Light Style© by Fisana

Ir para


Foto

Carro Cruza O País Com 1 Litro De Gasolina!


  • Por favor, faça o login para responder
31 respostas neste tópico

#1 Marco

Marco
  • AMIGO
  • 260 Posts:
  • Localidade:Passo Fundo - rs

Postou 15 março 2006 - 19:31

Indústria automobilística
Carro ecológico pode atravessar o Brasil com 1 litro de gasolina
Quarta, 15 de Março de 2006, 12h24
Fonte: INVERTIA


Pesquisadores suíços divulgaram o protótipo de um carro que pode rodar 5.385 quilômetros com apenas um litro de gasolina. O Pac Car II pesa 30 quilos e foi elaborado pela Escola Politécnica de Zurique. Caso vire um produto, o automóvel permitirá uma viagem por todo o Brasil - do Oiapoque ao Chuí são "só" 5.330 quilômetros - sem necessidade de reabastecimento.

O combustível utilizado é o hidrogênio, mas o equivalente energético necessário para percorrer mais de 5 mil quilômetros é 1 litro de gasolina. A invenção conta com o patrocínio da Shell.

Imagem
Protótipo suíço pode viajar o Brasil com 1 litro de gasolina

Os pesquisadores trabalharam meses para conseguir a maior eficiência possível do combustível e do motor elétrico e para chegar à aerodinâmica e ao peso adequado. No entanto, a posição que o motorista tem que ficar para dirigir não é das mais confortáveis: deitado, o piloto comanda o veículo por meio de um joystick semelhante ao usado no videogame Playstation.

Apesar de econômico na gasolina, produzir a invenção não sai barato, já que toda a estrutura do automóvel é feita de fibra de carbono.
  • 0

#2 deadtrash

deadtrash
  • AMIGO
  • 728 Posts:

Postou 15 março 2006 - 20:36

Eu vi isso
so nao entendi
TIpo o combustivel afinal é hidrogenio ou gasolina
e tbm...passa um vento..leva o carro e o ocupante dele pra bem longe.. HUAHUA 30 kilos é mt poko
DEve ter velocidade maximo de 30km/h :kgada
  • 0

#3 Leon

Leon
  • AMIGO
  • 652 Posts:
  • Localidade:Sorocaba/SP
  • Interesses:Corsa :-(

Postou 15 março 2006 - 23:04

falou que a indústria petroquímica vai deixar isso daí virar realidade. ... só qdo acabar todo o petróleo do mundo mesmo!
  • 0

#4 fernando junior

fernando junior
  • ASSOCIADO
  • 1.743 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 16 março 2006 - 00:41

falou que a indústria petroquímica vai deixar isso daí virar realidade. ... só qdo acabar todo o petróleo do mundo mesmo!

<{POST_SNAPBACK}>


Por isso que a Shell está patrocinando... é uma forma dela se tornar "dona" do projeto em determinado momento e assim engavetá-lo devidamente caso perceba que seja uma ameaça a seus negócios.

Não acho que tenham a pretenção de vender gasolina a R$1000,00 o litro para compensar seus rendimentos.
  • 0

#5 Fábio

Fábio
  • AMIGO
  • 7.097 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 16 março 2006 - 00:58

Quem manja TUDO MESMO desse assunto é o Doc. Fritz. Na vinda dele à sampa, conversamos bastante sobre isso, achei muito bacana... deixo para ele contar o que sabe...

Abraços, Fábio.
  • 0

#6 rjluz

rjluz
  • AMIGO
  • 67 Posts:

Postou 16 março 2006 - 01:06

ninguem entendeu!!!

ele viaja com 1 litro estocado em garrafa pet (de um litro), no meio das pernas do piloto... só assim mesmo!!!


:P
  • 0

#7 Fabio Melo

Fabio Melo
  • AMIGO
  • 604 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Guarulhos/SP

Postou 16 março 2006 - 01:21

O que acontece na verdade não é um litro de gasolina e sim um litro de alcool, pelo menos foi o que escutei no radio hoje, e desse alcool que é decomposto tiramos o hidrogenio, que na verdade vai para uma celula de hidrogenio produzir energia eletrica que aciona o motor eletrico dele.

Ai, agora falta os conhecedores do assunto dizerem se falei muita besteira. Manda ai Doc Fritz.
  • 0

#8 [SoloN]

[SoloN]
  • AMIGO
  • 4.034 Posts:

Postou 16 março 2006 - 08:34

Fraco, quem é que terá coragem de sair por aí com uma merda destas? E viajar?
  • 0

#9 João Cesar

João Cesar
  • AMIGO
  • 3.678 Posts:

Postou 16 março 2006 - 08:52

uhahuuha
  • 0

#10 West

West
  • AMIGO
  • 13.879 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 16 março 2006 - 09:57

Se ele sair de SP, numa 6.a feira, véspera de feriado, com esse 1 litro ele não chega nem na Marginal :P

