Light Style© by Fisana

Ir para

Foto

Carros TURBO

• Por favor, faça o login para responder
250 respostas neste tópico

#151 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5.987 Posts:

Postou 14 abril 2005 - 12:31

300cv no overboost... as bielas originais aguentam isso, mesmo c/ a taxa original?
Teria q ser em uso moderado, so d vez em qdo?

Tem que destaxar. São bielas originais, mas com pistões forjados, e neles já poderá ser reduzida a taxa.

E qto à transmissão?
Se ñ me engano, o proprio Marcio teve a 5ª marcha kebrada c/ ± essa potencia.

Então, nessa configuração qual seria ± o custo total d peças?

No caso do problema do Márcio, na realidade não foi por causa da potência, mas sim um erro de montagem do par da quinta marcha.

Seria na faixa dos 5k já com pistões forjados.

Abraços,

Matheus S. Almeida
  • 0

#152 RSR

RSR
  • AMIGO
  • 2.152 Posts:
  • Localidade:Iacanga - SP

Postou 14 abril 2005 - 12:52

Tem que destaxar. São bielas originais, mas com pistões forjados, e neles já poderá ser reduzida a taxa.

No caso do problema do Márcio, na realidade não foi por causa da potência, mas sim um erro de montagem do par da quinta marcha.

Seria na faixa dos 5k já com pistões forjados.

Abraços,

Matheus S. Almeida

Certo,

Qto ao uso do overboost, como é o modo correto de se usar? Por ex: a partir da 3ª marcha em x rpm?

Qto aos pistões forjados, estes teriam ainda q serem trabalhados ou é só comprar e instalar?

Qto aos custos, ainda ñ estaria incluso os medidores q vão no interior do cockpit né?

Outra coisa, quais bicos injetores seriam recomendados para comprar e se trabalhar? (pois trabalhar os originais seria irreversivel)

RSR

Este post foi editado por RSR: 14 abril 2005 - 12:53

• 0

#153 João Cesar

João Cesar
  • AMIGO
  • 3.678 Posts:

Postou 14 abril 2005 - 14:59

huahuuhaa Matheus sempre muda de assunto é incrível

Para velho, reconheça que o marea é um bom carro e tem um motor bom. ( pelo que já foi dito aki vai realmente da opção da pessoa .

Quanto a santana dos velhos eu tenho que rir nem com calibra tomei coro desses famosos "carros de malandrão " que dirá marea e ainda por cima se estiver fuçado ( o SE é que o meu ainda está original e estou curtindo o carro como qualquer pessoa curte o carro " novo " , oras mas pra serviços de 1 ou 2 dias para deichar o danado do jeito que o povo gosta hehehe vou levando no banho maria , na hora que der na telha eu faço e com um custo relativamente baixo.

Santaninha vai ter que estar bem acertado ( que é meio duvidoso e se o cara tiver como você mesmo disse lastro ou não lastro é problema dele , agora não pense que após eu esticar contra um desses eu fico apenas no farol a farol então o conjunto do santaninha velho vai ter que ter mais do que um simples custoXbeneficio num carro velho . e ai vai mais verba nos freios Suspensão , suspensão é boa ! ou você acha que o santaninha rebaixado com molas cortadas que ao sinal do 1º buraco e ondulaçãozinha vai peidar ?

Enquanto o marea não vai dar a minima para ondulaçãozinha xexelenta nem um simples buraquinho .

isso são pros e contras num carro.

o dinheiro que o cara do santana poderia investir em suspensão ele investiu em Som hahuhauhua que se bobiar o toca CD é roubado que o cara comprou do amigo dele pra economizar mais uma grana e outra não é nem Mp3 :)

viu são coisas relativas como você mesmo disse ...
esse lance do SE cabe também ao Santana.

ai eu digo de novo a probabilidade de aparecer um santana muito forte do meu lado andando é praticamente minima.

em 2 anos com o calibra enfrentei 16 turbos de vários modelos e realmente nenhum me deu trabalho inclusive santana quadradinho e a maioria Gol " que são leves por sinal a maioria gol bola, todos tomaram coro "

Então falar em relatividade de uma probabilidade de uma coisa e falar como você mesmo falou na base do [b]SE
fica meio vago mesmo .

