Light Style© by Fisana

Ir para


Foto

O Que Você Fez No Teu Carro Neste Final De Semana?


  • Por favor, faça o login para responder
515 respostas neste tópico

#451 David

David
  • AMIGO
  • 1.757 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 17 março 2012 - 20:47

Eu uso Lubrax mineral SF 20w40 mineral, com troca a cada 10.000 km. Esse óleo é bom? :unsure:

~

Não sei se o West está tirando sarro , mas é justamente óleo mineral por indicação do Tonicão da Esther com algum aditivo que ele ficou de me informar que estou usando no meu Calibra com troca a cada 2 mil Km´s. É kamikase? :ph34r:


Coincidência ou não, foi a mesma indicação do Rei dos Turbos da Br116, que a utilização de mineral com troca a cada 2 mil km´s ajuda porque o óleo sujo detona o eixo da turbina e mata a sua durabilidade.

Fiquei com pulga atrás da orelha, mas inicialmente segui essa receita... O que acham?

Help-me! :blink:
  • 0

#452 David

David
  • AMIGO
  • 1.757 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 17 março 2012 - 21:09

Apenas complementando... O pessoal dos fóruns internacionais, consideram que o melhor óleo para os Calibras Turbo (originais, mas serve de referência) é o
Mobil 1 Sintético 0w40... O que vcs acham? :blink:
  • 0

#453 Fritz

Fritz
  • AMIGO
  • 2.505 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Belo Horizonte - MG

Postou 17 março 2012 - 21:12

Hoje fomos eu e Marcião fazer alinhamento e balanceamento na Record.

Depois, comprei os amortecedores da tampa traseira do Calibra que tinham estourado. Comprei do Kadett 9 em diante. São um pouco mais curtos, mas custaram 45 reais cada. A tampa abre um pouco menos, mas quase imperceptível.



OIA....

Boa dica hein....
  • 0

#454 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9.141 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Cotia - SP

Postou 17 março 2012 - 21:18

Eu acho que são opiniões baseadas em experiencia e não em testes técnicos.

Dê umas voltas 5 voltas em interlagos e depois pare o carro nos boxes e ouça a sinfonia de tuchos batendo. Poucos serão os oleos que aguentam tranco.

Oleo tem propriedades fisico quimicas que são catalogadas, como viscosidade, ponto de fulgor,etc. Não existe oleo mineral que tenha caracteristicas físico-quimicas melhores que os sintéticos. Se tiver me avisem.

O que acontece na pratica é que no Brasil a gasolina tem muito enxofre (com excessão da Fodium) e contamina aos poucos o oleo que aos poucos perde as caracteristicas físico-quimicas necessárias, podendo perder viscosidade ou até mesmo virar graxa (famosa borra). Logicamente que a gosolixo pode ter solventes que acabam com a viscosidade do oleo mais rapidamente ainda . Depois o motor trava ou moe as bronzinas e ninquem desconfia pq.

Não precisamos ficar preocupados com o alcool pois isso nao acontece, nao contamina o oleo, pois ele batizam o alcool com agua, que nao chega a contaminar o oleo, pois evapora rapidamente.
  • 0

#455 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9.141 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Cotia - SP

Postou 17 março 2012 - 21:28

Apenas complementando... O pessoal dos fóruns internacionais, consideram que o melhor óleo para os Calibras Turbo (originais, mas serve de referência) é o
Mobil 1 Sintético 0w40... O que vcs acham? :blink:


Eu sei quem ja testou em autordromo e o oleo afinou e os tuchos bateram. Um oleo que nao tem erro é o motul 6100 15w50 ou o motul 8100 5W40. Agora, o que o Giba falou é verdade, o radidor de oleo é indispensável para nao judiar do oleo(dos turbos). O meu calibra bateu 130 graus de oleo, simplesmente no anda e para de um congestionamento.
Um bom oleo sintético guenta até 140 Graus sem perder as caracteristicas quimica, depois disso é arriscar o motor. Depois de instalar o radiador de oleo nao passou de 100 graus. O cofre ta trabalhando muito mais fresco, até a temperatuda da agua diminuiu, e muito. Agora ligo a AC no congestionamento e nao passa de 94-95, com o oleo em 100 no máximo. Antes era 97-98 com o oleo em 130 graus. As ventoinhas ligam bem menos.
  • 0

#456 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9.141 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Cotia - SP

