Light Style© by Fisana

Jump to content


Photo

Corsa Gsi Ou Vectra Gsi


  • Please log in to reply
60 replies to this topic

#1 RSR

RSR
  • AMIGO
  • 2,149 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Iacanga - SP

Posted 15 November 2010 - 15:32

Pessoas,

Estou estudando a aquisição de um segundo carro.
Meu interesse por enquanto está nos carros citados: Corsa GSi ou Vectra GSi.

Minhas dúvidas são:
- Qual deles é mais chato para manter (motor, suspensão, disponibilidade de peças de acabamento e carroceria)?
- Há algum detalhe crítico inerente a cada modelo a se tomar cuidado?
- Alguma característica importante relacionada ao ano-modelo de fabricação que interfira na busca?
- O teto solar de ambos é robusto?

Quem conhece esses carros, opine por gentileza.

Ademais, quem souber de algum em excelente estado que esteja vendendo, pode indicar aqui.


[ ]´s
  • 0

#2 KanjinKaname

KanjinKaname
  • AMIGO
  • 296 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Porto Alegre - RS

Posted 15 November 2010 - 19:41

Falaí RSR, tranquilo?

Vou falar do Vectra porque é o modelo que tenho.

Acho que é desnecessário dizer que o motor/câmbio/freios/injeção/direção etc é igual ao do Calibra =), tu já deve saber disso. Caso não saiba, já fica sabendo que é a mesma coisa.

Na suspensão é diferente, porque o Vectra, assim como o Omega A sofreu um "downgrade"...adaptaram eixo de torção na suspensão traseira.... mas é fácil encontrar todos os amortecedores, buchas, etc.

Ah é, o tanque de gasolina dele é diferente do Calibra...além do fato de que é de metal, não de plástico. Para rodar no alcool sem problemas, tens que niquelar o tanque (o dificil é achar uma empresa que faça o serviço, mas no geral não é caro. Eu vou fazer esse serviço).


Mas acha-se sem problema algum todas as peças mecânicas do Vectra GSI.

O que é difícil de achar são forros de porta inteiros. Contudo, nada que um bom capoteiro não conserte. É que o corvim original tende a desgrudar... os Monzas tinham o mesmo problema.

E o teto solar tem o mesmo problema do Calibra: descola o tecido hehe. Contudo, o motor é bem robusto. O meu funciona até hoje.

Outro problema, que eu já me referi em outro tópico são as telas dos tweeters/difusor do ar condicionado junto ao para brisas (tanto a do GSI quanto a do Calibra vivem rachando). Mas um camarada do Vectra Clube fez todas essas peças em fibra de vidro, que na minha opinião ficaram melhores e mais resistentes do que as peças originais.

Faróis de milha quase não existem mais no Brasil (como todo carro raro, peças de acabamento são dificeis de achar), contudo, encontra-se via ebay os farois de milha (novos inclusive!).... mas encontra-se usados. E há lojas que tem o molde das lentes em acrílico. Eu digo que se tu procurar um Vectra GSI, com certeza achará alguns sem os farois de milha. Com certeza são carros batidos hehe =)

Só por curiosidade, os farois do Polo 99 são quase identicos aos do GSI. São milimetros menores (mas tem o mesmo formato)... tem gente que adapta e fica bem ok. Como saber se são originais? Os originais são feitos pela Hella (Ou bosch??) se não me engano.... mas na lente deles está escrito "made in austria" bem legivel hehe.. nos do Polo não está escrito isso.

Eu tenho um e é só alegria (aliás obrigado novamente ao Célio! Ajudou em muito a arrumar o meu Vectrinha!).

Eu digo que tu deve procurar um GSI com os forros internos inteiros, todos os botões funcionando, com os farois originais ok e com cabeçote coscat. No mais, se encontra tudo do GSI.

