Light Style© by Fisana

Ir para


Foto

Ecotec 2.4 - 171cv da Captiva


  • Por favor, faça o login para responder
4 respostas neste tópico

#1 W

W
  • AMIGO
  • 5.410 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 29 abril 2009 - 09:15

Será ?

Seria uma alternativa pros C20XE ? , imagino que esse Ecotec preparado deve render bem

Vamos importar um lote do Tenesse hehehe, pelo menos para esse motor deve sobrar peças nos EUA,

Mas uma preparada aspro deve passar facilmente dos 200cv,

Matérias:

A Chevrolet passa a oferecer a partir deste mês de fevereiro de 2009, o Captiva Sport Ecotec, a nova versão de seu utilitário-esportivo equipada com motorização Ecotec, de 2.4 litros 16V VVT, que desenvolve 171 cv de potência e transmissão automática - com Active Select (sequencial). Segundo a marca, o consumo do utilitário na estrada é de 14,9 km/l.

Segundo a Chevrolet, o motor da família Ecotec é um dos mais eficientes produzidos pela engenharia da General Motors em todo o mundo. Esse motor, assim como o 3.6 V6, é global, ou seja, equipa outros veículos da empresa no mundo, tais como os modelos Saturn Aura, Pontiac G6, Chevrolet HHR, Pontiac Solstice, Saturn Sky, Chevrolet Malibu e o Saturn VUE, nome dado ao Captiva nos Estados Unidos.

Os motores Ecotec são produzidos em várias localidades ao redor do mundo. O propulsor que equipa o Chevrolet Captiva Ecotec que será vendido no Brasil vem normalmente de Spring Hills, no Tenesse (Estados Unidos), e ele tem as mesmas características construtivas dos que são feitos em Tonawanda (Estados Unidos); Kaiserslautenrn (Alemanha) e Xangai (China).

A primeira aplicação do motor Ecotec 2.4 litros foi no Chevrolet Cobalt, mas a família de motores Ecotec teve sua primeira aplicação em 2000, na versão 2.2 litros, no Saturn L Series. Em 2001, passou a equipar diversos modelos europeus e norte-americanos da General Motors.

O Ecotec é um motor do tipo DOHC (Dual Overhead Camshaft) a gasolina de 2.384 cc de cilindrada 16V, de quatro cilindros, que desenvolve 171 cavalos de potência a 6.200 rpm, e tem um torque de 22,2 kgfm a 5.100 rpm.

Segundo a marca, esta motorização tem a capacidade de mesclar potência, com economia de combustível, baixos níveis de ruído e baixos níveis emissões. Outra característica deste propulsor é a presença de componentes em alumínio, tais como cabeçote, bloco e cárter.

Também colaboram para a eficiência do motor Ecotec 2.4 o coletor de admissão plástico e o comando de válvulas variável, que otimizam a entrada de ar/combustível e, consequentemente, o regime de rotação e funcionamento do motor.

O motor Ecotec 2.4 litros utiliza dois eixos balanceadores laterais internos ao bloco que representam a melhor tecnologia disponível nesta área para motores deste porte, pois tem melhor eficiência tornando o motor mais silencioso, com baixos níveis de vibração.

Desempenho e Consumo

A Chevrolet informa que o Captiva 2.4 Ecotec acelera de 0 a 100 km/h em 11s3 ( na Captiva) e faz 10 km/litro na cidade e 14,9 km/litro na estrada - média combinada de 11,7 km/litro.
  • 0

#2 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9.096 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Cotia - SP

Postou 29 abril 2009 - 09:37

O motor pode ser show, mas obviamente não tem custo beneficio bom para os brasileiros(pelo menos por enquanto), pois ou vc rasga $ para comprar peças no Brasil ou fica importando peças e pagando mula ou imposto de importação.

Se vc for analisar por esse angulo, tem um monte de motores 4cil melhores, porem tudo importado e caro.

Hoje estamos bem confortaveis com peças para c20xe, 90% a um custo otimo. A conversa é meio de apezeiro mas nao dá para fugir muito disso.........money talks
  • 0

#3 W

W
  • AMIGO
  • 5.410 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 29 abril 2009 - 10:08

http://www.turbo-kit...turbo_kits.html

Hehehe, já tem um monte de kits prontos que prometem 380hp na roda,

Parece que esse motor é fabricado na China, talvez seja baratim trazer de navio

Mas concordo, as peças de Vectra e Monza aqui são imbatíveis, o custo para manutenção do Calibra ainda é um dos mais baixos.

Se o problema não fosse dinheiro rsrs, seria uma opção para modernizar uma plataforma com desenho bonito ainda, porque no mercado nacional não vejo a GM com motores modernos, talvez esse seja o começo.
  • 0

#4 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9.096 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Cotia - SP

Postou 29 abril 2009 - 13:05

http://www.turbo-kit...turbo_kits.html

Hehehe, já tem um monte de kits prontos que prometem 380hp na roda,

Parece que esse motor é fabricado na China, talvez seja baratim trazer de navio

Mas concordo, as peças de Vectra e Monza aqui são imbatíveis, o custo para manutenção do Calibra ainda é um dos mais baixos.

Se o problema não fosse dinheiro rsrs, seria uma opção para modernizar uma plataforma com desenho bonito ainda, porque no mercado nacional não vejo a GM com motores modernos, talvez esse seja o começo.



Se o probema não fosse o $$$$ eu mudava para uma plataforma 5 ou 6 cil traçao traseira ou AWD...rsrs
  • 0

#5 Carlos Hada

Carlos Hada
  • AMIGO
  • 1 Posts:

Postou 09 setembro 2017 - 01:12

Alguém tem as medidas externas desse motor (Ecotec 2.4, da Captiva Sport)?

Quero ver seentra no cofre do meu carro.

Deve ficar bom com o câmbio F-32, do Cruze!!!


Este post foi editado por Carlos Hada: 09 setembro 2017 - 01:12

  • 0