Carros TURBO
Postou 13 abril 2005 - 16:27
Voltando ao assunto
Eu tive teste um pega com um marea by herrera.
Marea turbo original com:
Coletor tubular em inox
Escape 2,5” em inox
Turbina GT 25 enchendo 1,2 bar
Acerto perfeito by Herrera
280cv na roda no Dynojet (eu vi medir)
Calibra
Coletor tubular em aço
Escape 3” em aço
Turbina apl 525 enchendo 0,9 bar
Acerto mal feito da antiga oficina
257cv na roda no Dynojet
Quem andou na frente? Ninguem....
Andavam juntinhos
-O motor do marea é mais resitente ? claro que é!!!! tem 1 biela a mais para dividir a potencia e é projetado para ser turbo de fabrica.
-O motor do C20xe rende mais com a mesma preparação? Sim é obvio, do mesmo jeito que se pegar um marea aspro de 142cv vai tomar uma biaba de c20xe.
-Preparação no MT é mais confiável? Claro que é pois se modifica poucas coisas, para se ter 280cv na roda.
-Da para fazer um c20xe com os mesmos 280cv na roda e tão confiável quanto o Marea? Claro que sim, mas considerando a qualidade dos preparadores no .BR, acho quase impossivel, com raras exceções.
Os mesmos cometarios, se aplicam ao motor 1.8t da audi. 290cv a preparação identica ao do Marea acima. Já andei em tudo essas merdas e vi medindo todos.
Postou 13 abril 2005 - 16:32
mas como são de marcas diferentes essas rivalidades ficam até meio bestas mas sempre existem.
pelo que eu vi o pessoal do clube do marea é mais são do que o clube do gol que os caras eram fanáticos pelo vw.
agora se rolar umas trocas de infos e um coleguismo ...
eu disse coleguismo