O meu lance foi deichar evidente que o Marea não é Nenhuma Bucha problemática, que pode ter um bom desempenho que existem exemplos de marea Realmente fortes na gasolina e que o custo beneficio realmente é bom .

Como você disse que se baseia no que você tem ( que por incrivel que pareça ainda não tem pois seu carro está desmontado e nem ignição dá )

como eu não te subestimo respeito até certo ponto , e confesso publicamente tb :D quando você entra no mérito de coisas que vão mais para o emocional do que a razão fica realmente complicado de ler seus posts também :)

Abrax.

Este post foi editado por João Cesar: 14 abril 2005 - 15:07

• 0

#154 Marcin

Marcin
  • AMIGO
  • 4.407 Posts:

Postou 14 abril 2005 - 15:08

Ahhhh JC vai levar seus "porches" de novo lá, e pára de escrever suas biblias que pelo visto quase ninguem tem paciencia de ler..rs..rs..
escreve um texto que resumindo vc poderia reduzir para 2 linhas..
:P
  • 0

#155 João Cesar

João Cesar
  • AMIGO
  • 3.678 Posts:

Postou 14 abril 2005 - 15:13

Foto do santana meia boca com kit coxinha de 1500 reais :D

é um belo conjunto detalhe a cor do som combinou certinha com a cor do carro :D

tanto faz vai de alcool a gasolina tanto faz .

é como diz a propaganda tanto faz agora ruin mesmo é eu tomar coro até com calibra original de uma porcaria dessas hahaha

fala sério .

foto do santanão fortão malandrão destruirdor de Calibras e Mareas :rindo

as imagens são fortes !

clique no link pois se tiver criança do lado afaste.
pode ser que elas fiquem chocadas :rindo

link ->>> Santana Turbo e com som Fodão

No stress apenas uma descontraida :)

[]s
  • 0

#156 Marcin

Marcin
  • AMIGO
  • 4.407 Posts:

Postou 14 abril 2005 - 15:16

Hehehehe, sem mudar de assunto, o que eu vejo de carro quadrado galera tentando fazer "tuning" não se escreve em gibi..
fica um pior que o outro :(
  • 0

#157 João Cesar

João Cesar
  • AMIGO
  • 3.678 Posts:

Postou 14 abril 2005 - 15:19

Ahhhh JC vai levar seus "porches" de novo lá, e pára de escrever suas biblias que pelo visto quase ninguem tem paciencia de ler..rs..rs..
escreve um texto que resumindo vc poderia reduzir para 2 linhas..
:P

hauuhhuauha quem não quizer ler não leia ué :D

falows

Este post foi editado por João Cesar: 14 abril 2005 - 15:30

• 0

#158 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5.987 Posts:

Postou 14 abril 2005 - 15:29

Certo,

Qto ao uso do overboost, como é o modo correto de se usar? Por ex: a partir da 3ª marcha em x rpm?

Qto aos pistões forjados, estes teriam ainda q serem trabalhados ou é só comprar e instalar?

Qto aos custos, ainda ñ estaria incluso os medidores q vão no interior do cockpit né?

Outra coisa, quais bicos injetores seriam recomendados para comprar e se trabalhar? (pois trabalhar os originais seria irreversivel)

RSR

Pode usar a qualquer momento, em qualquer marcha e em qualquer giro. Só é bom evitar ficar com o overboost ligado em longo período.

Teria que ser trabalhado para reduzir a taxa de compressão. Consigo trabalhar a cabeça(sem fazer cavas, apenas fazendo depressão central) por 100 reais.

Só ta incluso o manômetro de pressão do turbo.

