Light Style© by Fisana

Ir para


Foto

Bissulfeto de Molibdênio com os dias contados...


  • Por favor, faça o login para responder
12 respostas neste tópico

#1 Loko

Loko
  • AMIGO
  • 39 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Osasco - SP

Postou 24 novembro 2006 - 12:16

Bom...

Pra quem gostou do post sobre o Bissulfeto de Molibdênio ( base de lubrificantes como o Molycote e talz... ), saibam que ele já está tendo seus dias contados... *rs*

Cientistas norte-americanos estão desenvolvendo um composto de carbono 40 vezes mais "liso" que o BM...

Para quem quiser saber um pouquinho mais:

Filme de carbono anti-atrito é 40 vezes mais eficiente que antiaderente comercial

Pesquisadores do Laboratório Argonne, Estados Unidos, criaram um novo filme de carbono muitas vezes mais liso do que os antiaderentes disponíveis comercialmente. O coeficiente de atrito do novo material é menor do 0,001 quando medido em uma atmosfera de nitrogênio seco - 20 vezes menor do que o recorde anterior, que pertencia ao dissulfeto de molibdênio. Nas mesmas condições, o melhor produto no mercado tem um coeficiente de 0,04.

Ao contrário de vários revestimentos para redução do atrito já apresentados em outras pesquisas, o novo filme à base de carbono tem excelente resistência ao desgaste, o que o torna adequado a aplicações pesadas.

Embora ainda não esteja pronto para chegar ao mercado, o novo filme anti-fricção é fácil de ser produzido, por meio de um processo que leva apenas algumas horas para ser completado. Além disso, ele adere a uma ampla gama de substratos, inclusive o plástico.

As aplicações mais promissoras para o novo revestimento são aquelas que operam em ambientes de vácuo, como esferas em instrumentos de alto vácuo, selos mecânicos e aplicações criogênicas, principalmente no setor aeroespacial.

Apesar disso, o material apresenta excelentes resultados também quando utilizado para lubrificar superfícies expostas ao ar. Por isso, os pesquisadores acreditam que, com mais desenvolvimento, ele poderá vir a ser largamente utilizado na indústria automobilística, principalmente em rotores de turbos, anéis de pistões e componentes de injeção eletrônica.
 


Fonte: Inovação Tecnológica - 08/11/2006

Link para a matéria


Interessantíssimo essa última parte da matéria, não???

:rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:
  • 0

#2 DenisMelo

DenisMelo
  • ASSOCIADO
  • 1.619 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Guarulhos - SP
  • Interesses:Calibra, Turbo, Mecanica, Eletrica de automoveis, Rodas, Acessorios, Amizades, Familia, Encontros, Eventos, etc

Postou 28 novembro 2006 - 16:52

A galera do clube costuma usar Molycote ? Eu usei umas duas vezes em um de meus carros. vale a pena ?
  • 0

#3 Paulo Caramico

Paulo Caramico
  • AMIGO
  • 6.410 Posts:

Postou 28 novembro 2006 - 16:54

ja usei e mudou bem o comportamento do carro
ficou BEM mais liso
  • 0

#4 AlvaroCastroJr

AlvaroCastroJr
  • AMIGO
  • 3.392 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Rio de Janeiro - RJ

Postou 28 novembro 2006 - 19:22

Eu nunca usei, mas se a fonte dessa matéria estiver certa, apesar de dizerem que o novo material é fodástico, ele atesta que o molycote realmente tem sua eficácia (reduzir o atrito a 0,04)
  • 0

#5 Leo Quirino

Leo Quirino
  • AMIGO
  • 2.209 Posts:

Postou 28 novembro 2006 - 20:36

Coloquei na porra do òleo semana passada, usei o novo óleo havoline HP categoria SM e coloquei o molycote...

sinceramente? uma bosta.. começou a bater tucho do cabeçote, e antes nao batia nada...

to pensando sinceramente em troca o óleo de novo.. assim tiro o molycote
  • 0

#6 Paulo Caramico

Paulo Caramico
  • AMIGO
  • 6.410 Posts:

Postou 28 novembro 2006 - 20:46

estranho no civic qnd coloquei ele batia tudo e foi esse motivo que coloquei
e melhorou MUITO
eu até tinha postado aqui no forum
  • 0

#7 Leo Quirino

Leo Quirino
  • AMIGO
  • 2.209 Posts:

Postou 28 novembro 2006 - 21:17

estranho no civic qnd coloquei ele batia tudo e foi esse motivo que coloquei
e melhorou MUITO
eu até tinha postado aqui no forum

<{POST_SNAPBACK}>




vixe...

entao ele nao combinou com o óleo SM...


rsrsrs
  • 0

#8 Puppets

Puppets
  • ADMINISTRADOR
  • 14.353 Posts:
  • Sexo:Male
  • Interesses:Mulheres!!!!

Postou 28 novembro 2006 - 23:14

Opa, a classificação API SM não influenciaria em nada nisso.