Postou 17 março 2012 - 22:19

Opinião de alguem que trabalha no ramo.
A VISCOSIDADE ( MAIOR OU MENOR CAPACIDADE DE UM LIQUIDO FLUIR) NÃO TEM NENHUMA RELAÇÃO COM ÓLEO SINTETICO OU NÃO, TEM CURIOSO DANDO PITACO SEM CONHECIMENTO TECNICO ALGUM,OS ÓLEOS MINERAIS SÃO DERIVADOS DE PETRÓLEO, PARTINDO DE UM ÓLEO BASE ( TODOS OS ÓLEOS FABRICADOS NO BRASIL TEM A MESMA BASE, OU ÓLEO MINERAL PURO QUE É PRODUZIDO EXCLUSIVAMENTE PELA PETROBRAS) QUE DEPOIS É ADITIVADO DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES DOS PRODUTOS A SEREM PRODUZIDOS. OS ADITIVOS VÃO DESDE UM SIMPLES INIBIDOR DE CORROSÃO, ATÉ O I.V. QUE É O ADITIVO QUE RESPONDE PELA "VARIAÇÃO DE VISCOSIDADE" DO PRODUTO ( OS FAMOSOS 10w40, 15w50 etc), PASSANDO POR ADITIVOS TAIS COMO DETERGENTES, ANTI-ATRITO MELHORADORES DE VISCOSIDADE E ESTABILIZANTES. COMO SABEMOS O ÓLEO MINERAL TEM COMO MATÉRIA PRIMA UM COMPOSTO ORGANICO QUE É O PETROLEO, E QUE O MESMO APRESENTA UM NIVEL DE DETERIORAÇÃO BASTANTE ALTO, AO CONTRÁRIO DESTE OS ÓLEOS SINTÉTICOS SÃO PRODUTOS DE LABORATÓRIOS COM SUAS FÓRMULAS UM TANTO QUANTO SECRETAS, APRESENTAM UMA SÉRIE DE VANTAGENS SOBRE O ÓLEO MINERAL, TAIS COMO MAIOR ESTABILIDADE FÍSICO QUIMICA, MENOR NÍVEL DE DEGRADAÇÃO, MAIOR RESISTENCIA A VARIAÇÃO DE TEMPERATURA, MAIOR RESISTENCIA A VARIAÇÃO DE VISCOSIDADE EM RELAÇÃO AO AUMENTO DE TEMPERATURA ( A VISCOSIDADE É RELAÇÃO DIRETA DA TEMPERATURA, QUANTO MAIOR A TEMPERATURA, MENOR A VISCOSIDADE E VICE VERSA) MAIOR DEMULSIBILIDADE( RESISTENCIA DE LIQUIDOS" DIFERENTES" A SE MISTURAREM, NO CASO DO ÓLEO QUE FORME UMA EMULSÃO COM A ÁGUA, O SEU MAIOR INIMIGO).
NÃO TEM NADA A VER COM VISCOSIDADE ISSO É CHUTE DE QUEM NÃO É DO RAMO E QUER APARENTAR FALSA ERUDIÇÃO SOBRE ASSUNTO QUE NÃO DOMINA
PORTANTO O ÓLEO SINTÉTICO É BEM MELHOR QUE UM MINERAL, PORÉM DEVE SE EVITAR A MISTURA, E A TROCA DEVE SER FEITA DEPOIS DE SER FEITO UM "FLUSHING" NO SISTEMA, É SÓ É ACONSELHADO EM VEICULOS NOVOS, POIS O PREÇO MUITAS VEZES NÃO COMPENSA, E SE O MOTOR ESTIVER "CANSADO" VOCE NÃO VERÁ GRANDES MELHORIAS.
ESPERO TER AJUDADO. SDS
Fonte(s):
SOU TECNICO MECANICO COM ESPECIALIZAÇÃO NA ÁREA DE PETRÓLEO A 20 ANOS. Rubem R

  • 0

#457 David

David
  • AMIGO
  • 1.757 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 18 março 2012 - 17:31

Bom esclarecimento. Valeu! :)

É um tema bem complexo, similar a receita para curar a gripe
  • 0

#458 West

West
  • AMIGO
  • 13.879 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 19 março 2012 - 15:56

~

Não sei se o West está tirando sarro , mas é justamente óleo mineral por indicação do Tonicão da Esther com algum aditivo que ele ficou de me informar que estou usando no meu Calibra com troca a cada 2 mil Km´s.

Era zoeira. Mas não por conta de ser mineral.

