Light Style© by Fisana

Ir para


Foto

Calibra


  • Por favor, faça o login para responder
91 respostas neste tópico

#1 Filipe Cerulli

Filipe Cerulli
  • ASSOCIADO
  • 973 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Volta Redonda - RJ

Postou 01 dezembro 2009 - 17:47

Encontrei essa matéria e achei interessante:


"Quem não se lembra daquele cupê esguio e elegante que foi importado para o Brasil na década de 1990? Sim, existem os fãs e os que detestam o Calibra, mas não há dúvida que a ideia da Opel (subsidiária da GM na Europa) foi boa. E agora a mesma Opel já pensa em reeditá-la. Com a aproximação da data de lançamento da nova geração do Astra europeu (aqui virou Vectra, como todos sabem), a marca planeja tornar a versão cupê o novo Calibra. A revista alemã AutoZeitung até criou uma ilustração do modelo.

Ah, sim, o Calibra usava a base do Astra, o que não impediu a Opel de criar também um outra Astra cupê. O projeto tem um objetivo claro: brigar com o Scirocco, da Volkswagen, e até mesmo com o C30, da Volvo, sem falar no novo Mégane Coupé.

Enquanto a Chevrolet brasileira estuda o que fazer com o atual Vectra – há quem aposte no sedã Cruze como sucessor -, nossa imaginação corre solta."

Arquivo anexado  chevrolet_calibra.BMP   334,26K   471 Número de downloads



Até que pode ser mesmo, depois do Camaro, Ford GT, e o nacional Voyage, pode ser que a idéia vingue hein... seria uma boa.
  • 0

#2 Giba

Giba
  • AMIGO
  • 4.920 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 01 dezembro 2009 - 19:00

Dá pra fazer uma prestação...
Opel Calibra.jpg
  • 0

#3 marcelo.fireman

marcelo.fireman
  • MODERADOR
  • 2.429 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Maringa - PR
  • Interesses:carros,amigos,automobilismo

Postou 01 dezembro 2009 - 19:10

por quanto eles pegam o meu??? :rolleyes:
  • 0

#4 GuilhermeBuonfiglio

GuilhermeBuonfiglio
  • ADMINISTRADOR
  • 2.426 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 01 dezembro 2009 - 19:18

Acho que não vai ser mais do que isto:
Captura_de_tela-15958720-OPEL-HISTORY.pdf.png
  • 0

#5 RSR

RSR
  • AMIGO
  • 2.149 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Iacanga - SP

Postou 01 dezembro 2009 - 21:32

Se ficar farolzudo como os GM´s atuais, vão cagar em cima da identidade do calibra.
  • 0

#6 da Matta

da Matta
  • AMIGO
  • 973 Posts:
  • Sexo:Male
  • Interesses:Carros. Motores. Velocidade.

Postou 01 dezembro 2009 - 21:39

Nao é identidade do Calibra, é conceito do momento. Pode ver que os carros da época do Calibra têm tudo o mesmo conceito: Vectra A, Astra, Calibra.

Agora o conceito é outro, continua.

Nao gostei, poderiam manter, fazer um remake do Calibra antigo, A Lenda, mas......
  • 0

#7 Célio

Célio
  • MODERADOR
  • 3.651 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Itatinga - SP
  • Interesses:Amizades, encontros, aprendizado, etc

Postou 02 dezembro 2009 - 05:20

De tempos em tempos saem rumores a respeito do New Calibra, já vi cada "concept" de arrepiar, vamos ver alguns deles . . .

new calibra.jpg

new calibra2.jpg

new calibra3.jpg

new calibra4.jpg


  • 0

#8 Gordo

Gordo
  • AMIGO
  • 3.254 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Osasco - SP

Postou 02 dezembro 2009 - 07:22

O amarelo para o Tutu tunning heim...
  • 0

#9 Mortari

Mortari
  • MODERADOR
  • 4.320 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Campinas - SP

Postou 02 dezembro 2009 - 08:43

Lenda.
Pode até ser que lancem um coupé (ou até um CC), com o nome de Astra Coupé ou outro qualquer, mas relançar o Calibra eu duvido.

A matéria diz umas bobagens também, o Calibra nunca usou "a base do Astra", ele utliza, sim, a plataforma do Vectra.
  • 0

#10 Mortari

Mortari
  • MODERADOR
  • 4.320 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Campinas - SP

Postou 02 dezembro 2009 - 08:57

Nao é identidade do Calibra, é conceito do momento. Pode ver que os carros da época do Calibra têm tudo o mesmo conceito: Vectra A, Astra, Calibra.

