Light Style© by Fisana

Ir para


Foto

Nova obrigatoriedade: chip no veículo


  • Por favor, faça o login para responder
35 respostas neste tópico

#1 Diablo

Diablo
  • AMIGO
  • 256 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Lajeado - RS

Postou 23 novembro 2006 - 19:55

Entrou em vigor ontem a resolução 212 do Contran que obriga a instalação chips em todos os veículos licenciados no País - incluindo motos, reboques e semi-reboques. O dispositivo deverá conter um número de série único e intransferível para cada veículo, além da placa, chassis e código do Renavam.

O chip será colado no pára-brisa dianteiro do carro, ou em um local ainda não definido da moto, e poderá ser “lido” por equipamentos eletrônicos de fiscalização.

O cronograma do Siniav, como o programa foi batizado, prevê que os equipamentos comecem a ser instalados em maio de 2008. Até novembro de 2011 todos os veículos em circulação no País deverão contar com o chip.

O objetivo, louvável, é diminuir os casos de roubo e furto de veículos e cargas, além de permitir melhor controle e planejamento do trânsito nas cidades e rodovias.

Resta saber se, a exemplo de ações como o malfadado kit de primeiros socorros e da inócua obrigatoriedade do extintor de incêndio - a maioria dos motoristas sequer sabe destravar o equipamento - esse chip não se transformará em um novo tipo de imposto em cascata enfiado goela abaixo dos cidadãos que têm automóvel.

Isso porque certamente teremos que pagar pelo chip. E quando o Siniav estiver 100% implantado, o motorista ou motociclista que for flagrado transitando sem o dispositivo estará sujeito a multa de R$ 127,69, em valores atuais, e 5 pontos na CNH (infração grave).



Isso é Brasil
  • 0

#2 Rodrigo

Rodrigo
  • AMIGO
  • 10 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Rio de Janeiro / RJ

Postou 23 novembro 2006 - 20:18

Não vai levar 10 dias, tais chips serão clonados e vendidos tranquilamente no mercado negro. Se nem os hardlocks deram jeito nas cópias de soft, quanto mais controlar alguns milhões de "chips" aeuheuah tá até parecendo que o país é sério a esse ponto. E o asfalto continua o mesmo... lunar.

[]s
Rodrigo
  • 0

#3 gustapetry

gustapetry
  • AMIGO
  • 460 Posts:

Postou 23 novembro 2006 - 20:35

Eu tenho as minhas sérias e fundadas dúvidas sobre a constitucionalidade dessa medida...

A começar pelo fato desta medida ter sido adotada por resolução, que a rigor é um instrumento normativo dirigido a regulamentar determinada matéria já disposta em lei (e não instituir direto uma obrigação via resolução... quer me parecer que o programa deveria primeiro ser instituído por lei ordinária federal, e a sua regulamentação, aí sim, via resolução...)

Segundo pelo fato de que tenho minhas dúvidas se esta medida não arranha a garantia da intimidade e vida privada (em tempos de internet banda larga e googles earth da vida, implantar um sistema de rastreamento e monitoramento nacional dos carros é prá já...

Terceiro, porque a finalidade apontada para a instituição da medida (suposta redução de furtos e roubos a veículos e cargas) é completamente incongruente com a eficácia que o sistema apresenta... Ora, convenhamos, se o chip ficará ostensivamente instalado no vidro mediante aposição de uma espécie de "selo", primeira coisa que o bandido vai fazer é rancar fora o dito selo ou chip... Logo, o sistema não apresenta aptidão de garantir o resultado a que se propõe...só podem estar de brincadeira...

