Light Style© by Fisana

Ir para


Foto

Carros TURBO


  • Por favor, faça o login para responder
250 respostas neste tópico

#1 Paulo Henrique

Paulo Henrique
  • AMIGO
  • 6.318 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Connecticut - USA

Postou 25 novembro 2004 - 20:42

Amigos,

Sei que muitos, como eu, esperam um dia ter condições de turbinar o calibroso.
O problema é que observando experiências de outros fico sempre com o pé atrás.

Para os preparadores, (como Matheus, GM etc), pergunto qual é a media de retorno de carros turbinados para as oficinas? Diz a lenda que carro turbo fica mais na oficina do que com o próprio dono. <_<

Para aqueles que turbinaram (Dr. Coupé, PentaDex, etc): Vcs tiveram que esquentar muito a cabeça até acertar o carro? Se arrependeram? O carro alguma vez deixou-os na rua?

PL
  • 0

#2 Slimer

Slimer
  • AMIGO
  • 4.938 Posts:
  • Localidade:Uberaba - Minas Gerais
  • Interesses:Carros&lt;br&gt;Mulheres&lt;br&gt;Jogos&lt;br&gt;Calibra&lt;br&gt;Quake

Postou 25 novembro 2004 - 21:14

olha pl
nao sei se isso eh uma má noticia
mas tanto o penta quanto o dr_coupe tiraram o kit turbo do carro deles snme
  • 0

#3 Dr_Coupe

Dr_Coupe
  • AMIGO
  • 749 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Belo Horizonte - MG

Postou 25 novembro 2004 - 21:50

Opa, acertar o carro e facil. Fica muito bom.
É foda andar no carro aspirado qd ja se andou no turbo. Da muuuuita diferenca.

Eu tirei meu turbo pq comecou uma crise de mangueira de agua estourar uma atras da outra. Dai tava sem confianca em viajar com o carro assim.
Agora q troquei todas e parece q parou de furar.
Se nao vender meu kit eu ponho de volta e comeco tudo de novo.........faz falta ficar fucando no carro !! :P
  • 0

#4 Slimer

Slimer
  • AMIGO
  • 4.938 Posts:
  • Localidade:Uberaba - Minas Gerais
  • Interesses:Carros&lt;br&gt;Mulheres&lt;br&gt;Jogos&lt;br&gt;Calibra&lt;br&gt;Quake

Postou 25 novembro 2004 - 21:51

po rodrigo
poe dinovo
teu carro eh show, merece um turbo
  • 0

#5 PentaDex

PentaDex
  • AMIGO
  • 688 Posts:

Postou 25 novembro 2004 - 22:01

o meu eu nao acertei....
uma por falta de tempo, otra por falta de dinheiro, e otra por falta de preparador bom =)
  • 0

#6 Paulo Henrique

Paulo Henrique
  • AMIGO
  • 6.318 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Connecticut - USA

Postou 25 novembro 2004 - 22:31

E o SS, é turbo tbm né?

PL
  • 0

#7 Eugenio Resende

Eugenio Resende
  • AMIGO
  • 4.463 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Brasilia - DF

Postou 25 novembro 2004 - 23:12

E o SS, é turbo tbm né?

O do SS também é turbinado. Show o carro dele. Mas, até hoje, ficou mais na oficina do que rodando. Justiça seja feita, não foi só por causa do turbo, não. É que o SS vive mexendo naquele carro. Muda tudo, arruma, regula, afina, daí... muda tudo de novo! :D

[]s
Eugenio
  • 0

#8 Paulo Henrique

Paulo Henrique
  • AMIGO
  • 6.318 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Connecticut - USA

Postou 26 novembro 2004 - 08:15

Será que alguém teve sucesso?

PL
  • 0

#9 coltlancer

coltlancer
  • AMIGO
  • 1.018 Posts:
  • Interesses:Mitsubishis Colt e Lancer

Postou 26 novembro 2004 - 08:23

E o branco do Márcio Leal, não tinha ficado bom ?
  • 0

#10 Paulo Henrique

Paulo Henrique
  • AMIGO
  • 6.318 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Connecticut - USA

Postou 26 novembro 2004 - 08:27

E o branco do Márcio Leal, não tinha ficado bom ?