[]s
  • 0

#9 MURILLOALANIS

MURILLOALANIS
  • AMIGO
  • 5.859 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Piracicaba - SP

Postou 29 novembro 2006 - 23:15

qual a diferença desse molycote (que eu nunca ouvi falar) e o militec 1?

mais uma coisa, estava pensando esses dias sobre o post do loko sobre o militec e a eficiencia do óleo na transmissão de calor, se o militec realmete age diminuindo coeficiente de atrito, logo, menor atrito com a mesma força normal, gerará menor perda de energia e produzirá menos calor..

como a tese era de que ele melhoraria apenas diminuindo o atrito, mas não afetaria na taxada função principal do óleo que é tirar o calor dos pontos em atrito para não sobreaquecer, diminuindo o atrito, e gerando menos calor, ele já está ajudando, diminuindo a quantidade de calor que o óleo terá que roubar dos pontos quentes ;)

estou certo ou não?
  • 0

#10 Loko

Loko
  • AMIGO
  • 39 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Osasco - SP

Postou 30 novembro 2006 - 13:08

qual a diferença desse molycote (que eu nunca ouvi falar) e o militec 1?

mais uma coisa, estava pensando esses dias sobre o post do loko sobre o militec e a eficiencia do óleo na transmissão de calor, se o militec realmete age diminuindo coeficiente de atrito, logo, menor atrito com a mesma força normal, gerará menor perda de energia e produzirá menos calor..

como a tese era de que ele melhoraria apenas diminuindo o atrito, mas não afetaria na taxada função principal do óleo que é tirar o calor dos pontos em atrito para não sobreaquecer, diminuindo o atrito, e gerando menos calor, ele já está ajudando, diminuindo a quantidade de calor que o óleo terá que roubar dos pontos quentes ;)

estou certo ou não?

<{POST_SNAPBACK}>


Sim e "Não", Murilo... *rs*

De certo, o calor por atrito será bem diminuído, com o uso de lubrificantes de alto desempenho. ( Vamos levar em consideração somente o calor gerado por atrito... Vamos desconsiderar calor por condução, por exemplo ).

A diferença está na quantidade de calor que 1l de lubrificante "conduz" da quantidade de calor que 10l do mesmo, conduzem.

O que até hj "não me desce" daqueles testes é justamente a quantidade de lubrificante que fica nos motores.

De certo ( Está mais que comprovado que o BM é um excelente redutor de atrito ) a função de reduzir o atrito entre as peças será cumprida qnd utilizado, mas de certo, as temperaturas continuarão um tanto quanto altas entre as partes atritantes. Altas não de fundição, pois o produto reduz drasticamente o atrito... Mas serão bem mais altas que o idealizado no projeto da máquina. E esse "calor" pode ser gerado em pontos específicos... O que pode gerar pontos de fadiga na peça.

Desconfio pois, nesses "testes" ( que esgotam o carter ) eles nunca colocam o produto para testar em um motor com plena carga ( Seria fácil colocar o motor em um dino de bancada e colocar carga nele... Não precisaria ser plena carga... 70% da potência total do motor, creio que bastasse... ) .

Assim como o Matheus, eu gostaria de ver o estado, principalmente, das bronzinas de um motor submetido à testes como esse.

Outra coisa... Após um período "parado", os fluídos tendem a se alojar na parte mais baixa do sistema. Depois de "uma noite de descanso", será que o teste ainda seria válido??? Será que a quantidade dele entre as partes atritantes ainda seriam suficientes para não haver contato entre elas?

Mais uma... Ele reduz o atrito. Não "elimina" o atrito. Quer dizer que ainda haverá desgaste. E o material desgastado não passará por sistemas de filtragem para serem retidos, formando novamente um "lubrificante abrasivo"... E com uma menor quantidade de lubrificante, a probabilidade desse material abrasivo ficar "lixando" as peças móveis, são grandes.

Eu não duvido das propriedades desse tipo de produto. Mas tmb não vejo que são "tudo isso" que os comerciais dizem ser.

São bons e realmente até podem prolongar a vida útil de um mecanismo, dado que os desgastes por atrito reduzem...

Mas ser "milagroso" a ponto de não necessitar de "óleo", pra mim isso é balela, até que me provem o contrário.
  • 0

#11 MURILLOALANIS

MURILLOALANIS
  • AMIGO
  • 5.859 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Piracicaba - SP

Postou 01 dezembro 2006 - 02:43

po, mas a intenção não é usar ele pra substituir o óleo, e sim como um aditivo, assim diminuindo o atrito e mantendo o óleo pra transmitir o calor, ao meu ver a demonstração sem óleo foi só pra comprovar o quanto o produto reduz o atrito, e não que é pra usar daquele jeito..

entendeu agora o que eu quis dizer?
  • 0

#12 Loko

Loko
  • AMIGO
  • 39 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Osasco - SP

Postou 01 dezembro 2006 - 08:41

Sim, claro que entendo...

Mas sabe como o povo é, né?

Sempre terá aquela "anta cabeçuda" que deixará de trocar óleo e/ou andará "sem óleo" ( pq é barato... ) pois viu no comercial.

Assim... Pra mim, isso é configurado como propaganda enganosa. Pois fazer isso com um motor, não trará danos de imadiado... Mas de longo prazo. E isso o comercial não comenta.

Que as propriedades do aditivo são verídicas, isso não se discute... Mas retirar o óleo do carter para dizer que funciona, pra mim, isso é meio que uma prop enganosa. Jamais o motor/mecanismo estará protegido por completo, como na "demonstração".

;)
  • 0

#13 MURILLOALANIS

MURILLOALANIS
  • AMIGO
  • 5.859 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Piracicaba - SP

Postou 01 dezembro 2006 - 16:47

mas então vc concorda que usando ele como um ADITIVO, mantendo a quantidade normal de óleo no carro, respeitando as trocas de óleo etc etc, só traz vantagens, e valeria a pena usar o produto?
  • 0