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GuilhermeBuonfiglio

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Tópicos que criei

C20Xe E C20Let Banidos Em Paris!

27 fevereiro 2015 - 02:36

Mais um exemplo de lei torta para promover o consumo, e que afeta a liberdade, neste caso dos franceses:

 

Carros de fabricação anterior a 1997 serão proibidos de circular em Paris a partir de 1o de julho de 2016, conforme anunciou na última terça-feira a prefeita da capital francesa, Anne Hidalgo.

 

A declaração foi feita um dia após a aprovação de um novo plano de controle de emissão de poluentes para a cidade, que prevê a proibição, a partir de  julho deste ano, da circulação de caminhões e ônibus com primeiro licenciamento anterior a 2001 e, a partir de julho de 2016, da circulação de carros de passeio anteriores a janeiro de 1997 e de motos anteriores a 2000.

 

A prefeitura calcula que a interdição afetará um entre cada sete carros que rodam atualmente em Paris. Entre 2017 e 2020, o veto será estendido para os carros movidos a diesel com primeiro licenciamento anterior a 2011.

 

Recentemente, a prefeitura criou uma espécie de selo verde para ser afixado no para-brisa dos carros cujas emissão de poluentes estiverem dentro dos padrões considerados aceitáveis. A ideia é limitar progressivamente a circulação dos veículos que não possuírem essa etiqueta. No que depender de Anne Hidalgo, dentro de cinco anos apenas os carros "totalmente limpos" poderão rodar pela Cidade-Luz.

fonte: http://www.estadao.c...ris,23362,0.htm

 

É justo e necessário limitar a emissão de poluentes, mas não é justo banir assim. O correto  é que qualquer veículo possa ser avaliado, independente da tecnologia e fabricação, e assim obter o tal "selo verde". Emissão de gases é emissão de gases. Se é novo ou velho não importa. Um analisador de gases dá o veredicto, e o selo.

 

Tenho certeza que, com uma injeção moderna e alguns upgrades mecânicos, qualquer C20XE ou C20LET passaria no controle de emissões.

 

Em alguns anos teremos esta lei copiada no Brasil. É a minha previsão. Mas a solução é simples: Desobediência Civil para os bravos, ou mudar para o Uruguai, para os corajosos. ;)

 

[]s,

Guilherme

 


Troquei Amortecedores Na Garantia, Sem Processar Ninguém!

25 setembro 2013 - 13:05

Quando somos bem atendidos ficamos até surpresos... Foi o que aconteceu comigo.

 

Troquei os amortecedores do Vectra por Monroe Gas Premium Gold. Depois de 44.000km os traseiros se foram.

Fui na Rorama Pneus, onde havia comprado, e "olhando" nada parecia anormal, mas depois de escutar meu relato sugeriram agendar uma avaliação com um técnico da Monroe.

Três dias depois, o técnico chega pontualmente no horário marcado, escuta meu relato e pede para retirar os amortecedores.

Ao retirar, percebeu um problema na haste, quase no final de curso, que permitiria vazamento de óleo com o carro muito carregado, fato que só ocorreu em uma viagem longa imediatamente antes dos amortecedores definharem.

Troca autorizada, amortecedores instalados, custo zero, carro excelente de novo.

 

Aproveitei pra cutucar sobre os e-mails que mandei para o SAC da Monroe pedindo importação dos amortecedores do Calibra. Ele me disse o óbvio, que seria muito improvável acontecer. Nada novo... :D

 

Anteriormente, eu estava usando Cofap Turbogás. Com 16.000km esturaram. Fui 2 vezes no centro técnico, destratado, o carro molenga e eles falando que os pneus escamaram por causa de excesso de cambagem (-1' e pneus sem desgaste interno) e não por causa dos amortecedores...

 

Uso do carro é sempre o mesmo: 155km/dia de Rodoanel e 10km de estradas secundárias. Não entra em cidade.

 

[]s,

Guilherme


Porsche 962C Street Legal

13 junho 2013 - 13:49

Este é o carro dos meus sonhos, Porsche 962C.

