Light Style© by Fisana

Ir para

Foto

Qual roda fica melhor no calibra aro 17 / 18

• Por favor, faça o login para responder
102 respostas neste tópico

#31 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5.987 Posts:

Postou 30 novembro 2006 - 02:26

Essas rodas 18 do Cali do Westgate são covardia.. simplesmente lindas..

E estou de acordo com o Jotinha´s Racing.. Calibra original/aspro tem de ser aro 16 no máximo.. mais que isso vai matar a performance e perder o conjunto equilibrado.

O antigo Calibra do PL, com as TSW EVO R 16 ficou muito belo.

Abraços,

Matheus S. Almeida
  • 0

#32 David

David
  • AMIGO
  • 1.757 Posts:

Postou 30 novembro 2006 - 08:10

Particularmente as rodas 17 tala 2,25 que tenho no meu Cali com pneus 215/45 r17 trouxeram muito mais conforto.

Elevaram um pouco o carro sim... mas por outro lado o carro não raspa mais em nada, quando eu tinha as 15 originais com 205/50 só falatava quebrar o chassis do carro no meio, quando o carro vinha cheio.

Quanto ao modelo as mais bonitas são as do MLEAL, TSW Sting e a TSW 17 igual do Cali 95 que esqueci o nome.

Abrax.
  • 0

#33 David

David
  • AMIGO
  • 1.757 Posts:

Postou 30 novembro 2006 - 10:50

PLEASE!!!

ALGUEM TEM UMA FOTO DE UM CALIBRA COM AS RODAS TSW ALPINE 17????? POSTE OU ENVIE P/ MIM...

PANO PRETO (ON) :ph34r:

GRATO. DAVID.
  • 0

#34 West

West
  • AMIGO
  • 13.879 Posts:

Postou 30 novembro 2006 - 10:55

Segue uma foto do Calibra do Thiago com TSW Alpine, em homenagem à sua participação no X-Treme Motorsport, representando os Calibras. :D

ps. com rodas TSW Alpine, à pedidos.

Imagem

[]'s
  • 0

#35 JotaMarcelo

JotaMarcelo
  • AMIGO
  • 3.786 Posts:
  • Interesses:.

Postou 30 novembro 2006 - 10:58

O antigo Calibra do PL, com as TSW EVO R 16 ficou muito belo.

O do Fabrizio também é R16" e é lindão...

O West gosta de deixar as rodas abertas, fazer o que né? :P

JMarcelo
  • 0

#36 West

West
  • AMIGO
  • 13.879 Posts:

Postou 30 novembro 2006 - 11:00

O West gosta de deixar as rodas abertas, fazer o que né? :P

JMarcelo

<{POST_SNAPBACK}>

Opa. Essa é minha especialidade. Vira aí que eu já dou um trato na sua ;)
  • 0

#37 David

David
  • AMIGO
  • 1.757 Posts:

Postou 30 novembro 2006 - 13:10

Segue uma foto do Calibra do Thiago com TSW Alpine, em homenagem à sua participação no X-Treme Motorsport, representando os Calibras. :D

ps. com rodas TSW Alpine, à pedidos.

[]'s

<{POST_SNAPBACK}>

West vc é o cara....

Provavelmente deve ser sobrinho do Chuck Norris... :bruce_h4h[1]:

Valew pela foto. Brigadão mesmo.
Novidades em breve. :ph34r:
  • 0

#38 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5.987 Posts:

Postou 30 novembro 2006 - 13:17

West vc é o cara....

Provavelmente deve ser sobrinho do Chuck Norris...  :bruce_h4h[1]:

Valew pela foto. Brigadão mesmo.
Novidades em breve.  :ph34r:

<{POST_SNAPBACK}>

Dizem que a biela do C20XE do West na realidade era a espada do Excalibur.. :blink:

Sem contar, que todos motores dos SuperCarros do mundo como Ferrari, Maseratti.. Porsche.. São C20XE´s do West, mas com um ou dois cabos de vela desligados para dar a diferença de potência entre eles e não ficarem todos iguais.. :ph34r:

:lol:
  • 0

#39 David

David
  • AMIGO
  • 1.757 Posts:

Postou 30 novembro 2006 - 13:30

Dizem que a biela do C20XE do West na realidade era a espada do Excalibur..  :blink:
  :ph34r:
:lol:

<{POST_SNAPBACK}>

Nossa o pessoal tá inspirado hoje!!!

