O BlackBerry é a pior merda da face da Terra!
Bom, muito do que você está me dizendo eu sei. Lembro muito bem da informação na incialização do DOS "co-processador matemático Weitek encontrado". Depois foi embutido. Depois a moda foi embutir a VGA, coisa que ainda permanece amplamente em laptops, netbooks, etc.
Mas essa parte aqui eu não posso concordar:
Estações gráficas onde o sistema gira em torno da GPU é algo totalmente fora do alcance de qualquer usuário e assim permanecerá por muito tempo, vide o preço de uma estação Silicon Graphics (custa mais que um Porsche). O consumo de energia elevado faz parte do jogo, mas uma GPU não consome nada do sistema, ao contrário, alivia o processamento.
Coloca uma aplicação 3D com DX10 e AAx16 cheio de sombras embaçadas e monitora o processamento da máquina. A GPU ferve, ativa a ventoinha no máximo, faz uma barulheira infernal mas o stress dos núclos da CPU aumenta pouco significativamente. E eu acho que é assim que ter que ser mesmo.
Claro que para fazer o filme Avatar ou produzir renders de 500.000 px eu vou ter é que alugar um estúdio com estações Silicon, porém o que houve durante os últimos tempos foi uma depredação das capacidades gráficas do micro com processadores gráficos ridículos. Meu notebook do serviço tem uma Nvidia Quadro 1600M, que para notebooks é até razoável e para a época era top, e o desempenho em comparação ao meu computador de casa é simplesmente patético. A diferença na renderização em alguns ambientes gráficos chega a 500%.
É inaceitável o desempenho destes tablets e notebooks com aplicações gráficas. Mas para navegar na internet e escrever no editor de texto no aeroporto, serve.
O meu ponto é exatamente este. Pra montar um PC pra jogos ou aplicações gráficas pesadas tudo vai girar em torno da GPU, não importa o que vai botar, se não casar com a GPU, não serve (fonte, gabinete, slots da placa mãe, chipset da placa mãe, processador, coolers, etc.. etc.. etc..) se cagar em alguma coisa que atrapalhe a GPU, caga no seu projeto. Ela que manda.
Pensando nisso que a Nvidia criou o Tegra2 e por isso a tecnologia está indo pra criar GPUs animais em dispositivos portatéis. Hoje ainda é piada, mas seu P3 tem uma senhora placa de vídeo e a tendência é essa. Quer computador dedicado a trabalho, compre algo pra isso, quer dedicado a jogos, compre algo pra isso, quer dedicado a navegar na internet, compre algo pra isso. A AMD, a Intel e a Nvidia estão enfiando grana nisso, botar a GPU dentro do processador (ou botar um processadorzinho dentro de uma GPU animal pra cuidar das coisas "menos importantes"

) e assim atender o aumento de demanda gráfica dos portáteis. Laptop é algo que deve morrer logo, não vai durar muito mais tempo. Netbooks não sobreviverão também, os desktops também devem ser extintos pra uso em casa.
Pelomenos assim vejo um futuro próximo, cheio de "computadores" dedicados. A bola da vez é fazer isso tudo funcionar junto e nisso a google ta arrebentando. Tablet google + celular google + TV google + gps/afins google vai ser um negócio interessante de ver.
Outro dia me mostraram um iPad abrindo (se debatam engenheiros) um desenho do autocad e editando o desenho em campo pra mandar pro engenheiro aprovar uma solicitação de mudança. Pode fazer com um laptop? Pode, mas imagine a senha e vai ter uma idéia do que estou falando.
Se montar um pc pra jogo, esta montando uma estação girando em torno da GPU. Se comprar um PS3 ou outro console, ele é uma estação girando em torno da GPU, o mesmo esta começando a valer pros portáteis.
Uma silicon hoje não é tão cara quanto antigamente, mas obviamente ela paga seu preço. Serviços com 3D de baixo custo onde não conseguem justificar uma Silicon você "imita" uma, fazendo um desktop todo pensado na GPU, menos poder mas menor custo.