Light Style© by Fisana

Ir para


Foto

Carros TURBO


  • Por favor, faça o login para responder
250 respostas neste tópico

#31 Paulo Henrique

Paulo Henrique
  • AMIGO
  • 6.318 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Connecticut - USA

Postou 26 novembro 2004 - 12:55

O problema é q com 0,4bar o carro nao da colada nenhuma no banco. Fica xoxo. O cambio do Cali longo nao ajuda pra isso. O meu so comecou a dar colada no banco com 0,9bar. Ai sim ele enchia q era uma blz.
E tb com 0,4 vai perder muito em alto giro. vai ficar pior q sem turbo.

Nao da pra por turbo no cali com 0,4 so pra falar q ta turbinado. :(

Dr., legal vc colaborar com a sua experiência. Eu não tenho nenhuma noção, mas pq o carro perderia em alta com 0,4 de pressão?

PL
  • 0

#32 Guest_Alemão - SP_*

Guest_Alemão - SP_*
  • Guests

Postou 26 novembro 2004 - 14:34

Então precisa avisar pra Opel que o CX20LET é uma merda.
  • 0

#33 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5.987 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 26 novembro 2004 - 14:46

Matheus, essa é novidade pra mim. Onde se consegue essas mangueiras importadas?
E as tais de silicone, alguém já usou? Sabe se presta??


Estava me referindo as mangueiras que alimentam pressão no dosador, manômetro do turbo, overboost, válvula de prioridade.. E não aos mangotes. Essas mangueiras de silicone que vc se refere, são as que substituem o mangote que envia o ar do compressor da turbina ao corpo de borboleta. A vantagem da siliconada é a estética e durabilidade. Mas os tradicionais mangotes nacionais de borracha aguenta bem, nunca tive problemas.

Veja abaixo meu antigo C20NE turbo, aquelas mangueiras azuis na linha de pressurização, são todas Goodyear:
Imagem

Veja no site da Goodyear a especificação:

GCOM
COMBUSTÍVEL
APLICAÇÃO:
Indicadas para condução de gasolina, álcool e óleo, em veículos automotivos.
CONSTRUÇÃO:
TUBO: Composto de borracha sintética Chemigum®.
REFORÇO: Cordonéis de fibra sintética Vitacord®.
Característica: Espiralada
COBERTURA: Composto de borracha sintética Chemivic® /Plioflex®.

Imagem
link:http://www.goodyear.com.br/ipd/industrial_hose/gcom.html

E aqui as mangueiras que os outros preparadores usam:

Saveiro feita na Esther, recheada com mangueiras de 80 centavos o metro:
Imagem

E quem comprar a revista que tem o Calibra laranja feito pelo Herrera, vai poder conferir também as lonadas usada pela preparação "de alta qualidade". Nas fotos do Calibra, teve uma que deram close na mufla de pressurização do corpo da borboleta. Alí tem dois niples, um deles esta com uma mangueirinha azul plástica com a ponta fechada(sem uso), e a outra que esta em uso, que provavelmente é para o manômetro de pressão do turbo, é a tradicional lonada barata. A mangueira que vai para o dosador original, é aquele tubinho azul, plástico, que vc compra em revendedores de produtos automotivos(os mesmos que vendem mangueira lonada a preço de banana), tem em todas cores, preta, transparente, vermelha, azul.. A T&7 Tunning por exemplo, usa a vermelhinha..risos. Bonitinho fica, agora vai saber qual pressão, qual temperatura que essas mangueirinhas resistem? Se elas nem especificação tem.
A BMW M3 que o Herrera fez, tbm tem uma linha feita em mangueira lonada, que tbm deve ser para o manômetro.
Tudo bem que mangueira para o manômetro não tem tantos riscos, pois o máximo que pode acontecer é indicar menor pressão no manômetro, caso ela começar a vazar. Mas pelo preço salgado dessas preparações de "renome" no mercado, uma mangueira Goodyear específica, seria o mínimo.


Agora mudando de assunto. O lance de 0,4 bar não empurrar bem, ocorreu com o Dr.Coupé, talvez pelo fato de estar com uma turbina mal dimensionada para o C20XE. O C20XE é o típico motor que só rende se tiver baixo backpressure no coletor. Se após sobrealimentado, seu C20XE não abre giro como abria antes, ou seja, diminuiu drasticamente o giro de potência máxima, automaticamente vc tbm esta diminuindo a eficiência volumétrica que ele poderia ter caso preservasse a vazão no escape necessária para tal. É de extrema importância a escolha correta da turbina. Não adianta querer transformar um motor 16V em 8V, pois o resultado fica decepcionante. Veja o C20Let, para chegar nos 200cv de potência, teve de usar 0,7 bar com intercooler. Tudo isso para privilegiar o bom torque em baixa.
Se quiser fazer um C20XE render com pouca pressão, então preserve a qualidade natural que ele tem, que é girar alto.