É só preciosidade!!! :rindo :rindo :rindo
  • 0

#40 gustapetry

gustapetry
  • AMIGO
  • 460 Posts:

Postou 30 novembro 2006 - 13:39

Segue uma foto do Calibra do Thiago com TSW Alpine, :D
[]'s

<{POST_SNAPBACK}>

Acho essas rodas lindonas, parecem as originais do Cali 95 em aro 17. :ph34r:
  • 0

#41 leonnanet

leonnanet
  • AMIGO
  • 898 Posts:

Postou 01 dezembro 2006 - 03:13

essa tsw alpine fica show no calibra mesmo pena que nao tenha en aro 18 / 19 hehhehe abraços
  • 0

#42 Guest_Alemão - SP_*

Guest_Alemão - SP_*
  • Guests

Postou 01 dezembro 2006 - 10:30

A melhor roda que vi num calibra foi 17", Momo WRX, com as letrinhas cromadas.

Matou a pau. Só não lembro onde foi que eu vi.
  • 0

#43 Ives

Ives
  • AMIGO
  • 5.702 Posts:

Postou 01 dezembro 2006 - 11:04

leonnanet, veja a roda 18 que o West tá vendendo!!
  • 0

#44 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5.987 Posts:

Postou 01 dezembro 2006 - 11:16

Calibra original de motor com rodas 18, deve acelerar tão rápido quanto um Celta VHC!
  • 0

#45 Marcin

Marcin
  • AMIGO
  • 4.407 Posts:

Postou 01 dezembro 2006 - 12:43

Calibra original de motor com rodas 18, deve acelerar tão rápido quanto um Celta VHC!

<{POST_SNAPBACK}>

Te juro que sempre quiz tirar essa dúvida, desde que eu comecei a falar com o Fábio encho o saco disso, e comentei com o West no DinoDay, mas esqueci de perguntar o QUANTO prejudica, vc teria uma noção Matheus?

Se é que da pra explicar um pouco na teoria!

[]s
  • 0

#46 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9.141 Posts:
  • Localidade:Cotia - SP

Postou 01 dezembro 2006 - 13:12

Bom, vou atravessar a conversa, mesmo pq o Matheus, não tendo feito engenharia não deve possuir esse conhecimento especifico.

Acontece que um roda de raio maior tem mais massa que uma roda de aro menor, considerando as duas de mesmo material e design.

Para fazer o carro acelerar, é preciso vencer algumas forças e paa isso a potencia do motor é usada para:

Vencer o peso do carro em si
Vencer o arrasto aerodinamico
Vencer o atrito do pneu com o piso
Vencer a inercia rotacional da peças.

Neste ultimo item entram as rodas, pois elas se comportam como inercias rotacionais. Como em um movimento retilineo os movimentos rotacionais são influenciados diretamente pela massa do conjunto. Ainda assim o centro de gravidade rotacional da roda varia a energia para faze-la acelerar, ou seja, a região onde a massa da roda possa ser representada por um ponto com o total de massa do conjunto, como se fosse o centro de gravidade de um objeto. Quanto mais proximo do centro da roda estiver centro de massa do conjunto roda + pneu melhor.

Fica obvio que quanto maior o aro da roda(em conseguencia, menor o perfil do pneu), mais energia precisa ser gerada pelo motor para fazer a roda girar.

Atualmente na minha opinião existem 3 tipos de rodas, as de ferro, as de liga de aluminio comum e as de liga aluminio forjadas.
O peso das rodas variam conforme o modelo, portanto se o objetivo é perfomance, fujam de rodas fechadas.

Te juro que sempre quiz tirar essa dúvida, desde que eu comecei a falar com o Fábio encho o saco disso, e comentei com o West no DinoDay, mas esqueci de perguntar o QUANTO prejudica, vc teria uma noção Matheus?

Se é que da pra explicar um pouco na teoria!

[]s

<{POST_SNAPBACK}>

• 0

#47 Marcin

Marcin
  • AMIGO
  • 4.407 Posts:

Postou 01 dezembro 2006 - 13:23

Valeu xará, deu pra entender bem, mas no seu caso, e outros fica bastante claro que também é melhor usar rodas maiores por diversos fatores, como discos maiores (freios), geralmente quanto maior a roda, mais largo o pneu que também que da mais estabilidade, e acho que como seu carro no caso é para Km Lançado, depois que sai de inercia, não conta tanto, correto?

[]s

Este post foi editado por Marcin: 01 dezembro 2006 - 13:25

• 0

#48 JotaMarcelo

JotaMarcelo
  • AMIGO
  • 3.786 Posts:

Postou 01 dezembro 2006 - 14:17

Opa. Essa é minha especialidade. Vira aí que eu já dou um trato na sua...

Editando mensagens, que feio...

Era "deixar SUAS rodas abertas".

Não apele: nesta chacota, quem se fodeu foi você...

