Light Style© by Fisana

Ir para


Foto

Inspeção Veicular - Macetes E Dicas


  • Por favor, faça o login para responder
202 respostas neste tópico

#1 David

David
  • AMIGO
  • 1.757 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 19 fevereiro 2010 - 16:58

Inspeção veícular chegando... Tem até carro original sendo reprovado...

Podemos criar um roteiro de como se dar bem na inspeção.

Para os aspirados basta jogar uma banana dentro do motor, que a mistura caramelizada logo veda todas as folgas e o carro para de fumar enquanto estiver funcionando...

Agora voltando a falar sério.
Para os turbos com Mgb e suplementares acredito que se aliviarmos totalmente a válvula de pressão do turbo e "desligarmos" o MGB vai ajudar para os que rodam apenas com bicos normais com vazão para alcool, pois acredito que não fumará, pois não virá pressão.

Mais alguma dica importante?

O que acham? :puliça
  • 0

#2 David

David
  • AMIGO
  • 1.757 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 19 fevereiro 2010 - 17:02

Achei na net, deve ser util:

Passos da inspeção.

A inspeção veicular ambiental não só mede os gases emitidos pelo escapamento mas também são necessários alguns requisitos a saber:

1) Inspeção visual, antes de entrar no "Box" da inspeção, um(a) atendente faz uma inspeção visual inicial no veículo e pede para que sejam feitas 3 acelerações máximas seguidas, para verificar se é possível prosseguir com a inspeção no box, caso não seja possível (excesso de fumaça visual, por exemplo) o veículo será reprovado antes da checagem com o computador.

2) A temperatura do bloco é medida, se estiver acima ou abaixo da temperatura normal de trabalho (perto de 80ºC, marcador de temperatura no meio) o veículo não poderá fazer o teste.

3) Dentro do Box, o(a) atendente irá verificar as condições do escapamento, caso o escapamento tenha algum tipo de vazamento aparente (alguma parte do escapamento com fuligem por exemplo) o veículo será reprovado na inspeção.

4) É possível que seja feita uma análise do nível de ruídos do escapamento, desde que o(a) atendente veja a necessidade disto, está previsto na inspeção.

5) O nível do óleo do carter será checado e deve, necessariamente, estar entre o limite inferior e superior, óleo acima do limite deverá ser retirado pois interfere negativamente no ensaio.

6) Um(a) atendente irá então verificar, com a ajuda de um espelho, a existência de vazamentos grandes embaixo do veículo, caso existam, o veículo será reprovado. O piso do ambiente do Box favorece a inspeção, mesmo pequenas gotas irão aparecer facilmente e isso chamará a atenção do(a) atendente.

7) Passadas as etapas anteriores, uma sonda será introduzida no tubo de escape do veículo, um sensor será colocado no motor e este será acelerado, de 7 a 10 vezes até a rotação limite, a sonda irá então analisar os gases e calcular uma média das medições, emitindo o laudo e um selo, que será colado no parabrisa do veículo. Caso o veículo seja reprovado no teste de emissão, um laudo de "reprovado" será emitido.

Para o ano de 2008, a inspeção é gratuita, nos próximos anos prevê-se uma taxa a ser cobrada do proprietário.

Como aumentar a chance de ser aprovado na inspeção.

Esclarecemos que estes passos não garantem a aprovação, mas aumentam sensivelmente a chance de não ser reprovado.

Veículos com mais de 200.000km que ainda não tiveram a bomba injetora reformada ou trocada, correm mais risco de desaprovação dos que os mais novos ou que já fizeram esta reforma.

Sugerimos que sejam feitas as seguintes etapas:

1) Checar para vazamentos, resolver os vazamentos que irão impedir a aprovação na inspeção.

2) Checar para o estado do escapamento, reparar caso necessário.