Abraços,


Matheus S. Almeida

Este post foi editado por Matheusc20xe: 26 novembro 2004 - 17:08

  • 0

#34 freeracer

freeracer
  • AMIGO
  • 37 Posts:

Postou 28 novembro 2004 - 22:26

Então precisa avisar pra Opel que o CX20LET é uma merda.

Nossa... A OPEL vai ficar apavorada com isso!!!!!!!! haeueuahuahuahe!!! :rindo
  • 0

#35 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5.987 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 29 novembro 2004 - 09:16

Então precisa avisar pra Opel que o CX20LET é uma merda.


Não precisa avisar para a GM que o C20LET é uma merda. Pois ela mesmo já sabe. Ela sabe que o motor não foi projetado para desempenho exclusivo, não por isso ele é uma merda. Quando fizeram o C20LET, projetaram para proprietários que desejavam ter um carro com bom torque e potência em baixo regime, sem se preocupar com a potência final, e foi o que ela fez. Colocou comandos de menor duração, menor lift, coletor de escape de baixa vazão e alta restrição(para elevar o back pressure e gerar torque em baixa), turbina com caixa quente e rotor pequeno(tbm pra elevar o back pressure).. Tudo isso para se ter um motor agradável de se utilizar, com torque e potência bem distribuidos.
Se pegar um C20NE(GM 2.0 8V), e turbinar com pressão parecida com o do C20Let, vc consegue a mesma potência, e um ótimo torque e potência em baixo regime. A GM só não fez um C20NE turbo, por questão de marketing. Na realidade, a GM fez um C20NE turbo sim, mas foi nos EUA e Canada, na divisão da Pontiac. Teve 160hp a 4.500rpm. Era quase um motor diesel, do jeito que os americanos gostam.
Assim como a Fiat optou por turbinar a versão 8V e não a 16V. Se ela tivesse turbinado a versão 16V com a mesma turbinha de criança, e aquele coletor de escape atrofiado, a potência final não seria muito diferente. Motor 16V precisa girar, se não gira, não terá sua eficiência volumétrica privilegiada, logo perde a vantagem de sua vazão adicional comparada aos cabeçotes 8V.
Mas, ela poderia ter feito como a GM fez no C20Let, turbinar um 16V por questão de marketing. Iria vender mais, até se tivesse menos potência, iria vender mais. O pessoal adora ouvir e não sentir.. esse é o mal das pessoas. Marketing faz as pessoas comerem cebola achando que é chocolate.


Abraços,


Matheus S. Almeida
  • 0

#36 Guest_Alemão - SP_*

Guest_Alemão - SP_*
  • Guests

Postou 29 novembro 2004 - 09:31

Lendo tudo isso chego à conclusão que o Calibra Turbo stock tem um motor muito do safado então, muito aquém do que poderia ser. No entanto os números, contraditoriamente, são muito bons:

0-100 em 6.6s (não sei se é o 4 x 4)
Velocidade máxima = 245 km/h, ou seja, se não arrancar o limitador das Mercedes e Audis fortes, o Calibra Turbo vem junto.

Apenas 54 cavalos de diferença fazem tudo isso? Acho 6.6 seg. muito respeitável.
  • 0

#37 Ives

Ives
  • AMIGO
  • 5.702 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 29 novembro 2004 - 10:13

E quem comprar a revista que tem o Calibra laranja feito pelo Herrera, vai poder conferir também as lonadas usada pela preparação "de alta qualidade". Nas fotos do Calibra, teve uma que deram close na mufla de pressurização do corpo da borboleta. Alí tem dois niples, um deles esta com uma mangueirinha azul plástica com a ponta fechada(sem uso), e a outra que esta em uso, que provavelmente é para o manômetro de pressão do turbo, é a tradicional lonada barata. A mangueira que vai para o dosador original, é aquele tubinho azul, plástico, que vc compra em revendedores de produtos automotivos(os mesmos que vendem mangueira lonada a preço de banana), tem em todas cores, preta, transparente, vermelha, azul.. A T&7 Tunning por exemplo, usa a vermelhinha..risos. Bonitinho fica, agora vai saber qual pressão, qual temperatura que essas mangueirinhas resistem? Se elas nem especificação tem.
A BMW M3 que o Herrera fez, tbm tem uma linha feita em mangueira lonada, que tbm deve ser para o manômetro.

1) Valeu Matheus...
2) Putz, que decepção isso da Herrera!! <_< <_<
  • 0

#38 João Cesar

João Cesar
  • AMIGO
  • 3.678 Posts:

Postou 29 novembro 2004 - 10:28

por que o marea com 180 cv faz um tempo bom e é bem + pesado que o calibra ?

e o Eclipse 1G faz em 7 com apenas 190 cv ?