No preço já estaria incluso o custo do retrabalho em seus originais. Mas vc pode trazer outros para serem retrabalhados caso queira manter os originais.

huahuuhaa Matheus [B]sempre muda de assunto é incrível

Para velho, reconheça que o marea é um bom carro e tem um motor bom. ( pelo que já foi dito aki vai realmente da opção da pessoa .

Quanto a santana dos velhos eu tenho que rir nem com calibra tomei coro desses famosos "carros de malandrão " que dirá marea e ainda por cima se estiver fuçado ( o SE é que o meu ainda está original e estou curtindo o carro como qualquer pessoa curte o carro " novo " , oras mas pra serviços de 1 ou 2 dias para deichar o danado do jeito que o povo gosta hehehe vou levando no banho maria , na hora que der na telha eu faço e com um custo relativamente baixo.

Santaninha vai ter que estar bem acertado ( que é meio duvidoso e se o cara tiver como você mesmo disse lastro ou não lastro é problema dele , agora não pense que após eu esticar contra um desses eu fico apenas no farol a farol então o conjunto do santaninha velho vai ter que ter mais do que um simples custoXbeneficio num carro velho . e ai vai mais verba nos freios Suspensão , suspensão é boa ! ou você acha que o santaninha rebaixado com molas cortadas que ao sinal do 1º buraco e ondulaçãozinha vai peidar ?

Enquanto o marea não vai dar a minima para ondulaçãozinha xexelenta nem um simples buraquinho .

isso são pros e contras num carro.

o dinheiro que o cara do santana poderia investir em suspensão ele investiu em Som hahuhauhua que se bobiar o toca CD é roubado que o cara comprou do amigo dele pra economizar mais uma grana e outra não é nem Mp3 

viu são coisas relativas como você mesmo disse ...
esse lance do SE cabe também ao Santana.

ai eu digo de novo a probabilidade de aparecer um santana muito forte do meu lado andando é praticamente minima.

em 2 anos com o calibra enfrentei 16 turbos de vários modelos e realmente nenhum me deu trabalho inclusive santana quadradinho e a maioria Gol " que são leves por sinal a maioria gol bola, todos tomaram coro "

Então falar em relatividade de uma probabilidade de uma coisa e falar como você mesmo falou na base do SE fica meio vago mesmo .

O meu lance foi deichar evidente que o Marea não é Nenhuma Bucha problemática, que pode ter um bom desempenho que existem exemplos de marea Realmente fortes na gasolina e que o custo beneficio realmente é bom .

Como você disse que se baseia no que você tem ( que por incrivel que pareça ainda não tem pois seu carro está desmontado e nem ignição dá )

como eu não te subestimo respeito até certo ponto , e confesso publicamente tb  quando você entra no mérito de coisas que vão mais para o emocional do que a razão fica realmente complicado de ler seus posts também 

ignorado.. uaheuaheuahe

Mas só respondendo a primeira frase, que tive saco de ler.

Eu admito que Marea é um bom carro sim.. um ótimo carro BEM LONGE da minha garagem.. AUEHAUEHAU :rindo
  • 0

#159 Marcin

Marcin
  • AMIGO
  • 4.407 Posts:

Postou 14 abril 2005 - 15:32

:rindo :rindo :rindo :rindo :rindo
  • 0

#160 João Cesar

João Cesar
  • AMIGO
  • 3.678 Posts:

Postou 14 abril 2005 - 15:40

hahahaha só por que é mais dificil de mexer né :D huauhhua.

beleza morreu o assunto e chega de kadets , mareas e gols .
  • 0

#161 Paulo Henrique

Paulo Henrique
  • AMIGO
  • 6.318 Posts:
  • Localidade:Connecticut - USA

Postou 15 abril 2005 - 00:16

Voltemos ao calibra então. :rolleyes:

PL
  • 0

#162 Diablo

Diablo
  • AMIGO
  • 256 Posts:
  • Localidade:Lajeado - RS

Postou 18 abril 2005 - 13:10

Bom galera, vou fazer meu cali turbo, na verdade começei hoje mas ja planejava a tempo, acho que vai levar um ano então começei comprando algumas peças, comprei a junta de aço (ou ferro não sei ao certo)e encomendei as bielas e pistões forjados, as bielas com parafuso ARP. mas falta bastante coisas na lista
como por exemplo;
Intercooler
escapamento em inox, o resto do escape em 3 polegadas
kit turbo, com tubos de pressurização em inox,
manguerias ( ainda não sei quais mas quero coisa muito boa)
Gerenciador eletronico
Embreagem em ceramina
bicos extras ( total de 4)
Bomba eletrica no minimo duas
Talvez eu mecha na ignição colocando alguma coisa da MSD se precisar
Fora muitas outras coisas mas acho que as mais caras são essas.
O que eu epretendo é um carro de 250, a 260cv normal, e booster para algo em torno de 340,no mximo.
Meu preparador e eu só estamos em duvida com uma coisa, o virabrequim, se ele vai aguentar, se alguem souber alguma coisa eu agradeço galera, porque com serteza não quero mexer no meu, mas tem um aqui do c20xe parado se eu precisar compro ele e faço alguma coisa se precisar.
Com serteza a hora que eu começar vai ser tudo postado com fotos

Este post foi editado por Diablo: 18 abril 2005 - 13:14

• 0

#163 Guest_Alemão - SP_*

Guest_Alemão - SP_*
  • Guests

Postou 18 abril 2005 - 13:14

Pra que 4 bicos extras?
  • 0

#164 Diablo

Diablo
  • AMIGO
  • 256 Posts:

Postou 18 abril 2005 - 13:15

è que não quero colocar um bico monoponto, porque acho que eles trancam muito facil.foi o que ouvi falar

Este post foi editado por Diablo: 18 abril 2005 - 13:17

• 0

#165 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5.987 Posts:

Postou 18 abril 2005 - 14:12

è que não quero colocar um bico monoponto, porque acho que eles trancam muito facil.foi o que ouvi falar

Exatamente. Bico monoponto são os piores para trabalhar com pressão de combustível elevada, travam fácil fácil.

Eu já não gosto de suplementar, quanto mais monoponto.. :sm50
  • 0

#166 Diablo

Diablo
  • AMIGO
  • 256 Posts:

Postou 18 abril 2005 - 15:46

Matheus, cara ja percebi lendo muito topicos seus que você realmente e fã de GM, cara como você vai fazer para mandar tanto combustivel, sò retrabalnhando os bicos, seu vira vai ser original

Este post foi editado por Diablo: 18 abril 2005 - 15:52

• 0

#167 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5.987 Posts:

Postou 18 abril 2005 - 17:17

Matheus, cara ja percebi lendo muito topicos seus que você realmente e fã de GM, cara como você vai fazer para mandar tanto combustivel, sò retrabalnhando os bicos, seu vira vai ser original

Eu alimento mais de 600cv usando apenas 4 bicos... basta ter uma bomba de combustível capaz de fornecer alta vazão trabalhando sob pressão elevada. Logicamente, para esse nível de preparação, estou me referindo a injeção aftermarket.

Meu vira vai ser original sim, mas meu C20XE vai ser aspirado e não turbo.

E mesmo que fosse turbo, o virabrequim é a última peça do motor que vc deverá se preocupar em não aguentar a nova potência.

Abraços,

Matheus S. Almeida
  • 0

#168 RSR

RSR
  • AMIGO
  • 2.152 Posts:

Postou 18 abril 2005 - 22:41

De 230 a 300cv, a bomba original da conta? ou ja temos q partir p/ uma d KadettGSi?
  • 0

#169 Diablo

Diablo
  • AMIGO
  • 256 Posts:

Postou 18 abril 2005 - 23:33

POIS é se da conta não sei , eu acho que vou ter que colocar duas de GTI, acho que ele deve ter a mesma pressão ou quase da do cali original, Matheus ja ouviu falar em um procedimento que se faz no vira, acho que eles tiram o peso dele fazem uma especie de balanceamento, será que vale a pena.
  • 0

#170 Rodrigo

Rodrigo
  • AMIGO
  • 10 Posts:
  • Localidade:Rio de Janeiro / RJ

Postou 19 abril 2005 - 10:30

Mesmo que de conta, é sempre bom ter uma 2a linha 'de reserva' pra eventualidades... pq se der falta caso a 1a falhe por qq motivo, bye bye mais um c20xe aeuhaeu fora q o preço de deixar uma 2a linha é infimo comparado ao resto do $$ da preparação, acho que nao vale a pena o risco.