Pelo que eu li, o Marcio esquentou bastante a cabeça quanto ao tempo sem carro. Um mal que me irrita muito em alguns preparadores.

PL
  • 0

#11 coltlancer

coltlancer
  • AMIGO
  • 1.018 Posts:
  • Interesses:Mitsubishis Colt e Lancer

Postou 26 novembro 2004 - 08:35

Pelo que eu li, o Marcio esquentou bastante a cabeça quanto ao tempo sem carro. Um mal que me irrita muito em alguns preparadores.

PL

Depois que o carro é acertado (o que pode demorar, dependendo do preparador), ele tem que ser tratado de forma diferente de um carro original.

Num dá pra acelerar um calibra turbo da mesma forma de um calibra original.

O turbo exige muito do motor e manter o carro no limite ou esmirilhando (coisa que o original é projetado pra aguentar) vai sempre dar retorno na mecânica porque estoura isso, estoura aquilo.

Pra quem quer um carro turbo pra ter um carro mais forte que o original, a tocada é criteriosa.

Tirar velocidade final, por exemplo, é algo normalmente a ser evitado (coisa que dono de calibra ADORA fazer), pois é onde dá falta, geralmente com giro bem alto e aí vai pro saco mesmo.

Carro turbo é bem legal, mas exige muito cuidado com a tocada e tem algumas restrições de uso. E isso é uma verdade absoluta ... quem falar ao contrário está na zona de risco (e às vezes nem se toca disso).

Às vezes ganha-se de um lado, pra se perder do outro.

Este post foi editado por coltlancer: 26 novembro 2004 - 08:38

  • 0

#12 Paulo Henrique

Paulo Henrique
  • AMIGO
  • 6.318 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Connecticut - USA

Postou 26 novembro 2004 - 08:44

Mas Colt, é como falei para meu amigo quando ele levou o carro dele no dinamometro. O preparador foi junto e no momento da puxada, deram a opção entre ele esticar todas as marchas, ou só até a terceira. Junto com o preparador, eles decidiram ir só até a terceira. Eu achei isso um absurdo, pois ao meu ver, o preparador tem que garantir o serviço a ponto de podermos sim levar o carro ao limite. Se é para ficar alisando, perdemos o motivo em turbinar.

PL
  • 0

#13 Eugenio Resende

Eugenio Resende
  • AMIGO
  • 4.463 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Brasilia - DF

Postou 26 novembro 2004 - 09:02

Sou contra turbinar o Calibra. Acho um carro excelente, em todos os sentidos. Rápido e econômico. Pra turbinar e ficar dia sim, dia não na oficina, ficar queimando bomba de combustível, não poder dar umas esticadas sem preocupação etc... Os custos são, invariavelmte, muito maiores do que os benefícios.

Posso estar falando bobagem, mas acho que motor bom pra turbinar é o AP.

Pronto: agora podem me crucificar! :D

[]s
Eugenio

Este post foi editado por Eugenio Resende: 26 novembro 2004 - 09:04

  • 0

#14 João Cesar

João Cesar
  • AMIGO
  • 3.678 Posts:

Postou 26 novembro 2004 - 09:12

É mais ai, acho o que pesa é o investimento do turbo do cara .

se tem chip , Intercooler , pressão não muito alta etc N- fatores , vai do pé do cara tb.

se o motor do calibra é um motor fodão, com baixa pressão acho que não tem erro.

mas essa lenda é meio que verdade , o irmão da ex. Namorada do meu irmão tinha um Voyage todo Forjado tinha 300 CV no dino...

Só que vivia dando problema .

a Irmã dele falava :
cara esse carro do meu irmão vira e mexe tá na mecânica ...

Toda hora tem que regular isso ou aquilo...

ai depois duns tempos voltei lá e vi o Voyage empoeirado na garagem ... mas muita poeira mesmo tipico de carro parado a + de 3 meses.