3) Abastecer por pelo menos 2 tanques antes com diesel PODIUM que tem um índice de cetanas (índice que mede a qualidade do combustível quanto à detonação, similar às octanas na gasolina) maior que o normal, esta etapa deverá ser feita em postos Petrobrás da região metropolitana.

4) Trocar o filtro de ar por um novo.

5) Fazer pelo menos uma viagem de aprox. 150 km com o combustível acima citado, não usar nenhum tipo de limpador de bico nesta fase.

6) Lavar o veículo por baixo para facilitar a inspeção.

7) Após a viagem, evitar trafegar com o veículo em uso urbano, isso irá aumentar os depósitos na parte superior do motor, que foram retirados quando da viagem, diminuindo a chance de aprovação.
  • 0

#3 Giba

Giba
  • AMIGO
  • 4.920 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 19 fevereiro 2010 - 19:04

Esta matéria é velha. Os carros não são acelerados até o limite. A avaliação do barulho este ano será indicativa e não punitiva, mas no ano que vem sim.

Já dei um nó no Kassab. Meu carro está mudando de endereço. Recomendo a todos que puderem.
  • 0

#4 cealima

cealima
  • AMIGO
  • 659 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 19 fevereiro 2010 - 19:32

Não é feito nada disso que esta escrito ai....quem passou carro na inspeção sabe....passei o celta e eles olham se o escape esta enferrujado ou furado....colocam um sensor no motor pra pegar as rotações e aceleram o carro até 2500 rpm com o sensor dentro do escape pra medir a emissão de poluentes....nem o documento do carro eles pegaram pra saber se ele era azul, rosa, verde, alcool, gasolina, os 2 dois...nada....

estão falando q a partir do ano q vem a inspeção veicular será em nivel nacional, ou seja, não adianta mta coisa tirar o carro de sp...
  • 0

#5 cealima

cealima
  • AMIGO
  • 659 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 19 fevereiro 2010 - 19:35

Conama determina que Estados e municípios com mais de 3 milhões de carros adotem controle de poluição

Lígia Formenti, BRASÍLIA

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou ontem a obrigatoriedade da inspeção veicular em todo o País. Atualmente, somente Rio e São Paulo têm programas para fiscalizar a emissão de gases dos carros, embora há 13 anos exista regulamentação que permite a instalação desse tipo de controle. Para garantir que a resolução não fique apenas no papel, o colegiado determinou que somente vão poder ser licenciados carros que passem pela vistoria ambiental, a exemplo do que já ocorre na capital paulista.

A resolução determina que todos os Estados do País e os municípios com frota superior a 3 milhões de veículos criem Planos de Controle de Poluição Veicular (PCPV) - um projeto onde são incluídas diretrizes sobre quem vistoriar, como e com que periodicidade. O plano tem de estar pronto em 1 ano, a contar da data da publicação da resolução. A partir disso, as autoridades terão mais 18 meses para iniciar as inspeções veiculares. Aqueles que desejarem podem fazer um período de testes, com duração máxima de um ano. Nesse intervalo, avaliações podem ser limitadas ou sem penalidades para carros reprovados nas vistorias.

Os Estados também devem definir a área de abrangência do plano. Isso pode incluir cidades com frota de todos as dimensões. “Tudo vai depender das características de cada local, das prioridades das autoridades ambientais. Se a autoridade quiser, ela pode, por exemplo, instalar o plano em todo território do Estado”, explicou o assessor da secretaria executiva do Ministério do Meio Ambiente, Volney Zanardi Júnior. Os PCPVs devem ser periodicamente analisados, para se avaliar o impacto da medidas adotadas. O esperado é que, com a inspeção, haja uma melhoria na qualidade do ar.

A ideia é de que a inspeção comece por um grupo determinado de veículos, chamado de frota-alvo. “Cada local vai definir o grupo prioritário: podem ser carros de passeio, motos, veículos utilitários, caminhões”, explicou. No caso de carros de passeio, há uma obrigação: se eles estiverem incluídos na frota-alvo, será obrigatória a avaliação a partir do segundo licenciamento.

