Light Style© by Fisana

Ir para


Foto

Som para o Kadett


  • Por favor, faça o login para responder
71 respostas neste tópico

#61 Luiz Menezes Jr

Luiz Menezes Jr
  • AMIGO
  • 908 Posts:
  • Localidade:Campinas - SP

Postou 09 dezembro 2006 - 10:22

Valeu a força Ciro! Depois vou querer ver sim.. Agora estou sem dinheiro mesmo, então, sou obrigado a esperar!

Eu estou achando que essas "caixas Bomber", são aquelas de 6 polegadas redondas, só vai servir na porta, no meu tampão traseiro já esta cortado para 6x9...  :(
Outra dúvida para os entendidos.. Eu vejo que a maioria dos CD-players dizem: "4x50W".. isso significa que ele pode alimentar até 50W em cada canal sem precisar de potência/amplificador? É isso?

Ou seja, se eu colocar um par de 6x9 de 200 watts RMS, e mais um par de 6" nas portas com 100 watts RMS, totalizará 300 watts RMS, vai superar os 200 watts totais.. o que acontece nesse caso? Piora a qualidade ou simplesmente não irá usar o potencial do auto-falante?
Abraços,
Matheus S. Almeida

<{POST_SNAPBACK}>

Fala Matheus, o ideal é que a potência seja um pouco menor do que o total dos auto-falantes, pois assim você pode socar o volume da potência no máximo e não vai distorcer....

Se você tiver 200w de auto-falantes, e 300 de potencia , pode ter certeza q vai distorcer tudo passando dos 50% de volume do radio.

Agora se for ao contrário, 300w de falantes, e 200 de potencia, vc nao vai conseguir chegar no máximo do auto falante, e não terá problemas.

Se o radio tem 200W, auto-falantes com qualquer coisa pra cima de 250W já vai ajudar a não distorcer, principalmente quando dá aquelas batidas graves.

Mas isso tudo não importa, desde que você não ouça pagode ou rap tá bom ehehehaehae
  • 0

#62 Luiz Menezes Jr

Luiz Menezes Jr
  • AMIGO
  • 908 Posts:
  • Localidade:Campinas - SP

Postou 09 dezembro 2006 - 10:23

Ah, só pra finalizar, quando você está QUERENDO gastar nisso?

R$500 ? R$700?
  • 0

#63 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5.987 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 09 dezembro 2006 - 13:57

Fala Luiz!

Muito boa as dicas sobre a potência.. o duro que o CD-player alimenta bem pouquinho.. pelo que o Murillo disse, são apenas 23 watts RMS por canal.. e a maioria dos 6x9 tem no mínimo 80 watts RMS.. Será que fica bom assim?


Quanto ao valor que eu quero gastar..de momento, estou zerado, por isso, se eu fosse comprar agora, teria de ser a prazo.. A prazo da pra investir mais, já que não fica tão pesado as parcelas, como ficaria se fosse pagar a vista.

Mas acho que 700,00 reais em som está de ótimo tamanho..


Estou pensando seriamente em comprar o CD_player Kenwood que o Murillo indicou, e pegar os autofalantes 6x9 Kenwood do Márcio Racing Leal se ele parcelar pra mim.. Aí ficaria faltando só os falantes das portas para fechar.



Abraços,



Matheus S. Almeida
  • 0

#64 Luiz Menezes Jr

Luiz Menezes Jr
  • AMIGO
  • 908 Posts:
  • Localidade:Campinas - SP

Postou 09 dezembro 2006 - 14:10

Bom, com certeza os 23 vão ser muito pouco pros 80, MAS dúvido que você use esses 23watts com você dentro do carro eauhea... fica muito alto...

Já que você tem 2 falantes 6x9 compra SÓ um cd player primeiro (com MP3, vai por mim heehehe, não é tão mais caro assim e vale a pena)

DEPOIS, SE você achar que tem necessidade, você coloca dois falantes nas portas dianteiras....

