Light Style© by Fisana

Ir para


Foto

Radares!


  • Por favor, faça o login para responder
5 respostas neste tópico

#1 Sérgio

Sérgio
  • ASSOCIADO
  • 7.223 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 04 fevereiro 2007 - 08:52

Kassab eleva rigor de radar, multas dobram!!



A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) reduziu de 10 km/h para 7 km/h a margem de tolerância adotada na fiscalização feita por radares fixos e móveis na cidade de São Paulo.

A margem é a diferença entre a velocidade máxima permitida e a que é efetivamente considerada para multar os motoristas. Ela existe em razão da possibilidade de erros dos radares.

A nova tolerância passou a ser aplicada há aproximadamente cinco meses --pode variar dependendo do equipamento-- e foi listada pela própria CET como um dos fatores para a recente alta na quantidade de multas por velocidade registradas pelos aparelhos fixos.

À época, a mudança não foi divulgada oficialmente pela gestão Gilberto Kassab (PFL), que, procurada agora pela Folha, confirma a informação.

De janeiro a agosto do ano passado, a média mensal de infrações flagradas pelos radares fixos ficou próxima de 31 mil. O número praticamente dobrou nos três meses seguintes.

A nova tolerância adotada pela CET é, na verdade, a margem máxima admissível de erro dos equipamentos. Ela já era usada para as lombadas eletrônicas da capital paulista e por diversos órgãos de trânsito.

A legislação prevê que a margem de imprecisão da aferição é de 7 km/h para as velocidades até 100 km/h e de 7% acima de 100 km/h. O limite nas vias urbanas de São Paulo não passa de 90 km/h --nas marginais.

Nos primeiros cinco anos da fiscalização de radares na cidade, a CET chegou a dar descontos de 15 km/h a 20 km/h na velocidade aferida. A redução para 10 km/h foi feita pela gestão Marta Suplicy (PT) em 2001, medida que quase quadruplicou as multas na época.

A alteração era alvo de polêmica adicional pelo fato de as empresas ganharem por "produtividade" --proporcionalmente às multas. Hoje a remuneração delas é por valor fixo.

Levantamento feito em 2003 pela Folha mostrava que, sem os 10 km/h descontados, a quantidade de multas poderia saltar 800% --tal a quantidade de veículos que passam "raspando" acima do limite.

Havia técnicos da CET que condenavam a tolerância acima da margem de erro por incentivar "pequenas infrações". Mas outros a aprovavam por avaliar que a pequena diferença não representa um risco à segurança do trânsito.

O diretor de operações da CET, Adauto Martinez, não revela a data exata da mudança. Afirma que "com certeza" a diferença de 7 km/h passou a ser adotada em todos os equipamentos a partir da lei federal do final de julho de 2006, que fixou novas regras de punição por excesso de velocidade -abrandando as penalidades, já que uma parte das infrações graves passou a ser média e parte das gravíssimas, grave.

"Estamos adotando estritamente aquilo que preconiza a lei. Dar uma margem maior é deseducativo. O motorista precisa acreditar na sinalização. A sensação de impunidade gera desrespeito à lei", afirmou.

Para ele, a explosão de multas de radares fixos a partir de setembro está ligada "um pouco à margem diferente" e "um pouco" ao abrandamento da lei federal dos últimos meses.

As lombadas eletrônicas, que não tiveram mudança na tolerância de 7 km/h, não tiveram saltos significativos nas multas.
A situação dos radares móveis não permite comparações porque os serviços começaram a ser suspensos em junho (com margem de 10 km/h) e voltaram só parcialmente em outubro (com margem de 7 km/h).

Fonte:ALENCAR IZIDORO da Folha de S.Paulo
  • 0

#2 gustapetry

gustapetry
  • AMIGO
  • 460 Posts:

Postou 04 fevereiro 2007 - 13:25

Negócio é começar a pensar em algumas soluções alternativas... :blink:

LINK
  • 0

#3 leonnanet

leonnanet
  • AMIGO
  • 898 Posts:

Postou 04 fevereiro 2007 - 16:39

Negócio é começar a pensar em algumas soluções alternativas...  :blink:

LINK

<{POST_SNAPBACK}>




apoiado !!!!! +1 :D
  • 0

#4 Fabio Melo

Fabio Melo
  • AMIGO
  • 604 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Guarulhos/SP

Postou 05 fevereiro 2007 - 11:42

Eu gosto de outra, mas é proibindo no horario......

Tinha alguns conhecidos que tinham no carro um motor que abaixava a placa de forma que o radar não conseguisse pegar. Pelo que sei a policia nunca pegou. Mas vez por outra eles esqueciam de abaixar aquilo e se ferravam, alem do carro ser registrado no fim do mundo, mas depois de um tempo começaram a chegar as multas.

Abçs
  • 0

#5 deadtrash

deadtrash
  • AMIGO
  • 728 Posts:

Postou 05 fevereiro 2007 - 12:23

Arrumar as ruas nem ferrando, cobrar do cidadão ai podem

Agora tão implementado essa dialetica escrota, de que o cidadão so tem deveres em relação ao estado

alguem acredita nesse estado que estão criando, quero q o estado se #@&@* , alguem tem ideia da onde vamos chegar??
Espero que a estupidez do ser humano detone esse planeta logo de uma vez
  • 0

#6 GREEN-MONSTER

GREEN-MONSTER
  • AMIGO
  • 5.604 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Guarulhos - SP

Postou 05 fevereiro 2007 - 14:20

O lance é arrecadar!!!
  • 0