Calibra x idade: Algo a ser pensado...
#1
Postou 09 maio 2007 - 13:39
Porém eu to vendo que quanto mais tempo passa e dependendo dos ex-donos em termos de manutenção, vai ficar cada vez mais complicado vc comprar um Calibra sem referencias de manutenção (notas de peças trocadas) como por ex dessa engrenagem, e os que não tiverem isso terão que ter tais valores abatidos no preço.
Nessas horas que penso: coitado de quem não tem o Clube pra se socorrer, com qq carro na verdade, mas no nosso caso principalmente, que ninguém pode dispender toda hora de $$$ pra supérfluos como um carro.
[]s
Rodrigo
#2
Postou 09 maio 2007 - 14:17
#3
Postou 09 maio 2007 - 14:57
Pistões e bielas forjados, junta metálica, turbina roller, parafusos ARP ... éééé ... realmente essas peças de "manutenção corrente" estão acabando com o teu caixaO meu Fundo Fixo Calibra S/A Particular atualmente tem se tornado uma constante na minha vida aeuhaeuh to fazendo manutenção que não esperava, mas entendo que são peças de uso justo pela idade do carro.
[]'s
#4
Postou 09 maio 2007 - 14:58
#5
Postou 09 maio 2007 - 15:34
Pistões e bielas forjados, junta metálica, turbina roller, parafusos ARP ... éééé ... realmente essas peças de "manutenção corrente" estão acabando com o teu caixa
[]'s
Nem sapeka... essas peças são um esforço pra arrumar a casa... digamos acima das possibilidades porém aos poucos vou atingindo a meta.
O que me preocupou/preocupa são as manutenções correntes mesmo, tipo bomba de óleo, essa engrenagem do vira, o próprio cambio que mesmo com os hps original em breve precisarao de revisão pelo uso que o carro tem, enfim... vai ser complicado alguém meter as caras em um sem histórico feito pelo dono (ou ex-donos) quanto a itens de manutenção, que se troca uma vez a cada 10 anos, mas TERAO que ser trocadas...
Nesse sentido que falei aeuheuah os ups é pq assumi logo o casamento com o carro, então quero que daqui a 10, 20 anos ele esteja tinindo na garagem como hj é feito com mustangs 67 por ex. fazer parte da familia já aeuhaeu
[]s
Rodrigo
#6
Postou 09 maio 2007 - 15:41
Ninguém usa um Mustang 67 como daily-drive. muito menos coloca pra ralar direto.então quero que daqui a 10, 20 anos ele esteja tinindo na garagem como hj é feito com mustangs 67 por ex. fazer parte da familia já aeuhaeu
[]s
Rodrigo
As peças que vc citou (câmbio, vira, etc) estão com seu desgaste diretamente relacionado com o uso (km e intensidade). Num carro de garagem (leia-se: pouco uso), elas nunca serão problema.
A bomba de óleo é ridiculamente barata. Nem vale comentar. Desceu o carter, trocou uma junta sem-vergonha, e pronto: já acessou a bomba para trocar.
Acho que vc está se desesperando a toa. Isso não chega nem perto do custo da retífica de um five-tech ($4 a $5k), que bate o motor inteiro sem qualquer motivo aparente, num carro com 5 anos em média de uso.
[]'s
Este post foi editado por West: 09 maio 2007 - 15:42
#7
Postou 09 maio 2007 - 15:48
Ninguém usa um Mustang 67 como daily-drive. muito menos coloca pra ralar direto.
As peças que vc citou (câmbio, vira, etc) estão com seu desgaste diretamente relacionado com o uso (km e intensidade). Num carro de garagem (leia-se: pouco uso), elas nunca serão problema.
A bomba de óleo é ridiculamente barata. Nem vale comentar. Desceu o carter, trocou uma junta sem-vergonha, e pronto: já acessou a bomba para trocar.
Acho que vc está se desesperando a toa. Isso não chega nem perto do custo da retífica de um five-tech ($4 a $5k), que bate o motor inteiro sem qualquer motivo aparente, num carro com 5 anos em média de uso.
[]'s
mais pra trocar o bomba de oleo naum tem que mecher num parafuso que ta dando a maior dor de cabeça a muita gente, por naum saber o jeito certo de apertar?
#8
Postou 09 maio 2007 - 15:48
Os Calibras atualmente a venda, com algumas exceções claro, já foram e até são carros do dia a dia, então é sim preocupante pros recém-chegados.