Edit: "já que você tem 2 falantes 6x9 esquematizados (ou não hehe)"

Este post foi editado por Luiz Menezes Jr: 09 dezembro 2006 - 14:11

  • 0

#65 tanaka

tanaka
  • AMIGO
  • 162 Posts:

Postou 10 dezembro 2006 - 09:52

Aí ficaria faltando só os falantes das portas para fechar.
Abraços,
Matheus S. Almeida

<{POST_SNAPBACK}>

[/quote]


Ae Matheus!!! em Ksa tenho 2 falantes Triaxial de 5 1/4"
São da Hurricane
a potencia ta assim

100W MAX MUSIC POWER - 4 OHMS

se vc quiser....
.. eles tavam no celtinha.... na frente!!!

Té mais Abraços

Ciro
  • 0

#66 MURILLOALANIS

MURILLOALANIS
  • AMIGO
  • 5.859 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Piracicaba - SP

Postou 10 dezembro 2006 - 13:59

opa..

sobre o amigo que falou sobre a potencia, na verdade está enganado :)

mais potencia não significa distorsão não..

na verdade, um a potencia de um módulo é medida em uma porcentagem X de distorsão harmonica (THD), quando vc usa menos potencia do que essa medida, a distorsão harmônica cai, e muito.. (por exemplo, um amplificador de 50watts RMS a 4 ohms com THD de 1%, se vc ligar um auto falante de 8ohms nesse módulo, ele fornecerá cerca de 25 watts RMS, porém terá THD baixíssimo, 0,08% por exemplo..

usando um um módulo de potencia inferior à suportada pelo auto falante, vc teoricamente poderia usar o amplificador no talo, que não teria distorsões e não queimaria o auto falante, ERRADO, usando o ganho muito alto do módulo vc não aumenta a potencia dele, apenas a amplitude da onda no sinal, e uma hora começam a aparecer ondas quadradas, destruindo os harmonicos do som, dando muuuita distorsão, e com muito risco de queimar o auto falante, que apesar de não estar recebendo potencia a mais do que ele suporta, estará recebendo uma corrente contínua nos pontos de onda quadrada, e isso é o que mais faz queimar auto falantes..

seria a mesma coisa que usar uma turbina pequena num motor grande, a coitada trabalharia além do limite de giro o tempo todo, e vc corre o risco de foder o motor (que teria capacidade de render muito mais potencia) por causa de um sobreaquecimento no ar da turbina

exemplificando ondas quadrasdas, é igual quando vc mexe no equalizador do winamp, ai vc deixa o analizador de espectro mostrando as ondas, quando elas "batem" nos extremos, estão criando ondas quadradas, que seria um breve momento sem som, baixando o ganho do amplificador vc diminui a amplitude dessas ondas, assim elas não clippam mais (termo usado pra quando elas ficam quadradas)

seria mais ou menos assim, imagine uma série de ondas pequenas redondinhas amplificadas com 50w..

depois uma série de ondas grandes com as pontas quadradas amplificada com 20w..

ambas dão o mesmo "volume" de audio em um auto falante, qual vc acha que vai tocar mais bonito e ter menos risco de queimar o auto falante?

num amplificador fraco, se vc diminuir o ganho pra acabar com as ondas quadradas, o amplificador não terá potencia pra tocar o auto falante, mas se o amplificador for forte, mesmo vc abaixando muito o ganho, e a amplitude da onda (sinal) for fraca, o amplificador aumentará muito a potencia daquela onda pequena sem clippar, o segredo do audio limpo ;)

só que se vc for joselito e aumentar o ganho, socar 2x mais potencia no auto falanbte, e começando a querer clippar o sinal, vc vai foder feio o falante :P

é o meu caso por exemplo, eu tenho um módulo bom, que a 4 ohms fornece 60w rms alimentado a 14 volts, THD <0,008%

eu estou usando só 2 canais dele pra tocar 2 falantinhos de 6" que suportam no MÁXIMO cerca de 40w rms..

bom, estou usando o ganho muito baixo, mandando cerca de 30w sem atenuação, os falantinhos parecem que estão recebendo 100w, não distorcem nada, tocam alto, dão graves bons demais pelo modelo do falante..

eu poderia jogar até os 60w rms pro falante sem clippar com esse módulo, mas ai mesmo sem ondas quadradas o exesso de potencia derreteria a bobina do auto falante..