Hihihi

JMarcelo
  • 0

#49 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9.141 Posts:
  • Localidade:Cotia - SP

Postou 01 dezembro 2006 - 14:18

Exato, depois que estabilizou depois que ja esta com um velocidade constante, o peso e o centro de massa da roda não influencia em nada.
Uma roda R15 com pneu 195 e uma roda r18 com pneu 195, não mudarão em nada a final do carro, o que muda é somente a performance na aceleração. Isso considerando que o diametro do pneu seja o mesmo.
  • 0

#50 Guest_Alemão - SP_*

Guest_Alemão - SP_*
  • Guests

Postou 01 dezembro 2006 - 14:23

Bah... a diferença de aceleração do meu carro da época que tinha roda original para agora com roda 17" é desprezível. Continua mais ou menos 8.5 segundos par bater 110 no painel.

Pra um motor minimamente decente, isso é pelo em ovo. O carro do Edgard Filho tem aro 15" e não acelera mais que os outros por causa disso. Mas os conceitos físicos do ML estão corretos.
  • 0

#51 West

West
  • AMIGO
  • 13.879 Posts:

Postou 01 dezembro 2006 - 14:26

Editando mensagens, que feio...

<{POST_SNAPBACK}>

Isso mesmo, Jota. Claro. Foi eu que editei seu post.

tsc tsc tsc ...

Vai fantasiado de bunda em festa de pica e depois fica reclamando da vida <_<
  • 0

#52 Guest_Alemão - SP_*

Guest_Alemão - SP_*
  • Guests

Postou 01 dezembro 2006 - 14:29

O West tem mania de editar o post dos outros!
  • 0

#53 West

West
  • AMIGO
  • 13.879 Posts:

Postou 01 dezembro 2006 - 14:32

O West tem mania de editar o post dos outros!

<{POST_SNAPBACK}>

Não sei se foi ironia ou não, mas para evitar mal entendidos como certos eventos no passado, TODA e QUALQUER mensagem editada no Forum hoje, seja pelo autor, ou por um Moderador, ou por um ADM, fica registrado no post.

Essa prática foi adotada desde um evento no passado justamente para evitar comentários infundados.

[]'s
  • 0

#54 Erick Nagy

Erick Nagy
  • AMIGO
  • 5.640 Posts:
  • Localidade:Guarulhos/SP

Postou 01 dezembro 2006 - 14:39

Bah... a diferença de aceleração do meu carro da época que tinha roda original para agora com roda 17" é desprezível. Continua mais ou menos 8.5 segundos par bater 110 no painel.

Pra um motor minimamente decente, isso é pelo em ovo. O carro do Edgard Filho tem aro 15" e não acelera mais que os outros por causa disso. Mas os conceitos físicos do ML estão corretos.

<{POST_SNAPBACK}>

O Ed son é braço! :P

Não sei se foi ironia ou não, mas para evitar mal entendidos como certos eventos no passado, TODA e QUALQUER mensagem editada no Forum hoje, seja pelo autor, ou por um Moderador, ou por um ADM, fica registrado no post.

Essa prática foi adotada desde um evento no passado justamente para evitar comentários infundados.
[]'s

<{POST_SNAPBACK}>

Só nào pode contar sobre o truque mandraque que os moderadores têm para não aparecer que foi editado! ;)

Abrax.

:ph34r:
  • 0

#55 Guest_Alemão - SP_*

Guest_Alemão - SP_*
  • Guests

Postou 01 dezembro 2006 - 14:42

Veja o exemplo, escrevi que meu carro não anda nada depois que coloquei as 17" e veja o que está escrito agora no meu post.

West Editor Pro II Deluxe.
  • 0

#56 JotaMarcelo

JotaMarcelo
  • AMIGO
  • 3.786 Posts:

Postou 01 dezembro 2006 - 14:56

Só nào pode contar sobre o truque mandraque que os moderadores têm para não aparecer que foi editado!

O truque que foi utilizado em minha mensagem...

E ainda o Uéxti é aspirante a gerente do CCB, então me fodi...

JMarcelo
  • 0

#57 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5.987 Posts:

Postou 01 dezembro 2006 - 16:49

É bem elementar..

Quanto maior a massa.. maior a inércia a ser vencida.. Seja em qualquer conjunto dinâmico.. Não é atoa que no C20XE até os comandos de válvulas são ocos.

Depois que saiu da inércia, realmente a relevância é baixa ou nula.. Mas em um comparativo, vc está em aceleração o tempo todo..ou seja, em todo momento, a maior massa das rodas estão influenciando sim na performance do carro.

Obviamente, quanto maior a potência do motor, menos sentirá esse aumento na massa das rodas.. Por isso, no caso do Lemonet´s, que tem um C20XE mais apimentadinho, não sentiu tanto(Apesar de que se colocar no GTECH, eu creio que deve dar no mínimo 0,3s de diferença na aceleração de 0-100km/h de rodas 15 para 17, pois já ví comparativos semelhantes).. mas em um C20XE origineba, com certeza sentirá mais.