ai o matheus clareia a mente um pouquinho mais hehehe
e vê que o marea não é o que ele pensa que é e todo mundo só tem a ganhar com mais infos a respeito e assim fazer uma comparação justa digamos de certas preparações .
mas sei lá ...
cada um cada um.
[]s
Postou 13 abril 2005 - 16:35
AC huahuauhhua boa !Seus comedias com AC ou sem a discussão é de turbão, hehehehe. O Ac que vá para outro tópico, ai vcs podem punhetar a vontade se embassa o oculos ou gela o rabo!
Voltando ao assunto
Eu tive teste um pega com um marea by herrera.
Coletor tubular em inox
Escape 2,5” em inox
Turbina GT 25 enchendo 1,2 bar
Calibra
Coletor tubular em aço
Escape 3” em aço
Turbina apl 525 enchendo 0,9 bar
257cv na roda no Dynojet
Andavam juntinhos
-O motor do marea é mais resitente ? claro que é!!!! tem 1 biela a mais para dividir a potencia e é projetado para ser turbo de fabrica.
-O motor do C20xe rende mais com a mesma preparação? Sim é obvio, do mesmo jeito que se pegar um marea aspro de 142cv vai tomar uma biaba de c20xe.
-Preparação no MT é mais confiável? Claro que é pois se modifica poucas coisas, para se ter 280cv na roda.
-Da para fazer um c20xe com os mesmos 280cv na roda e tão confiável quanto o Marea? Claro que sim, mas considerando a qualidade dos preparadores no .BR, acho quase impossivel, com raras exceções.
Os mesmos cometarios, se aplicam ao motor 1.8t da audi. 290cv a preparação identica ao do Marea acima. Já andei em tudo essas merdas e vi medindo todos.
puts sinceramente Obrigado kara !
valew mesmo até que em fim apareceu uma info condizente e sensata .
show
fui..
Postou 13 abril 2005 - 16:42
jc deixa eu repassar uma coisinha da matéria pra vc..
o cara comprou o carro 0km em 2001..
realizou leves alterações, filtro conico K&N, escape de 2,5 pol e 3 abafadores giba
e chip de potencia com overboost..
terminada a garantia o cara trocou o maf por um maior, trocou o dosador por um de 4kg, e colocou a valvula by pass do S3..
"Aos 40.000 km, o turbo Garret T28 original não suportou a sobre-pressão e... fumou!"
a potencia antiga era menor que a divulgada (347cv), que só veio com o upgrade baseado no conjunto Garret APL 525 (eixo, carcaça central e rotor) fuçado, com caixas de T28.
o coletor não é mais o original, e sim um de inox GIBA, e a bomba agora é uma de alta vazão SAVOR..
bem como vc pode ver, as coisas não são faceis assim como vc pensa..
e a grana investida chegou aos 5.000R$
eu julgo que a potencia que tinha quando a turbina fumou era entre 250 e 280 cv...
e convenhamos que por 5.000 vc monta um senhor turbo para a maioria dos carros, para rodar em potencias tão elevadas quanto a do marea.
Postou 13 abril 2005 - 16:44
Guest_Alemão - SP_*
Postou 13 abril 2005 - 16:47
Este post foi editado por Alemão - SP: 13 abril 2005 - 16:48
Postou 13 abril 2005 - 16:54
SE vc JC ficar dando uma se leva e traz entre os clubes, vai semear a descordia em questão de horas.
Postou 13 abril 2005 - 16:59
se fizer bem feito desde o inicio não tem pq zicar...É, só que uma coisa é fumar a turbina depois de gastar 5000, outra coisa é ter que fazer o motor todo (até o bloco como no caso de um dono de Calibra) depois de gastar 8000...
Guest_Alemão - SP_*
Postou 13 abril 2005 - 17:01
Fazer bem feito = entenda-se jogo de pistão + jogo de biela forjados.se fizer bem feito desde o inicio não tem pq zicar...
Só aí vc gasta alguns milhões de dólares, coisa que no Marea não precisa se preocupar. E além disso tudo, duvido que a Fiat cobra 30.000 reais um cabeçote do Marea como a querida GM tem coragem de fazer.
Alô alô Clube Calibra! Terra chamando!
Câmbio!
A questão foi pra um lado que não tem cabimento!
Este post foi editado por Alemão - SP: 13 abril 2005 - 17:01
Postou 13 abril 2005 - 17:16
e esses 3500 adicionais vc paga com a diferença ABSURDA de preço de um carro pro outro, pra quem REALMENTE CURTE O CALIBRA vale a pena..
Postou 13 abril 2005 - 17:18
Valor médio de um Calibra R$ 18.500,00
Cuato de médio de uma preparação forjada R$ 20.000,00
Custo de um Marea Turbo usado sem fazer nada R$ 40.000,00
Agora o que tu compraria um Marea Turbo usado sem revisar o sistema, e motor
Ou faria um calibra completo com o mesmo preço e todo revisado.
Acho que vai de cada um .
Postou 13 abril 2005 - 17:23
como eu disse, partir pra ignorancia...
Guest_Alemão - SP_*
Postou 13 abril 2005 - 17:26
Estou falando sobre o preço da preparação sem incluir o carro. Até porque, na época, um Calibra custava muito mais (comparativamente) do que custa um Marea Turbo Novo nos dias hoje... eram 55.000 dólarese ficou encalhado séculos pelo altíssimo preço em relação ao que oferecia mecanicamente.
Comparar o preço de um carro 1994 ou 1995 com um 2002 ou 2003 é complicado né.
Postou 13 abril 2005 - 17:37
Postou 13 abril 2005 - 17:38
E o peso em relação a mecânica, contando toda a diferença(a caixa hidráulica é cerca de 1,5kg mais pesada que a mecânica, aí vc coloca 4kg da bomba, mais peso do suporte e etc..) chega nos 7kg.
E realmente, vc paga para um mecânico mexer e ele que se lasque.. Depois que seu motor der pau, que vai se lascar é vc..heuaheuaheuhae..
Então, continua com esse pensamento, que logo vc ta com seu motor rajando..hehehe..
Eu vivo no meio de oficinas desde moleque.. Conheço todos os níveis de oficina, desde as boca de porca até as autorizadas de concessionária, e eu sei muito bem como os mecânicos trabalham em carros que o cofre é uma merda pra mexer.
E vc como um leigo total, é facinho de ser passado pra trás de um mecânico que nem segundo grau tem..hehehe
E quanto esses up-grades de Marea, potência de revistinha(que confunde blow-off com wastegate, entre outros erros elementares), eu simplesmente desconsidero.
Já disse, pra mim, nos dias de hoje, para uma potência em dinamômetro ter algum valor, só colocando um carro original antes.
Daqui a pouco vou sair na capa da revista com minha moto 125cc.. 500cv na roda traseira dela, ta bom???