Aliás o eclipse tem um motor de 4 Cilindros bem parecido com o do calibra no meu ver ...

pelo menos quando eu olho aparentemente são iguais ...

imagino o calibra com 200 cv tem a obrigação de fazer pelo menos 7 sec

então 230 na casa dos 6...

E ae ? hehe
  • 0

#39 NightRider

NightRider
  • AMIGO
  • 712 Posts:
  • Localidade:Barueri - SP

Postou 29 novembro 2004 - 10:51

Entao matheus qual seria uma turbina adequada pro C20XE? tipo com uma pressao de no maximo 0,7 bar.
Seria necessario um intercooler? poderia ser o intercooler do tipo do audi A3?


valeu Matheus
  • 0

#40 RSR

RSR
  • AMIGO
  • 2.149 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Iacanga - SP

Postou 29 novembro 2004 - 11:54

Matheus,

Sobre filtros d ar, qual tipo vc recomenda?

RSR
  • 0

#41 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5.987 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 29 novembro 2004 - 12:30

[quote]Lendo tudo isso chego à conclusão que o Calibra Turbo stock tem um motor muito do safado então, muito aquém do que poderia ser. No entanto os números, contraditoriamente, são muito bons:

0-100 em 6.6s (não sei se é o 4 x 4)
Velocidade máxima = 245 km/h, ou seja, se não arrancar o limitador das Mercedes e Audis fortes, o Calibra Turbo vem junto.

Apenas 54 cavalos de diferença fazem tudo isso? Acho 6.6 seg. muito respeitável.[/quote]

Então Alemão, não podemos dizer que é um motor "ruim".."safado".. mesmo pq, gerou seus 204cv de potência, uma potência razoável até nos dias de hoje para um motor 2 litros. A questão é que esse motor não foi lapidado, não teve intuito para gerar alta potência, mas sim priorizar a boa distribuição da mesma.
Os números realmente são bons, pois o C20Let só equipou modelos 4x4 na Europa(na África do Sul teve Kadett e Astra com C20Let, nesse caso 4x2).
O tempo de aceleração realmente melhora muito quando se tem atrito perfeito, sem destracionar. E outra, abaixar um tempo alto, não precisa de tanta potência, o problema é quando o tempo fica cada vez mais baixo. Abaixar de 10s para 8 segundos, é muito mais fácil(precisa de muito menos potência) que de 6.5s para 5.5s.
E a velocidade máxima é boa devido a boa aerodinâmica de ambos os modelos equipados com C20Let(cx 0,29 no Vectra e 0,26 no Calibra).
Se vc observar, o nome Astra Coupé turbo europeu, roda com motor Z20Let que é a versão turbo do X20XEV(Ecotec), gerou apenas 190hp, justamente para priorizar a boa distribuição de potência e torque. Já que o torque máximo do Z20Let aparece em apenas 1.950rpm.
E o Astra Coupé Turbo sendo 4x2, faz o tempo de 0-100km/h em 7,5s pelo que eu me lembre dos dados. Tem que dar uma pesquisadinha para confirmar.



[quote]1) Valeu Matheus...
2) Putz, que decepção isso da Herrera!![/quote]

Pois é Ivo. O Herrera, é um excelente preparador, sem dúvida, não é devido esse tipo de deslize que se pode julgar um preparador. Eu só fico chateado de ver tapeações, e o pessoal usar o meio de preparação para tirar o máximo de dinheiro que puder, sem se preocupar com a "alma" da coisa. Já virou um mercado mesmo. O pessoal só faz por dinheiro, e esse é um dos motivos que decidi sair dessa área. Melhor fazer por hobbye mesmo, assim vc coloca tudo do melhor, sem ficar se preocupando com o orçamento, se vai perder ou ganho mercado para outros.
Agora, uma coisa eu acho ridículo, é pedir 5.000 reais para um turbo básico, e no fim usar mangueiras lonadas. Aí é cara de pau. Se for uma preparação barata, aí tudo bem, o cliente esta até ciente que não se esta usando as melhores peças disponíveis. Mas quando se paga caro, na minha opinião, todas as peças e serviços tem de serem justos em relação ao valor pago.


[quote]por que o marea com 180 cv faz um tempo bom e é bem + pesado que o calibra ?

e o Eclipse 1G faz em 7 com apenas 190 cv ?[/quote]

Infelizmente tem muita publicidade mentirosa por aí.. é a questão do marketing que eu coloquei. Se a Fiat colocar que o Marea Turbo faz de 0-100km/h em 4 segundos, vai vender mais. Mesmo que faça em 8 segundos. Pois o pai de família que vai comprar, ele gosta de ler "coisas boas", para ele sentir que esta pagando caro por algo que merece. Mas ele nunca vai usar o potencial que o carro tem, muito menos testar para ver se realmente bate com as informações colocadas no marketing.
Basta vc ver os dados de consumo.. só falta Opala 4.1 a álcool fazer 14km/litro na cidade. É cada palhaçada. Mas é o que todo comprador gosta de ler na hora de comprar o carro.
Simplesmente ignore dados de publicidade. Pega um Eclipse de um amigo, e manda ele acelerar. Inclusive to louco pra pegar um de jeito, aí veremos se anda mesmo. Vai ter obrigação de atropelar um mero Kadettinho naturalmente aspirado, 4x2.