Abraços,

P.S: Cheguei a cursar engenharia, e achei o curso tão elementar para a área mecânica automotiva, que abandonei.. :)

Matheus S. Almeida
  • 0

#58 Leo Quirino

Leo Quirino
  • AMIGO
  • 2.209 Posts:

Postou 01 dezembro 2006 - 17:35

Desculpem minha ignorância....

dois detalhes importantes...

uma roda aro 18 é muito mais pesada que a original 15??? acho que por ser de liga leva deve ter o peso quase igual...

uma roda aro 18 tem o diâmetro muito maior que uam 15 com pneu original 60? se tiver pouca diferença aonde está a tal ENOOOOORRME perca de potencia por ser aro 18???? se for assim vou jogar um jogo de aro 12..rsrrsrsrs aí ninguem me pega... hahahahahah
  • 0

#59 Leo Quirino

Leo Quirino
  • AMIGO
  • 2.209 Posts:

Postou 01 dezembro 2006 - 17:37

sinceramente nao senti nenhuma perca de potencia com minhas aro 17 com perfil 45.... ta voando do mesmo jeito... e olha que comparo com meu primo que tem um bora 2.0... antes de colocar a 17 e depois eu abri dele no farol exatamente a mesma coisa.... parecia até dejavu..rsrsrs
  • 0

#60 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5.987 Posts:

Postou 01 dezembro 2006 - 17:48

Léo.. vc esta fazendo confusão..

O fato de usar rodas maiores não afeta em nada a potência do motor. Se ele bateu 150hp lá no dinamômetro.. ele terá os mesmos 150hp..

Sobre as rodas serem de liga-leve...sim...as originais do seu Calibra também eram..

São de liga de alumínio FUNDIDO.. Somente as de liga de alumínio forjada, são capazes de ser mais leves, mesmo sendo maiores, pois a maior resistência estrutural do metal forjado(não há porosidade na liga, igual ocorre na fundição, e ainda há uma compactação na hora de gerar o formato da roda na prensa), permite que vc use pouco do mesmo na hora de confeccionar a roda, e mesmo assim sem perder a resistência a impactos.

Então, só para vc compreender, vou usar número hipotéticos(não necessariamente são verdadeiros..mas podem coincidir).. As rodas 15pol do Calibra 95 pesam 6kg cada(sem pneu), e um jogo de rodas 17pol aftermarket de uma marca nacional, pesa seus 8,5kg. Logo vc aumentou 2,5kg de massa em cada roda do seu carro.

Sempre que vc for acelerar seu carro, ele terá de mover essa massa... tira-la da inércia.. E quanto maior a massa, maior é o gasto de energia(nesse caso, energia cinética) para movê-la. Isso significa, que vc esta desperdiçando mais dos 150hp do seu motor(que na realidade, chega bem menos que isso nas rodas) em aceleração com essas rodas de maior massa, do que se estivesse com as rodas originais.. isso resulta em uma aceleração mais lenta, e maior consumo de combustível também.

Claro que são diferenças pequenas..mas existem.

Dizer que a aceleração não piorou só pq fez o comparativo e não sentiu diferença, não significa que seja verdade.. Há muitas variáveis que interferem na performance de um carro.. Se o teu colega tiver trocado marcha de forma mais lenta e em regimes incorretos dessa vez, poderia ter feito um tempo de aceleração mais lento.

Veja meu caso, usando o GTECH(instrumento que mede a performance do carro, e é consagrado mundialmente por sua precisão), consigo variar o tempo de aceleração de 0-96km/h do meu carro de 5,9s até 6,6 segundos.. nas mesmas condições de rodas..pneus.. peso/massa...combustível e etc.. Essa diferença de 0,7s(quase 1 segundo!!) corresponde apenas a habilidade de evitar patinagem excessiva em primeira marcha.. velocidade de troca de marchas.. regimes de troca de marcha e etc..

Portanto, se eu tivesse colocado rodas enormes, e tivesse coincido com minha melhor puxada.. eu iria dizer que as rodas não pioraram nada a minha performance, o que não é verdade.

Abraços,

P.S: Se vc manter o diâmetro total(o diâmetro externo do pneu) igual a antes, a única perda será a que eu comentei acima. Caso vc aumente o diâmetro total(muito comum quando colocam rodas grandes, pois não diminuem o correto no perfil do pneu com medo de fragilizar a roda e perder conforto), vc irá alongar a relação de transmissão final, deixando o carro ainda mais "xoxo" em aceleração.. é a mesma sensação de ter alongado o câmbio.

Matheus S. Almeida
  • 0