Este post foi editado por MURILLOALANIS: 10 dezembro 2006 - 14:17

  • 0

#67 AlvaroCastroJr

AlvaroCastroJr
  • AMIGO
  • 3.392 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Rio de Janeiro - RJ

Postou 10 dezembro 2006 - 14:57

O Murillo tá falando coisa com coisa hein...
  • 0

#68 Luiz Menezes Jr

Luiz Menezes Jr
  • AMIGO
  • 908 Posts:
  • Localidade:Campinas - SP

Postou 10 dezembro 2006 - 15:46

Fala Murillo...

Mas aí vamos entrar em outra discussão que não vem ao caso, que é a qualidade dos amplificadores.

Mas, no geral, se você comprar um auto falante de 200 w, e colocar uma potência de 300W no máximo tocando uma musiquinha eletrônica por exemplo, os auto-falantes vão distorcer...

O que não quer dizer que se voce tiver auto-falantes de 1000w, e potencia de 200w, não irá distorcer se colocar o volume no máximo... Caso distorça é porque você estará distorcendo na saída da potencia e não no auto-falante.

ACHO que era isso que o Matheus queria saber... Desses rádios que tem no mercado todos tem basicamente a mesma qualidade... Para coisas melhores, precisaria de uma potência a parte...

Ou pode acontecer outra coisa ainda, como esses rádios que tem entrada LINE-IN. Você pode colocar um IPOD ali e socar o volume no IPOD, dai mesmo com volume baixo no radio você estará distorcendo a entrada, e sairá a distorção amplificada na saída da potência.

E vale lembrar também que as distorções vão normalmente acontecer nos graves, onde as ondas são mais longas e consomem mais energia...

Ou seja, a quantidade de WATTS que seu sistema tá consumindo é a área da onda que está sendo reproduzida, portanto agudos também podem distorcer, MAS, por terem ondas mais curtas, é necessário uma repetição de várias dessas ondas em um curto espaço de tempo para chegarem no nível de consumo de uma onda de grave.

E a qualidade dos graves do auto-falante se dão por vários motivos:

1 - Serem redondos
2 - Terem a tampinha do centro maior
3 - Bordas arredondadas e não em forma de ondulações
4 - Tamanho da caixa que estão colocados

Tem Outras características elétricas, como bobinas, imã, etc... Mas não me lembro, faz tempo que não mexo com esse assunto.

E as ondas quadradas (clip forçado) não produzem momentos sem som, mas sim distorções (como se fosse uma distorção de guitarra) aquele som de BUZZZZ.

Mas essa discussão não vem ao caso. Acho que para o som do Matheus o esquema é o seguinte.

Compre um rádio/cd/mp3, e um 6x9 que seja de acordo com a condição $$$... e pronto..

Se o rádio for muito mais potente que os 6x9, vai distorcer, caso contrário não irá...

Essa distorção harmônica pode-se utilizar como comparativo de qualidade do amplificador, mas você verá que não existe muita diferença entre as marcas de baixo custo.

