Light Style© by Fisana

Ir para


Foto

Preparacao turbo


  • Por favor, faça o login para responder
294 respostas neste tópico

#271 West

West
  • AMIGO
  • 13.879 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 10 maio 2007 - 18:54

ex: essa mesma  oficina q fez uma SLK e meu corsa, se negou a fazer um carro importado (infelizmente n lembro mais qual era, mas era bem novo) eles n tinham condição tecnica de fazer o carro pq teriam q comprar um equipamento que era mt caro na epoca, (alguma coisa pra mecher na injeção , n lmebro)....e eles n tavam com cacife

e foi pra uma oficina do Sul, se n me engano a Prado
Ai reconheco uma unica via e usar uma oficina q tem mt "dimdim"

provavelmente se o cara fosse no herrera, eles iam comprar o equip mesmo q nao cobrisse nem a metade valor total da preparacao
e vc gasta mais por isso claro, mas n é nosso caso, nem da grandessima maioria dos carros do mundo..mesmo os tops

<{POST_SNAPBACK}>

Tocou num ponto excelente: a estrutura. :)

Então se uma oficina é muuuuito melhor estruturada que outra, tanto em termos de ferramentas e equipamentos, como em capital de giro para cobrir qualquer eventual imprevisto com seu precioso carro, e cobra por isso, é só grife de que estamos falando? :huh:

Se vc prefere levar sua esposa numa maternidade com UTI a disposição, leitos individuais, equipamentos de diagnóstico de última geração, como o São Luiz, por exemplo, e que por isso eles te cobram o olho da cara, vc é um ricasso trouxa que está pagando grife? Pois vc poderia facilmente contratar uma parteira para que sua esposa dê a luz em casa, por muuuuito menos, e com a mesma finalidade e produto final (um filho)? :ph34r:
  • 0

#272 deadtrash

deadtrash
  • AMIGO
  • 728 Posts:

Postou 10 maio 2007 - 19:13

mas isso é claro, agente ta falando do mesmo beneficio
se for pra levar pra um lugar e ter problemas..concerteza a opcao é o mais caro mas com sussego, ou se n tiver dimdim nem fazer

voltando a minha primeira preparacao, eu desisti de fazer mais barato na folegoturbo, pq iriam fazer porqueira.. de por carburador e "1.5 kilus" pra destruir meu carro em 2 meses

nesse caso q eu contei, os caras me falaram depois, q n valeria o investimento mt alto, pra fazer 1 carro q quase nem aparece pra preparar.... e cacife fala nessas horas
o herrera com nome que tem, acho q nem poderia negar essa..daria os pulos deles heeheh mesmo que tomasse um preju, e nesse caso, se veria um motivo real e ate exclusivo pra se levar um lugar como o herrera, mas isso é 0.1 dos casos



ex: essa mesma  oficina q fez uma SLK e meu corsa, se negou a fazer um carro importado (infelizmente n lembro mais qual era, mas era bem novo) eles n tinham condição tecnica de fazer o carro pq teriam q comprar um equipamento que era mt caro na epoca, (alguma coisa pra mecher na injeção , n lmebro)....e eles n tavam com cacife

e foi pra uma oficina do Sul, se n me engano a Prado
Ai reconheco uma unica via e usar uma oficina q tem mt "dimdim"

provavelmente se o cara fosse no herrera, eles iam comprar o equip mesmo q nao cobrisse nem a metade valor total da preparacao
e vc gasta mais por isso claro, mas n é nosso caso, nem da grandessima maioria dos carros do mundo..mesmo os tops

<{POST_SNAPBACK}>

Tocou num ponto excelente: a estrutura. :)

Então se uma oficina é muuuuito melhor estruturada que outra, tanto em termos de ferramentas e equipamentos, como em capital de giro para cobrir qualquer eventual imprevisto com seu precioso carro, e cobra por isso, é só grife de que estamos falando? :huh:

Se vc prefere levar sua esposa numa maternidade com UTI a disposição, leitos individuais, equipamentos de diagnóstico de última geração, como o São Luiz, por exemplo, e que por isso eles te cobram o olho da cara, vc é um ricasso trouxa que está pagando grife? Pois vc poderia facilmente contratar uma parteira para que sua esposa dê a luz em casa, por muuuuito menos, e com a mesma finalidade e produto final (um filho)? :ph34r:

<{POST_SNAPBACK}>


  • 0

#273 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9.141 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Cotia - SP

Postou 10 maio 2007 - 20:06

Dica 1: Os mecanicos de lá são muito bem pagos.

