4 voltas dadas, volto pra “cidade” vou ateh a pista nova de nurburgring, tem um museu, uma loja um kart indoor e uma loja de souvenir.
Beleza... já era quase noite. “Depois eu volto aqui”
No meio da cidade de nurburg tem um castelo (que eh mostrado em vários cartazes da pista) parada de 1600 e bolinha... Vou lá dar uma olhada... tudo fechado... Mas tem um maluco de casaco vermelho descendo uma ribanceira ao lado do castelo.... Opa... e aí? Veio aí andar?
- Não... Eu sou mecânico de uma equipe de Ferrari Challenge... Estamos testando aqui na pista do GP (eh como eles se referem a pista nova)....
- Ah... Beleza... Quer carona pra descer?
- Não... Vou andando mesmo... To precisando...
- Beleza...
Vou conhecer mais coisas ao redor... Passar no centro de testes da BMW, tirar fotos da M3 nova e tal... Volto ao hotel a noite... Quando entro no bar do hotel... Tão lá os caras de casaco vermelho... a equipe toda (mecânicos) tá no mesmo hotel que eu.
- Senta aí... Toma uma cerveja....
- Beleza!
Tomamos todas no bar do hotel... Falei pra eles da nova M3... Vamos lá fotografar!!!
Fomos tirar mais fotos.... e depois pra um Bar... Um bar onde tudo remete a automobilismo... Onde tem pôster com autografo de emmerson, do villeneuve (o emerson ficou no mesmo hotel que eu no GP da Alemanha de 73!!!)...tudo no bar era relacionado a carro!, Todos os cartazes, o cinzeiro, o balcão... tudo... O paraíso é aqui!!! Puta que pariu!
Falamos de carro um monte... Eles são suecos, mas são mecânicos de uma equipe alemã da Ferrari Challenge... São a equipe do distribuidor alemão da Ferrari.
Coisas interessantes que disseram.
- Meus pais têm um GT3. Mas eles moram a uns 600 km de mim... eu moro em Estocolmo... eles não.
- Eu não tenho um carro de verdade... Tenho apenas um meio de locomoção... eh um volvo de 240hps (falando isso como quem fala de um Uno Mille)
- Eu conheci o Ghost Rider... O pior é que é um senhor de uns 50 anos... Careca, 3 filhos, uma certa barriga... Vc não acredita que é ele...
Ou seja... Apesar de mecânicos de Ferrari... os caras são Petrol Heads!!!
Já mandei... Amanha eu levo vcs pra andar em Nordschleife.... Dos quatro... três nunca tinham andado lá....
No dia seguinte me encontrei com os caras nos boxes do circuito novo. Eles estavam com uma F430 Challenge... ZERO!!! Nunca tinha andado... Na verdade estavam com duas lá. Mas uma delas... Com nove voltas de vida... Lambeu... Pegou fogo... Queimou todo o chicote e o extintor de incêndio que é eletrônico não funcionou.... Eles estavam esperando instruções do que fazer.... Teria no domingo, uma etapa do europeu de GT ... e estavam esperando pra saber o que iam fazer.... Passei o dia com os caras... Fomos ateh alguns pontos da pista tirar fotos, ver os carros testando....( a pista abriria pra turistas novamente as 5:30)
O legal foi... Eles pegaram o sistema de gravação de vídeo da Ferrari... Pra filmar as nossas voltas em Nordschleife... to com 4 voltas inteiras filmadas em vídeo... Varias fotos...
Andei forte... Passei 911, passei WRX, Sierra Cosworth, BMW330... os caras se amarraram... Eu pirei...
No segundo dia, dei as 4 outras voltas com chuva...
Fiquei num misto de estado de graça com ligação de adrenalina... não consegui comer, não consegui beber, mal consegui dormir... É realmente assustador...
dia seguinte... Treinos do europeu de GT, Sexta feira de páscoa... os ingleses começam a invadir... Porsches, Fiestas ST, Escort 4x4 Cosworth, Astra 80 e alguma coisa com mecânica de Calibra V6 4x4! Catheham Duratec. Começa a ficar realmente cheio... hora de eu ir embora... passo a manha nos boxes com os caras... Aquela F430 que lambeu de fogo a 4 dias atrás estah pronta e vai correr (inacreditável)... Percebo que agora os caras tão atarefados... melhor não atrapalhar...
Com a chegada do feriado e a cidade lotando, vai ficando realmente cheio e eu acho que é hora deu ir me embora. Pode ser perigoso, o risco de bater um carro alugado aumenta..... a BMW tira todos os seus carros do “testcenter”... não tem mais fabrica na pista.... ela abre pra turista as 8 da manha ateh o fim do dia....
Na hora de ir embora... No caminho existem estacionamentos que vc consegue ver a pista (de onde as revistas de carro tiram fotos dos segredos). Paro lá antes de deixar a cidade e vejo... O pessoal que participa com freqüência dos track days aqui no Brasil é muito mais rápido do que a maioria das pessoas... Tem neguinho que sai da inglaterra pra passear de Porsche por lá.... Em geral. Os ingleses são lentos...
Pego a estrada rumo ao aeroporto de Colônia.... é hora de devolver a BMW..
Duas coisas na minha cabeça na estrada de volta.....Preciso voltar lá novamente e preciso comprar uma BMW.
Foi a melhor experiência relacionada a carro da minha vida. "
Vicente.
=======
[]s
Rodrigo
#2
Posted 11 May 2006 - 10:50
#3
Posted 11 May 2006 - 10:52
[]s
Rodrigo
#4
Posted 11 May 2006 - 11:01

Quantos carros já não devem ter voado através daqueles guard-rails

[]'s
#5
Posted 11 May 2006 - 11:17
Que curvinha marota!
![]()
Quantos carros já não devem ter voado através daqueles guard-rails
[]'s
ps2 vale? kkkk
#6
Posted 11 May 2006 - 11:35

#7
Posted 11 May 2006 - 11:40
[]s
Rodrigo
#8
Posted 11 May 2006 - 11:42
só q eles estão com video na fita e não tem como assistir pois precisa duma camera especial hAOIEHOIehAOIEhIAOe
#9
Posted 11 May 2006 - 12:43
#10
Posted 11 May 2006 - 13:04

[]´s
#11
Posted 11 May 2006 - 13:38
#12
Posted 11 May 2006 - 17:38
#13
Posted 11 May 2006 - 18:50
[]s
#14
Posted 13 May 2006 - 21:17
um dia quem sabe?
#15
Posted 13 May 2006 - 23:11

#16
Posted 16 May 2006 - 22:09

#17
Posted 17 May 2006 - 00:52