Pergutei o que tinha acontecido e ela me respondeu:
Hi esse carro sempre deu problema, meu irmão deu uma cansada no carro acho que ele vai vender ...

semanas depois voltei lá e o carro não estava mais na garagem o cara tinha vendido .

o detalhe Mais interessante é que era todo Forjado o voyage e ele era muito visado tambem por despachar muitos carros no racha que o cara ia de vez enquando .
ahh detalhe interressante tinha 10 Mil embaixo do Capô do cara , isso num motor AP. fora as idas e vindas da mecânica.

então acredito que você gasta 3500 no turbo no calibra
mas depois é toda hora uma manutenção preventiva etc .

que vai uma boa verba também .

é foda se eu turbinar quero poder ir no racha e dar uma pisada forte contra uns VWs Ap Fortões da vida ...
Isso não ultrapassando a red Line !
contra os famosos Turbaummm :D .

ai seria um dia de diversão diferenciada , pois eu estaria competindo e me divertindo hahaha.

flw...

Este post foi editado por João Cesar: 26 novembro 2004 - 09:19

  • 0

#15 PentaDex

PentaDex
  • AMIGO
  • 688 Posts:

Postou 26 novembro 2004 - 09:16

AP NÃO MAMAE!! AP NÃO MAMAE!!

eu prefiro 1000 vezes o calibra turbinado...

ele pode e deve ser confiavel sim, é só levar num mecanico bom e pedir pra acertar com baixa pressão.... fica confiavel e tudo mais... fazer negocio de primeira... manutenção e tal....

agora, se for pra fazer igual eu, q fiz 'nas coxa' aheuihaueiae daí nao acerta nunca né...

ou igual o marcio leal q 'pelo q eu sei', acertou e tal, daí resolveu aumentar mais aindaaaa a pressão.. daí num guenta....

ap tbm eh assim.. com pressão baixa (até 1,5kg, o que evivale a miseros 0,7 no GM), não quebra e nem dá pau.... mas bota 2, 2,5kg no ap pra vc v... kebra facim facim...

AP EH UM LIXO!! odeio ap heheh
  • 0

#16 Paulo Henrique

Paulo Henrique
  • AMIGO
  • 6.318 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Connecticut - USA

Postou 26 novembro 2004 - 09:19

Quem não teve dor de cabeça com carro turbinado, levante a mão!

PL
  • 0

#17 João Cesar

João Cesar
  • AMIGO
  • 3.678 Posts:

Postou 26 novembro 2004 - 09:31

o calibra fazendo em 6 sec o zero a 100 em segunda marcha a 6 mil rpm tava perfect !

hehehe não iria querer mais nada o resto eu me garantia no braço contra os Nacionais da vida uhauhaua

mas é certo que iria andar no máximo meio tanke , Sem stepe etc iria fazer umas aliviadas de peso no calibra tb, Não exageradas mas uma diminuida só para otimizar o conjunto.

:ives
  • 0

#18 Paulo Henrique

Paulo Henrique
  • AMIGO
  • 6.318 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Connecticut - USA

Postou 26 novembro 2004 - 09:46

Vamos esperar o parecer dos preparadores.

PL
  • 0

#19 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5.987 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 26 novembro 2004 - 10:00

Essa é uma discussão que envolve muitos fatores.