Esse prazo provocou polêmica ontem, durante a discussão da resolução. São Paulo reivindicava que o prazo mínimo fosse de 3 anos. O Rio, que fosse de 2 anos. A justificativa era a de que, embora haja carros relativamente novos, muitos apresentavam adulterações feitas pelos proprietários.

VALORES

A inspeção pode ser feita, no máximo, uma vez por ano. Os valores devem ser cobrados dos proprietários dos veículos. Mas as taxas serão estabelecidas pelo órgão de trânsito local. Quando o carro for reprovado, ele terá de passar por ajustes e somente então será submetido a outra análise.

Além de regras para inspeção veicular, a resolução aprovada ontem tem ainda outros dois eixos: o de padrões para emissão dos veículos e padrões sonoros e um que harmoniza toda a regulamentação sobre o tema.

Para a secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, Suzana Kahn, a resolução aprovada no Conama representa um instrumento importante para a melhoria da qualidade do ar no País. “De nada adianta estabelecermos padrões do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar) para veículos novos, se a frota antiga continua a rodar, emitindo padrões além do que seria ideal.”

A RESOLUÇÃO

Quem fica de fora: Os planos locais podem dispensar de inspeção obrigatória veículos militares, agrícolas, de competição, tratores, máquinas de terraplenagem e pavimentação

Revisão: O PCPV tem de ser periodicamente avaliado, observando novas alternativas de controle de poluição veicular, novas tecnologias e projeções referentes à frota circulante

Prioridade: As inspeções devem começar em regiões que apresentem comprometimento da qualidade do ar provocado pelas emissões de poluentes de veículos

Publicidade: Órgãos ambientais devem divulgar constantemente as condições da participação da frota-alvo

Prazo: Veículos da frota-alvo devem ser inspecionados com antecedência máxima de 90 dias antes do licenciamento anual

Competência: As inspeções obrigatórias devem ser feitas em centros distribuídos em áreas de abrangência do plano de inspeção. Mas o Ibama é quem fica encarregado de definir os procedimentos para avaliar o estado de manutenção do veículo.

Fonte: Estadão
  • 0

#6 fininho

fininho
  • BANIDO
  • 1.899 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 19 fevereiro 2010 - 21:54

Hje o meu passou na inspeção. Realmente tá bem mais chata que antes, tiram fotos do carro etc..

Pediram pra eu trocar as placas porquê tava fora das especificações...daí perguntei pro fiscal do Detran se tinha como eu fazer uma placa de modo que ela instalada no carro não obstruisse a entrada frontal de ar no parachoque. Ele disse que sim, pra eu pedir pra fazer um placa sem furos e colar mais pra cima com dupla face. blz!

tt++
  • 0

#7 Edgard Filho

Edgard Filho
  • AMIGO
  • 2.788 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 21 fevereiro 2010 - 20:05

E dos turbos, alguém?! Qual solução pretendem fazer? Vamos discutir em particular? Estou preocupado...
  • 0

#8 Sérgio

Sérgio
  • ASSOCIADO
  • 7.223 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 21 fevereiro 2010 - 21:16

E dos turbos, alguém?! Qual solução pretendem fazer? Vamos discutir em particular? Estou preocupado...


Qual o final de sua placa, vc já devia ter transferido para baixada ou ABC, ligue para o despachante do seu pai.
  • 0

#9 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9.141 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Cotia - SP

Postou 21 fevereiro 2010 - 21:24

E dos turbos, alguém?! Qual solução pretendem fazer? Vamos discutir em particular? Estou preocupado...


PAssa pra santos,
  • 0

#10 Giba

Giba
  • AMIGO
  • 4.920 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 21 fevereiro 2010 - 21:52

E dos turbos, alguém?! Qual solução pretendem fazer? Vamos discutir em particular? Estou preocupado...