[]'s
  • 0

#11 João Cesar

João Cesar
  • AMIGO
  • 3.678 Posts:

Postou 16 março 2006 - 10:00

huahuahauh
  • 0

#12 Fabio Melo

Fabio Melo
  • AMIGO
  • 604 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Guarulhos/SP

Postou 16 março 2006 - 12:35

Na boa West, não precisa ser 6ª vespera de feriado não, pode ser qualquer dia, se gotejar em sampa ou tiver qualquer acidente em qualquer canto da cidade envolvendo caminhão ou motociclista, FERROU la se foi o tamque.
  • 0

#13 Puppets

Puppets
  • ADMINISTRADOR
  • 14.353 Posts:
  • Sexo:Male
  • Interesses:Mulheres!!!!

Postou 16 março 2006 - 20:31

Na verdade, com 30kg do carro, mais 1 kilo aproximadamente da gasolina, vc consegue carregá-lo nmas costas, e atravessar o país.

[]s
  • 0

#14 MasterRey

MasterRey
  • AMIGO
  • 4.071 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 17 março 2006 - 02:08

é pup sabia q vc gostava de levar nas costas
  • 0

#15 [SoloN]

[SoloN]
  • AMIGO
  • 4.034 Posts:

Postou 17 março 2006 - 11:15

Na verdade, com 30kg do carro, mais 1 kilo aproximadamente da gasolina, vc consegue carregá-lo nmas costas, e atravessar o país.

[]s

<{POST_SNAPBACK}>


Ah então é por isso que o carro anda pacas com 1l... então este post devia estar no Zoeiras!

Este é o único carro que com quanto menos gasolina ele anda +!!! Pq fica menos pesado pra carregar...
  • 0

#16 Marcin

Marcin
  • AMIGO
  • 4.407 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 17 março 2006 - 17:55

Ah então é por isso que o carro anda pacas com 1l... então este post devia estar no Zoeiras!

Este é o único carro que com quanto menos gasolina ele anda +!!! Pq fica menos pesado pra carregar...

<{POST_SNAPBACK}>


Poutz! :lol:
Mas atravessar o pais andando e com 30kgs carregando, demora heim! :unsure:
  • 0

#17 RSR

RSR
  • AMIGO
  • 2.149 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Iacanga - SP

Postou 17 março 2006 - 18:20

Seus burros... Ñ precisa carregar, vai empurrando. :P

RSR
  • 0

#18 [SoloN]

[SoloN]
  • AMIGO
  • 4.034 Posts:

Postou 17 março 2006 - 20:01

RSR é mais esperto, iria dar benga em todo mundo!
  • 0

#19 RSR

RSR
  • AMIGO
  • 2.149 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Iacanga - SP

Postou 19 março 2006 - 15:25

RSR é mais esperto, iria dar benga em todo mundo!

<{POST_SNAPBACK}>

:puppets
  • 0

#20 Fritz

Fritz
  • AMIGO
  • 2.505 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Belo Horizonte - MG

Postou 19 março 2006 - 23:11

Faaaaaala pessoas.

Conheço este carro pessoalmente!!!
Em 2002 estava na França participando da Competição mundial de economia de combustível chamada de SHELL ECO-MARATHON...
Fui o projetista chefe do protótipo brasileiro em 2000 e 2002. Em 2005 fui apenas conselheiro pois devido a alguns problemas internos "desvio de grana" que eu não concordava, me colocaram de escanteio :angry:
Bom esse carro ai de cima não é o melhor e mais economico carro do mundo não...
Utilizando hidrogênio que é gás (combustão muuuuito melhor e mais completa) é bema mais fácil do que gasolina.
O recorde mundial foi em 2002, da escola técnica de Toulouse, que realizou a facanha de percorrer 3.498km com 1 litro de gasolina. :huh:
EU ESTAVA LA E ALÉM DE VER, ACOMPANHEI A MEDIÇÃO TÉCNICA.
A competição foi no autodromo de Nogaro no sul da França e o recorde Brasileiro em 2000 foi de 87,0 km/l (tive 2 semanas pra montar o motor, relação de transmissão e demais regulagens)
Em 2002 alcançamos 240km/l (não oficial), pois consegui isto somente aqui no Brasil. :D Somos os recordistas sul americanos. :D
E tenho um projeto (aqui em casa) de um veiculo para alcançar 750km/l :D
Isso tudo com tecnologia 100% nacional, pois se me derem a grana e as ferramentas alemãs e suiças eu acredito alcançar os 1.500km/l, facilmente.
A história é muuuuuuuuito grande mas eu trabalhei com mecanica desde os 14 anos, formei como técnico e depois como engenheiro e me especializei em optimização de máquinas :)
Posso afirmar com certeza que qualquer empresa automotiva consegue laçar no mercado HOJE, um veiculo nas características do Smart (peso, tamanho, etc) que faça 40km/l.
Com o hidrogenio isso aumeta muito.
Bom é isso por enquanto. Mais tarde eu posto fotos dos meus carros.
Inté mais
  • 0

#21 João Cesar

João Cesar
  • AMIGO
  • 3.678 Posts:

Postou 20 março 2006 - 11:00

Show cara :) poste fotos sim .