O grande problema de um carro turbo adaptado, é a ansiedade do proprietário querer "ralar" Deus e o mundo.
Posso falar isso, pois já tive oficina, turbinei todo tipos de carros, e inclusive o meu.
A partir do momento que vc tem um carro turbo, automaticamente os outros proprietários de carro turbo ficam te instigando para ralar.
Aí vc olha um Golzinho AP, sabe que o cara tem uma boa preparação sob o capô, aí vc acaba aumentando a pressão para garantir a vitória. Todas as vezes que quebrei meu antigo C20NE, foi usando o overboost para 1,5 bar. NUNCA meu C20NE quebrou com 1 bar. E olha que eu viajava com o pé colado(mais de 250km/h no painel) na Ayrton Senna direto, pois minha namorada mora em SP. Nunca tive qualquer problema com o motor, era um motor 100% confiável.
Ou seja, o que quebra um motor turbo adaptado(excluindo os erros de preparação) é quando vc ultrapassa a pressão média efetiva que seu motor original é capaz de suportar(no meu caso o problema sempre foi as bielas e balancins, pois o pistões eram forjados). Se vc for um cara disciplinado, que esta satisfeito com um rendimento que seu motor original é capaz de suportar, vc não terá problemas, DESDE que, faça uma instalação com serviço e peças de qualidade é claro.
Na minha oficina eu diminuia a margem de lucro, para poder aplicar mangueiras importadas(que custa até 15 vezes mais que mangueiras lonadas, que eu já ví até em preparação de Herrera da vida), abraçadeiras(de aço inox, que custa 10 vezes mais que abraçadeiras comuns), entre outros ítens que poucos dão atenção, mas que é de extrema importância.
Se a mangueira de pressurização do dosador HPI(apenas um exemplo, poderia ser da caixa extra, pra quem é fã desse tipo de equipamento) se romper, logo vai dar falta, pois a pressão na linha não irá aumentar, já que o dosador não será pressurizado. E eu já peguei uns 4 carros de outros preparadores que tiveram problema justamente nas mangueiras. O proprietário acha que é um bicho de sete cabeças, que os bicos não estão alimentando, e etc, quando o problema é uma simples mangueira furada, ressecada. Mangueira lonada é ridícula, não uso nem em motor original, quanto mais em motor preparado.
Outro fator é querer complicar o que é simples. Eu respeito a opinião e serviço de cada um. Mas não vejo motivos para se usar caixa extra, bicos extras, para preparação em motor com miolo original, no qual a vazão de 4 bicos usando gerenciamento original, é capaz de fornecer o acerto necessário. Quanto menos "aparatos" vc tiver, menor é o risco de algo dar pane. Aliás, o que eu to vendo de carros travando bico extra(seja aberto ou fechado), não esta no Gibi. E esse é um problema que NUNCA tive nos motores que eu fiz, justamente pq não aplicava bico extra.
O Paulo Henrique comentou outra coisa interessante. O próprio preparador ter medo do carro quebrar. Isso só é válido quando é um motor de competição no qual se esta tirando o máximo do motor, com risco de quebra a qualquer momento. Ou então, quando o próprio cliente pede para efetuar uma preparação de risco só para dar uma potência alta no dyno. Agora, uma preparação para uso diário, jamais pode ter risco de quebra, jamais mesmo. Um motor deve ser 100% confiável, pra vc poder ir daqui de SP até o Nordeste, sem qualquer tipo de dôr de cabeça.
E meu antigo C20NE turbo, sem overboost(1 bar direto), poderia fazer 10 viagens dessas, sem dôr de cabeça. O difícil é vc não ligar o overboost.