Como eu vivo no planeta terra.. vivo no meio da engenharia, onde horserpower não cai de árvores.. Prefiro ficar no meu cantinho. Deixe que as revistas continuem ganhando dinheiro com as capas chamativas, e os preparadores continuem ursupando a grana da galera com dynos mentirosos..
Abraços,
Matheus S. Almeida
Guest_Alemão - SP_*
Postou 13 abril 2005 - 17:42
Parece coisa de 1406 de anúncio de TV... "realmente meu Corsa 1.0 não andava nada mas depois de Triboil, bem, você sabe, agora estou mais rápido que os, você sabe, Corvettes"
"Mas não diga quanto você pagaria ainda pois vc ainda leva pra casa um dinamÔmetro que acusa a potência que você quer"
blergh
Mas o Marcio Leal viu o Marea medindo e nesses casos eu acredito. Agora... revistinha tá foda mesmo.
Postou 13 abril 2005 - 17:46
Murillo,20.000 chutando super hiper mega ultra alto para o mais alto padrao de turbo, com direito a turbina roletada, peçinhas gringas (hks, greddy), retifica completa do motor, injeção especial etc...
como eu disse, partir pra ignorancia...
Acredito que vc esteja um pouco desatualizado em preços de high-performance parts. 20.000 dinheiros, que seria algo próximo a US$6.500 verdinhas, não dá nem pra começar a brincadeira se partir para o nível que vc está sugerindo. Nem mesmo se vc morasse nos EUA e quisesse preparar seu Eclipse lá.
Adicione os extras por ter que ser special order, mais frete, mas 60% de importação e vc não paga nem as 10 primeiras letrinhas da lista de peças, caso queira fazer isso num Calibra, no Brasil

[]'s
Postou 13 abril 2005 - 17:48
mas 20000 da pra fazer coisa foda sim...
Guest_Alemão - SP_*
Postou 13 abril 2005 - 17:50
Só aí vc tem quase 9.000 contos.
Postou 13 abril 2005 - 17:53
jogo de bielas forjadas vai de pt 2500royals..Um jogo de Bielas forjadas não custava, só ele, 2000 dólares?
Só aí vc tem quase 9.000 contos.
Postou 13 abril 2005 - 17:53
Tanto vi como andei no carro, era um tesão. Não dava pau....Mas era um Marea, se fosse um Coupe ai sim eu gostaria mais....Mas o Marcio Leal viu o Marea medindo e nesses casos eu acredito. Agora... revistinha tá foda mesmo.
Postou 13 abril 2005 - 17:55
Como vc mesmo citou, para um valor *médio* acho bastante consistente esses números, levando em conta tudo que advém de uma preparação nesse nível.Valor médio de um Calibra R$ 18.500,00
Cuato de médio de uma preparação forjada R$ 20.000,00
Isso para fazer de acordo com nossa realidade (Brasil), onde a habilidade quase artesanal dos profissionais envolvidos predomina. Nada de sopa de letrinhas ...

[]
Postou 13 abril 2005 - 17:58
Passou de 300cv, vc não precisa somente de bielas forjadas, mas também de parafusos ARP nos mancais, pinos forjados, parafusos ARP pro volante...eixo piloto especial.. todo câmbio com componentes especiais..semi-eixo com estrias reforçadas.. e aí o investimento fica enorme. Assim como a estrutura do carro.
É que pessoal, essas revistas fizeram o pessoal perder noção do que é potência. É como o Alemão falou, já virou propaganda de 011-1406.
300cv é potência pra kct em um motor 4 cilindros.. Mesmo o Calibra tendo seus gorduchos 1250kg(a seco), 300cv empurra muito bem..
Meu Kadettinho sem ligar o overboost(andando no 1 kilinho direto), todos meus clientes afirmavam que tinha 300.. 350cv.. quando eu levava os mesmos para darem uma volta(era o marketing da minha oficina). Aí eu falava: "sim, se vc levar em consideração a 'tabela' de potência das revistas.. meu carro deve ter por aí sim.. hehehe"..
Eu te digo, que 300cv é diversão para muitas e muitas horas. E falo 300cv no MOTOR. E não na roda.
Abraços,
Matheus S. Almeida
Postou 13 abril 2005 - 17:58
Isso sem pino, sem parafusos, sem m.o...jogo de bielas forjadas vai de pt 2500royals..
Depois vc vai falar o preço do pistão ... e de novo: sem retrabalho da cabeça, sem anéis, sem balanceamento, sem m.o.
Se está achando 20k muito, é só ver em US$ que isso é uma merreca no mundo high-performance. Nós todos é que somos uns durangos

[]'s
Postou 13 abril 2005 - 18:01
Com certeza.A melhor relação custo/benefício se estaciona nos 300cv, usando pistões forjados, bielas originais.. 230cv direto e 300cv no overboost.

