Light Style© by Fisana

Ir para


Mortari

Cadastrado: 07 Jan 2005
Offline Última atividade: Nov 01 2019 09:21
-----

#305132 Ferramenta 'Avaliação de posts'

Postado por Mortari em 10 março 2010 - 18:12

Olha, não vejo como essa ferramenta poderia "transformar o fórum eletrônico num circo de comadres fofoqueiras competindo pra ver qual lava mais roupa suja". Acho que o pessoal não entendeu muito bem como funciona.

Só para esclarecer melhor a utilidade dessa ferramenta:

A avaliação é para o post e não para o usuário, ela é cumulativa, ou seja, se 5 pessoas considerarem que aquele post especificamente foi útil podem clicar no + e o post vai ficar com pontuação 5. Todos os outros posts daquele usuário (tanto os já postados como os novos) permanecerão com pontuação zero até que outro(s) usuário(s) o avalie positivamente ou negativamente.

Entendido isso, a utilidade prática dessa avaliação (que pelo que eu vi ainda não está implementada no fórum, vou falar com o Guilherme sobre isso) é basicamente na busca.

Hoje, quando você quer achar alguma informação comercial ou técnica sobre a junta do cabeçote, por exemplo, você coloca na pesquisa e recebe trilhões de resultados sendo que 80% disso é inutilidade: posts sobre outros assuntos onde o termo 'jnta do cabeçote' consta no post, posts de dúvidas sobre a junta do cabeçote, etc. e tem que ficar caçando onde estão as informações úteis.

Agora, vamos imaginar um cenário onde essa ferramenta está sendo utilizada com frequência pelos usuários. Naturalmente, os posts que são realmente úteis, com informações técnicas e/ou comerciais importantes, acabarão ficando com uma avaliação positiva alta. Aí, na sua busca por 'junta do cabeçote', você limita os resultados apenas para posts com avaliação acima de 5, por exemplo. Nesse caso, a quantidade de resultados será infinitamente menor que no caso anterior, com informações muito mais pontuais e você não terá que ficar procurando dentre trilhões de inutilidades onde está a informação que você quer.

Como o Led já disse, a avaliação negativa, apesar de existir, não será tão útil mesmo e poderia até ser descartada. Porém, não vejo a necessidade de colocar explicações para uma avaliação positiva ou manter histórico disso, já que a ferramenta busca simplesmente facilitar a nossa vida na busca, por meio do agrupamento dos posts úteis nos resultados, e não dar "status" para usuários.

Entenderam? ;)
  • 4