Olhem este vídeo: http://www.motorspor...sche-962-video/

 

[]s!


Modificando Um Vectra Para Maior Economia De Combustível

08 maio 2013 - 16:32

Pessoal,

 

Meu Vectra 2.0 8V roda 153km por dia, tudo em estrada, a 100km/h (Rodoanel).

Motor está cansado (158psi), mas o consumo de gasolina ainda está razoável (12km/L). Custo de combustível na faixa de R$900,00/mês. Lembro dele fazer 14km/L há muitos anos atrás...

Vou fazer o motor, e penso em instalar uma VEMS e fazer um mapa pobre para o dia-a-dia. Acredito que a Wideband traria um enorme benefício neste sentido.

 

Mas gostaria de ir além... O que vocês acham de:

  • Substituir os atuais pneus 205/60R15 por 175/75R14 (nem sei se acha. O original era 185/70R14. Talvez apenas voltar para esta medida)
  • Alongar o câmbio (sugestões de coroa e pinhão?)

 

Quanto ao motor, alguém tem referência do consumo do 2.0 álcool MPFi que equipou as Supremas? Será que com uma taxa de 12:1, cabeçote bem polido e um escape menos restritivo seria possível um consumo com uma diferença menor que 30% em relação ao original a gasolina?

 

[]s,

Guilherme

 


Futuro Da Manutenção Dos Calibras

08 abril 2013 - 13:34

Pessoal,

 

Estava pensando sobre a manutenção futura do Calibra, nível de deterioração e disponibildiade de peças.

Em resumo, o futuro é incerto...

 

Pensei em algumas soluções, principalmente para quem quer manter a originalidade. e resolvi reiniciar o tópico como um "brainstorm":

 

1) Peças mecânicas raras que existem no mercado, ou pelo menos em catálogo

Como exemplo, podemos citar amortecedores e a homocinética interna exclusiva.

Ambas as peças existem mas não tem estoque em lojas. Precisaríamos fazer um pedido com um volume mínimo e manter este estoque em algum lugar. Acho que o ideal seria um grupo de compras organizado pelo clube, e talvez até utilizar verba do clube para ajudar na compra.

 

2) Pequenas peças de acabamento e mecânicas

A solução definitiva seria ter uma impressora 3D, como neste artigo do Jay Leno:

http://www.popularme...320759?page=all

Um estoque do clube não seria má ideia também.

 

3) Lataria e acabamentos externos (parachoques, frisos, saias, bigodes)

Aqui, acho que a solução é reproduzir fielmente as peças em plástico reforçado com fibra.

Produziríamos em conjunto os moldes, o mais próximos possíveis da perfeição, e as peças poderiam ser feitas com a fibra desejada (vidro, carbono, kevlar, composite), por escolha de quem for utilizar o molde.

Neste caso, o molde ficaria com o clube e uma oficina especializada no assunto utilizada sempre que necessário.

Reproduções do molde seriam totalmente encorajadas.

 

4) Vidros

Este é um assunto que me arrepia, principalmente quanto ao vidro traseiro... :D

Conheço quem fabrica policarbonato para a maioria dos carros em Interlagos, mas não sei como ficaria para o dia-a-dia...

E nada sei sobre vidros...

 

5) Borrachas

Outra assunto que desconheço... Não imagino como fabricá-las em pouca quantidade.

 

6) Faróis e lanternas

Acho que a grande maioria concorda que a lanterna traseira original é a melhor opção, inclusive eu que só coloquei a "palhacitos" porque a original estava quebrada. Acho que encomendar as lentes seria uma opção.

Já na dianteira, geralmente o conjunto completo se deteriora. Alguns faróis chineses tuning ficam bem no Calibra e iluminam muito bem, mas a lente se deteriora rápido (no meu em 3 anos começou a trincar). Se for o caso, quando começar a sumir no eBay, compramos um lote e a lente podemos fazer extras também.

 

Acho que o "resto" dá pra conviver por mais uns 10 anos talvez, até começarmos a fabricar nossos carros com os moldes feitos... :D

 

[]s!