Carro Cruza O País Com 1 Litro De Gasolina!
#1
Posted 15 March 2006 - 19:31
Carro ecológico pode atravessar o Brasil com 1 litro de gasolina
Quarta, 15 de Março de 2006, 12h24
Fonte: INVERTIA
Pesquisadores suíços divulgaram o protótipo de um carro que pode rodar 5.385 quilômetros com apenas um litro de gasolina. O Pac Car II pesa 30 quilos e foi elaborado pela Escola Politécnica de Zurique. Caso vire um produto, o automóvel permitirá uma viagem por todo o Brasil - do Oiapoque ao Chuí são "só" 5.330 quilômetros - sem necessidade de reabastecimento.
O combustível utilizado é o hidrogênio, mas o equivalente energético necessário para percorrer mais de 5 mil quilômetros é 1 litro de gasolina. A invenção conta com o patrocínio da Shell.
Protótipo suíço pode viajar o Brasil com 1 litro de gasolina
Os pesquisadores trabalharam meses para conseguir a maior eficiência possível do combustível e do motor elétrico e para chegar à aerodinâmica e ao peso adequado. No entanto, a posição que o motorista tem que ficar para dirigir não é das mais confortáveis: deitado, o piloto comanda o veículo por meio de um joystick semelhante ao usado no videogame Playstation.
Apesar de econômico na gasolina, produzir a invenção não sai barato, já que toda a estrutura do automóvel é feita de fibra de carbono.
#2
Posted 15 March 2006 - 20:36
so nao entendi
TIpo o combustivel afinal é hidrogenio ou gasolina
e tbm...passa um vento..leva o carro e o ocupante dele pra bem longe.. HUAHUA 30 kilos é mt poko
DEve ter velocidade maximo de 30km/h
#3
Posted 15 March 2006 - 23:04
#4
Posted 16 March 2006 - 00:41
falou que a indústria petroquímica vai deixar isso daí virar realidade. ... só qdo acabar todo o petróleo do mundo mesmo!
Por isso que a Shell está patrocinando... é uma forma dela se tornar "dona" do projeto em determinado momento e assim engavetá-lo devidamente caso perceba que seja uma ameaça a seus negócios.
Não acho que tenham a pretenção de vender gasolina a R$1000,00 o litro para compensar seus rendimentos.
#5
Posted 16 March 2006 - 00:58
Abraços, Fábio.
#6
Posted 16 March 2006 - 01:06
ele viaja com 1 litro estocado em garrafa pet (de um litro), no meio das pernas do piloto... só assim mesmo!!!
#7
Posted 16 March 2006 - 01:21
Ai, agora falta os conhecedores do assunto dizerem se falei muita besteira. Manda ai Doc Fritz.
#8
Posted 16 March 2006 - 08:34
#9
Posted 16 March 2006 - 08:52
#10
Posted 16 March 2006 - 09:57
[]'s
#11
Posted 16 March 2006 - 10:00
#12
Posted 16 March 2006 - 12:35
#13
Posted 16 March 2006 - 20:31
[]s
#14
Posted 17 March 2006 - 02:08
#15
Posted 17 March 2006 - 11:15
Na verdade, com 30kg do carro, mais 1 kilo aproximadamente da gasolina, vc consegue carregá-lo nmas costas, e atravessar o país.
[]s
Ah então é por isso que o carro anda pacas com 1l... então este post devia estar no Zoeiras!
Este é o único carro que com quanto menos gasolina ele anda +!!! Pq fica menos pesado pra carregar...
#16
Posted 17 March 2006 - 17:55
Ah então é por isso que o carro anda pacas com 1l... então este post devia estar no Zoeiras!
Este é o único carro que com quanto menos gasolina ele anda +!!! Pq fica menos pesado pra carregar...
Poutz!
Mas atravessar o pais andando e com 30kgs carregando, demora heim!
#17
Posted 17 March 2006 - 18:20
RSR
#18
Posted 17 March 2006 - 20:01
#20
Posted 19 March 2006 - 23:11
Conheço este carro pessoalmente!!!
Em 2002 estava na França participando da Competição mundial de economia de combustível chamada de SHELL ECO-MARATHON...
Fui o projetista chefe do protótipo brasileiro em 2000 e 2002. Em 2005 fui apenas conselheiro pois devido a alguns problemas internos "desvio de grana" que eu não concordava, me colocaram de escanteio
Bom esse carro ai de cima não é o melhor e mais economico carro do mundo não...