Qualquer dúvida, pergunte aí amigo =)

E vamos esperar que alguém poste sobre o Corsa GSI!
  • 0

#3 Giba

Giba
  • AMIGO
  • 4,920 posts
  • Sexo:Male

Posted 15 November 2010 - 19:55

São carros de porte bem diferente. Um sedã 2.0 e um hatch 1.6. Isto faz diferença pra você? Em questão de conforto, acredito que ambos tenham as mesmas facilidades (DH, AC, TE, TS, etc). Desempenho e consumo de combustível são importantes na tua escolha? As motorizações já podem te dar a indicação.
  • 0

#4 RSR

RSR
  • AMIGO
  • 2,149 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Iacanga - SP

Posted 15 November 2010 - 20:33

Valeu Kanjin, pelas dicas... isso vai ajudar muito na busca... é desses detalhes mesmo q fazem a diferença na hora de avaliar cada carro.
Por curiosidade: todos os vectras gsi possuem teto solar e acabamento imitando madeira? Ou seja, ñ existe diferenças de acabamentos e equipamentos?


Então, Giba, to ligado nessa diferença de porte e desempenho entre os carros, e etc.
Para esse segundo carro, minha prioridade é um carro com características esportivas e usável no dia-a-dia.
Não to falando de ter um carro barato, muito econômico, p/ bater a semana... nessa otica eu compraria um popular 1.0 zero km.

Tanto o cgsi quanto o vgsi tem seu perfil, mas com certas semelhanças: cabeçote 16v e desempenho acima da media. No meu caso, vai não ficar exatamente original. Vou aumentar a potencia aspirando: alcool, taxa, escape, cabeçote, etc.
Neste momento, to mais inclinado pro lado do corsa, pois ja tenho um calibra c20xe. Porem se complicar muito para encontrar um bom corsa e aparecer um belo exemplar de vectra gsi, provavelmente vou abraçar este.
  • 0

#5 DenisMelo

DenisMelo
  • ASSOCIADO
  • 1,619 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Guarulhos - SP
  • Interesses:Calibra, Turbo, Mecanica, Eletrica de automoveis, Rodas, Acessorios, Amizades, Familia, Encontros, Eventos, etc

Posted 16 November 2010 - 10:12

bom, como o Giba comentou, são bem diferentes....

se vc quer um carro mais esportivo... e o carro é para uso diário, não vai viajar com familia, etc... eu iria de corsa, ao meu ver é mais condizente com um carro esportivo... desempenho geral nele acho bacana, um kartizinho

ja o vectra é um carro muito bacana, principalmente para quem quer um estilo mais esportivo... porém usa o carro em viagens, carrega familia, amigos, bagagem, etc... e ainda tem o interior mais requintado. é um puta carro tb.

abs
  • 0

#6 KanjinKaname

KanjinKaname
  • AMIGO
  • 296 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Porto Alegre - RS

Posted 16 November 2010 - 10:53

Ahh sim, boas colocações as do Denis e as do Giba =)

Realmente, o Corsa GSI por ser hatch e ter um motor bem esperto é um carro muito agil mesmo! O Vectra GSI é um sedã esportivo... e o desempenho dele é excelente, como o de um Calibra original.

Consumo do GSI (no meu caso) cuidando a troca de marchas até uns 2500-3000 rpm... andando a 60-70 fica na casa dos 10km/L e a 110 na estrada fica a 14 km/L.

Só que no momento que tu resolver pisar e ouvir o ronco do c20xe os números mudam!

Quanto aos acessórios e opcionais, há 2 GSI. Os de 1993 e os 1994 pra cima.

Todos GSI tem o acabamento imitando madeira, se não tiver das duas uma: caiu o acabamento ou o dono colocou forros de porta do Vectra GLS (que não tem o acabamento).

Fiz a distinção entre os anos porque os GSI de 1993 não tem teto solar e nem computador de bordo. Os de 1994 pra cima tem.

Já pensei em ter um Corsa GSI.... mas eu nunca achei um inteiro a venda. Quem tem inteiro (assim como o Vectra) não vende hehe.
  • 0

#7 RSR

RSR
  • AMIGO
  • 2,149 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Iacanga - SP

Posted 16 November 2010 - 12:03

Por enkuanto, valeu a todos pelas dicas!