O Stage 1 de uma preparação sem dúvida é o melhor custo-benefício.
Depois disso, para cada incremento de X no benefício, o custo sobe 2X, depois 3X ...
[]'s
Postou 13 abril 2005 - 18:07
Humm... c/ 23CV a +, ñ era p/ o Marea turbo andar 1 pokito na sua frente?Eu tive teste um pega com um marea by herrera.
Calibra
257cv na roda no Dynojet
Andavam juntinhos
Sei ñ, mas talvez isso sugere q as medições d potencia estão distorcidas.

RSR
Postou 13 abril 2005 - 18:20
Esses 2 carros foram medidos no mesmo dinamometro.Sei ñ, mas talvez isso sugere q as medições d potencia estão distorcidas.
![]()
RSR
Numa puxada não é só potência máxima que conta, mas principalmente a distribuição de potência ao longo das rpm
[]'s
Postou 13 abril 2005 - 19:26
tipow é embassado um mecânico que não tem 2º grau me passar a perna hein matheus auhhuauha sou tão chato que o que acontece é ao contrário

Outra sobre valores dos carros é como o alemão disse falou tudo nem preciso escrever ...
agora pega um marea Turbo ano 99 por 23 mil tem muitos por ai com 60 mil kms ...
Sobre durabilidade do motor do marea o Márcio já falou tudo também . e outra márcio fica susa que minha intenção não é de ficar de leva e tráz e arrumar "caso" entre um lado nem outro. ( no clube do marea não tem nada lá a respeito do que estamos falando aki que fique bem claro. não vou cometer o mesmo erro que cometi com o clube do gol . ´(que foi uma encheção de saco )
Agora sobre o que o murilo falou da turbina garret fumar aos 40 mil kms ( puts 40 mil e km pra caraio e o que fumou foi a turbina , por que não estava reforçada. que o pessoal da HZL faz esse reforço por 600 contos com peças da Turbonetics importadas )
mas não foi o motor ...
Uma turbina arriando-se o pau ela irá fumar mas durando 40 mil uma da garret puts é km no turbo forte pra caraio e outra é só reparar a turbina que ela guenta mais 40 mil kms e se for vender o carro tira a turbina da garret e bota a turbina original que você guardou e vende o carro

Agora se não quizer pagar 1500 numa turbina zerada a melhor opção é o upgrade da Hzl que reforça a turbina original.
até a turbina original fumar vai demorar dependendo da cavalaria e o uso , agora ser quer confiança mesmo paga-se o reforço de turbina de imediato e mete um chip para cavalaria que você quer coisa simples , a embreagem de cerâmica da displasto que o pessoal falou que é Exelente custa 400 contos + 150 de mão de obra e cabou isso para guentar 300 cv fácil .
para cavalaria alta no calibra irá guentar com embreagem de kit LUK ? hehe ou original de 10 anos ?
eu não quero 300 cv no meu nem ferrando não preciso de tudo isso que é como o matheus falou e cv pra caraio.
e é mesmo .
agora uns 270 cv pra mim tá bom até mesmo 220 com simplesmente o upgrade de chip do fiat coupe no marea para deichar cavalaria original nem vou mexer um bom tempo na embreagem nem em turbina, quando der uma cansada eu vou rumo aos 300.
pois mesmo fumando uma turbina aguenta o tranco e não vai te deichar na mão duma vez só a não ser que a turbina esteja muito só o pó. tem cara lá com turbina original com 127 mil kms e nada de turbina fumar .
murilo falou: é o cara comprou o carro desde zero ...
quem aki que comprou o calibra desde zero Km ???
acho que ninguêm ...
muitos são 3 dono do carro tou mentindo ?
outra compre qualquer carro sem procedência e verá só compra bucha quem quer ou desorientados .
Tem Marea pra caramba fabricado não é possivel que o cara não ache um bom se ele quizer ( isso é vai e tentar achar na web motors tem poucos lá como tem poucos calibras para vender , mas tem muito mais mareas aki em sp do que calibra isso é simples de se perceber né .
Acho que você gasta conforme a opção que você quer .
se achar determinado pacote ao alcance e satisfatório vá em frente .
é lógico que eu prefiro um calibra turbinado , mas um bom calibra turbinado não é tão acessivel , não é tão simples assim leva tempo e mais verba e sem falar depois na revenda e não tão simples assim.
o outro não passa-se para a frente e se o cara quizer até pega outro mais novo com o tempo , já com o calibra não é assim , sem falar no monte de fatores que ai já foge do assunto aki .
mas o Márcio falou tudo o marea guenta mais o tranco por ter uma biela a mais e o calibra com um pouco menos de Cavalo e por ser um pouco mais leve fica digamos que pau a pau.
os dois são ótimos carros .
agora o que não pode é o matheus viajar muito na hellmans isso não! e querer comparar tudo com o kadet dele