Vamos ver como a coisa se desenrola. :huh:
  • 0

#4 Sérgio

Sérgio
  • ASSOCIADO
  • 7.223 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 23 novembro 2006 - 21:17

Cada dia mais dificil viver neste pais de impostos abusivos, e agora enjaulados!
  • 0

#5 Marcin

Marcin
  • AMIGO
  • 4.407 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 23 novembro 2006 - 21:28

Tsc tsc tsc, tem gente com falta do que fazer no governo, prefeitura, e etc

Este post foi editado por Marcin: 23 novembro 2006 - 21:28

  • 0

#6 gustapetry

gustapetry
  • AMIGO
  • 460 Posts:

Postou 23 novembro 2006 - 21:40

MAIS INFOS... (reparem que esta matéria é de agosto/2006)

Conheça a tecnologia que deverá ser usada nos chips veiculares
http://tecnologia.uo...ult2870u91.jhtm
  • 0

#7 Rodrigo

Rodrigo
  • AMIGO
  • 10 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Rio de Janeiro / RJ

Postou 23 novembro 2006 - 21:49

Não sei pq, mas quando ouço falar em chip, rodízio, pedágio urbano... parece até que moro na Lemanha aeheauh dirijo um ///M e ando sobre tapetes fofinhos e felpudos, vulgarmente chamado pelo pessoal do 3o mundo de asfalto.

Kct, nao resolvem o simples e querem complicar mais o que já não está facil...

[]s
Rodrigo
  • 0

#8 [SoloN]

[SoloN]
  • AMIGO
  • 4.034 Posts:

Postou 23 novembro 2006 - 21:52

To de acordo com vc Rod.

No Brasil, quando mal se consegue fazer direito já querem fazer bonito... daí o resultado vocês conhecem... Fica bonito mesmo, mas nada funcional!

Este post foi editado por [SoloN]: 23 novembro 2006 - 21:52

  • 0

#9 sniper.arnaud

sniper.arnaud
  • AMIGO
  • 3.237 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Rio de Janeiro - RJ

Postou 24 novembro 2006 - 02:00

Acho que eles querem arrumar mais uma maneira de arrecadar dinheiro, imagine pardais com sistema igual de pedágio, sem necessidade de tirar foto, ou de aparecer placa, passou o chip, multou. Estamos fudidos...

Eu tomei uma multa de uma Praga Municipal, e nem estava no local da multa. Agora tenho que me virar pra provar que não estava lá, ou seja, eles anotam a placa, ou chutam uma placa, e quando der na telha, dão a multa que quiserem, indicando o local que quiserem, sem ter que provar nada.

VTNC!
  • 0

#10 sniper.arnaud

sniper.arnaud
  • AMIGO
  • 3.237 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Rio de Janeiro - RJ

Postou 24 novembro 2006 - 02:16

"a localização dos veículos não será divulgada para outros órgãos públicos, "salvo se houver uma decisão judicial ou algum outro fato de força maior que motive essa ação"."

Não vão ser divulgados... como nosso CPF, tel, end, RG, e demais dados são divulgados para empresas que nos ligam pentelhando? basta pagar a consulta em sites próprios para divulgar dados sigilosos.

"A localização de veículos será compartilhada com setores da segurança pública?
Pisanelli - Não. Com ninguém. Salvo se houver uma decisão judicial ou algum outro fato de força maior que motive essa ação e que esteja devidamente amparado em lei."

Dificilmente eles vão considerar fornecer dados para um policial em busca de um carro roubado, a menos que seja de alguém importante. Decisão judicial haha, nem comento, vai esperando.

Assim como inventarm um rastreador de radar, inventarão algo para impedir que a antena consiga captar o chip, quem sabe até passando o nextel do lado dele, já que meu nextel move a barra de rolagem, o mouse, e interfere na caixa de som do computador eheh.

Chega. Viva o Brasil. :(
  • 0

#11 GREEN-MONSTER

GREEN-MONSTER
  • AMIGO
  • 5.604 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Guarulhos - SP

Postou 24 novembro 2006 - 08:15

Absurdo, Big Brother total, eles terão a exata localização de todo mundo, isso não existe é total invasão de privacidade.