Cadê os corseros? :rolleyes:
  • 0

#8 KanjinKaname

KanjinKaname
  • AMIGO
  • 296 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Porto Alegre - RS

Posted 16 November 2010 - 14:30

Qualquer dúvida tamos aí. De Vectra GSI eu entendo um pouquinho =)
  • 0

#9 GMT

GMT
  • AMIGO
  • 749 posts
  • Sexo:Male

Posted 16 November 2010 - 17:36

Corsa GSI é tudo de bom. As regras são bem as mesmas do Vectra GSI, acabamentos, farol de milha, etc. O problema é que se é difícil achar um bom Vectra GSI, um Corsa então é pior. Se achar um bom Corsa eu iria de Corsa se achar um bom Vectra GSI, eu iria de Vectra. A vantagem do corsinha é que com um investimento relativamente baixo (comparando com o vectra) vc tem um monstrinho pra deixar os esportivos originais (Audi 1.8T, Mareas e afins) e fazer um rot hatch bonito. Tenho um corsa com o C20XE e me traz muitas alegrias trazendo muito desgosto pros esportivinhos. :)
  • 0

#10 Paulo Henrique

Paulo Henrique
  • AMIGO
  • 6,318 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Connecticut - USA

Posted 17 November 2010 - 02:06

Vc jah tendo o calibra, talvez o corsa seja melhor mesmo. Varia mais.
  • 0

#11 Sérgio

Sérgio
  • ASSOCIADO
  • 7,223 posts
  • Sexo:Male

Posted 17 November 2010 - 04:52

GSI na cabeça, me arrependi de vender o meu.
  • 0

#12 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9,141 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Cotia - SP

Posted 17 November 2010 - 09:36

Corsa GSI o Sérgio quis dizer.

GSI na cabeça, me arrependi de vender o meu.


  • 0

#13 da Matta

da Matta
  • AMIGO
  • 973 posts
  • Sexo:Male
  • Interesses:Carros. Motores. Velocidade.

Posted 17 November 2010 - 10:52

Bom, vamos lá. Eu tenho um Corsa GSi.

Basicamente a mecânica do Corsa GSi e do Corsa 1.6 16v e 1.0 16v é quase a mesma.

Amortecedores e molas são diferentes, mais rígidos e mais baixos.
Motor tem 10,5:1 contra 9,8:1 de taxa, por isso a diferença de 109cv e 106cv, mais alguma diferença de torque.

Ele tem a válvula EGR, que deve estar sempre limpa e bem cuidada, uma bomba de ar secundário, que é inútil no Brasil, mas deve estar lá para o carro estar completinho. ABS, AC, DH mais direta, rodas 14".

Nos acabamentos, maçanetas das portas pretas, para-choque e spoiler exclusivos, aerofólio na traseira, retrovisores com um pequeno pedaço sem pintura, faróis de milha iguais aos do GLS (Italiano Carello, quase impossivel de achar, mas a RCD faz paralelo), grade dianteira exclusiva (filetada).

No Interior: Teto solar manual (robusto pra caramba, nunca me deu problema em 1,5 anos), bancos tipo concha "recaro", volante de 3 raios, display de informaçoes em cima do painel (TID), radio toca-fitas de série ou cd player opcional. Sinto de 3 pontos c/ ajustes de altura dianteiros e traseiros, lateral de porta com acabamento em vermelho, assim como os bancos.

Acho que é isso, na minha opinião um excelente carrinho, até por causa da exclusividade, é difícil ver um na rua.

Só pra vc ficar avisado, o teto-solar era opcional, mas a maioria saiu com ele. Não me vai comprar um sem teto-solar.


