Mas vendo os recentes lançamentos da indústria automobilística, comecei a me dar conta do quanto o C20Xe era um motor à frente do seu tempo...
Se pensarmos que o Calibra é fruto de um projeto que já possui 17 anos de idade desde seu lançamento (no salão de Frankfurt, 1989, confere?) e ainda hoje possui números que desbancam carros recém-lançados, temos muito a nos orgulhar do nosso amado Calibra.
Só a título de comparação, alguns carros que chamaram minha atenção.
Fiat Marea
Motor 2.0 5cil. 20V - 142cv
Motor 2.4 5cil. 20V - 160cv
VW Jetta
Motor 2.5 5cil. 20V - 148,6cv
Poxa, no caso do Jetta, estamos falando de um motor 5cil. e 500cc a mais que no Calibra, e mesmo assim o motor rende os mesmos 150cv que o nosso amado carrinho, que, diga-se de passagem, possui economia de combustível invejável e carrega nas costas o peso de um projeto de 17 anos de idade...
Eu sei que a potência do carro pode ser facilmente modificada com mapeamento da injeção e coisa e tal, e que provavelmente o motor do Jetta teria fôlego para ter mais potência, e provavelmente optaram por um carro com desempenho condizente com seu porte mais familiar, mais econômico, etc etc...
Mas mesmo no aspecto torque, o longínquo projeto do nosso Calibra também faz muito bonito... 20mkgf contra 23mkgf do Jetta.
E nem vou sair do assunto motor e falar em Cx aerodinâmico do carro que aí a coisa ficará humilhante para os concorrentes..
Ai ai... quando a indústria automobilistica algum dia voltar a fazer carros com a categoria e aperfeiçoamento do Calibra me avisem que daí eu saio da hibernação
Este post foi editado por gustapetry: 14 janeiro 2007 - 15:10