Agora o conceito é outro, continua.

Acho que você está confundindo identidade visual com tendência de design. Só porque as montadoras resolveram seguir a tendência de fazer um monte de minivans com lanternas esquisitas e faróis "esbugalhados", não significa que todos os carros devem seguir esse "conceito" para serem modernos.

Seria possível sim relancar um Calibra com design moderno mantendo a indentidade visual original. É só olhar, por exemplo, os novos Mustangs, Camaros e Dodges.
  • 0

#11 da Matta

da Matta
  • AMIGO
  • 973 Posts:
  • Sexo:Male
  • Interesses:Carros. Motores. Velocidade.

Postou 02 dezembro 2009 - 09:28

Acho que você está confundindo identidade visual com tendência de design. Só porque as montadoras resolveram seguir a tendência de fazer um monte de minivans com lanternas esquisitas e faróis "esbugalhados", não significa que todos os carros devem seguir esse "conceito" para serem modernos.

Seria possível sim relancar um Calibra com design moderno mantendo a indentidade visual original. É só olhar, por exemplo, os novos Mustangs, Camaros e Dodges.


Foi justamente o que eu disse na frase que vc nao deu um quote, :P

"Nao gostei, poderiam manter, fazer um remake do Calibra antigo, A Lenda, mas...... "

HEHEHEHEHE.
  • 0

#12 DenisMelo

DenisMelo
  • ASSOCIADO
  • 1.619 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Guarulhos - SP
  • Interesses:Calibra, Turbo, Mecanica, Eletrica de automoveis, Rodas, Acessorios, Amizades, Familia, Encontros, Eventos, etc

Postou 02 dezembro 2009 - 10:55

De tempos em tempos saem rumores a respeito do New Calibra, já vi cada "concept" de arrepiar, vamos ver alguns deles .
new calibra4.jpg


Esse amarelo é o Monaro... mesma plataforma do omega Australiano, só que 2p... Nos EUA tem o Pontiac GTO nessa plataforma tb.... com motorzão e tals... showww... porem nada a ver com o Cali.

absssss
  • 0

#13 Mortari

Mortari
  • MODERADOR
  • 4.320 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Campinas - SP

Postou 02 dezembro 2009 - 10:57

Foi justamente o que eu disse na frase que vc nao deu um quote, :P

"Nao gostei, poderiam manter, fazer um remake do Calibra antigo, A Lenda, mas...... "

HEHEHEHEHE.

hehehe eu ia manter a frase no quote e escrever que você entrou em contradição, mas deixei quieto :P

O farol afinado é identidade do Calibra sim, assim como o desenho da coluna C, a ausência da moldura no vidro da porta, a coluna B "invisível" etc.

Concordo com você que a tendência na época eram faróis retos, pequenos e normalmente pra baixo do caput e hoje a tendência são faróis grandes, com formas esquisitas (tem os japoneses, os esbugalhados etc.) e "em cima" do caput, mas isso não significa que, baseado na tendência da época, ele não seja um elemento transmite uma característica exclusiva do Calibra. Basta comparar os faróis dos outros carros que você citou (Vectra 95, Astra 95, Monza, Omega por exemplo), são todos + ou - iguais, retos, com a parte interna levemente arredondada e o pisca arredondado anexado na parte externa. Já o do Calibra é totalmente exclusivo, não dá pra confundir com os outros.

Esse é um elemento que, num possível remake do Calibra, deve necessariamente ser mantido, o farol tem que ser afinado e predominantemente reto, assim como o desenho da coluna C tem que ser praticamente o mesmo.

Não importa qual seja a tendência de design atual, fazer um carro com faróis de Corola e coluna C de Nissan 350Z, como esses das fotos, e chamar de Calibra é uma piada.
  • 0

#14 GuilhermeBuonfiglio

GuilhermeBuonfiglio
  • ADMINISTRADOR
  • 2.426 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 02 dezembro 2009 - 11:13

Concordo com o Mortari. Um remake do Calibra teria que manter seus elementos de estilo, à exemplo da grande maioria dos remakes.
Eu acho o GT40 o melhor exemplo de remake, onde o modelo original tinha uma identidade própria e forte, e mantiveram isto no modelo novo, 40 anos depois...