Quando falei na bomba de oleo pensei nas consequencias dela, assim como da tal engrenagem do vira, roletes e coisas pequenas mas que não cuidadas transformam o Calibra em um carro problemático.
Quem convive com a gente blz, sabe o que fazer, aonde fazer e pq fazer... mas é bom saber que TERÁ que fazer, mais cedo ou mais tarde.
Minha unica preocupacao atual é o gol que perde em arranada pra uma caloi10 euhaeuhe o Calibra pdoe ficar 1 ano parado que eu sei que na 1a voltinha com ele já estou inlove again
Pra mim ainda é disparado o melhor custo-benefício da categoria (design decente, esportivo, 93-96, equips de fabrica). Mas se a pessoa não ficar ATENTA, isso deixa de valer.
[]s
Rodrigo
Este post foi editado por Rodrigo: 09 maio 2007 - 15:51
#9
Postou 09 maio 2007 - 15:57
Mas quem quer comprar um carro de 12 anos, e só está preocupado com o preço baixo, não se importanto se o carro está malhado, vai pagar o preço mais tarde mesmo.Eu me refiro ao caso de quem está comprando ou irá comprar o calibra, e muito provavelmente usará constantemente o carro...
Os Calibras atualmente a venda, com algumas exceções claro, já foram e até são carros do dia a dia, então é sim preocupante pros recém-chegados.
Quem convive com a gente blz, sabe o que fazer, aonde fazer e pq fazer... mas é bom saber que TERÁ que fazer, mais cedo ou mais tarde.
Não é a toa que Calibras bem conservados tem seu preço diferenciado. Se não quer surpresas no carro, parte para um desses. Caso contrário, corra o risco.
Tem Calibra a venda por $15k, e por $25k. É só escolher.
[]'s
#10
Postou 09 maio 2007 - 16:01
Nessas horas que penso: coitado de quem não tem o Clube pra se socorrer, com qq carro na verdade, mas no nosso caso principalmente, que ninguém pode dispender toda hora de $$$ pra supérfluos como um carro.
[]s
Rodrigo
#11
Postou 09 maio 2007 - 16:10
Que porra de engrenagem é essa que ele está falando?
#12
Postou 09 maio 2007 - 16:33
Acho que vc está se desesperando a toa. Isso não chega nem perto do custo da retífica de um five-tech ($4 a $5k), que bate o motor inteiro sem qualquer motivo aparente, num carro com 5 anos em média de uso.
[]'s
Vc foi bonzinho..
Um Fivetech fica near 10K para retificar e ainda aproveitando algumas peças usadas.
Sei disso pq um colega mecânico já fez vários desses motores. Só se a Fiat passou a auxiliar os donos de Marea e parou de esfaquear nas bronzinas e demais ítens que só se achavam na Fiat.
Abraços,
Matheus S. Almeida
#13
Postou 09 maio 2007 - 16:35
Não entendi nada do texto do Rod.
Que porra de engrenagem é essa que ele está falando?
Engrenagem do virabrequim, que aciona todo o drivetrain..ela tem uma maledita chaveta integrada que tem quebrado em vários C20XE´s do clube.. mas a causa é a falta de torque correto na mesma.
Abraços,
Matheus S. Almeida
#14
Postou 09 maio 2007 - 16:38
#15
Postou 09 maio 2007 - 16:56
Porém eu to vendo que quanto mais tempo passa e dependendo dos ex-donos em termos de manutenção, vai ficar cada vez mais complicado vc comprar um Calibra sem referencias de manutenção (notas de peças trocadas)
Mas quem quer comprar um carro de 12 anos, e só está preocupado com o preço baixo, não se importanto se o carro está malhado, vai pagar o preço mais tarde mesmo.
Vero! é a minha preocupação, com quem está chegando/entrando ao "nosso mundo". E mesmo quem está nele mas ainda não se deu conta de tal necessidade de eventuais manutenções preventivas de peças que já estão em "sobrevida".
Exatamente este o ponto... como carro, como clube, como amigos, veio este pensamento hoje. Me imaginei como profundo desconhecedor do carro na minha atual situação, o quanto eu teria ficado chateado e certamente sairia por ai reclamando pra todo lado sobre o carro.
O resultado final deste tópico poderia ser uma compilação detalhada de vistoria pré-compra, manutenção imediata pós-compra, e manutenção mediata do Calibra.
[]s
Rodrigo
#16
Postou 09 maio 2007 - 17:28
#17
Postou 09 maio 2007 - 17:30
Vc foi bonzinho..