Tem uns 3 tops lá que ganham mais que muita gente dona de calibra, podem acreditar.

Dica 2: Estrutura impecável, tem coisa de 1 milhão investido naquela oficina, representante Halltech, Unichip e scanners para ler tudo que é carro gringo, dinamometro bosch, estrutura completa para fazer coletores e escapes e pressurização

Dica 3: Know how muito acima da média das preparadoras, alias quem será que no Brasil já fez a retífica de um RX7, ou montou um motor jaguar V12 que chegou dentro de baldes? 99% dos preparadores aqui no Brasil que não sabe nem inglês para ler os livros de preparação que o Herrera ja leu.
  • 0

#274 RSR

RSR
  • AMIGO
  • 2.149 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Iacanga - SP

Postou 10 maio 2007 - 23:14

Então, ta certo q em detalhes tudo depente, mas então poderiam informar coisas + básicas como: o herrera só usa coletor inox? quais marcas d turbinas q ele trampa? válvulas, mangueiras, canos, etc... ou quais exigências mínimas deles?
Ou nem tem muito isso, tipo, ele aceita preparar com o material q o cliente kiser... logicamente q afetando alguma garantia em comum acordo.

Colocando a referência de $ 10mil p/ turbinar um c20xe e contando q é com o miolo original, oq ele provavelmente iria propor a nível de materiais?

RSR

Este post foi editado por RSR: 10 maio 2007 - 23:49

  • 0

#275 Doutor Eduardo Thimberg

Doutor Eduardo Thimberg
  • AMIGO
  • 3.980 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 10 maio 2007 - 23:38

Well well, odeio carros turbo, acho uma apelação tecnológica e não giram RPM, eu nunca teria um carro turbo.

Mas pelo o que vi no Herrera, se um dia quisesse ter um carro ultra-rápido, eu não pensaria 1/2 vez pra deixar o carro lá.

Eu acostumei em ver pessoas que cagam e andam pro cliente, cobram caro e não tem estrutura (não estou falando apenas de preparação) mas o cara realmente é foda.

Acho BARATO dar 10-12 k reais para preparar um carro naquele nível...dinamômetro próprio, mecânicos cuidadosos, ferramentas de ponta, tudo no seu devido lugar, um cantinho só pra fazer escape. Coisa de gente de nível, não porqueira.
  • 0

#276 Edgard Filho

Edgard Filho
  • AMIGO
  • 2.788 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 11 maio 2007 - 00:08

Quem quiser me acompanhar, sábado passarei a manhã lá no Herrera...
  • 0

#277 JotaMarcelo

JotaMarcelo
  • AMIGO
  • 3.786 Posts:
  • Sexo:Male
  • Interesses:.

Postou 11 maio 2007 - 09:57

Até acho o preço do Herrera "salgado", mas se eu tivesse muita grana e não quizesse esquentar a cabeça com carro (como entusiasta, eu GOSTO de esquentar a cabeça com carro, hehehe...), entregaria um possante para ele...

Tem muita gente que fala do Herrera sem conheçer a estrutura: eu era um deles...

...depois que vi um Astra 16v suspenso e seu escape PERFEITO, dobro a língua para falar sobre o Herrera...

...sem contar as traquitanas de medição e aferição de lá: dá um banho nos supostos concorrentes.

Deixo um exemplo, muito mais simples do que o Herrera:

- Alguém aqui já foi na Allen, em Osasco?
Então, a oficina do cara é muito bem organizada, literalmente expert em GM Opala 6cc: sabem TUDO sobre esses motores.
Bom, sabe quanto Rascio cobrar para "começar uma brincadeira" aspro? R$ 5.000,00... Turbo? R$ 7.000,00... chamam ele de careiro e isso e aquilo...

Outras que quero conhecer são a Power Plus e a G&R.