A maioria dessas "peculiaridades" do GSi vc pode ver no albúm de fotos do meu carro no link abaixo: :P

Corsa GSi - da Matta :ives

Compre um GSi e seja feliz, excelente Pocket Rocket!!! :ph34r:

Abraços e boa sorte!!!! :pompom
  • 0

#14 da Matta

da Matta
  • AMIGO
  • 973 posts
  • Sexo:Male
  • Interesses:Carros. Motores. Velocidade.

Posted 17 November 2010 - 10:53

Alguns links para leitura que possam te ajudar! ;)

Como Comprar um Corsa GSi

Como Manter um Corsa GSi
  • 0

#15 KanjinKaname

KanjinKaname
  • AMIGO
  • 296 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Porto Alegre - RS

Posted 17 November 2010 - 15:01

Agora com a postagem do Da Mata ficam sanadas muitas dúvidas quanto ao Corsa GSI.

Aliás amigo, parabéns pelo Corsa! Com certeza é um dos mais inteiros que eu já vi!
  • 0

#16 Célio

Célio
  • MODERADOR
  • 3,651 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Itatinga - SP
  • Interesses:Amizades, encontros, aprendizado, etc

Posted 17 November 2010 - 16:47

Eu tenho um e é só alegria (aliás obrigado novamente ao Célio! Ajudou em muito a arrumar o meu Vectrinha!).



Opa Felipe, que isto, estou sempre à disposição!

Conheci pessoalmente o Felipe, foi uma grande satisfação, está com um VGSI muito bonito, e com algumas partes de meu ex-Vectra.

Felicidades ai amigo!!

Célio
  • 0

#17 Filipe Cerulli

Filipe Cerulli
  • ASSOCIADO
  • 973 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Volta Redonda - RJ

Posted 17 November 2010 - 17:55

Caros corseiros, qual o consumo do Corsinha GSI Originex?
  • 0

#18 da Matta

da Matta
  • AMIGO
  • 973 posts
  • Sexo:Male
  • Interesses:Carros. Motores. Velocidade.

Posted 17 November 2010 - 23:37

Agora com a postagem do Da Mata ficam sanadas muitas dúvidas quanto ao Corsa GSI.

Aliás amigo, parabéns pelo Corsa! Com certeza é um dos mais inteiros que eu já vi!


Valeu cara, procuro manter a originalidade pra sempre ser um exclusivo!

Abraços!
  • 0

#19 da Matta

da Matta
  • AMIGO
  • 973 posts
  • Sexo:Male
  • Interesses:Carros. Motores. Velocidade.

Posted 17 November 2010 - 23:39

Caros corseiros, qual o consumo do Corsinha GSI Originex?


Entao Filipe, em torno de 11-12 km/l.

O meu está no alcool com bicos de Vectra e regulador LP. Está fazendo 8,5 km/h mas está com a sonda lambda zuada. Acho que faria uns 9,5km/l no alcool.

Mas a média é essa, 12-13 km/l na gasolina em uso misto! Só nao andar no modo sangue nos olhos o tempo todo que o consumo fica baixinho!!!

Abraços!
  • 0

#20 Filipe Cerulli

Filipe Cerulli
  • ASSOCIADO
  • 973 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Volta Redonda - RJ

Posted 18 November 2010 - 08:24

Entao Filipe, em torno de 11-12 km/l.

O meu está no alcool com bicos de Vectra e regulador LP. Está fazendo 8,5 km/h mas está com a sonda lambda zuada. Acho que faria uns 9,5km/l no alcool.

Mas a média é essa, 12-13 km/l na gasolina em uso misto! Só nao andar no modo sangue nos olhos o tempo todo que o consumo fica baixinho!!!

Abraços!



Então Da Matta, sempre fui fã da linha GSI.
Estou vendendo meu Diplomata e tô pensando em pegar um corsa p/ o dia-a-dia, o que acha?
Aconselhável ou não?

O Reginaldo de Campinas tem um à venda, mais pede 26.990 tá alto demais. Até uns 16k acho que pagaria pelo estado de conservação.