Um Fivetech fica near 10K para retificar e ainda aproveitando algumas peças usadas.
Sei disso pq um colega mecânico já fez vários desses motores. Só se a Fiat passou a auxiliar os donos de Marea e parou de esfaquear nas bronzinas e demais ítens que só se achavam na Fiat.
Abraços,
Matheus S. Almeida
A mais pura verdade, o motor mais caro de manutenção e mais merda de durabilidade, barra inclusive BMW's e Merdedes... é foda!!!
#18
Postou 09 maio 2007 - 17:37
RSR
#19
Postou 09 maio 2007 - 17:41
[]s
Rodrigo
#20
Postou 09 maio 2007 - 17:56
nascido em 95, nao me dava problema algum, este ano começou a me dar manutenção diretoo, ja gastei quase 3 conto (num corseta isso é grana) e to torcendo pra que tenha acabado as zicas, nota que nao são problemas diretamente relacionados com a preparação, é modulo de injeção, modulo de faisca, cachinbo, mangueiras, tanque de combustivel, boia, radiador,direção, coifas rasgadas, sem contar a manutencao de longo prazo, oleo de cambio, freios, ate uma tampa de pressurizacao quebru-se milagrosamente, pq pela função dela é impossivel, luzes do painel, ar quente, queimo as juntas dos coletores e o vidro da porta do motorista ta ficando ruim -.-
imagino isso num calibra, já da uns 5 conto e isso pq meu carro é pelado, n tem ar, direcao nem nada
e tudo relacionado a idade do garoto, só esperar ter acabado tudo e ficar mais alguns anos gozando a carroça sem mts problemas, para falar a verdade ando ate meio desanimado o.o´
#21
Postou 09 maio 2007 - 18:05
Quando se tem o carro como algo "mais", não dá pra pensar assim... a menos que queira ter muita chateação. E é bom que fique claro pra quem está interessado em comprar ou pra quem recém-comprou.
[]s
Rodrigo
#22
Postou 09 maio 2007 - 22:35
queria uma opinião dos mais velhos do clube...
estou com planos de adquirir um cali, só q gostaria de trocar o powertrain pelo o 2.2 do vectra, seria muita heresia, já q tenho planos de joselitagem supersayajin nivel 3 pra ele
#23
Postou 09 maio 2007 - 22:40
Um C20NE (2.0 8v mesmo, nem precisa ser o 2.2) com T já vai te dar grandes alegrias... opinião totalmente pessoal, mas faça o que achar melhor aeuhae depois que nego meteu AP em Eclipse, quem sou eu pra falar alguma coisa aeuhaeuhaeue
Esse tópico é pra motivar o Clube a cuidar do Calibra, criar um relatorio de manutencao preventiva (que qq carro com essa idade tem que ter), de modo que não precisem passar por aborrecimentos inesperados, somente isso.
E prevenir quem pensa em comprar que é um carro pra cuidar antes, e não deixar quebrar pra consertar. Fazendo isso é só alegria praticamente...
[]s
Rodrigo
Este post foi editado por Rodrigo: 09 maio 2007 - 22:43
#24
Postou 09 maio 2007 - 22:43
#25
Postou 09 maio 2007 - 22:46
E é a realidade atual de alguns associados. Eu manteria o C20Xe aonde está...
[]s
Rodrigo
#26
Postou 09 maio 2007 - 22:52
aproveitando a pentelhação qual é a quilometragem atual do seu filhote, Rodrigo?
#27
Postou 09 maio 2007 - 22:58
[]s
Rodrigo
#28
Postou 10 maio 2007 - 10:53
#29
Postou 10 maio 2007 - 11:08
Acho que o X20XEV é a melhor relação custo/benefício..ainda mais pra turbo que depende menos do fluxo do cabeçote que um aspirado.
Basta ver que o Caca Daud com um cabeçote de fluxo bem superior aos 16V de AP(cerca 13% a mais na adm e 20% a mais no escape), não tem superado muito a potência dos mesmos...estão todos na casa dos 700hp, que é próximo do limite físico-estrutural de um 4 clindros de capacidade cúbica reduzida. São motores são para dar tiros de 10..11 segundos, com figas nos dedos para não fazer arremesso de bielas.
Já uma preparação aspirada depende DIRETAMENTE do fluxo do cabeçote, e 1 CFM faz a diferença, já que vc não pode compensar na pressão positiva.
Abraços,
Matheus S. Almeida
#30
Postou 10 maio 2007 - 11:15