A piada era:

- especificação SF: completamente ultrapassada. Hoje já está em SM
- viscosidade: 20w40 é muito baixa. Tem que ser, pelo menos, 20w50
- marca: Lubrax, junto com os primeiros Castrol GTX estava entre os piores óleos.

A troca a cada 2.000km para atender o problema de sujeira e contaminação do óleo não faz muito sentido para carros a álcool. Gasolina é que suja o óleo.

O problema de carros turbo, que geralmente são a álcool, é viscosidade em alta temperatura mesmo.

Abs
  • 0

#459 Roberto Junior

Roberto Junior
  • AMIGO
  • 1.258 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 19 março 2012 - 17:17

Já ouvi dizer que apesar do alcool nao sujar o oleo ele oxida o oleo muito mais rapido que a gasolina.

Mas nao sei discutir a respeito pois faz muitoooo tempo que ouvi dizer isso, e foi de gente entendida. Mas vai saber.. hehe
  • 0

#460 GuilhermeBuonfiglio

GuilhermeBuonfiglio
  • ADMINISTRADOR
  • 2.426 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 19 março 2012 - 17:42

Não conheço ninguém que faça um Heavy Dutty maior do que eu. Somente o Rex e o Guilherme (quando era macho).


Heheheheheheheeheh. Macho duro não faz TD... :D
Mas quando você baixar os 2'12" em Interlagos de Calibra me avise que eu volto lá. :D

Quanto ao óleo, o Shell 100% sintético é pior do que Lubrax mineral. Espumou, afinou, e deixou meus tuchos estourarem e o virabrequim riscar, em um único TD. Desta marca, só gasolina e álcool. :P

Já usei o ELF que o Giba usa, Motul equivalente e agora estou usando um Mobil também equivalente.
Todos já passaram dos 150C sem danos ao motor.

E meu motor fica com pressão de óleo acima de 4 bar na lenta, há 25.000km pelo menos, e sem vazamentos nem óleo cuspido pra fora no breather tank...

[]s,
Guilherme
  • 0

#461 GuilhermeBuonfiglio

GuilhermeBuonfiglio
  • ADMINISTRADOR
  • 2.426 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 19 março 2012 - 17:43

Já ouvi dizer que apesar do alcool nao sujar o oleo ele oxida o oleo muito mais rapido que a gasolina.

Mas nao sei discutir a respeito pois faz muitoooo tempo que ouvi dizer isso, e foi de gente entendida. Mas vai saber.. hehe


Nunca ouvi falar, e pelo menos por experiência prática não me perece ser verdade.
Talvez tenha uma explicação óbvia pra isto. Estão lançando óleos "flex" e algum argumento de venda tem que ser criado.
;)

[]s!
  • 0

#462 Rex Calix

Rex Calix
  • AMIGO
  • 1.159 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Campo Largo - PR

Postou 19 março 2012 - 20:07

DEpois q comecei a usar o Valvoline 20W50 SM (semi-sintetico), o óleo parou de subir "tanto" para o tanque nos TD's.
(antes em 6 voltas, eram 1 1/2L mais ou menos. Agora é somente 1 L rsrsrsrsr)
Mes q vem devem estar chegando meus comandos :ph34r: , dae sim vou tirar o cabeçote e constatar os anéis "alinhados" ou seja la o que for no 2º cilindro.
  • 0

#463 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9.141 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Cotia - SP

Postou 20 março 2012 - 13:44

Heheheheheheheeheh. Macho duro não faz TD... :D
Mas quando você baixar os 2'12" em Interlagos de Calibra me avise que eu volto lá. :D

Quanto ao óleo, o Shell 100% sintético é pior do que Lubrax mineral. Espumou, afinou, e deixou meus tuchos estourarem e o virabrequim riscar, em um único TD. Desta marca, só gasolina e álcool. :P

Já usei o ELF que o Giba usa, Motul equivalente e agora estou usando um Mobil também equivalente.
Todos já passaram dos 150C sem danos ao motor.

E meu motor fica com pressão de óleo acima de 4 bar na lenta, há 25.000km pelo menos, e sem vazamentos nem óleo cuspido pra fora no breather tank...

[]s,
Guilherme


Fuja dos Mobil 1, ja conheci um amigo com experiencias ruim de bater tucho após algumas voltas de TD. Motul é garantido, mesmo que seja o semi sintético, Motul 6100. Sugiro tb nao passar de 140 graus, investe em um radiador de oleo.