Ed, passe tua placa para Santos e seja feliz por mais algum tempo.
  • 0

#11 Puppets

Puppets
  • ADMINISTRADOR
  • 14.353 Posts:
  • Sexo:Male
  • Interesses:Mulheres!!!!

Postou 21 fevereiro 2010 - 22:01

Se ano que vem vai ser a mesmo tralha pra todo território, acho que ao invés de ficarmos fugindo do inevitável, podíamos ver como vai ser logo.

O meu Calibra é placa 9. Alguém com Calibra turbo vai fazer a inspeção em SP antes?

David?
Ives?
Carica?
  • 0

#12 Edgard Filho

Edgard Filho
  • AMIGO
  • 2.788 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 21 fevereiro 2010 - 22:46

Não fui atrás pq quando o Marcio fez a transferência dele, fui informado que não adiantaria mais fazer durante 2010, pois para fazer, teria que automaticamente passar pela inspeção prévia a troca do documento.

Mudou algo desde então?
  • 0

#13 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9.141 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Cotia - SP

Postou 21 fevereiro 2010 - 23:23

O W conseguiu tranferir esse ano para outra cidade. Não custa tentar
  • 0

#14 West

West
  • AMIGO
  • 13.879 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 21 fevereiro 2010 - 23:39

Não fui atrás pq quando o Marcio fez a transferência dele, fui informado que não adiantaria mais fazer durante 2010, pois para fazer, teria que automaticamente passar pela inspeção prévia a troca do documento.

Mudou algo desde então?

SNME, a vistoria para mudar domicilio é bem mais simples do que a inspeção veicular. :unsure:
  • 0

#15 W

W
  • AMIGO
  • 5.410 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 22 fevereiro 2010 - 09:11

Acho que não tem vistoria para sair do município, pelo menos eu transferi sem fazer vistoria de saída.
  • 0

#16 Giba

Giba
  • AMIGO
  • 4.920 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 22 fevereiro 2010 - 09:29

Não tem vistoria se o final da placa ainda não exige o agendamento. Estou transferindo o meu com final 3 sem vistoria da Controlar.
  • 0

#17 Gordo

Gordo
  • AMIGO
  • 3.254 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Osasco - SP

Postou 22 fevereiro 2010 - 09:51

E se o final da placa já exige vistoria (ex. final 1)?

Deve ser feita antes de transferencia para uma cidade onde nao possua vistoria pela Controlar?


[]s,
Gordo.
  • 0

#18 MURILLOALANIS

MURILLOALANIS
  • AMIGO
  • 5.859 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Piracicaba - SP

Postou 22 fevereiro 2010 - 14:24

como ficaria o controle de poluição pra carros na pinga? pinga polui menos nao é?

será que nesse teste dá problema com carro turbo nao legalizado no documento?

qual o real medo dos prop e carros turbo?

brasil é uma merda mesmo
  • 0

#19 West

West
  • AMIGO
  • 13.879 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 22 fevereiro 2010 - 14:27

como ficaria o controle de poluição pra carros na pinga? pinga polui menos nao é?

O problema não na quantidade de CO, mas sim de CO2, que nos carros a pinga "gordinhos" a emissão é altíssima.

Tem que regular a mistura bem pobre.
  • 0

#20 MURILLOALANIS

MURILLOALANIS
  • AMIGO
  • 5.859 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Piracicaba - SP

Postou 22 fevereiro 2010 - 14:29

entendi...

libera a pressao entao e deixa o bixano passando fome :P è o jeito
  • 0

#21 AndersonLV.C.

AndersonLV.C.
  • AMIGO
  • 281 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 25 fevereiro 2010 - 19:56

Mais eu li em alguma materia que o combustivel que esta marcado no documento tem que bater com o que está no tanque do carro na hora da inspeção, procede?
e quem ta com escapamento que é mais barulhento, estão pensando em trocar?
  • 0

#22 David

David
  • AMIGO
  • 1.757 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 04 março 2010 - 20:17

Fiquei sabendo essa semana que se o escapamento estiver enferrujado e em mal estado os caras nem inspecionam o carro.

