Essa é uma discussão que envolve muitos fatores.
O grande problema de um carro turbo adaptado, é a ansiedade do proprietário querer "ralar" Deus e o mundo.
Posso falar isso, pois já tive oficina, turbinei todo tipos de carros, e inclusive o meu.
A partir do momento que vc tem um carro turbo, automaticamente os outros proprietários de carro turbo ficam te instigando para ralar.
Aí vc olha um Golzinho AP, sabe que o cara tem uma boa preparação sob o capô, aí vc acaba aumentando a pressão para garantir a vitória. Todas as vezes que quebrei meu antigo C20NE, foi usando o overboost para 1,5 bar. NUNCA meu C20NE quebrou com 1 bar. E olha que eu viajava com o pé colado(mais de 250km/h no painel) na Ayrton Senna direto, pois minha namorada mora em SP. Nunca tive qualquer problema com o motor, era um motor 100% confiável.
Ou seja, o que quebra um motor turbo adaptado(excluindo os erros de preparação) é quando vc ultrapassa a pressão média efetiva que seu motor original é capaz de suportar(no meu caso o problema sempre foi as bielas e balancins, pois o pistões eram forjados). Se vc for um cara disciplinado, que esta satisfeito com um rendimento que seu motor original é capaz de suportar, vc não terá problemas, DESDE que, faça uma instalação com serviço e peças de qualidade é claro.
Na minha oficina eu diminuia a margem de lucro, para poder aplicar mangueiras importadas(que custa até 15 vezes mais que mangueiras lonadas, que eu já ví até em preparação de Herrera da vida), abraçadeiras(de aço inox, que custa 10 vezes mais que abraçadeiras comuns), entre outros ítens que poucos dão atenção, mas que é de extrema importância.
Se a mangueira de pressurização do dosador HPI(apenas um exemplo, poderia ser da caixa extra, pra quem é fã desse tipo de equipamento) se romper, logo vai dar falta, pois a pressão na linha não irá aumentar, já que o dosador não será pressurizado. E eu já peguei uns 4 carros de outros preparadores que tiveram problema justamente nas mangueiras. O proprietário acha que é um bicho de sete cabeças, que os bicos não estão alimentando, e etc, quando o problema é uma simples mangueira furada, ressecada. Mangueira lonada é ridícula, não uso nem em motor original, quanto mais em motor preparado.
Outro fator é querer complicar o que é simples. Eu respeito a opinião e serviço de cada um. Mas não vejo motivos para se usar caixa extra, bicos extras, para preparação em motor com miolo original, no qual a vazão de 4 bicos usando gerenciamento original, é capaz de fornecer o acerto necessário. Quanto menos "aparatos" vc tiver, menor é o risco de algo dar pane. Aliás, o que eu to vendo de carros travando bico extra(seja aberto ou fechado), não esta no Gibi. E esse é um problema que NUNCA tive nos motores que eu fiz, justamente pq não aplicava bico extra.
O Paulo Henrique comentou outra coisa interessante. O próprio preparador ter medo do carro quebrar. Isso só é válido quando é um motor de competição no qual se esta tirando o máximo do motor, com risco de quebra a qualquer momento. Ou então, quando o próprio cliente pede para efetuar uma preparação de risco só para dar uma potência alta no dyno. Agora, uma preparação para uso diário, jamais pode ter risco de quebra, jamais mesmo. Um motor deve ser 100% confiável, pra vc poder ir daqui de SP até o Nordeste, sem qualquer tipo de dôr de cabeça.
E meu antigo C20NE turbo, sem overboost(1 bar direto), poderia fazer 10 viagens dessas, sem dôr de cabeça. O difícil é vc não ligar o overboost.
Quanto ao comentário do Pentadex sobre AP's, não é bem assim. É um ótimo motor, de projeto Audi. O cabeçote sideflow dos AP's 8V que é super antigo, ainda tem um fluxo respeitável considerando alguns motores atuais 8V. Eu não sou fã de AP, mas reconheço as qualidades estruturais do mesmo.
Esse lance de AP não quebrar com 1,5.. 2 bar. .É fruto de preparação mal feita. O que quebra um motor não é a pressão e sim a potência. Se o APzeiro falar pra vc que o Gol dele ta com 2 bar de pressão, com motor original sem quebrar, logo vc pode deduzir que ele tem baixa potência para aquela pressão, provavelmente metade da pressão que entra no motor dele, é "falsa", devido ao aquecimento exagerado do ar após pressurizado.
Pra vc ter uma idéia, eu já fiz um AP MI 1.8, com 1 bar direto, e 1,5 bar no overboost. O motorzinho rendeu muito, quando o proprietário ligou o overboost, não deu nem pra chegar no limitador, já fez o "tec", e a fumaceira saindo do respiro. Levei pra oficina, testei a compressão dos cilindros, localizei que era o quarto cilindro. Tirei o pistão do quarto cilindro, e estava com a canaleta quebrada. Quando quebra canaleta de pistão, não tem outra explicação, além do fato da pressão média efetiva no interior da câmara, ficou acima do que o pistão(ou canaleta do mesmo) pode aguentar. Portanto, esse motor passou da potência máxima que um AP 1.8 pode aguentar, isso com 1,5 bar. Aí que esta a diferença. Esse AP com 1,5 bar, renderia muito mais no dyno, que outros AP com 2 bar, 2,5 bar, mas com preparação mal calculada, turbina de baixa eficiência térmica e etc.
A durabilidade e confiabilidade de um motor turbo adaptado, esta diretamente ligado a qualidade da preparação(em todos os sentidos) e na disciplina do proprietário(em se contentar com a pressão/potência que seu motor original pode rodar).
Eu resolvi montar meu C20XE aspirado, antes de turbinar, justamente por esse motivo. Eu reconheço que não consigo sossegar. E quando eu tenho um carro turbo, todo fim de semana vem algum amigo agendando um pega com outro carro turbo, e eu sempre quero superar, e lá vai girar o parafuso da válvula de alívio..lá vai apertar o overboost. Com o C20XE eu sei qu enão vai ser diferente. Mas a diferença que um cabeçote de C20NE eu consigo por 200 reais, um cabeçote de C20XE, por 1.000 reais. As válvulas de C20NE eu consigo em qualquer desmanche por preço de banana, em bom estado. Do C20XE original, com sódio interno nas de escape, custa mais de 2.000 reais o jogo.
Portanto, não posso correr risco em um motor tão caro. Quando eu for turbinar meu C20XE, será forjado até os prisioneiros do coletor de escape..
Abraços,
Matheus S. Almeida
Este post foi editado por Matheusc20xe: 26 novembro 2004 - 10:01