Apesar de reelegermos o Lula, Lulinha e a corja, duvido que essa deixem passar.
  • 0

#12 gustapetry

gustapetry
  • AMIGO
  • 460 Posts:

Postou 24 novembro 2006 - 08:17

quem sabe até passando o nextel do lado dele, já que meu nextel move a barra de rolagem, o mouse, e interfere na caixa de som do computador eheh.
Chega. Viva o Brasil. :(

<{POST_SNAPBACK}>


HUAUHAHUAHUAHUAHUAUHAUHAHUA

Pow Sniper, isso aí é um telefone ou uma bomba radioativa?? :D :P :lol:
  • 0

#13 Fabio Melo

Fabio Melo
  • AMIGO
  • 604 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Guarulhos/SP

Postou 24 novembro 2006 - 10:30

Não vai levar 10 dias, tais chips serão clonados e vendidos tranquilamente no mercado negro. Se nem os hardlocks deram jeito nas cópias de soft, quanto mais controlar alguns milhões de "chips" aeuheuah tá até parecendo que o país é sério a esse ponto. E o asfalto continua o mesmo... lunar.

[]s
Rodrigo

<{POST_SNAPBACK}>



Falo e disse Rod.

O snipper é bom saber que a gente fica bem longe desse nextel rssss. Brincadeiras a parte tente esquecer um celular comum sobre um micro e ligue pra ele pra ver o que acontece? A grande maioria distorce a tela, imagina o que acontece la dentro.

Agora com certeza que vai ser mais uma coisa pra encher o saco e a industria da multa aumentar sua arrecadação afinal agora eles vão usar satelite pra achar quem esta rodando no horario do rodizio ou esta parado só falta o chip tambem transmitir as conversas no interior do veiculo, quantidade de decibeis que o sistema de som provoca e radiação emitida pelo celular pra saber se o cara não ta dirigindo usando o celular. O que faço uso constantemente apoiado no fone de ouvido que pelo que sei é proibido mas nunca ninguem me falou nada na rua.

Ha devia ter um mecanismo pra gente cobrar os pneus estourados ou com bolhas, desgaste prematuro de peças do governo isso deputado nenhum faz. E se fizer fico rico do dia pra noite, tenho uma coleção de pneus com bolhas aqui.

Abçs

Este post foi editado por Fabio Melo: 24 novembro 2006 - 10:33

  • 0

#14 GREEN-MONSTER

GREEN-MONSTER
  • AMIGO
  • 5.604 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Guarulhos - SP

Postou 24 novembro 2006 - 17:20

o MEU CARRO É MEU CARRO, MAS CARRO DE PLACA BRANCA É NOSSO, É DO POVO, EU QUERO SABER SE ESSE SISTEMA É TÃO BOM PORQUE OS CARROS OFICIAIS NÃO O POSSUEM.

INCLUSIVE ACHO QUE DEVERIAMOS PODER RASTREÁ-LOS NA NET, ASSIM SABERÍAMOS SE TÃO FAZENDO VISITA PRO PALOCCI, DIRCEU, E SUA CORJA, SE ESTÃO LEVANDO A FILHA, ESPOSA E SEJA QUEM FOR PRO COLÉGIO COM NOSSO DINDIN E ASSIM VAI, TEMOS QUE FAZER UM MOVIMENTO NA NET PRA ESSES CARROS SIM SEREM RASTREADOS E DIGO MAIS O PRESIDENTE NÃO PODE ANDAR FECHADO NO FILME ELE TEM QUE RESPEITAR O CÓDIGO COMO TODOS NÓS!!!!!!!!!!!!!!
  • 0

#15 Eugenio Resende

Eugenio Resende
  • AMIGO
  • 4.463 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Brasilia - DF

Postou 24 novembro 2006 - 17:29

...O PRESIDENTE NÃO PODE ANDAR FECHADO NO FILME ELE TEM QUE RESPEITAR O CÓDIGO COMO TODOS NÓS!!!!!!!!!!!!!!