[]s
Rodrigo
  • 0

#171 RSR

RSR
  • AMIGO
  • 2.152 Posts:

Postou 29 abril 2005 - 11:17

A melhor relação custo/benefício se estaciona nos 300cv, usando pistões forjados, bielas originais.. 230cv direto e 300cv no overboost.

Matheus,

E oq seria necessário para termos o motor confiável mesmo com os 300cv em uso direto?
Daí poderíamos deixar c/ uns 200 a 230 cv direto para economizar combustivel e overboost pros 300cv e mesmo assim teriamos um motor confiavel :)
Q axa?

RSR
  • 0

#172 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5.987 Posts:

Postou 29 abril 2005 - 11:45

Eu nem tinha visto as outras mensagens desse post.

Bomba de combustível eu aconselho de cara um up-grade seja para qual preparação for.. Se for Calibra de bomba interna original, meter pré-bomba no tanque e GTi externa. No Calibra com bomba externa original, é só meter uma do GTi no lugar da original. É o melhor investimento que vc pode fazer.

E oq seria necessário para termos o motor confiável mesmo com os 300cv em uso direto?
Daí poderíamos deixar c/ uns 200 a 230 cv direto para economizar combustivel e overboost pros 300cv e mesmo assim teriamos um motor confiavel

300cv direto eu aconselharia usar pistões, pinos e bielas forjados. É bem provável que as bielas originais do C20XE com pistões forjados destaxados conseguissem segurar essa potência(falando bem por cima, pois além do valor da potência é preciso saber o giro em que ela aparece para calcular a PME) por um longo período sem quebras.. mas para ter algo 100% seguro rodando com essa potência em longo período, é bom ter bielas forjadas.

Abraços,

Matheus S. Almeida
  • 0

#173 RSR

RSR
  • AMIGO
  • 2.152 Posts:

Postou 29 abril 2005 - 12:30

300cv direto eu aconselharia usar pistões, pinos e bielas forjados. É bem provável que as bielas originais do C20XE com pistões forjados destaxados conseguissem segurar essa potência(falando bem por cima, pois além do valor da potência é preciso saber o giro em que ela aparece para calcular a PME) por um longo período sem quebras.. mas para ter algo 100% seguro rodando com essa potência em longo período, é bom ter bielas forjadas.
Abraços,
Matheus S. Almeida

<{POST_SNAPBACK}>

A turbina seria uma 42/63(se é assim q se escreve).
Com Pistoes, Bielas e Parafusos forjados ainda assim seria preciso destaxar? P/ qto? Essas peças elevariam o custo em qto?
E qto ao escape? Uma configuração ideal seria cano em 3" e 1 abafador?

RSR

Este post foi editado por RSR: 29 abril 2005 - 12:37

• 0

#174 sniper.arnaud

sniper.arnaud
  • AMIGO
  • 3.237 Posts:
  • Localidade:Rio de Janeiro - RJ

Postou 29 abril 2005 - 14:27

Qual a diferença entre se ter 250cv a 6000rpm e se ter 250cv a 4000rpm?

Qual a com maior chance de quebra? Por que?

Li em algum lugar que o torque máximo do calibra é a 4600rpm, no caso não seria melhor se ter a potência máxima numa rotação próxima a esta, do que a 6000rpm (potência máxima original)?
  • 0

#175 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5.987 Posts:

Postou 29 abril 2005 - 14:54

A turbina seria uma 42/63(se é assim q se escreve).
Com Pistoes, Bielas e Parafusos forjados ainda assim seria preciso destaxar? P/ qto? Essas peças elevariam o custo em qto?
E qto ao escape? Uma configuração ideal seria cano em 3" e 1 abafador?