  • 0

#464 GuilhermeBuonfiglio

GuilhermeBuonfiglio
  • ADMINISTRADOR
  • 2.426 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 21 março 2012 - 10:35

Fuja dos Mobil 1, ja conheci um amigo com experiencias ruim de bater tucho após algumas voltas de TD. Motul é garantido, mesmo que seja o semi sintético, Motul 6100. Sugiro tb nao passar de 140 graus, investe em um radiador de oleo.


Instalei um radiador de óleo grande, canadense, há muito tempo. Como eu não alivio nada na meia hora de bateria, o óleo ficava o tempo todo em 140C e o motor entre 80C e 90C.
Aliás meu carro está neste momento varetando o radiador. Se eu não estivesse quebrado ele ganharia um radiador de colmeia dupla ou tripla... Sai uns R$1.100,00.

[]s,
Guilherme
  • 0

#465 DenisMelo

DenisMelo
  • ASSOCIADO
  • 1.619 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Guarulhos - SP
  • Interesses:Calibra, Turbo, Mecanica, Eletrica de automoveis, Rodas, Acessorios, Amizades, Familia, Encontros, Eventos, etc

Postou 21 março 2012 - 12:56

a jaquinha que estou começando a mexer (um omega cd 4.1 bi-turbo) tem radiador de oleo... não faço idéia de qual carro que utilizaram...

abs
  • 0

#466 GuilhermeBuonfiglio

GuilhermeBuonfiglio
  • ADMINISTRADOR
  • 2.426 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 21 março 2012 - 17:24

O radiador do meu Calibra estava 50% entupido. Deu pra limpar e ficou zerado.
Se fosse fazer um com colmeia de caminhão tripla de cobre, recondicionada, sairia R$600,00. Colmeia nova, R$1.100,00.

Interessante foi comparar a colmeia do radiador do Calibra com o Visconde de Vectra A e com o chinês de Vectra. O do Calibra tem a colmeia mais grossa, o da Visconde é intermediário e o chinês é ridículo.

[]s!
  • 0

#467 Rex Calix

Rex Calix
  • AMIGO
  • 1.159 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Campo Largo - PR

Postou 28 março 2012 - 14:40

Não é final de semana, mas hj instalei a Wide.
Por enquanto estou usando apenas para leitura, pois não tive tempo de configurar as Mega para fazer as correções com ela.
Tbem encomendei uma junta especifica no E-bay. Tbem tem outra encomenda chegando da zoropa!! :ph34r: ("cagaço" mode on)
  • 0

#468 DenisMelo

DenisMelo
  • ASSOCIADO
  • 1.619 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Guarulhos - SP
  • Interesses:Calibra, Turbo, Mecanica, Eletrica de automoveis, Rodas, Acessorios, Amizades, Familia, Encontros, Eventos, etc

Postou 29 março 2012 - 13:32

como está o funcionamento da Mega?? já está rodando e tal?

abs
  • 0

#469 Rex Calix

Rex Calix
  • AMIGO
  • 1.159 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Campo Largo - PR

Postou 29 março 2012 - 13:59

como está o funcionamento da Mega?? já está rodando e tal?

abs

Opa...estou em definitivo com ela sim!
Esta rodando legal. Digamos...90% (inclusive ja corri um TRack day com ela)
Tem uns pequenos detalhes p acertar, mas gostei bastante!
Mais uns meses e terei q abrir o motor novamente, dae só depois vou colocar no dino de novo e acertar 100%!
  • 0

#470 Ives

Ives
  • AMIGO
  • 5.702 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 31 março 2012 - 10:24

Bateria nova no Cabrólio.
  • 0

#471 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9.141 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Cotia - SP

Postou 31 março 2012 - 12:50

Opa...estou em definitivo com ela sim!
Esta rodando legal. Digamos...90% (inclusive ja corri um TRack day com ela)
Tem uns pequenos detalhes p acertar, mas gostei bastante!
Mais uns meses e terei q abrir o motor novamente, dae só depois vou colocar no dino de novo e acertar 100%!

Seria interessante abrirmos um tópico para postar as curvas de combustível e ponto nas diversas injeções ai, pode servir de datasse para os iniciantes, ou mesmo para comparações . Seria bom também divulgar o modelo de bico, combustível e pressao de comb.
  • 0

#472 Puppets

Puppets
  • ADMINISTRADOR
  • 14.353 Posts:
  • Sexo:Male
  • Interesses:Mulheres!!!!

