Fiquei observando a planilha que eu fiz e vi que não existe nenhuma relação potência do motor com o câmbio.
Fica a pergunta para o pessoal.
É possível atingir velocidades superiores as velocidades de cálculo ? ou o câmbio não admite isso ? ou não tem nada haver ?
Estou entendendo que a única diferença é que o carro turbo vai chegar na velocidade final mais rápido devido atingir rotações mais rapidamente.
É isso mesmo ?
A velocidade por marcha, final, quem determina é o motor. Se conseguir girar mais, vai aumentar a velocidade por marcha. O câmbio não é limitador, ele somente reduz ou aumenta a relação entre o motor e a roda, e o conjunto dessas relações que determina o que o carro anda por marcha.
Quanto mais curto o câmbio, seja a marcha que for, mais rápido o carro atinge o limitador do motor, pois precisa fazer muito menos força para isso. Quanto mais longo, mais vai demorar. Porém, quanto mais longo, implica maiores velocidades, que implica em uma resistência muito maior do ar, que aumenta ao cubo da variação de velocidade.
Qual a idéia ? Atingir velocidades maiores que o câmbio original permite ?? Um carro turbo, com miolo forjado e cabeçote original, com uma turbina grande para render em alta, pode girar 8000rpm tranquilo, C20XE não é Duratec que flutua tudo com 7000rpm.
Aliás, câmbio de Cruze é "bolt-on" no Calibra, e já tem gente a caça de algum capotado por aí, já que ainda não tem em concessionária a peça ainda.