[quote]Entao matheus qual seria uma turbina adequada pro C20XE? tipo com uma pressao de no maximo 0,7 bar.
Seria necessario um intercooler? poderia ser o intercooler do tipo do audi A3?[/quote]

Então Edson. Tudo depende de quanto vc quer tirar. Se pra vc 204hp é uma boa potência e não precisa mais que isso. Vc poderia copiar a receita do C20Let. Essa receita tem a vantagem do baixo custo e da ótima distribuição de torque e potência.
Agora se vc quer ter maior rendimento, sem se preocupar com a boa distribuição de torque e potência em baixa, aí vc pode usar uma APL240 com caixa quente .63. Se esta disposto a abrir mão mais ainda da baixa, e aceitar maior lag, pode ainda usar uma APL com rotor 52mm, que é a série 525.
Intercooler não é necessário. O intercooler do Audi A3 foi projetado para 150 ou 180hp(depende de qual versão vc se refere), ele poderia restringir demasiadamente e até provocar perda de potência. O ideal é colocar um intercooler de vazão correta para sua nova potência. Um intercooler de Audi S3 de 225hp, chegaria mais perto.


[quote]Matheus,

Sobre filtros d ar, qual tipo vc recomenda?[/quote]

Filtros cônicos de qualidade, que não seja somente tela, mas que tenha tecido por trás da tela, é uma boa pedida. A Motronic 2.8 tem um sensor de temperatura do ar bem sensível, portanto, é importante que se use termotape no escape, e/ou faça um ram air para manter a temperatura do cofre mais amena.
De qualquer forma, a caixa de filtro original do C20XE já tem uma boa vazão, o ganho de potência com filtro cônico, não deve ser relevante em um C20XE.
Mas, com a união dos pequenos grãos, que se tem a farinha. Em um motor naturalmente aspirado, qualquer potência que se pode conseguir, deverá ser aproveitada.


Abraços,


Matheus S. Almeida
  • 0

#42 João Cesar

João Cesar
  • AMIGO
  • 3.678 Posts:

Postou 29 novembro 2004 - 12:45

pow matheus acelerar contra um eclipse é facil é só intimar os caras do DSm clube hehehe.

bom eu tenho uma eclipse 1g e despachou fácil 3 turbinados na Radial leste aki em SP

2 gols GIII e um Brava espirravam muito alto ...

de 1 e segunda ficava uma briga boa , massss após a 3º engatada dava nem graça ...

na segunda já abria um pouquinho

+ de 3.... :rolleyes:

Este post foi editado por João Cesar: 29 novembro 2004 - 12:47

  • 0

#43 Mr. Calibra

Mr. Calibra
  • AMIGO
  • 3.163 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 29 novembro 2004 - 13:13

0-100 em 6.6s (não sei se é o 4 x 4)
Velocidade máxima = 245 km/h, ou seja, se não arrancar o limitador das Mercedes e Audis fortes, o Calibra Turbo vem junto.

Lembrando q o 4x4 segura bastante a final, pode chegar em torno de 10km/h... Calibroso com 204cvs deve passar dos 250 fácil... naum?
  • 0

#44 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5.987 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 29 novembro 2004 - 13:26

pow matheus acelerar contra um eclipse é facil é só intimar os caras do DSm clube hehehe.

bom eu tenho uma eclipse 1g e despachou fácil 3 turbinados na Radial leste aki em SP

2 gols GIII e um Brava espirravam muito alto ...

de 1 e segunda ficava uma briga boa , massss após a 3º engatada dava nem graça ...

na segunda já abria um pouquinho

+ de 3....


Boa idéia do Clube, nem sabia que tinha. Resta saber se tem alguém que gosta de acelerar, ou se só curtem frufruning. Com Eclipse original, eu ralo com todas gerações e modelos.
Com Eclipse preparado, tbm ralo, mas aí vamos esperar meu orçamento gordo para a preparação turbo pesada que estou programando para meu C20XE. O suficiente para mandar qualquer sabonete para o ralo.
Se vc tem o Eclipse, fica tudo mais fácil. Em fevereiro estamos parar marcar o Dyno Day. Pq vc não vai? Na volta podemos tirar a prova.. to doido pra ver um Eclipse rápido assim. Inclusive podemos filmar tudo.
Quanto aos turbinados que vc despachou, devia ser turbo virtual.