Sim..poderia uma APL com caixa quente a/R.63 e um compressor de A/R.42..mas poderia escolher a série 388(M.Power) ou 525(Biagio), que possuem trim maior no compressor, ajudando na eficiência térmica.
Pra rodar com 300cv com pistões e bielas forjados, nem precisaria destaxar, mas eu faria isso por uma segurança a mais, isso vai da cultura de cada preparador. Eu não dito regras, apenas coloco minhas preferências..minha cultura de preparação.
E as bielas forjadas já vem com parafusos ARP(forjados).
Quanto ao custo, esse varia bastante de acordo com a marca das peças..mas vai uns 3.500 reais só no jogo de pistões, bielas e pinos forjados..que na minha opinião, é um investimento bem baixo se vc analisar o quanto de PME essas peças resistem.

A configuração ideal do escapamento para maior potência, ou seja, menor backpressure possível, seria direto na flange..mas como ninguém(eu gosto! hehehe..sempre andei na flange) gosta, o ideal é fazer uma tubagem de 3pol com um abafador de baixa restrição. O difícil é achar abafadores desse diâmetro, por isso a maioria acaba fazendo tubagem de 2,5pol.

Qual a diferença entre se ter 250cv a 6000rpm e se ter 250cv a 4000rpm?

Qual a com maior chance de quebra? Por que?

Naquele tópico que o Lukguns debateu comigo, eu coloquei todos os comparativos....seria legal rever esse tópico..

Mas voltando a fórmula de pressão média efetiva, ela é:

PME = 900(constante) x [(potência em hp)/(cilindrada em litros x giro que deseja saber a PME)]

Então, 250cv @ 6.000rpm no C20XE seria:

PME = 900 x [(250)/(2 x 6000)]
PME = 900 x (250/12000)
PME = 900 x ~0.02083
PME = 18,75 kgf/cm²

Agora veja a diferença para 250 @ 4.000rpm:

PME = 900 x 0.03125
PME = 28,12kgf/cm²

Veja a diferença gritante.. Com a mesma potência, mas em 2.000rpm inferior, vc aumenta a pressão média efetiva em quase 10kgf/cm²!!!

Ou seja, quanto maior for o giro em que a potência aparece, menor pressão média efetiva ela irá gerar no interior dos cilindros.

Por isso, é muito importante saber em qual giro a potênco ocorre, e não somente o valor dela.

Li em algum lugar que o torque máximo do calibra é a 4600rpm, no caso não seria melhor se ter a potência máxima numa rotação próxima a esta, do que a 6000rpm (potência máxima original)?

Não, não tem uma relação.. O pessoal gosta de ter o giro de potência máxima em baixo regime, pois é muito mais agradável dirigir um carro com motor elástico, do que aquele que exige ser esticado o tempo todo para render potência paupável.

Do ponto de vista estrutural, visando menor estress nas partes internas, um motor turbo deve sempre privilegiar seu pico de potência em regime elevado, afim de manter a PME em patamares mais baixos..porém, vc passa ter problemas com VMP(velocidade média dos pistões) quando eleva muito o regime.. Então, a boa preparação é aquela que equaliza os dois... não deixando a PME ficar tão elevada, assim como tenta não avançar tanto na VMP a ponto de sacrificar as partes internas por giro excessivo.
Claro que falar de resistência a quebra de motores, não é tão simples assim.. essas fórmulas e raciocínio é o elementar, o básico, para se começar a falar em preparação visando segurança das partes internas.

Abraços,

Matheus S. Almeida
  • 0

#176 sniper.arnaud

sniper.arnaud
  • AMIGO
  • 3.237 Posts:
  • Localidade:Rio de Janeiro - RJ

Postou 29 abril 2005 - 16:38

E no caso, é sabido quanta PME, um conjunto de pistões, bielas, forjados aguentam?