Acho que no máximo a Opel lançará um Astra coupé, e com os faróis nipônicos. :'(
  • 0

#15 Ives

Ives
  • AMIGO
  • 5.702 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 02 dezembro 2009 - 15:32

Esse é um elemento que, num possível remake do Calibra, deve necessariamente ser mantido, o farol tem que ser afinado e predominantemente reto, assim como o desenho da coluna C tem que ser praticamente o mesmo.

Não importa qual seja a tendência de design atual, fazer um carro com faróis de Corola e coluna C de Nissan 350Z, como esses das fotos, e chamar de Calibra é uma piada.


Falou tudo!
  • 0

#16 RSR

RSR
  • AMIGO
  • 2.149 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Iacanga - SP

Postou 02 dezembro 2009 - 16:39

É isso aí... além dos faróis e as outras características citadas pelo Mortari, creio que deveriam fazer algo bem aerodinâmico, o qual foi um dos itens peculiares do projeto do calibra.

Um outro bom exemplo de carro que mesmo tendo diversas gerações, manteve a identidade é o Golf... desde o 1º modelo até a última geração, existe uma ligação visual entre eles.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


RSR
  • 0

#17 West

West
  • AMIGO
  • 13.879 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 02 dezembro 2009 - 17:03

O Golf teve diversas caras com mudanças incrementais de uma para outra. Acho que preservou bastante a identidade ao longo dos anos. Mas é um carro comum; tão comum que está entre os 3 mais vendidos no mundo.

Carros com estigma que tiveram evolução do modelo ao longo do ano, pode-se cita os Skyline GTR R32, R33 e R34. Esse último Nissan GTR eu nem considero mais um Skyline.

Os melhores exemplos de remake de carros que marcaram época são os modelos citados pelo Mortari - Mustang, Dodge Challenger e Chevy Camaro, além do Ford GT citado pelo Guilherme.

Pra concluir - acho difícil um remake do Calibra acontecer nessa GM bundona de hoje, com produção em série de um único modelo em escalas diferentes, batizados de Celta, Corsa, Astra/Vectra, Omega. Foi-se o tempo em que haviam carros com identidades únicas dentro da GM (década de 90)
  • 0

#18 RSR

RSR
  • AMIGO
  • 2.149 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Iacanga - SP

Postou 02 dezembro 2009 - 17:09

Podemos citar o corvette tb nesse grupo de "especiais".
  • 0

#19 DenisMelo

DenisMelo
  • ASSOCIADO
  • 1.619 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Guarulhos - SP
  • Interesses:Calibra, Turbo, Mecanica, Eletrica de automoveis, Rodas, Acessorios, Amizades, Familia, Encontros, Eventos, etc

Postou 03 dezembro 2009 - 07:14

Omega.



Eeeeepaaaaa rsrsrs.... tira o omega desse balaio ai.... pq as linhas dele são muito lindas e distintas.... e os faróis não tem nada a ver com Captiva por ex... ainda são old school... rs

ai... ai... será q um dia ainda tenho um desses 2009 ? rs.... daqui uns 25 anos ? rs
  • 0

#20 Mortari

Mortari
  • MODERADOR
  • 4.320 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Campinas - SP

Postou 03 dezembro 2009 - 08:05

Eeeeepaaaaa rsrsrs.... tira o omega desse balaio ai.... pq as linhas dele são muito lindas e distintas.... e os faróis não tem nada a ver com Captiva por ex... ainda são old school... rs

ai... ai... será q um dia ainda tenho um desses 2009 ? rs.... daqui uns 25 anos ? rs

huauhahuahua

O Omega é um excelente carro, mas convenhamos que o design está longe de ser o ponto forte dele hehehe. Basta pegar um Omega do modelo do seu e colocar ao lado de um Monza: tirando a lanterna, o paralama traseiro sobre a roda e o tamanho, qual é a diferença estética?
Depois veio aquele arredondado que realmente tinha mais identidade e pra mim é o mais bonito. O australiano era um "vectrão". O novo está muito bonito também, mas acho que ele entrou no senso comum.

Agora, sem levar em consideração qual é mais bonito e qual é mais feio, se você pegar a "evolução" dos modelos do Omega, não dá pra encontrar nenhuma semelhança estética entre eles, parece que cada um é um carro diferente.
  • 0

#21 W

W
  • AMIGO
  • 5.410 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 03 dezembro 2009 - 08:52

Mortari ta brutu.