Lembrando q o 4x4 segura bastante a final, pode chegar em torno de 10km/h... Calibroso com 204cvs deve passar dos 250 fácil... naum?

Bem lembrado. Se o Calibra C20Let fosse 4x2, certamente a velocidade final seria mais alta.



Abraços,


Matheus S. Almeida
  • 0

#45 João Cesar

João Cesar
  • AMIGO
  • 3.678 Posts:

Postou 29 novembro 2004 - 13:45

ahahaha turbo virtual ahhahahah essa foi boa , não era não velho...

a eclipse anda não seja tão descrente hein :)

o fator do kadet é que está leve que nem pena hehehe
e ta com o motor do calibroso que não é nada fraco hehe
e você sendo um preparador que sabe das coisas acho que tem muito + ai do que 160 cv hein ?


eu se for vou explodir a pressão dela no talo ahhaha.

mas agora falando sério visite o site

http://ortodontia.net/eclipse/menu.php

você que sabe tem uns bem fortes lá ...

eu não vou no Dino Day, só vou ver os resultados para ver se compro um chip do seco pro calibra ou não ...

Ah e acho que vou vender as aro 18 que eu tenho e juntar algo + e turbinar o calibra , tenho em mente você para preparar o danado ...

mas antes vou esperar que você turbine o seu e outro turbine tb com você pois estou na duvida se eu vou mudar de carro tb...

então tenhoq ue ver N- possibilidades etc .

abraço.
  • 0

#46 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5.987 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 29 novembro 2004 - 14:03

ahahaha turbo virtual ahhahahah essa foi boa , não era não velho...

a eclipse anda não seja tão descrente hein


Eu não duvido que o Eclipse ande bem, mas não esse milagre que o pessoal imagina.
Quanto ao turbo virtual, eu estou falando sério, ta cheio de turbo firulas por aí.. A molecada hoje só quer barulho e plastimodelismo, motor que é bom, nada.. Aqui em minha cidade esta cheio disso.
Um carro turbo decente, não tem nem comparação.. Meu Kadett com C20NE turbo a 1 bar, mandava qualquer Eclipse pro chinelo, que iria falar sozinho. Já empurrei M3 com meu C20NE turbo, Eclipse era biscoito de café da manhã.
Por isso quando alguém com carro de desempenho inferior fala que levou tal carro turbo, eu logo sei que o carro turbo em questão estava mal acertado(setup errado) ou então era turbo virtual(que parece um gato sendo espancado). Pois um turbo decente, não tem o que comparar.

o fator do kadet é que está leve que nem pena hehehe
e ta com o motor do calibroso que não é nada fraco hehe
e você sendo um preparador que sabe das coisas acho que tem muito + ai do que 160 cv hein ?


Não vai ter muito mais que 160cv..vou rodar com ele naturalmente aspirado por um bom tempo, até juntar todas as peças necessárias para a preparação turbo pesada.

mas agora falando sério visite o site

http://ortodontia.net/eclipse/menu.php

você que sabe tem uns bem fortes lá ...


Não conheço ninguém lá. De qualquer forma, não duvido que tenha Eclipse forte lá. Quando entramos na área de preparação sobrealimentada, aí tudo muda de figura. Vou estar com um C20XE praticamente original. Como eu disse, com Eclipse original, seja qual versão, eu ralo, em fevereiro, meu carro vai estar pronto e já amaciado. Agora quando falamos em carros preparados, tbm ralo, mas nesse caso, vai demorar mais, pois quando eu for ralar, o coletor de admissão do meu C20XE vai ter pressão positiva.

eu não vou no Dino Day, só vou ver os resultados para ver se compro um chip do seco pro calibra ou não ...


Pq não vai? Não precisa ir pra colocar o carro no Dyno, pode ir só pra reunir a galera, a gente se conhecer. E de quebra a gente já faz o tira-teima.

Eu não to mais aguentando ficar sem o Kadettoso. Estou no desespero pra terminar logo. É capaz de em janeiro já estar com tudo pronto caso não fique preso os pacotes na alfândega(os fiscais não estão gostando das peças do C20XE que ando trazendo..), aí podemos marcar o encontro aqui do pessoal do Clube em Sampa.


Abraços,


Matheus S. Almeida
  • 0

#47 MasterRey

MasterRey
  • AMIGO
  • 4.071 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 29 novembro 2004 - 14:03

Existe alguma receita para velocidade final ? é possivel um calibra atingir 300 kmph ?
  • 0

#48 Ives

Ives
  • AMIGO
  • 5.702 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 29 novembro 2004 - 14:14

Existe alguma receita para velocidade final ? é possivel um calibra atingir 300 kmph ?