Essa é a principal razão do Brasil ficar sempre patinando na merda, enquanto outros países (principalmente os asiáticos) disparam na frente. Quem deveria dar bons exemplos, faz justamente o contrário. Em tudo, em todos os sentidos. :(
  • 0

#16 gustapetry

gustapetry
  • AMIGO
  • 460 Posts:

Postou 24 novembro 2006 - 17:32

O Mula não tem culpa nenhuma... Afinal, 60% da população respondeu nas urnas que está tudo bem e tudo bom... Cada povo tem o governo que merece.. :huh:
  • 0

#17 JotaMarcelo

JotaMarcelo
  • AMIGO
  • 3.786 Posts:
  • Sexo:Male
  • Interesses:.

Postou 24 novembro 2006 - 17:43

Afinal, 60% da população respondeu nas urnas que está tudo bem e tudo bom... Cada povo tem o governo que merece...

Falou e disse... fiz uma força danada para votar no tecnocrata e me fodi.

Bela merda esse país.

JMarcelo
  • 0

#18 sniper.arnaud

sniper.arnaud
  • AMIGO
  • 3.237 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Rio de Janeiro - RJ

Postou 26 novembro 2006 - 09:00

Tinha que ter um projeto de lei para que todos os gastos que o cidadão tivesse com manutenção de suspensão e pneus, fosse abatido do ipva, bastando apresentar a nota fiscal do serviço, ai sim essa merda ia servir pra algo.

Acho que meu carro vai pro PR, pra não pagar ipva, nem fazer vistorias, nem tomar multas :D FDPs
  • 0

#19 AlvaroCastroJr

AlvaroCastroJr
  • AMIGO
  • 3.392 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Rio de Janeiro - RJ

Postou 26 novembro 2006 - 13:24

Esse é o caminho mesmo... o meu está tranquilinho la no RS :)

Só tem que tomar cuidado que o pessoal de SP que faz isso já começou a ser perseguido...
  • 0

#20 Marcin

Marcin
  • AMIGO
  • 4.407 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 26 novembro 2006 - 13:28

PR não paga mais IPVA Sniper? acima de qts anos??

[]s
  • 0

#21 sniper.arnaud

sniper.arnaud
  • AMIGO
  • 3.237 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Rio de Janeiro - RJ

Postou 26 novembro 2006 - 16:47

Acho que 10 anos.
  • 0

#22 GREEN-MONSTER

GREEN-MONSTER
  • AMIGO
  • 5.604 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Guarulhos - SP

Postou 26 novembro 2006 - 20:29

Seguinte aqui no PR a coisa é boa, mas as multas já estão chegando, acabou a mamata!!!

Em Sampa estão ameaçando milhares de veículos por causa disto.

A taxa de IPVA daqui é somente 2%, ao contrário da maioria dos estados onde é 4%.
  • 0

#23 Led Zeppelin

Led Zeppelin
  • MODERADOR
  • 8.016 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Osasco - SP

Postou 27 novembro 2006 - 14:07

goias é assima de 10 anos ..

Sera que agora um veiculo roubado sera encontrado de veredade ???


Falow

Este post foi editado por Led Zeppelin: 27 novembro 2006 - 14:08

  • 0

#24 Eugenio Resende

Eugenio Resende
  • AMIGO
  • 4.463 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Brasilia - DF

Postou 27 novembro 2006 - 14:30

Sera que agora um veiculo roubado sera encontrado de veredade ???

Só se for em sonho... A primeiríssima coisa que o ladrão fará será arrancar o chip. Simples, como tirar doce de uma criança dormindo.
  • 0

#25 MasterRey

MasterRey
  • AMIGO
  • 4.071 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 28 novembro 2006 - 00:24

exato porem , a chance de a policia parar um carro q nao tem chip é bem maior , vai melhorar um pouco
  • 0

#26 GREEN-MONSTER

GREEN-MONSTER
  • AMIGO
  • 5.604 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Guarulhos - SP

Postou 28 novembro 2006 - 11:15

exato porem , a chance de a policia parar um carro q nao tem chip é bem maior , vai melhorar um pouco

<{POST_SNAPBACK}>


Agora tu imagina que sem chip nego clona carro, imagina os maus policiais com chips clonados, ninguém mais segura.