JMarcelo

Este post foi editado por JotaMarcelo: 11 maio 2007 - 10:03

  • 0

#278 West

West
  • AMIGO
  • 13.879 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 11 maio 2007 - 10:12

Outras que quero conhecer são a Power Plus e a G&R.

<{POST_SNAPBACK}>

G&R é a antiga Motorclassic.

Conheço algumas histórias "pitorescas" sobre essa oficina. :ph34r:


[]'s
  • 0

#279 JotaMarcelo

JotaMarcelo
  • AMIGO
  • 3.786 Posts:
  • Sexo:Male
  • Interesses:.

Postou 11 maio 2007 - 10:15

G&R é a antiga Motorclassic.

Conheço algumas histórias "pitorescas" sobre essa oficina.

Quero apenas conhecer, ué...

Minha avaliação é muito simples: não tenho rabo-preso COM NINGUÉM, no que tange a preparação.

...todos já fizeram cagadas, inclusive o Herrera.

JMarcelo
  • 0

#280 West

West
  • AMIGO
  • 13.879 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 11 maio 2007 - 10:34

G&R é a antiga Motorclassic.

Conheço algumas histórias "pitorescas" sobre essa oficina.

Quero apenas conhecer, ué...

Minha avaliação é muito simples: não tenho rabo-preso COM NINGUÉM, no que tange a preparação.

<{POST_SNAPBACK}>

haeuhaeuheu ... rabo preso é boa. :lol:

Pode conhecer quem vc quiser. Só fiz um comentário.

[]'s
  • 0

#281 Sergio Bernardinetti

Sergio Bernardinetti
  • AMIGO
  • 294 Posts:
  • Localidade:Curitiba - PR

Postou 11 maio 2007 - 10:48

É.. ninguém é perfeito. Todo mundo erra.

Até eu me enganei uma vez, quando pensei estar enganado.

Mas foi só essa vez.

Hahahahahahaha
  • 0

#282 West

West
  • AMIGO
  • 13.879 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 11 maio 2007 - 11:13

É.. ninguém é perfeito. Todo mundo erra.

Até eu me enganei uma vez, quando pensei estar enganado.

Mas foi só essa vez.

Hahahahahahaha

<{POST_SNAPBACK}>

heuhaeuhue .. vc é do mesmo time do vovô Eugênio.


Acho importante reconhecermos nossas imperfeições. Assim, podemos nos aprimorar.

Eu mesmo, antigamente, tinha um único defeito: era muito convencido. Hoje, não mais.


[]'s :rolleyes: :P
  • 0

#283 Sergio Bernardinetti

Sergio Bernardinetti
  • AMIGO
  • 294 Posts:
  • Localidade:Curitiba - PR

Postou 11 maio 2007 - 11:27

Ah, chegaram hoje meus powerbrakes... parecem ser legais.

Tirarei fotos depois de instalados.
  • 0

#284 JotaMarcelo

JotaMarcelo
  • AMIGO
  • 3.786 Posts:
  • Sexo:Male
  • Interesses:.

Postou 11 maio 2007 - 11:56

haeuhaeuheu ... rabo preso é boa.

Pode conhecer quem vc quiser. Só fiz um comentário.

Hehehe, lésbico.

JMarcelo
  • 0

#285 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5.987 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 11 maio 2007 - 12:12

nossa.. a coisa aqui cresceu..


Vou dar meu pitaco, e não será anti-ético, pois não tenho oficina, e sim preparo por hobbye como um entusiasta de preparação.


Eu acho que a principal confusão que ocorre nessa discussão sobre oficinas TOP, como a do Herrera é a confusão entre eficiência e eficácia, que por incrível que pareça, são resultados distintos.


O Herrera tem como base a eficácia e não a eficiência. Pouco importa se esta tirando leite de pedra.. se terá de transformar 2+2=5..

Ele precisa apenas alcançar o resultado que o cliente deseja, que normalmente é um carro confiável independente da potência. Ou seja, ele é eficaz. Alcançou o resultado do cliente, que é a confiabilidade.


Já outros preparadores(tão bons quanto, e na minha opinião, com muito mais know-how em preparação de alta eficiência, como o Tonhão da PowerPlus), se baseiam em eficiência.. Isso é..transformar 2 + 2 = 5..ou até 6.. colocando a confiabilidade em segunda plano quando o cliente permite tal.