"Tudo é possível em preparação... Só depende de quanto vc quer gastar"
Iran Cartaxo, tirado site Best Cars
:)
Dá até pra colocar uma TURBINA (não estou falando de turbo...) no Cabrólio!!! Vai ter problemas de direitos autorais com um certo Eclipse, mas isso é outra história!...
Falando sério, não deve ser muito difícil atingir 300 km/h, especialmente com a aerodinâmica que o Calibra tem. Vc só vai precisar de mais potência e câmbio mais longo. Um turbo e as engrenagens certas... Hum, tentador!!!
  • 0

#49 NightRider

NightRider
  • AMIGO
  • 712 Posts:
  • Localidade:Barueri - SP

Postou 29 novembro 2004 - 14:23

Então Edson. Tudo depende de quanto vc quer tirar. Se pra vc 204hp é uma boa potência e não precisa mais que isso. Vc poderia copiar a receita do C20Let. Essa receita tem a vantagem do baixo custo e da ótima distribuição de torque e potência.
Agora se vc quer ter maior rendimento, sem se preocupar com a boa distribuição de torque e potência em baixa, aí vc pode usar uma APL240 com caixa quente .63. Se esta disposto a abrir mão mais ainda da baixa, e aceitar maior lag, pode ainda usar uma APL com rotor 52mm, que é a série 525.
Intercooler não é necessário. O intercooler do Audi A3 foi projetado para 150 ou 180hp(depende de qual versão vc se refere), ele poderia restringir demasiadamente e até provocar perda de potência. O ideal é colocar um intercooler de vazão correta para sua nova potência. Um intercooler de Audi S3 de 225hp, chegaria mais perto.

Abraços,


Matheus S. Almeida

Pois é Matheus acho que seria o ideal usar uma APL240 com caixa quente .63, teria um lag nao muito auto e deixaria o carro bem forte.

Pergunto, isso nao teria que usar pistoes forjados, bielas forjadas...essas coisa né

estou pensando em fazer um curso de preparação de motores, com isso será que daria ´pra eu mesmo fazer a instalação?

teria que ter mais conhecimento pra isso?

tem algum curso que vc aconselha?

valeu matheus
  • 0

#50 Erick Nagy

Erick Nagy
  • AMIGO
  • 5.640 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Guarulhos/SP

Postou 29 novembro 2004 - 14:36

Não conheço ninguém lá. De qualquer forma, não duvido que tenha Eclipse forte lá. Quando entramos na área de preparação sobrealimentada, aí tudo muda de figura. Vou estar com um C20XE praticamente original. Como eu disse, com Eclipse original, seja qual versão, eu ralo, em fevereiro, meu carro vai estar pronto e já amaciado. Agora quando falamos em carros preparados, tbm ralo, mas nesse caso, vai demorar mais, pois quando eu for ralar, o coletor de admissão do meu C20XE vai ter pressão positiva.

Matheus,

Naum julge o pessoal do DSM pelo JC... Ele não tem NADA a ver com o pessoal de lá!

Eu conheço alguns, já fui em encontro com eles.
E o pessoal é 10!
Tem uns carros fortes lá sim...
Sem falar nos 3000GT fuçados! ;)

Inclusive qdo conheci o pessoal, foi no evento tuning em Itú.
Tem um video bem legal que eu fiz, com os carangos na estrada e eu e o Carica de ETs! ;)
Só que a BICHA do Rod, naum coloca no site, e eu naum sei pq! :angry:

Ah! Tem um pessoal lá que gosta de acelerar com segurança, naum vejo probs em marcar algo. ;)

Abrax,
  • 0

#51 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5.987 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 29 novembro 2004 - 14:39

Pois é Matheus acho que seria o ideal usar uma APL240 com caixa quente .63, teria um lag nao muito auto e deixaria o carro bem forte.

Pergunto, isso nao teria que usar pistoes forjados, bielas forjadas...essas coisa né

estou pensando em fazer um curso de preparação de motores, com isso será que daria ´pra eu mesmo fazer a instalação?

teria que ter mais conhecimento pra isso?

tem algum curso que vc aconselha?

valeu matheus


Se vc destaxar, não precisa colocar pistões e nem bielas forjadas. Com a taxa original, é bom não abusar na pressão. Vc sabe que o C20XE é um motor caro, por isso, não da pra ficar arriscando igual fazemos nos APs e NE´s.
Esses cursos são meio enganações, quando eu tinha minha empresa, foi um rapaz pedindo pra fazer estágio não remunerado, só para ele concretizar o que aprendeu na teoria, mas ele era todo perdido. O negócio é vc aprender colocando a mão na massa. Nenhum curso ensina experiência. Nenhum curso coloca a graxa em suas mãos.
É igual a mim, nunca instalei sistema de óxido nitroso. Mas se um dia o fizer, não vou fazer curso, pois teoria eu já tenho. Vou aprender na experiência. Tudo que vc faz com calma e conhecimento, da certo, e é assim que se aprende.


Abraços,


Matheus S. Almeida
  • 0

#52 João Cesar

João Cesar
  • AMIGO
  • 3.678 Posts:

Postou 30 novembro 2004 - 10:18

Então Matheus postei a URL apenas para seu Conhecimento.