Postou 31 março 2012 - 14:00

Ótima idéia hein....
  • 0

#473 Rex Calix

Rex Calix
  • AMIGO
  • 1.159 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Campo Largo - PR

Postou 31 março 2012 - 15:11

Ótima idéia hein....

Boa Idéia! Aliás..ja tinha pensado nisso!

Assim q der um tempinho eu abro o tópico e ja posto meu "msq".
  • 0

#474 carica

carica
  • AMIGO
  • 667 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:S.Paulo / SP
  • Interesses:Calibra 16V

Postou 31 março 2012 - 19:20

Já ouvi dizer que apesar do alcool nao sujar o oleo ele oxida o oleo muito mais rapido que a gasolina.

Mas nao sei discutir a respeito pois faz muitoooo tempo que ouvi dizer isso, e foi de gente entendida. Mas vai saber.. hehe

Em carros originais que o acerto da injeção e correto não ocorre excesso e portanto não há contaminação do óleo. Já nos preparados, ainda se pensarmos nos acertos tabajaras em que o o carro nunca e redondo, o excesso de álcool contamina o óleo, alterando suas propriedades, ocorrendo a oxidação, com consequente alteração de viscosidade, que inicialmente será mais fina, e após evaporação do excesso, mais grossa. Perde-se muito das propriedades, e por isso não e interessante ter trocas muito prolongadas....
  • 0

#475 carica

carica
  • AMIGO
  • 667 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:S.Paulo / SP
  • Interesses:Calibra 16V

Postou 31 março 2012 - 19:21

E detalhe, isto independe do tipo do óleo, sintético ou não.
  • 0

#476 DenisMelo

DenisMelo
  • ASSOCIADO
  • 1.619 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Guarulhos - SP
  • Interesses:Calibra, Turbo, Mecanica, Eletrica de automoveis, Rodas, Acessorios, Amizades, Familia, Encontros, Eventos, etc

Postou 01 abril 2012 - 11:33

Troquei o oleo do Hello Kitty, lavei e lubrifiquei o KN, troquei 2 acabamentos das laterais do banco, que estavam quebrados.

E dei pauuu pra caraio nele... hehehehe... eita carrinho divertido...rsrsrs...
  • 0

#477 Puppets

Puppets
  • ADMINISTRADOR
  • 14.353 Posts:
  • Sexo:Male
  • Interesses:Mulheres!!!!

Postou 01 abril 2012 - 11:45

Troquei óleo do Peugeot, busquei o buggy da revisão, dei uma volta com o Calibra turbo Gasolina ( sim... um frentista fiadamãe abasteceu 40 litros de gasolina nele... ficou com mistura milionária... nem rica ficou rsrs... ).

Obviamente, tive que baixar a pressão de combustível pra caramba e não estou acelerando até gastar o tanque.

Hoje eu irei no show do Roger Waters... sei que não tem nada a ver com carro, mas dane-se hehehehhe
  • 0

#478 Lambertuccho

Lambertuccho
  • AMIGO
  • 1.407 Posts:
  • Sexo:Male
  • Interesses:Amigos
    Carros Turbo
    Arrancadas
    Track Days

Postou 01 abril 2012 - 12:43

Fui com o W almoçar com alguns japoneses milionários!! rsrsrs..

E também para já ver algumas coisinhas . . . :rolleyes:

#estherturbo
  • 0

#479 Roberto Junior

Roberto Junior
  • AMIGO
  • 1.258 Posts:
  • Sexo:Male

Postou 01 abril 2012 - 13:10

Troquei óleo do Peugeot, busquei o buggy da revisão, dei uma volta com o Calibra turbo Gasolina ( sim... um frentista fiadamãe abasteceu 40 litros de gasolina nele... ficou com mistura milionária... nem rica ficou rsrs... ).

Obviamente, tive que baixar a pressão de combustível pra caramba e não estou acelerando até gastar o tanque.

Hoje eu irei no show do Roger Waters... sei que não tem nada a ver com carro, mas dane-se hehehehhe

Eita porra, eu fazia o frentista arrancar a gasolina do tanque com a boca.. kkkkk
  • 0

#480 Marcio Leal

Marcio Leal
  • ADMINISTRADOR
  • 9.141 Posts:
  • Sexo:Male
  • Localidade:Cotia - SP

Postou 01 abril 2012 - 18:12

Troquei o chicote do sensor MAF e sensor de temperatura do ar. O carro ficou liso novamente, só nao resolveu o velho problema do carro morrer. Descobri hoje que a válvula da flauta esta vazando.
  • 0