Qual dos dois são melhores? Nenhum.. cada cliente se enquadra melhor em um deles.

O cliente(como a maioria aqui do CCB), que quer apenas um carro sobrealimentado para sair da lentidão de um motor atmosférico original, mas com confiabilidade plena, não há dúvida que o preparador eficaz nesse resultado, será o melhor.


Portanto, ele aplica pressões baixas(não vou comentar sobre as potências resultantes, para não causar polêmica, se não iniciará uma discussão infinita.. mas certamente não são eficientes com a pressão que roda nos motores desenvolvidos), com peças de qualidade e mão-de-obra qualificada = carro confiável, sem risco de quebra, mas nada acima da média em termos de eficiência de conjunto

É fácil fazer isso? Não.. Pois peças de alta qualidade e mão-de-obra qualificada, não é barata. Um mecânico decente, vc precisa remunera-lo bem, e não vai menos de 2,5K por mês. Uma oficina bem equipada, tem seu custo.. tudo isso entra no preço.. até o café que o cliente bebe na sala de espera.

Para quem já estudou administração sabe disso.


Então, acho que a discussão deveria ser dividida entre mérito de confiabilidade x custo/benefício, e mérito de know-how para se preparar motores eficientes. São caminhos de propósitos diferentes.


E concordo com o Rod quando ele exemplifica carros de pistas com potências absurdas, que só duram uma puxada.. Esses são aqueles puramente eficientes, mas sem qualquer durabilidade.

Acho que o mérito de know-how. seria aquele preparador que desenvolve um motor confiável, e o máximo eficiente com aquilo que tem em mãos.. aliás, esse é o resumo do que é engenharia.


E para começar, um motor sobrealimentado não destaca de forma plena a capacidade e know-how de fazer um motor eficiente, como um motor atmosférico. Por isso, essa é outra questão complexa de se discutir.



Oficinas fazem preparação com intuito financeiro.. entusiastas fazem preparação com intuito de lazer.


Eu fiz por pura diversão o motor do Ewerton, que com turbina nacional, coletor de admissão, coletor de escape desenvolvidos por mim, extraí 330hp com apenas 1,2 bar de um motor 1.7 litro.

Enquanto motores 2.0 16V preparados com peças gringas, com tudo que o dinheiro pode comprar, não alcança essa eficiência.


A minha preparação foi melhor? Talvez não.. tudo depende do objetivo do cliente. Se o cliente queria apenas 200hp, pq eu fui entregar 330? Me economizaria tempo de acerto e projeto, e seria ainda mais confiável(principalmente no que tange a transmissão).


Agora o que separa os homens dos meninos, são os motores aspirados de alta eficiência.. e não digo só esses de pistas rodando a 70% de nitrometano e 30% metanol... Mas sim motores atmosféricos rodando em rua e pista com confiabilidade de VMP, como os que o Steven desenvolve na Inglaterra.. Esse sim eu coloco um tapete vermelho e abaixo a cabeça.. Isso é ser preparador... Virar 320hp na gasolina de um 4 cilindros atmosférico de 2 litros com durabilidade para uma prova de 12 horas consecutivas.



Abraços,



Matheus S. Almeida

Este post foi editado por Matheusc20xe: 11 maio 2007 - 12:14

  • 0

#286 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9.141 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Cotia - SP

Postou 13 maio 2007 - 11:50

O Brasil é tão ignorante em preparação que a maioria dos preparadores não conseguem nem a confiabilidade e a eficiencia é atingidade pela tentativa e erro.

Portanto confiabilidade é uma qualidade muito procurada e valorizada no Brasil.

A Fama do Herrera nasceu nas pistas, quando muitos aqui andavam de bicicleta e rolemã.

Foi 2 ou 3 vezes campeão da turbo dianteira com um AP 8v como todos na epoca. Punha 0,5 s no segundo colocado e parou.
Era eficiente a preparação do AP? Era e ponto final.

Apos isso ele abriu uma oficina de preparação, nasceu a Herrera Motors, onde pelo que se sabe foi turbinado o 1o carro injetado do pais.