O Omega novo é bonito demais da conta, isso ele do jeito que vem, com roda grande e uma apimentada deve ser show
  • 0

#22 Led Zeppelin

Led Zeppelin
  • MODERADOR
  • 8.016 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Osasco - SP

Postou 03 dezembro 2009 - 09:18

Esse monaro coupe é muito loco...

Falow
  • 0

#23 Giba

Giba
  • AMIGO
  • 4.920 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 03 dezembro 2009 - 09:45

A foto das traseiras dos Golfs mostra que a única identidade de design entre os modelos é a coluna C.
  • 0

#24 W

W
  • AMIGO
  • 5.410 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 03 dezembro 2009 - 10:01

A foto das traseiras dos Golfs mostra que a única identidade de design entre os modelos é a coluna C.


Giba repare na disposição das lanterna, tampa traseira, vidro traseiro.
  • 0

#25 Giba

Giba
  • AMIGO
  • 4.920 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 03 dezembro 2009 - 10:15

Giba repare na disposição das lanterna, tampa traseira, vidro traseiro.

W, discordo. A única característica de identidade mesmo é a coluna C. É fundamentalmente a mesma em todos os modelos.
  • 0

#26 da Matta

da Matta
  • AMIGO
  • 973 Posts:
  • Sexo:Male
  • Interesses:Carros. Motores. Velocidade.

Postou 03 dezembro 2009 - 12:00

Mortari ta brutu.

O Omega novo é bonito demais da conta, isso ele do jeito que vem, com roda grande e uma apimentada deve ser show


Tem um cliente da minha mãe que tinha um Omega Australiano 1999 e agora comprou um 0KM e chipou.

Ta com uns 300cvs, não é muito pelo peso do carro, mas anda bem, vira e mexe ele sobe a rua acelerando forte e passa na frente do comércio da minha mãe. Muito Forte, o ronco é show... ;)

[]s!!!
  • 0

#27 Doutor Eduardo Thimberg

Doutor Eduardo Thimberg
  • AMIGO
  • 3.980 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 03 dezembro 2009 - 14:20

Hoje em dia os carros são muito parecidos. Nem dá mais graça.

Outro dia vi uma Mercedes C-Class novinha, tive que olhar umas 3 vezes para ter certeza que era uma Meca e não um Vectra, um BMW ou um Audi. Isso há 6, 7 anos atrás seria impossível, basta ver de canto de olho uma C-Class que você identificava na hora.

Não sei de onde veio essa tendência homogeneizante no design, mas acho isso péssimo. Mecanicamente, os carros continuam com sua personalidade, mas visualmente, acabou-se.

Duvido muito que criem um Calibra reeditado como o que fizeram com o Mustang e o Camaro, até porque o Calibra não é tão velho assim para virar um "clássico reestilizado". Mais provável criarem um Vectra 2p com farol esbugalhado e, no máximo, chamarem de Calibra. Todos os "new-calibras" que surgiram até hoje, achei uma merda, a coluna-C e faróis dianteiros totalmente fora de estilo e sem farol trapezoidal atrás, as 3 marcas do Calibra.

Bom, foda-se.
  • 0

#28 ricardo calibra

ricardo calibra
  • AMIGO
  • 92 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 11 janeiro 2010 - 12:30

oi pessoal tenho um desenho que fiz de um novo calibra,mas nao sei como postar aqui sera que voces me ajudam pois quero saber da opiniao de voces,obrigado a todos
  • 0

#29 Mr. Calibra

Mr. Calibra
  • AMIGO
  • 3.163 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 11 janeiro 2010 - 12:59

Calibra um carro clássico é boa. Para nós do clube, ok, mas basta perguntar pra qq um na rua... Na zoropa foi um coupé até que bem aceito, mas nada demais pra se tornar um clássico. O máximo que aconteceu foi ganhar UM champ de DTM, frente uma esmagadora mercedes.

Se realmente for relançado, como dito por não sei quem da Opel, aí é uma lógica seguir algumas linhas que o marcaram, mas com traços atuais. Mas até que saia algo concreto, o que vier vai ser especulação.

Diferentemente do Corolla ou Golf, que são "clássicos" de grande produção mundial, e daí sim são modernizados e melhorados...
  • 0

#30 Warcelo

Warcelo
  • AMIGO
  • 2.318 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Belo Horizonte - MG

Postou 11 janeiro 2010 - 22:15

Ricardo envie seu desenho para ( ********* )que eu coloco aqui.

Este post foi editado por Warcelo: 18 janeiro 2010 - 23:47

  • 0