O ideal seria fazer com que a potência máxima não esteja numa rotação acima da original, quem sabe até baixando um pouco a rpm dela mas sem deixar a PME subir bruscamente, como no caso do c20let, que é a 5500 se não me engano?

Existe algum programa na net, que seja gratuito, que sirva para calcular qual turbina utilizar, a partir de dados inseridos pelo usuário?

Obrigado. :D
  • 0

#177 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5.987 Posts:

Postou 29 abril 2005 - 17:13

E no caso, é sabido quanta PME, um conjunto de pistões, bielas, forjados aguentam?

Se o fabricante das peças te passarem essa informação, sim..caso contrário, será sua experiência e conhecimento que terá de estipular uma PME segura para tais peças.

Ou então, fazer ensaios destrutivos como muitos preparadores fazem..heheheh

O ideal seria fazer com que a potência máxima não esteja numa rotação acima da original, quem sabe até baixando um pouco a rpm dela mas sem deixar a PME subir bruscamente, como no caso do c20let, que é a 5500 se não me engano?

Depende do que vc procura. Se vc quer um motor no estilo do C20Let, nem precisa se preocupar muito, pode colocar uma turbina com caixa quente A/R.48, coletor de escape de péssimo fluxo, e enquadrar os comandos para menor overlap, que vc tira 200cv a 5.500rpm.. Ou até um bom GM 8V pode fazer isso com menor custo de manutenção.
Quando a GM produziu o C20Let foi visando apenas a agradar os usuários comuns, que procuram um motor que responda de forma quase instantânea ao acelerador quando exigido.
Pra quem procura alta potência final, terá de abrir mão dessa potência e torque abundante em baixo regime, para desloca-lo para regime elevado, e favorecer no aumento de potência, e maior segurança ao motor.

Existe algum programa na net, que seja gratuito, que sirva para calcular qual turbina utilizar, a partir de dados inseridos pelo usuário?

Se tem, eu não conheço..mas programinhas ou receitinhas desse tipo, são bem globais.. e para preparações básicas.. Quando vc foge um pouco a regra, essas receitas não servem mais pra nada, e chegam a atrapalhar. O correto é vc dimensionar turbina e todo o conjunto da preparação de acordo com o objetivo do usuário.

Não adianta vc colocar uma turbina que tenha boa eficiência pra 400cv, sendo que o usuário quer apenas 200cv, e que seja torcudo desde baixa.. vc estará escolhendo a turbina errada para essa aplicação. Por isso, cada caso é um caso.

O C20Let não é um motor ruim por gerar baixa potência.. ele é um motor excelente para o que foi concebido. Por isso as pessoas não podem confundir as coisas. Usar a turbininha K16 em um C20XE pra arrancar alta potência, terá resultado desastroso.

Abraços,

Matheus S. Almeida
  • 0

#178 lukguns

lukguns
  • AMIGO
  • 2.696 Posts:
  • Localidade:Caconde - SP / Campinas - SP

Postou 29 abril 2005 - 17:24

Um LET tira até 300cv na gasolina trocando, basicamente, o
intercooler.

Este post foi editado por lukguns: 29 abril 2005 - 17:26

• 0

#179 Matheusc20xe

Matheusc20xe
  • AMIGO
  • 5.987 Posts:

Postou 29 abril 2005 - 17:29

Um LET tira até 300cv na gasolina trocando, basicamente, o
intercooler.

Um Let tira até 300cv na gasolina de alta octanagem, basicamente colocando intercooler frontal com mais de 8 litros e de alta eficiência no core e + 1,6 bar de pressão na turbina. Um C20XE com coletor e turbina bem dimensionados, chega a essa potência com menos de 1 bar em muitos casos.

Abraços,

Matheus S. Almeida
  • 0

#180 lukguns

lukguns
  • AMIGO
  • 2.696 Posts:
  • Localidade:Caconde - SP / Campinas - SP

Postou 29 abril 2005 - 17:32

E um Let rodando no álcool??
  • 0