Ja andei em alguns projetos que tinham um cunho menos em confiabilidade e maior em eficiencia, como os Lancers de 650cv.
Era carros que para pista apresentavem confiablidade acima da media e para rua também nao davam dor de cabeça.

Mas enfim, do trabalho do Herrera, alguns detalhes no CCB somente o West e eu sabemos o que estamos falamos pois frequentamos a oficina a alguns anos, mas enfim...........
  • 0

#287 lucaskj

lucaskj
  • AMIGO
  • 3.029 Posts:
  • Sexo:Male
  • Interesses:XXXXXXXXXXXXXXX

Postou 13 maio 2007 - 21:31

Outras que quero conhecer são a Power Plus e a G&R.

JMarcelo

<{POST_SNAPBACK}>


a power plus e a esther são as unicas duas oficinas q conheço!

a esther é muito boa tbm! atendimento excelente e aparentemente(mesmo tendo apenas 8AP's no dia q fui) boa no q faz...

a Power plus é OUTRO nivel total! 2 porsches, mercedez, 3 dragsters, supra TURBAO e nitro, 2 hayabusas, 1 ecosport, isso mesmo, uma ECOSPORT e outra cositas mas! o preço? menor q do herrera e equipamento de sobra...
  • 0

#288 Led Zeppelin

Led Zeppelin
  • MODERADOR
  • 8.016 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Osasco - SP

Postou 14 maio 2007 - 09:36

Tem uma Ecosport turbo andando com MGB-T .. ja faz tempo ...

Falow
  • 0

#289 lucaskj

lucaskj
  • AMIGO
  • 3.029 Posts:
  • Sexo:Male
  • Interesses:XXXXXXXXXXXXXXX

Postou 14 maio 2007 - 14:59

Tem uma Ecosport turbo andando com MGB-T .. ja faz tempo ...

Falow

<{POST_SNAPBACK}>


cadeira eletrica!

aquilo é uma caixa sobre rodas!
  • 0

#290 carica

carica
  • AMIGO
  • 667 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:S.Paulo / SP
  • Interesses:Calibra 16V

Postou 15 maio 2007 - 12:28

Sem querer conturbar vou dar o meu pitaco tb:
Acho que nao existe preparador unanime, que acerta todas e so faz espetaculo. Eh muito provavel que TODOS tenham seus calcanhares de aquiles por ai.
Falaram da Power Plus: faz grandes canhoes. Ja vi ele levar uma Parati Turbo para ser acertada na Nascar/Powertrain porque nao conseguiu alisa-la...
G&R ou antiga Motorclassic: do passado varias quebras, acho que hj melhorou muito tanto em estrutura como em conhecimento e tem feito belos carros. Alguns com problemas? talvez
Herrera: top de linha hj em preparaçoes. Ja vi coisas erradas em preparaçoes de la: Sim. Mas acho que hj eh um dos poucos lugares com estrutura e $$ para poder fazer qualquer tipo de carro. Por exemplo, eh so verificar a maior parte dos carros exclusivos que saem em revistas por ai. Foi ele que fez. Cobra bem, sim. Nada que nao tenha o direito de fazer pelos trabalhos ja feitos e pela estrutura que tem. Acho que somente perdeu um bom profissional na parte de inox que era seu irmao, que hoje esta na G&R, fazendo o inox por la...
Esther: acho que hj eh uma otima relaçao custo beneficio. tem boa estrutura e nao cobra caro. Tem coisas estranhas por ai? Ja vi algumas...E outras otimas...
Acho que independente do preparador eh muito importante o dono do carro acompanhar o que esta sendo feito, definir exatamente o que quer, e procurar conhecer no mercado as deficiencias de cada um, para que possa tentar sana-las a tempo, antes de qualquer desabor. E obvio pagar um preço que se ajuste ao seu desejo, seja de pagar uma griffe ou qualidade, ou ambos juntos....
  • 0

#291 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5.987 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 15 maio 2007 - 13:30