Vai melhorar nada, a corrupção não deixa, localizar um veículo é muito fácil, falta atitude.
  • 0

#27 deadtrash

deadtrash
  • AMIGO
  • 728 Posts:

Postou 28 novembro 2006 - 11:38

apocalipse, vo ter uma bike e um corsa "pirata" na garagem
Colocar chip ¨´e o #$¨#%
  • 0

#28 Gudi

Gudi
  • AMIGO
  • 963 Posts:
  • Localidade:Campo Largo - PR

Postou 28 novembro 2006 - 11:55

Na minha visão esse mecanismo não vai ter importância alguma em relação aos roubos. Os ladrões precisarão apenas de algum tempo para se adaptar, assim como outros profissionais também precisam aprender a usar novas tecnologias que se tornam disponíveis. Ladrão é vagabundo por natureza, porque se tivesse um pingo de vergonha na cara estava trabalhando ou correndo atrás de emprego. Só uma reforma cultural e educacional profunda vai resolver a criminalidade no Brasil. Tecnologia vem depois.

Por outro lado, essa tecnologia vai ajudar em muito no planejamento de tráfego no país todo, desde que bem utilizado. Se os dados forem entregues a um grupo de boas cabeças, pode-se até desafogar o trânsito em horários críticos em algumas cidades. Curitiba é um exemplo, pois nos últimos 5 anos vem piorando dia a dia. Resolvi voltar da faculdade fazendo o trajeto pelas avenidas maiores, fora da minha tradicional "rota de fuga", em horário de rush a algumas semanas. Perdi uma hora de graça andando no congestionamento (e normalmente levo 45 minutos até em casa, atravessando a cidade inteira e ainda uns 20 minutos de BR). Tá foda!

Kct, nao resolvem o simples e querem complicar mais o que já não está facil...

<{POST_SNAPBACK}>

Sábias palavras.

Falou e disse... fiz uma força danada para votar no tecnocrata e me fodi.

Bela merda esse país.

JMarcelo

<{POST_SNAPBACK}>

2. :(

PR não paga mais IPVA Sniper? acima de qts anos??

[]s

<{POST_SNAPBACK}>



Acho que 10 anos.

<{POST_SNAPBACK}>

São 20 anos, infelizmente. Mas o lado bom é que é mais barato mesmo que em outros estados.

Este post foi editado por Gudi: 28 novembro 2006 - 11:59

  • 0

#29 JotaMarcelo

JotaMarcelo
  • AMIGO
  • 3.786 Posts:
  • Sexo:Male
  • Interesses:.

Postou 28 novembro 2006 - 13:11

Será que terá como converter a álcool com esse Xipi? :P

JMarcelo
  • 0

#30 Fabio Melo

Fabio Melo
  • AMIGO
  • 604 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Guarulhos/SP

Postou 28 novembro 2006 - 23:00

O Mula não tem culpa nenhuma... Afinal, 60% da população respondeu nas urnas que está tudo bem e tudo bom... Cada povo tem o governo que merece..  :huh:

<{POST_SNAPBACK}>


Concordo contigo...

Tinha que ter um projeto de lei para que todos os gastos que o cidadão tivesse com manutenção de suspensão e pneus, fosse abatido do ipva, bastando apresentar a nota fiscal do serviço, ai sim essa merda ia servir pra algo.

Acho que meu carro vai pro PR, pra não pagar ipva, nem fazer vistorias, nem tomar multas :D FDPs

<{POST_SNAPBACK}>


Mais um pra defender uma ideia que ja defendo ha tempos uma coisa que ninguem vai fazer, deveria ter uma multa que o governo nos paga por ficar parado no transito ai arrumam a cidade e colocam a Companhia de ESTRAGAMENTO de Trafego pra trabalhar, nessa sinalização de sao paulo eu so me ferro, ontem fui tentar cortar o transito da 23 de maio pela av. do estado e quase fui parar em sto. andre e mesmo assim acho que cheguei mais rapido que se tivesse ido pela 23 de maio.

Abçs
  • 0