Utilizando hidrogênio que é gás (combustão muuuuito melhor e mais completa) é bema mais fácil do que gasolina.
O recorde mundial foi em 2002, da escola técnica de Toulouse, que realizou a facanha de percorrer 3.498km com 1 litro de gasolina.
EU ESTAVA LA E ALÉM DE VER, ACOMPANHEI A MEDIÇÃO TÉCNICA.
A competição foi no autodromo de Nogaro no sul da França e o recorde Brasileiro em 2000 foi de 87,0 km/l (tive 2 semanas pra montar o motor, relação de transmissão e demais regulagens)
Em 2002 alcançamos 240km/l (não oficial), pois consegui isto somente aqui no Brasil. Somos os recordistas sul americanos.
E tenho um projeto (aqui em casa) de um veiculo para alcançar 750km/l
Isso tudo com tecnologia 100% nacional, pois se me derem a grana e as ferramentas alemãs e suiças eu acredito alcançar os 1.500km/l, facilmente.
A história é muuuuuuuuito grande mas eu trabalhei com mecanica desde os 14 anos, formei como técnico e depois como engenheiro e me especializei em optimização de máquinas
Posso afirmar com certeza que qualquer empresa automotiva consegue laçar no mercado HOJE, um veiculo nas características do Smart (peso, tamanho, etc) que faça 40km/l.
Com o hidrogenio isso aumeta muito.
Bom é isso por enquanto. Mais tarde eu posto fotos dos meus carros.
Inté mais
#21
Posted 20 March 2006 - 11:00
[]s
#22
Posted 20 March 2006 - 13:56
Abaixo seguem as fotos da fase final de montagem. Pintura, inserção do Policarbonato e borrachas.
Esse carro foi pintado na melhor oficina de pinturas de Minas e a única credenciada pela Maranello para funilar em Alumínio e solda, pintar e restaurar Ferraris.
Eu diriji uma no meu aniversário daquele ano
Seguem as fotos abaixo:
#24
Posted 20 March 2006 - 17:50
Abaixo seguem as fotos da fase final de montagem. Pintura, inserção do Policarbonato e borrachas.
Esse carro foi pintado na melhor oficina de pinturas de Minas e a única credenciada pela Maranello para funilar em Alumínio e solda, pintar e restaurar Ferraris.
Muito bacana e interessante!!!
JMarcelo
#25
Posted 20 March 2006 - 17:56
Parabéns pelo projeto!
Abrax,
#26
Posted 20 March 2006 - 18:01
Deve ser uma dificuldade tremenda fazer esses veículos.
Tem como vc postar detalhes técnico do propulsor que utiliza hidrogênio como alimentação? Fiquei curioso!
Abração!
Matheus S. Almeida
#27
Posted 20 March 2006 - 18:11
:sm41 :sm41 :sm41Em 2002 estava na França participando da Competição mundial de economia de combustível chamada de SHELL ECO-MARATHON...
Fui o projetista chefe do protótipo brasileiro em 2000 e 2002. Em 2005 fui apenas conselheiro pois devido a alguns problemas internos "desvio de grana" que eu não concordava, me colocaram de escanteio
#28
Posted 21 March 2006 - 14:13
Basicamente o carro movido a hidrogênio é identico ao nosso com pequenas modificações do tipo:
- Cilindros e pitões revestidos de material ceramico
- Injeçõa direta dentro do cilindro
- o bico injetor é bem diferente, pois trabalha com gas e não com liquido
- São 2 bicos injetores por cilindro (1 hidrogenio puro) e (1 oxigenio puro)
- A centelha da vela é muito mais poderosa
- A vela nunca suja
- 1 tanque de oxigenio e 1 tanque de hidrogenio
- A combustão é perfeita (teoria)
- Os materiais são em inox ou revestidos c/ anti oxidantes
- O resultado da queima é água destilada
O rendimento do motor é de 45% contra 33% atuais
O motor a vapor tem rendimento de 60% contra 45% de hidrogenio e contra 33% gasolina
Um dos maiores problemas é manter o hidrogenio dentro do cilindro pois ele vaza com EXTREMA FACILIDADE. Inclusive até passa atraves de materiais não densos.
Tem muita tecnologia que eu mesmo não conheço, mas.....
Fiquem tranquilos que o carro de hidrogenio será lancadona Europa daqui a 6 anos.
Aqui no Brasil vai depender de postos qualificados (igual quando na introdução do GLP
#29
Posted 21 March 2006 - 14:20
Parabéns Fritz!!!
#30
Posted 21 March 2006 - 15:19