Sem querer conturbar vou dar o meu pitaco tb:
Acho que nao existe preparador unanime, que acerta todas e so faz espetaculo. Eh muito provavel que TODOS tenham seus calcanhares de aquiles por ai.
Falaram da Power Plus: faz grandes canhoes. Ja vi ele levar uma Parati Turbo para ser acertada na Nascar/Powertrain porque nao conseguiu alisa-la...
G&R ou antiga Motorclassic: do passado varias quebras, acho que hj melhorou muito tanto em estrutura como em conhecimento e tem feito belos carros. Alguns com problemas? talvez
Herrera: top de linha hj em preparaçoes. Ja vi coisas erradas em preparaçoes de la: Sim. Mas acho que hj eh um dos poucos lugares com estrutura e $$ para poder fazer qualquer tipo de carro. Por exemplo, eh so verificar a maior parte dos carros exclusivos que saem em revistas por ai. Foi ele que fez. Cobra bem, sim. Nada que nao tenha o direito de fazer pelos trabalhos ja feitos e pela estrutura que tem. Acho que somente perdeu um bom profissional na parte de inox que era seu irmao, que hoje esta na G&R, fazendo o inox por la...
Esther: acho que hj eh uma otima relaçao custo beneficio. tem boa estrutura e nao cobra caro. Tem coisas estranhas por ai? Ja vi algumas...E outras otimas...
Acho que independente do preparador eh muito importante o dono do carro acompanhar o que esta sendo feito, definir exatamente o que quer, e procurar conhecer no mercado as deficiencias de cada um, para que possa tentar sana-las a tempo, antes de qualquer desabor. E obvio pagar um preço que se ajuste ao seu desejo, seja de pagar uma griffe ou qualidade, ou ambos juntos....

<{POST_SNAPBACK}>



concordo em tudo.. ;)
  • 0

#292 Rodrigo

Rodrigo
  • AMIGO
  • 10 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Rio de Janeiro / RJ

Postou 23 maio 2007 - 14:40

Ok... vamos a um novo tema então :)

Posição da turbina... imagino que o melhor seja o mais perto dos dutos do motor, por isso todos os coletores jogam a turbina pra frente e pra baixo (pra ficar já na cara do escape), certo?

Imagino que o da foto abaixo seja por falta de espaço, mas em termos de PERFORMANCE e QUALIDADE, alteraria significativamente posicionar a turbina no lugar do filtro de ar e passar a admissão pro lado da bateria? Pq particularmente eu acho a posição perfect em termos de visual e styling :)

Imagem

[]s
Rodrigo
  • 0

#293 West

West
  • AMIGO
  • 13.879 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 23 maio 2007 - 14:56

Errr ... bem ... como posso dizer ... :unsure:

Isso ... bom ... não é uma turbina. :ph34r: Isso é um compressor (supercharger) vortex. ;)

Explicando melhor:

Isso na foto acima, é isso:
Imagem
Ou seja, é um compressor com uma polia associada, pela qual, vc passa uma correia paralelamente à correia dentada. Então, conforme o motor gira, a correia gira a polia, que gira o compressor, que gera pressão positiva.

Por isso esse dispositivo está montado nessa posição - que é a ideal para se alinhar a polia do compressor com a polia do vira.


Para um turbo-compressor, essa posição é totalmente inadequada, visto que teria que fazer o caminhamento dos dutos do coletor de escape chegarem até esse ponto, esfriando os gases de escape, e perdendo a eficiência do gradiente térmico. E mais, essa posição inviabiliza a saída do downpipe para o escapamento. Sem chance.

Imagem
Isso é um Turbo-compressor (mais conhecido como "turbina")


[]'s

Este post foi editado por West: 23 maio 2007 - 16:13

  • 0

#294 JotaMarcelo

JotaMarcelo
  • AMIGO
  • 3.786 Posts:
  • Sexo:Male
  • Interesses:.

Postou 23 maio 2007 - 15:23

Resumindo:

- Rod, para de inventar...

JMarcelo
  • 0

#295 Rodrigo

Rodrigo
  • AMIGO
  • 10 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Rio de Janeiro / RJ

Postou 23 maio 2007 - 16:03

:P Não custa perguntar né aeuhaeuh

e aproveitando, alguem poderia postar o tel do "fazedor de milagres", vulgo despachante pra legalização do carro em sp? :)

[]s
Rodrigo

Este post foi editado por Rodrigo: 23 maio 2007 - 16:05

  • 0