pois ai digo então pelo preço é melhor pegar um kadet e gastar tanto no motor e ae o cara terá isso ou akilo .
mas nem todo mundo quer isso , vai do que determinado carro oferece no geral , eu entendi o que você explicou sobre perder alguns cavalos na transmisão , mas ai sim você é que está no limite do motor original e é que nem o alemão falou um dia : cansa ter que garimpar CV extras no calibra aliviando tampa de cabeçote ,aliviando isso ou akilo é fodas ...
no outro não você mantem o carro original e não garimpa muito não e isso é muito interressante sem falar na durabilidade de 10 anos que um turbo feito de fábrica tem que ter como uma vez disse acho que foi o lukguns . e o Márcio repetiu ... ( agora carro descuidado nenhum irá durar é fato e é simples de entender )
claro que o barato aguenta o tranco pois foi feito pra turbo.
270 não tá bom ?
pra mim mesmo até 220 cv está ótimo não gastarei quase nada pra deichar o carro com essa cavalaria pois é como dizem andando sem encher a turbina o carro tá aspro e se tiver com 270 você só uza os 270 se quizer.
e na gasolina que é melhor ainda .
fui
Postou 13 abril 2005 - 22:11
Mas passei o olho rápido, e lí a parte que vc comentou sobre meu Kadett.
Eu faço comparação, pois é o que eu tenho em mãos. Pìor coisa que tem é quando um cara chega e fala pra vc:"Ah, mas se eu tivesse tal carro, eu dava pau em vc.."..
esse "se", pra mim, não funciona.. Então, se eu estou falando que dou bucha no Marea Turbo, eu to falando que dou bucha com algo que eu realmente tenho em mãos, e não fico fantasiando, dizendo que se eu tivesse carro X ou Y, eu poderia ralar Marea Turbo, como muitos fazem.
Quando eu faço essas comparações, em nenhum momento tento destacar que minha preparação, ou meu carro, é a melhor solução pra todo mundo.. Com certeza não é. Aliás, a minha forma de pensar, como vc mesmo disse, e eu reconheço, é bem diferente da maioria. Ninguém gastaria o dinheiro que estou gastando em um carro velho e ultrapassado. Mas é opção minha, e estou feliz assim, isso pra mim, é o que importa. Alguns utilizam o status como meio de felicidade.. outros utilizam o luxo do carro.. Eu já tenho meus meios de satisfação e felicidade.
E provo não ser falso, pelo simples fato de estar hoje com meu velho e humilde Kadettinho. Se eu estivesse insatisfeito, ou estivesse sendo falso em minhas declarações, eu esta vendendo o mesmo, e não investindo.
Então, é só não confundir as coisas. Eu sei muito bem o que tenho em mãos, e não sou do tipo que "ah, eu sou o melhor..meu carro é o melhor".. Apenas fiz comparação única e exclusiva de desempenho. Não levei em consideração nenhum outro fator como luxo, tamanho e etc(que pra mim não é relevante).
O exemplo do Santana turbo cheio de som no porta-malas, foi perfeito pra demonstrar como justificar que seu carro tem menor desempenho por causa do luxo, não é plausível, já que isso é opção de cada um.
Lastro é opção e preferência de cada um em um carro.. A minha preferência é lastro = 0.. Se isso incomoda vc, paciência. Pra mim não incomoda, só me faz feliz..hehehe
Abraços,
Matheus S. Almeida
Postou 14 abril 2005 - 12:25
300cv no overboost... as bielas originais aguentam isso, mesmo c/ a taxa original?A melhor relação custo/benefício se estaciona nos 300cv, usando pistões forjados, bielas originais.. 230cv direto e 300cv no overboost.
Teria q ser em uso moderado, so d vez em qdo?
E qto à transmissão?
Se ñ me engano, o proprio Marcio teve a 5ª marcha kebrada c/ ± essa potencia.
Então, nessa configuração qual seria ± o custo total d peças?
RSR