Quanto ao comentário do Pentadex sobre AP's, não é bem assim. É um ótimo motor, de projeto Audi. O cabeçote sideflow dos AP's 8V que é super antigo, ainda tem um fluxo respeitável considerando alguns motores atuais 8V. Eu não sou fã de AP, mas reconheço as qualidades estruturais do mesmo.
Esse lance de AP não quebrar com 1,5.. 2 bar. .É fruto de preparação mal feita. O que quebra um motor não é a pressão e sim a potência. Se o APzeiro falar pra vc que o Gol dele ta com 2 bar de pressão, com motor original sem quebrar, logo vc pode deduzir que ele tem baixa potência para aquela pressão, provavelmente metade da pressão que entra no motor dele, é "falsa", devido ao aquecimento exagerado do ar após pressurizado.
Pra vc ter uma idéia, eu já fiz um AP MI 1.8, com 1 bar direto, e 1,5 bar no overboost. O motorzinho rendeu muito, quando o proprietário ligou o overboost, não deu nem pra chegar no limitador, já fez o "tec", e a fumaceira saindo do respiro. Levei pra oficina, testei a compressão dos cilindros, localizei que era o quarto cilindro. Tirei o pistão do quarto cilindro, e estava com a canaleta quebrada. Quando quebra canaleta de pistão, não tem outra explicação, além do fato da pressão média efetiva no interior da câmara, ficou acima do que o pistão(ou canaleta do mesmo) pode aguentar. Portanto, esse motor passou da potência máxima que um AP 1.8 pode aguentar, isso com 1,5 bar. Aí que esta a diferença. Esse AP com 1,5 bar, renderia muito mais no dyno, que outros AP com 2 bar, 2,5 bar, mas com preparação mal calculada, turbina de baixa eficiência térmica e etc.
A durabilidade e confiabilidade de um motor turbo adaptado, esta diretamente ligado a qualidade da preparação(em todos os sentidos) e na disciplina do proprietário(em se contentar com a pressão/potência que seu motor original pode rodar).
Eu resolvi montar meu C20XE aspirado, antes de turbinar, justamente por esse motivo. Eu reconheço que não consigo sossegar. E quando eu tenho um carro turbo, todo fim de semana vem algum amigo agendando um pega com outro carro turbo, e eu sempre quero superar, e lá vai girar o parafuso da válvula de alívio..lá vai apertar o overboost. Com o C20XE eu sei qu enão vai ser diferente. Mas a diferença que um cabeçote de C20NE eu consigo por 200 reais, um cabeçote de C20XE, por 1.000 reais. As válvulas de C20NE eu consigo em qualquer desmanche por preço de banana, em bom estado. Do C20XE original, com sódio interno nas de escape, custa mais de 2.000 reais o jogo.
Portanto, não posso correr risco em um motor tão caro. Quando eu for turbinar meu C20XE, será forjado até os prisioneiros do coletor de escape.. :P


Abraços,


Matheus S. Almeida

Este post foi editado por Matheusc20xe: 26 novembro 2004 - 10:01

  • 0

#20 Paulo Henrique

Paulo Henrique
  • AMIGO
  • 6.318 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Connecticut - USA

Postou 26 novembro 2004 - 10:14

Quando eu comprar outro carrinho vou turbinar e pagar para ver!~

PL
  • 0

#21 Guest_Alemão - SP_*

Guest_Alemão - SP_*
  • Guests

Postou 26 novembro 2004 - 10:31

Eu queria fazer um com 0.4 kg, igual ao original, e descomprimir usando pistão menor, tipo, fazer um projeto igualzinho ao do Calibra que só tem na Europa, com um radiador de óleo pequeno.

Mas ninguém se interessa por isso, nego quer ficar com 400, 500 cavalos e ficar quebrando o carro toda hora. Aposto que até preparador vai ficar com cu doce pra pegar meu carro e fazer isso.
  • 0

#22 Eugenio Resende

Eugenio Resende
  • AMIGO
  • 4.463 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Brasilia - DF

Postou 26 novembro 2004 - 10:38

AP NÃO MAMAE!! AP NÃO MAMAE!!

eu prefiro 1000 vezes o calibra turbinado...

Calma, calma, Pentadex! :D Me expressei mal. O que quero dizer, em relação ao turbo no motor AP, é que os gastos com manutenção são bem menores em comparação com o Calibra. Se você quebrar um motor AP turbinado, vai gastar muito menos dindim do que na quebra de um C20XE... ;)

[]s
Eugenio

Este post foi editado por Eugenio Resende: 26 novembro 2004 - 10:39

  • 0

#23 Rodrigo

Rodrigo
  • AMIGO
  • 10 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Rio de Janeiro / RJ

Postou 26 novembro 2004 - 10:48

Hmm isso até 350hp é válido... de 300hp pra cima os gastos são +- equivalentes. De q adianta o cara botar 4,5kg e só ter 310hp em uma curva torque/potencia q parece um terremoto se a gente com .9 chega na mesma potencia com uma curva mais linear? :)

Mas pra kit coxinha ap é imbatível mesmo em termos de preço.