Em ipótese nenhuma falei que o clube da eclipse era isso ou akilo ...

Sou cadastrado lá e tem umas infos legais tb, e umas eclipses bem fortes .

Agora se você marcar um pega legal , vai ser interessante contra um 2g. ( se houver a disputa até quero que você ganhe mesmo pois firma o fato de você ser um òtimo preparador e que seu kadett vai ser um belo exemplo disso, Não que sua imagem dependa de uma disputa, pois todo mundo sabe e já viu que você manja muito, mas numa disputa ninguêm quer perder e acho interessante se algum dia Houver, no meu caso será como a afirmação de um bom atacante , nada + lógico, e se perdesse ninguêm iria te Jogar na Fogueira .)

Eu não tenho nada haver com o clube DSM mesmo, mas imaginei que você não o conhecia , então se for de seu interesse e inclusive quizer marcar uns pegas ai é contigo brother , não vejo nada de ruin nisso...

Repito postei a URL para você visitar e vê o que acha dos eclipses com um pouco + de info a respeito do mesmo, mesmoq ue você não curta o carro normal é um direito seu.

cada um é cada um.



Abraço.

Este post foi editado por João Cesar: 30 novembro 2004 - 10:24

  • 0

#53 NightRider

NightRider
  • AMIGO
  • 712 Posts:
  • Localidade:Barueri - SP

Postou 30 novembro 2004 - 10:39

Blz Matheus comigo foi assim, com um pouco de conhecimento fui desmontar o motor do meu escort em 85/86 não me lembro ao certo, dai não parei mais, mas confesso a vc que sei muito das coisas na base da tentativa e erro, sou louco pra saber como turbinar um carro, queria saber mais sobre isso, não consigo achar uma boa literatura pra isso.
Já sei que com certeza livros importados são os melhores, mas meu ingreis é ruim que dói..... <_<

Então Matheus se vc souber algum livro que me possa ajudar em melhorar meus conhecimentos sobre isso, me diz ai por favor


abraços
  • 0

#54 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5.987 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 30 novembro 2004 - 11:53

Já sei que com certeza livros importados são os melhores, mas meu ingreis é ruim que dói..... 

Então Matheus se vc souber algum livro que me possa ajudar em melhorar meus conhecimentos sobre isso, me diz ai por favor


Então Edson.. aí que esta o problema, literatura nacional, não conheço uma que preste. Vc viu aqueles meus livros americanos, são muito bons, o inglês técnico alí presente, não é tão difícil de entender. Logo vc acostuma com os termos.
Existe também alguns livros britânicos de ótima qualidade
Agora livros nacionais, infelizmente, não sei te indicar algum.


Abraços,


Matheus S. Almeida
  • 0

#55 João Cesar

João Cesar
  • AMIGO
  • 3.678 Posts:

Postou 30 novembro 2004 - 16:01

pow ai é simples ... scaneia usando OCR e traduz via web.

só copiar colar e translate .

Existem milhares de tradutores grátis na web e em páginas tb.

acho que o + foda é encontrar o livro certo , o inglês tem essas soluções fáceis na web .

[]s

Este post foi editado por João Cesar: 30 novembro 2004 - 16:01

  • 0

#56 RSR

RSR
  • AMIGO
  • 2.149 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Iacanga - SP

Postou 11 abril 2005 - 17:51

É impressão minha ou todos aki q turbinaram o cabrolio tiveram problemas nas mangueiras d´água? <_<

Sera q p/ uns 230 a 250cv seria necessario bicos d maior vazão? o sistema original ñ tem a capacidade d alimentar essa potencia?

RSR
  • 0

#57 West

West
  • AMIGO
  • 13.879 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 11 abril 2005 - 19:58

É impressão minha ou todos aki q turbinaram o cabrolio tiveram problemas nas mangueiras d´água? <_<

Sera q p/ uns 230 a 250cv seria necessario bicos d maior vazão? o sistema original ñ tem a capacidade d alimentar essa potencia?

RSR

Por partes:

1) é impressão. As mangueiras de água estão furando/estoutando por tempo de uso. Carros originais estão tendo o mesmo problema. Levando-se em conta a média de 10 anos dos Calibras, é normal.