E acredito que a idéia do Matheus não é usar no talo, pois 100W no talo dentro do carro vai deixar qualquer um surdo rapidinho :)

E se ele quiser grave, vai ter que partir para um sub de 10" ou 12" para compensar os graves que o 6X9" não tem, dai o investimento começa a ficar maior e compensa comprar um módulo de potência separado, e dai sim comprar os auto-falantes e potências já com tudo pensado.
  • 0

#69 MURILLOALANIS

MURILLOALANIS
  • AMIGO
  • 5.859 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Piracicaba - SP

Postou 10 dezembro 2006 - 17:18

o exesso de potencia num auto falante, (principalmente som mau amplificado) geralmente causa exesso de excursão, a movimentação do cone vai além das limitaçoes físicas dele, por isso isso a falha na reprodução do audio, pode reparar que exesso de potencia vai causar essa "distorsão" nos graves, porque é onde acontece a maior excursão do auto falante, principalmente perto da FS dele ;)

realmente não precisa de muita potencia pra um som, principalmente de boa qualidade (spl não tem jeito), mas pra uma boa reprodução com baixa potencia, voce precisa de um sinal sem dirtorsoes (isso vai desde gravação do cd, audio do cd player, módulo, tem que sempre trabalham com ondas perfeitas, porque como vc disse, uma vez o som "estragado" só vai aumentando a caca até chegar aos seus ouvidos..) precisa de uma resposta plana, que responda de 20 a 20000HZ com pouca atenuação, no máximo +/- 1db nos extremos, de preferencia nenhum..

um amplificador sendo usado no talo, sempre causará pico de potencia perto de 1khz, atenuação nos extremos, e isso vai fazer o som sair xoxo (além dos problemas que já falei antes)..

com o módulo trabalhando mais folgado, vc sempre terá melhor reprodução do audio..

mas nem tudo é uma maravilha..

muitas vezes você quebra a cara, porque som vc só vai saber se é bom mesmo na hora de ouvir..

sobre querer grave, tem que usar subs de no mínimo 10"..

hehhee

já vi MIDS de 6" respondendo a 40HZ sem atenuação :)

depois só um JL 10W0 complementando, tocando de 35HZ pra baixo :)
  • 0

#70 MasterRey

MasterRey
  • AMIGO
  • 4.071 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 11 dezembro 2006 - 00:42

boa murilo
  • 0

#71 deadtrash

deadtrash
  • AMIGO
  • 728 Posts:

Postou 11 dezembro 2006 - 09:45

Perae, so uma coisa, aquela promoçãozinha do mercado car é uma droga é isso?

o exesso de potencia num auto falante, (principalmente som mau amplificado) geralmente causa exesso de excursão, a movimentação do cone vai além das limitaçoes físicas dele, por isso isso a falha na reprodução do audio, pode reparar que exesso de potencia vai causar essa "distorsão" nos graves, porque é onde acontece a maior excursão do auto falante, principalmente perto da FS dele ;)

realmente não precisa de muita potencia pra um som, principalmente de boa qualidade (spl não tem jeito), mas pra uma boa reprodução com baixa potencia, voce precisa de um sinal sem dirtorsoes (isso vai desde gravação do cd, audio do cd player, módulo, tem que sempre trabalham com ondas perfeitas, porque como vc disse, uma vez o som "estragado" só vai aumentando a caca até chegar aos seus ouvidos..) precisa de uma resposta plana, que responda de 20 a 20000HZ com pouca atenuação, no máximo +/- 1db nos extremos, de preferencia nenhum..

um amplificador sendo usado no talo, sempre causará pico de potencia perto de 1khz, atenuação nos extremos, e isso vai fazer o som sair xoxo (além dos problemas que já falei antes)..

com o módulo trabalhando mais folgado, vc sempre terá melhor reprodução do audio..

mas nem tudo é uma maravilha..

muitas vezes você quebra a cara, porque som vc só vai saber se é bom mesmo na hora de ouvir..

sobre querer grave, tem que usar subs de no mínimo 10"..

hehhee

já vi MIDS de 6" respondendo a 40HZ sem atenuação :)

depois só um JL 10W0 complementando, tocando de 35HZ pra baixo :)

<{POST_SNAPBACK}>


  • 0

#72 MURILLOALANIS

MURILLOALANIS
  • AMIGO
  • 5.859 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Piracicaba - SP

Postou 11 dezembro 2006 - 12:53

não..

o preço está muito bom, mas os auto falantes não servem no kadett
  • 0