Como disseram, o difícil é achar um em bom estado. Se souber dá um toque. de preferência originex, nada de xuning ou turbo, etc.rsrsrs

Abraços

Filipe
  • 0

#21 West

West
  • AMIGO
  • 13,879 posts
  • Sexo:Male

Posted 18 November 2010 - 09:27


GSI na cabeça, me arrependi de vender o meu.

Corsa GSI o Sérgio quis dizer.

heauehauhuehaue ... bem observado! ;)
  • 0

#22 da Matta

da Matta
  • AMIGO
  • 973 posts
  • Sexo:Male
  • Interesses:Carros. Motores. Velocidade.

Posted 18 November 2010 - 09:35

Então Da Matta, sempre fui fã da linha GSI.
Estou vendendo meu Diplomata e tô pensando em pegar um corsa p/ o dia-a-dia, o que acha?
Aconselhável ou não?

O Reginaldo de Campinas tem um à venda, mais pede 26.990 tá alto demais. Até uns 16k acho que pagaria pelo estado de conservação.

Como disseram, o difícil é achar um em bom estado. Se souber dá um toque. de preferência originex, nada de xuning ou turbo, etc.rsrsrs

Abraços

Filipe



Acho uma boa!

Excelente carrinho para uso urbano e melhor ainda para uso em estradas. Vale a pena.

Ok, assim que eu souber de algum inteirinho eu aviso!

Esse de campinas está fora de cogitação, o cara ta fora da realidade pedindo esse valor, por mais novo que esteja!

Abraços!!!
  • 0

#23 da Matta

da Matta
  • AMIGO
  • 973 posts
  • Sexo:Male
  • Interesses:Carros. Motores. Velocidade.

Posted 18 November 2010 - 09:36

Achei esse arquivo com algumas informações do carrinho!

Attached File  Chevrolet Corsa Gsi 16V.doc   493KB   369 downloads

Abraços!!!
  • 0

#24 da Matta

da Matta
  • AMIGO
  • 973 posts
  • Sexo:Male
  • Interesses:Carros. Motores. Velocidade.

Posted 18 November 2010 - 09:39

Filipe e RSR, tem esse aqui que parece muito novo!

http://www.clubedoco....php?f=35&t=333

Abraços!!!
  • 0

#25 RSR

RSR
  • AMIGO
  • 2,149 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Iacanga - SP

Posted 18 November 2010 - 11:58

Interessante as informações sobre corsa gsi... são muitos detalhes mesmos a verificar.

Essa valvula EGR, não pode ser desativada? Parece q o Matheus fazia isso.


Com relação aos anuncios: esse branco de campinas, mantive contato com o cara há uma semana trás... não baixa quase nada... vamos ver até quando vai manter nesse preço; o preto até parece bom, duro é estar no DF.
  • 0

#26 da Matta

da Matta
  • AMIGO
  • 973 posts
  • Sexo:Male
  • Interesses:Carros. Motores. Velocidade.

Posted 18 November 2010 - 12:24

A EGR pode ser desativada.

Abaixo tem um tutorial sobre o assunto:

Limpeza e Isolamento da EGR
  • 0

#27 RSR

RSR
  • AMIGO
  • 2,149 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Iacanga - SP

Posted 20 April 2012 - 13:03

Decisão tomada Imagem

Imagem
  • 0

#28 RSR

RSR
  • AMIGO
  • 2,149 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Iacanga - SP

Posted 20 April 2012 - 14:07

Aliás, aquisição feita =]
  • 0

#29 Led Zeppelin

Led Zeppelin
  • MODERADOR
  • 8,016 posts
  • Sexo:Male
  • Localidade:Osasco - SP

Posted 20 April 2012 - 15:05

Agora é so envenenar...

Falow
  • 0

#30 W

W
  • AMIGO
  • 5,410 posts
  • Sexo:Male

Posted 20 April 2012 - 15:45

Lindo esse prata, ótimo carro para dia a dia, baixissima manutençao, ótimo desempenho e conforto
  • 0