Estão implicando tb com vazamento de óleo.

Alguem sabe se aida é possível transferir?
  • 0

#23 Sérgio

Sérgio
  • ASSOCIADO
  • 7.223 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 04 março 2010 - 21:31

Fiquei sabendo essa semana que se o escapamento estiver enferrujado e em mal estado os caras nem inspecionam o carro.

Estão implicando tb com vazamento de óleo.

Alguem sabe se aida é possível transferir?


Final 1 e 2 não da mais para transferir, o resto ainda da, óleo vazando nem entra, escap enferrujado também!
  • 0

#24 Led Zeppelin

Led Zeppelin
  • MODERADOR
  • 8.016 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Osasco - SP

Postou 05 março 2010 - 09:50

O meu é final 0... ja paguei todo o IPVA, seguro e licenciamento, ja estou com doc 2010... se um dia os quicacas conseguirem tirar os vazamentos de oleo do meu carro e eu colocar um catalizador ja dando uma restringida no escape, com certeza meu carro passa...
Tem que ver se os caras vao ficar enchendo o saco quanto a altura do carro ...
Pensei em falar com o bafinho para ver esses negocios de altura do carro no centro do farol e colocar no doc...

Falow
  • 0

#25 Gordo

Gordo
  • AMIGO
  • 3.254 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Osasco - SP

Postou 05 março 2010 - 10:27

Transfere o carro pra Osasco ohhhh....... menos dor de cabeça heim ;)
  • 0

#26 W

W
  • AMIGO
  • 5.410 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 05 março 2010 - 11:27

tenho visto no trânsito muito carros bons ainda em uso:

Monza Tubarão
Monza 86, 89
Kadett

Gol 94
Gol 86
Gol 83, vú um a ar andando inteirinho.

Da dó, o que os proprietário irá fazer ?, jogar o bem fora ?

O proprietário pode pagar IPVA e o seguro obrigatório mas não poderá circular.

É um bem imóvel, acredito que a tolerancia deve ser de acordo com o ano e a época do veículo.

Como querer que um veículo produzido em 83 entre nas normas de emissão elaboradas em 2009 ?

O que fazer com o bem/veículo que está de acordo com as normas de fábrica na época?

Joga-se fora ?
  • 0

#27 Puppets

Puppets
  • ADMINISTRADOR
  • 14.353 Posts:
  • Sexo:Male
  • Interesses:Mulheres!!!!

Postou 05 março 2010 - 11:31

A emissão de poluentes será de acordo com o ano de fabricação dos carros. Pela tabela que vi, a emissão tolerada será a mesma tanto para veículos à álcool ou gasolina na maioria dos anos.
  • 0

#28 MasterRey

MasterRey
  • AMIGO
  • 4.071 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 08 março 2010 - 00:02

to fudido , nao tenho como transferir. e meu carro sempre vasa oleo .
  • 0

#29 David

David
  • AMIGO
  • 1.757 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 08 março 2010 - 14:14

Fui fazer hoje a inspeção de outro carro e perguntei ao supervisor dos vistoriadores quais são os critérios para carro turbo adaptado, me informou que:

- A vistoria apenas será aceita para carros turbos legalizados que tiverem laudo de vistoria da Cetesb.

- Não aceitam que o carro tenha filtro de ar cônico - não entendi o motivo - mas segundo ele polui mais.

Em suma, saci-fufu para os turbos, vai encher o saco preparar tudo.

Vou transferir o Calibrão para Santos, mais um integrante da Baixada Presente! :ph34r: :blink:
  • 0

#30 W

W
  • AMIGO
  • 5.410 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 08 março 2010 - 14:57

Ta foda, os caras tão forçando né, o importante nem é mais a emissão do veículo mas se ele não tem filtro original, se tem ferrugem no escape, ou seja, ridículo, estão fugindo do objetivo.
  • 0