2) para 230 a 250 cv seriam necessários bicos de maior vazão

3) os bicos originais não tem capacidade de alimentar essa potência, principalmente, usando alcool como combustível (que seria o mais adequado para essa potência)

[]'s
  • 0

#58 lukguns

lukguns
  • AMIGO
  • 2.696 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Caconde - SP / Campinas - SP

Postou 11 abril 2005 - 20:26

Então Alemão, não podemos dizer que é um motor "ruim".."safado".. mesmo pq, gerou seus 204cv de potência, uma potência razoável até nos dias de hoje para um motor 2 litros. A questão é que esse motor não foi lapidado, não teve intuito para gerar alta potência, mas sim priorizar a boa distribuição da mesma.
Os números realmente são bons, pois o C20Let só equipou modelos 4x4 na Europa(na África do Sul teve Kadett e Astra com C20Let, nesse caso 4x2).
O tempo de aceleração realmente melhora muito quando se tem atrito perfeito, sem destracionar. E outra, abaixar um tempo alto, não precisa de tanta potência, o problema é quando o tempo fica cada vez mais baixo. Abaixar de 10s para 8 segundos, é muito mais fácil(precisa de muito menos potência) que de 6.5s para 5.5s.
E a velocidade máxima é boa devido a boa aerodinâmica de ambos os modelos equipados com C20Let(cx 0,29 no Vectra e 0,26 no Calibra).
Se vc observar, o nome Astra Coupé turbo europeu, roda com motor Z20Let que é a versão turbo do X20XEV(Ecotec), gerou apenas 190hp, justamente para priorizar a boa distribuição de potência e torque. Já que o torque máximo do Z20Let aparece em apenas 1.950rpm.
E o Astra Coupé Turbo sendo 4x2, faz o tempo de 0-100km/h em 7,5s pelo que eu me lembre dos dados. Tem que dar uma pesquisadinha para confirmar.



C20Let com intercooler frontal + chip chega perto de 300cv na GASOLINA.
E vc acha uma merda.
Merda pra mim é pendurar um Hpi e não mexer no ponto original.


Pois é Ivo. O Herrera, é um excelente preparador, sem dúvida, não é devido esse tipo de deslize que se pode julgar um preparador. Eu só fico chateado de ver tapeações, e o pessoal usar o meio de preparação para tirar o máximo de dinheiro que puder, sem se preocupar com a "alma" da coisa. Já virou um mercado mesmo. O pessoal só faz por dinheiro, e esse é um dos motivos que decidi sair dessa área. Melhor fazer por hobbye mesmo, assim vc coloca tudo do melhor, sem ficar se preocupando com o orçamento, se vai perder ou ganho mercado para outros.
Agora, uma coisa eu acho ridículo, é pedir 5.000 reais para um turbo básico, e no fim usar mangueiras lonadas. Aí é cara de pau. Se for uma preparação barata, aí tudo bem, o cliente esta até ciente que não se esta usando as melhores peças disponíveis. Mas quando se paga caro, na minha opinião, todas as peças e serviços tem de serem justos em relação ao valor pago.


Se até o Herrera é ruim coitado de quem quér turbinar o carro.

Bem lembrado. Se o Calibra C20Let fosse 4x2, certamente a velocidade final seria mais alta.


Sem destracionamento vai para as rodas traseiras apenas 27% da potência, mesmo que a perda relativa seja alta, em relação à potência total é uma perda ínfima.
  • 0

#59 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5.987 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 11 abril 2005 - 22:38

C20Let com intercooler frontal + chip chega perto de 300cv na GASOLINA.
E vc acha uma merda.


Em nenhum momento falei que é merda. Apenas deixo bem claro que não foi um motor projetado para alta potência final, mas sim a boa distribuição da mesma. Não existe motor "merda", mas sim existe "merda" para aplicação errada dele.

Merda pra mim é pendurar um Hpi e não mexer no ponto original.

Depende da aplicação. Taxa correta, pressão correta e combustível correto, pode trabalhar perfeitamente com a curva de avanço original, apenas não usufruindo de ter melhor baixa, que poderia ser compensado liberando avanço na faixa de giro que a turbina não atua, apenas isto.
E se vc fez uma comparação de turbo adaptado de baixo custo com um turbo original, novamente vamos cair naquela discussão de páginas e páginas. Se for para comprar investimento elevado, então já iremos começar com um turbo adaptado usando injeção aftermarket.


Se até o Herrera é ruim coitado de quem quér turbinar o carro.


Nenhum momento disse que Herrera é ruim..e nem poderia, afinal, ele tem o mercado dele..Eu não julgo nenhum preparador..eu julgo a preparação feita.. Não acho correto economizar em ítens vitais da preparação, ainda mais quando é uma preparação de custo elevado.
Apenas isso.



Abraços,


Matheus S. Almeida
  • 0

#60 Marcin

Marcin
  • AMIGO
  • 4.407 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 12 abril 2005 - 15:25

Matheus aquela preparação que vc me indicou em outro topico que vc faria por 4,5 mil reais, seria com intercooler, completo? pra até qts cv com segurança?
fiquei muito interessado, turbinar o carro e ter uma margem de segurança não tem nada melhor que isso..
tem um amigo meu preparador que diz que turbo quebra não tem jeito, deve ser pq ele não sabe regular ou exagera em todos os pontos..hehehe..
[]´s
  • 0