Matheus, essa é novidade pra mim. Onde se consegue essas mangueiras importadas?
E as tais de silicone, alguém já usou? Sabe se presta??
Estava me referindo as mangueiras que alimentam pressão no dosador, manômetro do turbo, overboost, válvula de prioridade.. E não aos mangotes. Essas mangueiras de silicone que vc se refere, são as que substituem o mangote que envia o ar do compressor da turbina ao corpo de borboleta. A vantagem da siliconada é a estética e durabilidade. Mas os tradicionais mangotes nacionais de borracha aguenta bem, nunca tive problemas.
Veja abaixo meu antigo C20NE turbo, aquelas mangueiras azuis na linha de pressurização, são todas Goodyear:
Veja no site da Goodyear a especificação:
GCOM
COMBUSTÍVEL
APLICAÇÃO:
Indicadas para condução de gasolina, álcool e óleo, em veículos automotivos.
CONSTRUÇÃO:
TUBO: Composto de borracha sintética Chemigum®.
REFORÇO: Cordonéis de fibra sintética Vitacord®.
Característica: Espiralada
COBERTURA: Composto de borracha sintética Chemivic® /Plioflex®.
link:http://www.goodyear.com.br/ipd/industrial_hose/gcom.html
E aqui as mangueiras que os outros preparadores usam:
Saveiro feita na Esther, recheada com mangueiras de 80 centavos o metro:
E quem comprar a revista que tem o Calibra laranja feito pelo Herrera, vai poder conferir também as lonadas usada pela preparação "de alta qualidade". Nas fotos do Calibra, teve uma que deram close na mufla de pressurização do corpo da borboleta. Alí tem dois niples, um deles esta com uma mangueirinha azul plástica com a ponta fechada(sem uso), e a outra que esta em uso, que provavelmente é para o manômetro de pressão do turbo, é a tradicional lonada barata. A mangueira que vai para o dosador original, é aquele tubinho azul, plástico, que vc compra em revendedores de produtos automotivos(os mesmos que vendem mangueira lonada a preço de banana), tem em todas cores, preta, transparente, vermelha, azul.. A T&7 Tunning por exemplo, usa a vermelhinha..risos. Bonitinho fica, agora vai saber qual pressão, qual temperatura que essas mangueirinhas resistem? Se elas nem especificação tem.
A BMW M3 que o Herrera fez, tbm tem uma linha feita em mangueira lonada, que tbm deve ser para o manômetro.
Tudo bem que mangueira para o manômetro não tem tantos riscos, pois o máximo que pode acontecer é indicar menor pressão no manômetro, caso ela começar a vazar. Mas pelo preço salgado dessas preparações de "renome" no mercado, uma mangueira Goodyear específica, seria o mínimo.
Agora mudando de assunto. O lance de 0,4 bar não empurrar bem, ocorreu com o Dr.Coupé, talvez pelo fato de estar com uma turbina mal dimensionada para o C20XE. O C20XE é o típico motor que só rende se tiver baixo backpressure no coletor. Se após sobrealimentado, seu C20XE não abre giro como abria antes, ou seja, diminuiu drasticamente o giro de potência máxima, automaticamente vc tbm esta diminuindo a eficiência volumétrica que ele poderia ter caso preservasse a vazão no escape necessária para tal. É de extrema importância a escolha correta da turbina. Não adianta querer transformar um motor 16V em 8V, pois o resultado fica decepcionante. Veja o C20Let, para chegar nos 200cv de potência, teve de usar 0,7 bar com intercooler. Tudo isso para privilegiar o bom torque em baixa.
Se quiser fazer um C20XE render com pouca pressão, então preserve a qualidade natural que ele tem, que é girar alto.
Abraços,
Matheus S. Almeida
Este post foi editado por Matheusc20xe: 26 novembro 2004 - 17:08