[]s
  • 0

#22 Fritz

Fritz
  • AMIGO
  • 2.505 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Belo Horizonte - MG

Postou 20 março 2006 - 13:56

Faala pessoas:

Abaixo seguem as fotos da fase final de montagem. Pintura, inserção do Policarbonato e borrachas.
Esse carro foi pintado na melhor oficina de pinturas de Minas e a única credenciada pela Maranello para funilar em Alumínio e solda, pintar e restaurar Ferraris. :)
Eu diriji uma no meu aniversário daquele ano :D :D :D
Seguem as fotos abaixo:

Miniatura(s) anexa(s)

  • sabia3.jpg
  • sabia3a.jpg

Imagem(ns) anexa(s)

  • sabia3b.jpg

  • 0

#23 Fritz

Fritz
  • AMIGO
  • 2.505 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Belo Horizonte - MG

Postou 20 março 2006 - 13:59

Baixo segue foto do Sabia 4 na pista de Nogaro na França em 2002:

E depois eu dentro da 348TS que brinquei até os 180km/h no dia do meu aniversário :D :ives

Imagem(ns) anexa(s)

  • sabia_4.jpg
  • f348ts.jpg

  • 0

#24 JotaMarcelo

JotaMarcelo
  • AMIGO
  • 3.786 Posts:
  • Sexo:Male
  • Interesses:.

Postou 20 março 2006 - 17:50

Abaixo seguem as fotos da fase final de montagem. Pintura, inserção do Policarbonato e borrachas.
  Esse carro foi pintado na melhor oficina de pinturas de Minas e a única credenciada pela Maranello para funilar em Alumínio e solda, pintar e restaurar Ferraris.  :)


Muito bacana e interessante!!!

JMarcelo
  • 0

#25 Erick Nagy

Erick Nagy
  • AMIGO
  • 5.640 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Guarulhos/SP

Postou 20 março 2006 - 17:56

Muito louco Fritz!

Parabéns pelo projeto!

Abrax,
  • 0

#26 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5.987 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 20 março 2006 - 18:01

Parabéns Fritz!!! Sensacional!!!

Deve ser uma dificuldade tremenda fazer esses veículos.


Tem como vc postar detalhes técnico do propulsor que utiliza hidrogênio como alimentação? Fiquei curioso! :D


Abração!


Matheus S. Almeida
  • 0

#27 West

West
  • AMIGO
  • 13.879 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 20 março 2006 - 18:11

  Em 2002 estava na França participando da Competição mundial de economia de combustível chamada de SHELL ECO-MARATHON...
  Fui o projetista chefe do protótipo brasileiro em 2000 e 2002. Em 2005 fui apenas conselheiro pois devido a alguns problemas internos "desvio de grana" que eu não concordava, me colocaram de escanteio :angry:

<{POST_SNAPBACK}>

:sm41 :sm41 :sm41
  • 0

#28 Fritz

Fritz
  • AMIGO
  • 2.505 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Belo Horizonte - MG

Postou 21 março 2006 - 14:13

Fala Matheus,

Basicamente o carro movido a hidrogênio é identico ao nosso com pequenas modificações do tipo:

- Cilindros e pitões revestidos de material ceramico
- Injeçõa direta dentro do cilindro
- o bico injetor é bem diferente, pois trabalha com gas e não com liquido
- São 2 bicos injetores por cilindro (1 hidrogenio puro) e (1 oxigenio puro)
- A centelha da vela é muito mais poderosa
- A vela nunca suja
- 1 tanque de oxigenio e 1 tanque de hidrogenio
- A combustão é perfeita (teoria)
- Os materiais são em inox ou revestidos c/ anti oxidantes
- O resultado da queima é água destilada :P

O rendimento do motor é de 45% contra 33% atuais :o
O motor a vapor tem rendimento de 60% contra 45% de hidrogenio e contra 33% gasolina

Um dos maiores problemas é manter o hidrogenio dentro do cilindro pois ele vaza com EXTREMA FACILIDADE. Inclusive até passa atraves de materiais não densos. :huh:
Tem muita tecnologia que eu mesmo não conheço, mas.....
Fiquem tranquilos que o carro de hidrogenio será lancadona Europa daqui a 6 anos.
Aqui no Brasil vai depender de postos qualificados (igual quando na introdução do GLP
  • 0

#29 Ives

Ives
  • AMIGO
  • 5.702 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 21 março 2006 - 14:20

:o
Parabéns Fritz!!!
  • 0

#30 MasterRey

MasterRey
  • AMIGO
  • 4.071 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 21 março 2006 - 15:19

vamos converter o cali para hidrogenio!
  • 0