Light Style© by Fisana

Ir para

Foto

Peso X Potência

• Por favor, faça o login para responder
10 respostas neste tópico

#1 Giba

Giba
  • AMIGO
  • 4.920 Posts:

Postou 21 março 2011 - 12:05

• 0

#2 Giba

Giba
  • AMIGO
  • 4.920 Posts:

Postou 21 março 2011 - 12:17

Pesadinho o T-Jet, heim! Meu carro pesou 1.390Kg comigo dentro e tanque cheio, descontando 20Kg de uma caixa acústica do porta-malas.
  • 0

#3 Doutor Eduardo Thimberg

Doutor Eduardo Thimberg
  • AMIGO
  • 3.980 Posts:

Postou 21 março 2011 - 13:01

Pesadinho o T-Jet, heim! Meu carro pesou 1.390Kg comigo dentro e tanque cheio, descontando 20Kg de uma caixa acústica do porta-malas.

No caso do Calibra, onde cada porta pesa 1/2 tonelada, o ganho seria muito maior.

Este post foi editado por Doutor Eduardo Thimberg: 21 março 2011 - 13:01

• 0

#4 ricardo calibra

ricardo calibra
  • AMIGO
  • 92 Posts:

Postou 21 março 2011 - 19:35

como eu viajo em alteraçoes para o calibra eu deixaria apenas o monobloco e faria todas as chapas externas de fibra de carbono,com certeza ele ganharia uma reduçao significativa sem perder a aerodinamica.
  • 0

#5 Giba

Giba
  • AMIGO
  • 4.920 Posts:

Postou 21 março 2011 - 19:49

como eu viajo em alteraçoes para o calibra eu deixaria apenas o monobloco e faria todas as chapas externas de fibra de carbono,com certeza ele ganharia uma reduçao significativa sem perder a aerodinamica.

Pode continuar viajando. Eu mesmo fiz um orçamento para produção de um capô com fibra de carbono aparente e ficaria em R$ 4.500,00. E olha que o capô é a peça mais fácil de fazer <_<
  • 0

#6 Ives

Ives
  • AMIGO
  • 5.702 Posts:

Postou 21 março 2011 - 19:50

Pena o precim... $$$
  • 0

#7 Roberto Junior

Roberto Junior
  • AMIGO
  • 1.258 Posts:

Postou 21 março 2011 - 20:02

Eu tenho muita vontade em fazer o capo do calibra em fibra. Nem precisa ser fibra de carbono..

AS portas realmente são fodas. uhahuahua
  • 0

#8 ricardo calibra

ricardo calibra
  • AMIGO
  • 92 Posts:

Postou 22 março 2011 - 11:18

é apenas o preço é uma pena mas nada que muito dinheiro nao resolva,deixa eu ganhar uma mega sena que dai eu fabrico um calibra todo de fibra de carbono e chassis de aluminio!
  • 0

#9 GuilhermeBuonfiglio

GuilhermeBuonfiglio
  • ADMINISTRADOR
  • 2.426 Posts:

Postou 22 março 2011 - 11:27

Pra ser econômico, só fazendo em casa.
E o ideal seria fazer em composite pra usar pouca fibra e, apesar de mais grossa, gerar uma peça mais leve e rígida.

A porta, mesmo fazendo em fibra, tem que ter estrutura metálica para segurar impactos laterais. Só dá pra dispensar isto se fizer uma gaiola interna com barra na lateral da porta.

O trabalho é grande... Além de dominar o trabalho com plástico reforçado, que não é nada de outro mundo e requer um conhecimento equivalente ao de marcenaria, preparar o molde a partir das peças originais exigirá que estas seja perfeitamente alisadas.

Só que o pepino maior não está aí. Alisar a parte externa é conseguir um molde perfeito é questão de paciência, cuidado, capricho, tempo e dedicação.
Mas fazer os suportes e encaixes destas peças no monobloco é muito difícil!
Pensem na quantidade de dobradiças, encaixes pra travas, e outros detalhes mecânicos. Complica né?

A solução parcial seria fazer peças mistas, utilizando partes metálicas das peças doadoras e as peças de plástico reforçado. A união delas é feita com Resina Epóxi.

Alternativamente, poderia-se fazer uma bolha nova completa da frente, englobando para-lamas, para-choque e capô, e fazer bascular como uma carroceria de caminhão. Se for bem leve até compensa o trabalho de conferir o óleo e a água no posto de gasolina... :D

As laterais traseiras são boas candidatas também.

[]s,
Guilherme
  • 0

#10 GMT

GMT
  • AMIGO
  • 749 Posts:

Postou 22 março 2011 - 12:42

Pra ser econômico, só fazendo em casa.
E o ideal seria fazer em composite pra usar pouca fibra e, apesar de mais grossa, gerar uma peça mais leve e rígida.

A porta, mesmo fazendo em fibra, tem que ter estrutura metálica para segurar impactos laterais. Só dá pra dispensar isto se fizer uma gaiola interna com barra na lateral da porta.

O trabalho é grande... Além de dominar o trabalho com plástico reforçado, que não é nada de outro mundo e requer um conhecimento equivalente ao de marcenaria, preparar o molde a partir das peças originais exigirá que estas seja perfeitamente alisadas.

Só que o pepino maior não está aí. Alisar a parte externa é conseguir um molde perfeito é questão de paciência, cuidado, capricho, tempo e dedicação.
Mas fazer os suportes e encaixes destas peças no monobloco é muito difícil!
Pensem na quantidade de dobradiças, encaixes pra travas, e outros detalhes mecânicos. Complica né?

A solução parcial seria fazer peças mistas, utilizando partes metálicas das peças doadoras e as peças de plástico reforçado. A união delas é feita com Resina Epóxi.

Alternativamente, poderia-se fazer uma bolha nova completa da frente, englobando para-lamas, para-choque e capô, e fazer bascular como uma carroceria de caminhão. Se for bem leve até compensa o trabalho de conferir o óleo e a água no posto de gasolina... :D

As laterais traseiras são boas candidatas também.

[]s,
Guilherme

Resenhar tudo no CAD e depois se matar pra modelar em Clay? Pode ser uma opção pro molde com encaixes e afins.
  • 0

#11 GuilhermeBuonfiglio

GuilhermeBuonfiglio
  • ADMINISTRADOR
  • 2.426 Posts:

Postou 22 março 2011 - 22:26

Resenhar tudo no CAD e depois se matar pra modelar em Clay? Pode ser uma opção pro molde com encaixes e afins.

Nem fu.... :D
Acho que só na F1 fazem assim...

Você precisa conhecer o "Baiano" (Sinval da Auto Mecânica Santa Terezinha de SBC). Quando conhecer as técnicas dele, nunca mais vai pensar em CAD. :D

[]s!
  • 0