[]s
Rodrigo
  • 0

#24 Ives

Ives
  • AMIGO
  • 5.702 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 26 novembro 2004 - 11:14

Eu queria fazer um com 0.4 kg, igual ao original, e descomprimir usando pistão menor, tipo, fazer um projeto igualzinho ao do Calibra que só tem na Europa, com um radiador de óleo pequeno.

Mas ninguém se interessa por isso, nego quer ficar com 400, 500 cavalos e ficar quebrando o carro toda hora. Aposto que até preparador vai ficar com cu doce pra pegar meu carro e fazer isso.

A minha vontade era exatamente a mesma. Um turbo pra tornar as viagens mais interessantes, não pra tirar pega com ninguém. :)
  • 0

#25 Paulo Henrique

Paulo Henrique
  • AMIGO
  • 6.318 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Connecticut - USA

Postou 26 novembro 2004 - 11:58

Ives e Alemão,

Sempre tive o mesmo pensamento de vocês. Um turbo com a pressão em 0,4, ou no *máximo* 0,6, apenas para ter o gostinho de dar uma colada no banco após os 3000 rpm. Mesmo usando uma pressão baixa, eu gostaria de fazer um projeto legal, com intercooler e tudo.

Qualquer dia no posto conversamos a respeito. De repente, fechamos com algum preparador e como é um investimento que para os 3 juntos deverá passar de 9k, pode ser que consigamos um bom desconto.

Atualmente meu apartamento e preparação para forca, digo, casamento, estão me sugando, mas acho que isso não deverá tardar.

PL
  • 0

#26 Ives

Ives
  • AMIGO
  • 5.702 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 26 novembro 2004 - 12:11

E eu já peguei uns 4 carros de outros preparadores que tiveram problema justamente nas mangueiras. O proprietário acha que é um bicho de sete cabeças, que os bicos não estão alimentando, e etc, quando o problema é uma simples mangueira furada, ressecada. Mangueira lonada é ridícula, não uso nem em motor original, quanto mais em motor preparado.

Matheus, essa é novidade pra mim. Onde se consegue essas mangueiras importadas?
E as tais de silicone, alguém já usou? Sabe se presta??
  • 0

#27 Ives

Ives
  • AMIGO
  • 5.702 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 26 novembro 2004 - 12:16

Qualquer dia no posto conversamos a respeito. De repente, fechamos com algum preparador e como é um investimento que para os 3 juntos deverá passar de 9k, pode ser que consigamos um bom desconto.

Tô dentro, ainda que antes venham outros projetos pro Cabrólio. As molas Eibach já concretizei; antes do turbo, ainda quero resolver reforma no couro, som, painel e, talvez, xenônio...
  • 0

#28 Erick Nagy

Erick Nagy
  • AMIGO
  • 5.640 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Guarulhos/SP

Postou 26 novembro 2004 - 12:18

Tô dentro, ainda que antes venham outros projetos pro Cabrólio. As molas Eibach já concretizei; antes do turbo, ainda quero resolver reforma no couro, som, painel e, talvez, xenônio...

Esqueceu dos freios... ;)

(Marçal... Quero comissão)
:ph34r:
  • 0

#29 Paulo Henrique

Paulo Henrique
  • AMIGO
  • 6.318 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Connecticut - USA

Postou 26 novembro 2004 - 12:35

Matheus, essa é novidade pra mim. Onde se consegue essas mangueiras importadas?
E as tais de silicone, alguém já usou? Sabe se presta??

Nem sei a diferença dessa lonada para as outras...

Alguém tem pix?

PL
  • 0

#30 Dr_Coupe

Dr_Coupe
  • AMIGO
  • 749 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Belo Horizonte - MG

Postou 26 novembro 2004 - 12:38

O problema é q com 0,4bar o carro nao da colada nenhuma no banco. Fica xoxo. O cambio do Cali longo nao ajuda pra isso. O meu so comecou a dar colada no banco com 0,9bar. Ai sim ele enchia q era uma blz.
E tb com 0,4 vai perder muito em alto giro. vai ficar pior q sem turbo.

Nao da pra por turbo no cali com 0,4 so pra falar q ta turbinado. :(
  • 0